Para a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), não existe um desmanche do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) alimenta o noticiário com o trágico, para se defender da própria inoperância.
– Vamos falar sobre o tal "rombo nas contas". Uma grande mentira! Rombo existiu no passado quando o partido que hoje governa o estado atrasava a folha dos funcionários. Quando pagava menos que um salário mÃnimo a um servidor. Quando pagava professores com um famigerado abono que corroÃa seus direitos. Uma ilegalidade, um abuso, um absurdo. Eu nunca atrasei um só dia de pagamento a funcionário – disse.
– Problemas e dificuldades financeiras o Estado tem. É verdade. Há momentos em que se agrava, sim. Quando assumi em 2002 a situação era muito pior. Os balanços estão ai para provar. Mas fiz o meu trabalho e consegui investir, realizar grandes obras e fazer o estado crescer, gerar empregos e reduzir a pobreza. É tudo uma questão de ajuste, de controle e de saber buscar os recursos. Coisa que todo governo deve fazer, principalmente no seu inÃcio – relatou.
Garantiu que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) está maquiando números e tentando ludibriar a opinião pública, com objetivos bem conhecidos.
– Quer ver? Sabe quanto o governo arrecadou agora em Janeiro? Próximo a 600 milhões de reais. Em apenas um mês. Sabe quanto gastou com a folha incluindo todos os poderes? Próximo a 200 milhões ou pouco mais do que isto. Sabe quanto destinou para a divida? 25 milhoes, algo por aÃ. Sabe quanto sobrou para custeio, programas e investimento? Mais de 200 milhões. O que esta sendo feito com este dinheiro? Boa pergunta! – relatou de forma provocativa
– Vamos atrás. Cadê a transparência tão propalada nos discursos. Por que tiraram do ar o portal que eu criei para mostrar as contas na internet? – insistiu.
Segundo Wilma, "o novo governo está querendo é fazer caixa. Juntar dinheiro para ficar forte… enquadrar aliados incômodos, manobrar melhor o cenário polÃtico da forma pouco republicana a que estão acostumados. Eles fazem este alarde todo para nao ter que dar aumento a funcionário, para se proteger melhor das reivindicações por mais recursos dos outros poderes, dos prefeitos pedindo convênios e obras para seus municÃpios. Para se desobrigar ou barrigar suas inúmeras promessas de campanha!"
Briga de comadres. Viu os sorrisos de Dilma e Rosalba, de orelha a orelha. Wilma se defende contudentemente, é preciso, agora, mas sei que num futuro bem próximo estarão tão unidas como foram num passado remoto. Existem meias verdades nas suas afirmações, praticas essas que são comum para quem assume um Governo e que era oposição.
A ex-governadora tocou num ponto que parece ser óbvio aos observadores mais atentos. Todo o discurso de dificuldades financeiras e etc tem a finalidade defensiva pra evitar aumentos e reivindicações. Segundo Nilson Gurgel, que ficou na SET (UCE) durante todo o governo Wilma, a dÃvida do RN seria compensada em poucos meses de arrecadação sem prejudicar o estado.
Prepara-te oh! erário da Prefeitura do Natal!
Dias mais sombrosos, esperam por ti!
Tudo com a conivência do teu incauto eleitorado!
Até que enfim Wilma deu as caras. Seu silêncio ensurdecedor parecia só confirmar a choradeira de Rosalba. Esta sim, é a Wilma que todos conhecem. Não precisa ser nem um nehnhum gênio para identificar essa realidade que ela desenhou. Quem assume o poder, principalmente quando se vem da oposição, jamais dispensaria essa tática “manjada” de usar o descrédito de seu antecessor para “alicerçar” sua caminhada. Tudo bem, só que já está mais do que na hora de Rosalba deixar de lado essa choradeira e começar, de fato, a governar. É o que todos esperam.
Na minha opinião, o que a ex-goverandora Wilma de Faria disse ai tem não é um pouco de verdade não, e simmm… muita verdade. Uma pergunta, como é que o estado ta quebrado e sai dos cofres R$ 100,00 (Mil Reais) Para o carnaval de Caicó?? Alguem era pra fazer essa pergunta a essa senhora que estar ai no gorveno.
Esses 600 milhões arrecadados pelo governo do estado em Janeiro é muito emblemático, posto que pôs por terra o inconfundÃvel NHENHENHEM trololótico da Rosalba Rosado, que teima, de forma insubsistente, em afirmar que o erário do estado está em bancarrota. POR QUE NO TI CALAS ROSALBA !?