“Seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos, ou não somos coisa nenhuma”.
Monteiro Lobato
Jornalismo com Opinião
“Seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos, ou não somos coisa nenhuma”.
Monteiro Lobato
A Câmara de Mossoró promoverá eleição à formação de sua nova mesa diretora. Será na sexta (2), às 9h.
Edital já foi emitido, amparando legalmente a decisão, haja vista que a princípio o pleito só aconteceria no final do ano.
Os eleitos terão mandato de dois anos, o segundo biênio da atual legislatura, que tem início no dia 1º de janeiro de 2011 e irá até 31 de dezembro de 2012.
Tudo indica que a Casa caminha para consenso com o atual presidente, Claudionor dos Santos (PDT), devendo ser mantido, ao lado dos demais membros da mesa atual.
A princípio, nos bastidores, o vereador em primeiro mandato e integrante da bancada governista, Zé Peixeiro (PMDB), articulava chapa para ser novo presidente.
Resta aguardar se não vai acontecer qualquer surpresa até a hora da votação.
O Rio Grande do Norte tem mais um desembargador federal. Trata-se do juiz federal Edilson Nobre.
Ele foi escolhido por merecimento hoje, pelo presidente Lula da Silva (PT), a partir de lista tríplice encaminhada à Presidência da República.
Edilson é um magistrado de largo conceito no mundo forense e passará a compor o colegiado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife (PE).
A política é realmente dinâmica.
José Serra "ganha" um vice que praticamente não conhece, o deputado federal carioca Índio da Costa (DEM); Iberê Ferreira (PSB) "recebe" um vice que não digere, o ex-secretário da Casa Civil e Planejamento do Estado Vagner Araújo (PSB).
Põe dinamismo nisso, gente!
Mas esse lengalenga é de nossa cultura política, um modelo republicano, presidencialista e democrático ainda muito instável, cheio de sinuosidade.
Em 1950, retornando à cadeira presidencial, Getúlio Vargas (PSD) teve que engolir o deputado federal potiguar Café Filho Partido Social Progressista (PSP) como vice. Fez parte de negociação com o governador paulista Ademar de Barros (PSP).
Jânio Quadros foi eleito presidente da República em 1960, mas o vice – também votado de forma direta – terminou sendo João Goulart (PTB), figura ideologicamente avessa a a ele.
Mas às vezes o destino escreve certo por linhas tortas.
Veja o caso da ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Elegeu-se à Prefeitura do Natal em 2000 com o apoio do PMDB da família Alves, que empurrou o deputado Carlos Eduardo Alves a vice.
Só que adiante, Wilma cooptou Carlos para seu partido e grupo, fazendo-o prefeito em 2002 e reelegendo-o em 2004, contra o próprio PMDB e família.
Veja outra postagem especial sobre o assunto clicando AQUI.
"Nasceu" o vice de José Serra (PSDB).
Finalmente foi anunciado há poucos minutos, em Brasília, o nome do deputado federal Índio da Costa (DEM/RN) para compor chapa com o ex-governador paulista à Presidência da República.
Não é o vice dos sonhos de Serra.
Índio está no quarto mandato parlamentar e é especilalista em Gestão Pública.
Nota do Blog – Esse "parto" foi muito parecido com o que gerou o ex-secretário Vagner Araújo (PSB) como vice do governador Iberê Ferreira (PSB). Cheio de contrações e quase um aborto.
A Convenção Nacional do DEM arrasta-se há horas à cata de definição. As pressões do partido valeram o expurgo do senador Álvaro Dias (PSDB/PR) da chapa de Serra, depois do seu nome ter sido ventilado para vice.
Mas é certo que a chapa de Serra vai entrar numa luta com enormes dificuldades.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, os candidatos majoritários que a apoiam, senador José Agripino (DEM) e senadora-candidata a governador Rosalba Ciarlini (DEM), sequer o citaram em discurso na convenção do DEM, sábado (26).
No material de propaganda, eles evitam colar imagem de Serra.
O candidato está sendo "cristianizado".
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, sugeriu que o ex-governador do DF José Roberto Arruda tem dossiês contra integrantes do seu ex-partido, o DEM.
“Há quatro dossiês escritos por Arruda em mãos de advogados. Quanto não pagara por ele, um aloprado, no meio da campanha?”, escreveu no microblog.
Na semana passada, ele já havia escrito no microblog que “o DEM é uma merda”.Jefferson tenta influenciar na escolha do vice de Serra.
Indicou Benito Gama (PTB-BA) para irritar o DEM.
Extraído do Poder Online
A coligação formada pelo PDT e pelo PCdoB, que tem o pedetista Carlos Eduardo como candidato a governador, já tem nome oficial: “Coragem Pra Mudar”.
O nome foi definido em reunião na noite desta terça (29) pelo próprio candidato, após conversa com o jornalista Osair Vasconcelos, marqueteiro de sua campanha, e com o candidato a senador Sávio Hackradt (PCdoB).
“Este é um nome que reflete bem o sentimento da nossa candidatura e, principalmente, o anseio dos potiguares”, definiu Carlos Eduardo.
A coligação Coragem Pra Mudar também terá em sua chapa majoritária o deputado estadual Álvaro Dias (PDT), candidato a vice-governador.
A sua chapa proporcional será formada por 29 candidatos a deputado estadual (17 do PDT e 12 do PCdoB) e oito candidatos a deputado federal (quatro de cada partido).
Com informações da Assessoria de Imprensa da coligação.
Senhores candidatos a deputado estadual e deputado federal no Rio Grande do Norte, tratem de correr atrás desse tal de voto.
Diz a sabedoria sertaneja que ele é um produto sujeito a muitas variáveis. "Quebra mais do que arroz de terceira", ensina-se.
O quociente eleitoral (soma dos votos válidos dividida pelo número de vagas em disputa à Câmara Federal, Assembleia Legislativa ou Câmara de Vereadores) será muito alto.
Em 2006, o quociente eleitoral para deputado estadual foi de 68.387. Somente o deputado reeleito Robinson Faria (PMN) conseguiu votação para ser eleito sem depender de qualquer somatório dos demais candidatos de sua coligação.
Robinson alcançou 70.282, conquistando o sexto mandato consecutivo.
Para federal, o quociente eleitoral foi de 202.986. Ninguém elegeu-se isoladamente.
O mais votado foi o estreante Fábio Faria (PMN), filho de Robinson, que empalmou 195.148.
Em reunião com o promotor de Justiça de Defesa da Saúde de Mossoró, Guglielmo Marconi Soares de Castro, o Secretário de Cidadania, Francisco Carlos Carvalho de Melo, comunicou ao Ministério Público o aumento dos casos de óbito de recém nascidos e mães na cidade e manifestou a intenção de buscar uma solução conjunta com o MP.
Guglielmo Marconi entende que o primeiro passo é identificar as causas do problema. Para isso, ele instaurou um Inquérito Civil para investigar o que tem motivado esse aumento na mortalidade infantil e materna.
“É preciso saber as causas reais para podermos tomar providências eficazes”, ressalta o promotor de Justiça.
Segundo ele, Mossoró possui apenas um hospital que realiza partos, é a Casa de Saúde Dix-Sept Rosado. “Por ser o único e ainda atender várias cidades da região, a casa de saúde está operando sobrecarregada. E essa pode ser uma das causas da mortalidade; mas isso só saberemos ao final da investigação”, afirmou.
O Inquérito Civil vai apurar a qualidade das ações preventivas e assistenciais desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde em Mossoró no intuito de melhorar os indicadores de saúde relacionados à redução da mortalidade materna e infantil. Como primeiras medidas o Promotor de Justiça solicitou à Secretaria Municipal da Cidadania, no prazo de dez dias, informações sobre a constituição de um grupo gestor do programa municipal de redução da mortalidade materna e infantil.
Para poder traçar um quadro geral sobre a situação, Guglielmo Marconi requisitou ainda à 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), em, até 15 dias, um relatório analítico dos casos de investigação de mortalidade materna e infantil desenvolvidas nos anos de 2009 e 2010.
No relatório ele pede que sejam indicadas as possíveis falhas constatadas no atendimento prestado às gestantes ou crianças falecidas.
Com informações do MPRN.
Nota do Blog – Pobre Mossoró!
A cidade do festim, que se jacta de ser capital disso e daquilo, sempre imersa no faz-de-conta, não consegue garantir a vida, um bem elementar – um direito fundamental.
PPS e o PP são os últimos partidos a realizarem convenções estaduais para formalização de candidaturas e coligações. As duas acontecem em Natal.
O PPS promove sua convenção na Assembleia Legislativa, enquanto o PP promove em sua sede no bairro Lagoa NOva.
O PPS oficializa coligação com a aliança "Vitória do Povo", encabeçada pelo PSB do governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição. Na eleição proporcional, o PPS vai se coligar com o PSB e o PTB.
A grande novidade mesmo da convenção é a candidatura do deputado estadual Wober Júnior a deputado federal. Recebeu aceno e incentivo fortes que partiram da própria Governadoria.
Com o PP, a decisão antecipadamente firmada é de que o partido libere filiados e candidatos para apoio a qualquer um dos candidatos ao governo e Senado. A sigla está dividida entre Iberê Ferreira e Rosalba Ciarlini (DEM).
PTN
Ontem, em sua convenção estadual na Assembleia Legislativa, o Partido Trabalhista Nacional (PTN) decidiu compor arco de apoios à senadora Rosalba Ciarlini (DEM). É o sétimo partido da coligação "Força da União", encabeçado pelo DEM.
DEM, PSDB, PMN, PSC, PSL e PRP e agora o PTN compõem a Força da União.
O Ministério Público em Mossoró deverá passar por algumas mudanças. E é pra já.
Bom ficarmos de olho no Diário Oficial em suas próximas edições.
Vem novidade.
Tenho ouvido das mais variadas fontes e nos mais diversos quadrantes, que o candidato José Júlio (PT) pode ser uma boa surpresa nas eleições deste ano.
Ele é candidato a deputado estadual.
José Júlio é médico e ex-prefeito de Antônio Martins, com gestão muito elogiada. Tem significativa presença política na região Oeste.
Não tenho elementos para confirmar essa interpretação quanto à performance de José Júlio, mas repasso o que tenho ouvido até de fontes muito credenciadas dentro e fora do PT.
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão administrativa desta terça (29), a jurisprudência da Corte de que partidos coligados para eleição majoritária estadual devem respeitar essa coligação no lançamento de candidaturas ao Senado Federal.
Segundo o TSE, apenas para as eleições proporcionais é possível formar mais de uma coligação entre os partidos que compõem a coligação do pleito majoritário.
Simplificando a decisão, tratando-a à realidade do Rio Grande do Norte e sua barafunda política: tudo fica como está.
O sonho do governismo, por exemplo, de atrair para a chapa do governador Iberê Ferreira (PSB) um nome do PR, para ser candidato a vice, que seria o deputado federal João Maia (PR), não prospera com a interpretação do TSE.
A expectativa ainda, do governismo, de ter aumentado seu tempo em rádio e TV, sob esse mesmo ângulo, não avança.
Na oposição, a esperança da candidata ao governo, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), era de aumentar tempo em rádio e TV com apoio legal do PV da prefeita natalense Micarla de Sousa (PV). Por essa decisão, não terá.
Saiba mais detalhes sobre a apreciação dessa matéria no TSE clicando AQUI.
O deputado estadual Wober Júnior (PPS) vai ter sua candidatura formalizada na convenção do PPS, que acontece nesta quarta-feira (30), no auditório da Assembleia Legislativa (AL).
Ao contrário do que muitos imaginavam, o parlamentar não vai disputar novamente um assento na AL. Wober será candidato a deputado federal.
“Faz 15 dias que a base política vem se reunindo quase que diariamente e avaliamos que chegou a hora [de ampliar os espaços do PPS]”, contou o parlamentar.
Acrescenta que sua candidatura foi incentivada pela direção nacional do PPS. Ao trocar uma reeleição mais tranquilha, por uma candidatura mais arriscada, Wober não perde a confiança na vitória. Integrando a coligação governista “Vitória do Povo” – o PPS acredita poder conquistar um assento na Câmara Federal.
“Acho que essa coligação tem chance de fazer três deputados federais”, confiou Wober.
Com informações do portal Nominuto.com AQUI.
Chegando ao 4º ano de existência neste mês de julho, o programa de TV "Conheça os Seus Direitos" fará edição comemorativa. Será no próximo dia 7, às 20h.
O programa, apresentado através da TV Mossoró, Canal 7, será transmitido ao vivo do auditório da Universidade Potiguar (UnP).
A proposta do seu apresentador, o juiz de direito e professor Herval Sampaio Júnior, é transformar a transmissão num verdadeiro seminário acerca da Lei Complementar 135/2010, a controversa Lei da Ficha Limpa.
Professores e estudantes, que defendem ou questionam a lei, apresentarão seus argumentos aos telespectadores.
A partir de 1º de agosto todas as petições e peças processuais dirigidas ao CNJ devem ser encaminhadas apenas pela internet, conforme determinação da Portaria 52.
A exigência vale para tribunais, magistrados, advogados, órgãos, pessoas jurídicas, pessoas físicas e demais interessados que estejam cadastrados no E-CNJ.
Os únicos que ainda podem enviar documentos por meio físico, ou seja, por fax, correspondência, são pessoas físicas, exceto advogados, que atuam em causa própria e que não estão cadastradas no E-CNJ.
Saiba mais AQUI.
Para quem ainda tinha dúvidas, eis que aparece o Brasil. Sim, temos condições de chegar ao hexacampeonato na Copa do Mundo da África.
O placar de 3 x 0 contra o Chile revelou alguns traços do futebol arte que consagrou o esporte brasileiro. Mais do que isso, o time deu demonstração de virtudes que não costumávamos mostrar: espírito de equipe, boa marcação e ausência de estrelismo.
A dependência da ala direita com Maicon, aliada à presença complementar de Daniel Alves, no setor, foi suprida por variações de jogadas. A boa performance do atacante Luis Fabiano e do meia Ramires fez a diferença.
A dupla de zaga com Lúcio e Juan outra vez sobrou.
Quem também se superou e às críticas, à sua convocação, foi o cabeça-de-área Gilberto Silva. Fez além do papel que lhe é confiado. Talvez o melhor em campo. Mas todo o elenco esteve bem.
O interessante, apesar de tantos elogios, é que não temos aquele meia tradicional do passado. Falta-nos um jogador capaz de decidir em lançamentos longos, cobranças de falta e toque curto mágico.
Kaká é um meia-atacante. Mais atacante do que meia.
A Alemanha tem Özil, a Argentina vai de Messi, a Holanda conta com Sneijder etc.
Falta-nos um Ronaldinho (Milan)? Podíamos ter Diego (Juventus) ou Ganso (Santos), para encaixe, mas Dunga fez opção por uma equipe à sua mão, uníssona. É sua aposta. Vem dando certo.
Adiante saberemos se o "novo" futebol pragmático, de Dunga, está realmente certo.
Espero que sim. Ser campeão moral é bonito, porém bom mesmo é ganhar.
Bom é ser hexacampeão!
A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) é a entrevistada especial de hoje do programa Cenário Político da TV Cabo Mossoró (TCM).
O programa é apresentado por Dantas Júnior e Joyce Moura a partir do meio-dia.
A parlamentar viu-se envolvida no final de semana com negociações para formação da chapa ao governo no sistema governista. Esteve a ponto de ser ungida vice de Iberê Ferreira (PSB).
As convenções estaduais de PSB e PT, no domingo (27) – em Natal, mostraram algumas facetas que praticamente passaram despercebidas na cobertura da imprensa e outras que merecem igual foco. Vamos citar algumas.
– O PT escolheu um local estratégico (Escola Estadual Régulo Tinoco, Lagoa Nova), próximo ao Ginásio Machadinho, local onde ocorria a do PSB. Mas faltou bom senso: só existia meia duzia de barracas de praia para proteger sua militância, convidados e convencionais do sol escaldante.
– Parece que a aguerrida militância petista envelheceu, está cansada e não conseguiu se renovar apesar de quase oito anos de poder. A aglomeração no local mostrava isso.
– Durante o seu discurso, a deputada federal Fátima Fátima Bezerra (PT) esqueceu do nome do governador Iberê Ferreira (PSB). Ao contrário do deputado estadual Fernando Mineiro. Ele polarizou os candidatos de Lula com os do DEM.
– Dos candidatos a estadual, o empresário Raimundo Glauco mostrou maior estrutura, organização e visibilidade; o médico José Júlio pode surpreender ascendendo à Assembleia Legislativa.
– No PSB, impressinou a quantidade de jovens, militantes afinados com a candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB).
– Entre os candidatos à AL, quem mostrou força foi Gustavo Carvalho (PSB), bem superior até a Lauro Maia (PSB) e à Marcia Maia (PSB).
– Quase não foi notada a presença de militância das deputadas Sandra Rosado (PSB), nome à reeleição à Câmara Federa, e de sua filha e nome à reeleição a deputado estadual, Larissa Rosado (PSB). Apenas duas faixas assinalavam seus nomes.
– Outro detalhes das duas convenções: o material de campanha dos candidatos é todo vinculado à campanha da candidata à Presidência da República, Dilma Roussef (PT), e ao presidente Lula da Silva (PT).
– "Onde tiver uma casa com uma foto de Aluízio ou uma bandeira verde, pode me chamar que vou até lá pedir o voto para você, Iberê", afirmou o deputado federal Henrique Alves (PSB) na convenção do PSB, ladeando o candidato Iberê Ferreira (PSB). Disse que a escolha do palanque era uma questão de coerência. Henrique anunciou que além de Iberê, apoia e vota em Wilma para o Senado.
– "Eu não tenho medo de nada", proclamou Wilma em seu discurso. "Eu estou absolutamente confiante em nossa vitória. Vocês podem olhar nos meus olhos e ver isso", acrescentou.
– O deputado estadual, candidato à reeleição, Luiz Almir (PV), prestigiou a convenção do PSB para declarar voto em favor de Iberê e Wilma, contrariando orientação do seu partido, que está na oposição.
– Destaque-se, também, que o Machadinho ficou lotado e com maciça presença de prefeitos, vereadores e várias delegações da capital e interior.
– "Os desafios que virão serão muitos e grandes, mas eu bem sei que as grandes vitórias nascem das grandes superações”, afirmou Iberê em seu discurso, diante de uma plateia nitidamente empolgada.
– A chapa majoritária governista ficou denominada de "Vitória do Povo", reunindo o PSB, PT, PHS, PPS, PTB, PTN e PRB
Amigo!
Informo que o Posto de Saúde do Conjunto Vingt Rosado está abandonado por falta de Médicos. Só existia médico no posto (PS Agnaldo Pereira).
O mesmo entrou de férias e os Posto de Saúde do Conjunto estão sem atendimentos médicos. Atualmente só funciona os atendimentos ambulatoriais.
A Prefeita abandonou o povo do Vingt Rosado e só aparece em ápoca de campanha.
Francidauro Silva – Webleitor
Conversei com pelo menos quatro nomes credenciados no governismo estadual. Merecem crédito.
Apesar de titubeios e rodeios verbais, admitiram que a candidatura a vice-governador do ex-secretário Vagner Araújo (PSB) pode ser "pro tempore" (temporariamente).
Se o TSE decidir pela flexibilização das alianças partidárias, o deputado federal João Maia (PR) estará liberado para ser ungido vice do governador Iberê Ferreira (PSB).
Do ponto de vista legal, sem problemas. Basta, frise-se, o TSE promover o "abre-alas" (veja postagem abaixo).
João Maia é o vice dos sonhos de Iberê. A candidata ao Senado e ex-governadora Wilma de Faria (PSB) sempre defendeu seu nome.
Vagner foi anunciado ao final da manhã de domingo (27), quando a Convenção Estadual do PSB já estava em andamento. A cúpula governista não tinha mais para onde recorrer.
Mossoró está com numeroso elenco de candidatos definidos à Assembleia Legislativa. É o que apontam as convenções partidárias ontem e hoje.
Ontem foram confirmados os seguintes candidatos:
Leonardo Nogueira (DEM) – à reeleição;
Tomaz Neto (PDT) – ex-vereador;
Genivan Vale (PR) – vereador;
Gutemberg Dias (PCdoB) – ex-candidato a vice prefeito em 2008;
Francisco José (PMN) – ex-deputado estadual;
Chico da Prefeitura (DEM) – vereador.
Larissa Rosado (PSB) será homologada à reeleição na convenção do PSB neste domingo (27).
Vale ressaltar que a sargento Mary Regina (PDT), vereadora em Natal, é também mossoroense e candidata a deputado estadual.
P. S – (7h54, terça, 29) – O professor e ex-vereador mossoroense Luiz Carlos Martins também teve seu nome confirmado como candidato a deputado estadual pelo PT, como lembram webleitores.