• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 31/08/2012 - 23:57h
Natal

Triste fim da protagonista Micarla de Sousa

Micarla de Sousa (PV) continua como protagonista de sua sucessão, mesmo não sendo candidata outra vez a prefeito do Natal.

O aumento em tarifa de ônibus – determinado por ela – deu nova combustão na repulsa a seu nome.

A prefeita poderia se arrastar até o dia 31 de dezembro sem mais essa chaga em sua passagem desastrosa pela Prefeitura do Natal.

Nas ruas, protesto; nas redes sociais, também.

Nos programas eleitorais, a ladainha é a mesma.

Triste fim de Micarla de Sousa.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Eleições 2012
sexta-feira - 31/08/2012 - 23:56h
Parnamirim

Prefeito tem pequena vantagem em campanha sucessória

O prefeito Maurício Marques (PDT) lidera corrida sucessória em Parnamirim. Números de recente pesquisa do Instituto Consult mostram ele com vantagem.

A sondagem ouviu 614 pessoas, dia 24 de agosto, com margem de erro de 4 pontos percentuais.

Foi protocolada na Justiça Eleitoral sob o número 070/2012.

Eis os números abaixo, que apontam quadro de indefinição na campanha de Parnamirim. Maioria na Estimulada, por exemplo, é de apenas 3,75% para Maurício.

Na Espontânea, a diferença é ainda menor: 1,5%.

Estimulada:

– Maurício Marques – 40,72%;
– Gilson Moura – 36,97%;
– Professor Tita Holanda – 2,44%;
– Camarada Leto – 0,81%;
– Não sabe – 12,7%;
– Nenhum – 6,35%;

Espontânea:
– Não sabe – 38,6%;
– Nenhum – 5%;
– Mauríco Marques (PDT) – 28,5%;
– Gilson Moura (PV) – 27%;
– Tita – 0,8%

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet
sexta-feira - 31/08/2012 - 23:41h
Parnamirim

Rosalba é reprovada por mais de 60% de população

A mais nova Pesquisa Consult na cidade de Parnamirim mostrou que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) é desaprovado por mais de 60% das pessoas.

A Consult registrou a pesquisa na Justiça Eleitoral sob o número 070/2012. Foram ouvidas 614 pessoas no dia 24 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja os números abaixo:

Aprova. 23,78%

Desaprova. 61,89%

Não sabe: 14,33%

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
sexta-feira - 31/08/2012 - 23:33h
Robinson Faria

Vice-governador prestigia Francisco José Júnior e Larissa

Neste sábado (1), o vereador-presidente da Câmara de Mossoró, Francisco José Junior (PSD), receberá o vice- governador Robinson Faria (PSD) e o deputado federal Fábio Faria (PSD).

A movimentação sairá às 15h30 da Avenida Rio Branco, por trás do Porcino Park Center, bairro Santo Antonio, e irá se juntar à carreata da Coligação Mossoró Feliz, da candidata Larissa Rosado (PSB).

Robinson chegou à cidade e região ainda na quinta-feira (30), integrando parte da movimentação de Larissa. Hoje, ele marcou programação para municípios da região como Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra e Apodi.

No sábado, além da movimentação de Francisco José Júnior, Robinson estará logo cedo em Macau. À tarde retorna a Mossoró e ficará para receber o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), que prestigiará comício de Larissa.

Nota do Blog – Tive longa conversa hoje à tarde com Robinson Faria no  Restaurante Dona Teca (Mossoró West Shopping). Um encontro casual que serviu para fazermos uma análise do cenário político nos planos estadual e municipal.

Depois abordo algumas impressões suas.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 31/08/2012 - 23:05h
Desapontamento

Servidores do Itep vão fazer paralisação segunda-feira

Na próxima segunda-feira (3) de setembro, o Rio Grande do Norte enfrenta mais uma greve de serviço essencial: os servidores do ITEP iniciam uma paralisação por tempo indeterminado, resultado da intransigência do Governo, que se negou a estabelecer um prazo para concluir um parecer ao anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão.

A deflagração do movimento paredista ocorreu no dia 22 de agosto, após um dia inteiro de mobilizações, dentro da paralisação de 24 horas que visava chamar a atenção da população e Governo para a necessidade de conclusão das análises. Mas o Estado não deu, naquele momento e até agora, qualquer sinalização para o diálogo, apesar das insistentes tentativas feitas pelos representantes da categoria, o Sinpol/RN.

Com isso, os servidores deliberaram que o fim da greve por tempo indeterminado estará condicionado ao fechamento das negociações com o SINPOL e ao encaminhamento do projeto à Assembleia Legislativa, e não mais à apresentação de prazo para a conclusão do parecer ao anteprojeto.

A partir das 8h da segunda os servidores se reúnem em Assembleia Permanente no Auditório do Sinpol, em Natal, e na subsede do Sindicato, em Mossoró, quando decidirão sobre as mobilizações e ações que empreenderão na luta pelo Estatuto.

Com informações do Sinpol/RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sexta-feira - 31/08/2012 - 15:45h
Congresso em Foco

Veja como está disputa a prefeito nas capitais brasileiras

Segundo as últimas pesquisas, tucanos lideram a disputa em seis prefeituras, mas perderam São Paulo, a joia da coroa. Já o PSB, aproximou-se de seu principal objetivo: eleger o prefeito de Recife.

Enquanto Celso Russomano (PRB) isola-se na liderança, Fernando Haddad (PT) cresce e já começa a ameaçar o segundo posto de José Serra (PSDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Esse é o quadro registrado na última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia 29 de agosto.

O quadro provoca arrepios de preocupação nos tucanos. Na evolução das pesquisas, à medida em que vai chegando o dia das eleições, Serra saiu de uma condição de liderança isolada para perder o primeiro lugar para Russomano e, agora, começar a ver ameaçada mesmo a possibilidade de sua posição no segundo turno.

Apesar da perda de terreno em São Paulo, o PSDB ainda é o partido que lidera as pesquisas na maior parte das capitais brasileiras.

Veja AQUI um passeio completo pelas campanhas nos estados.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 31/08/2012 - 14:22h
Brasil a limpo

Para qual prisão vão os réus do mensalão?

Por Lauro Jardim (Radar on-line (Veja)

A propósito das perguntas sobre a pena de prisão para os mensaleiros (Leia mais em Seu cliente tem curso superior?), um advogado que esteve no plenário do STF explicou como será o recolhimento de cada um dos réus que forem condenados à prisão.

Apesar da ação penal ter origem em Minas Gerais, e parte dos crimes ter sido cometida em Brasília, cada condenado será encaminhado para a prisão mais próxima do local onde ele for encontrado para ser preso.

Assim, quem for detido em Brasília, deve ir para a Papuda, por exemplo.

Uma vez preso, o detento poderá pedir sua transferência para um presídio próximo da residência de sua família – para facilitar as visitas.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
sexta-feira - 31/08/2012 - 12:32h
Jucurutu

Câmara e prefeitura terão que atender à Lei de Informação

Do Blog V & C Notícias

Em decisão favorável ao Ministério Público Estadual, o Juízo de Direito da Vara Única da Comarca de Jucurutu determinou que o Município de Jucurutu e a Câmara de Vereadores cumprissem a Lei de Acesso à Informação (LAI) divulgando as informações sobre a Administração Pública Municipal.

Conforme alegado pelo Ministério Público nem o Município nem a Câmara estariam cumprindo a legislação específica relativamente à política da Transparência, em razão da não implantação do Portal na internet.

De acordo com a decisão, que é a primeira proferida no interior do Estado do RN, o Município de Jucurutu e a Câmara Municipal devem providenciar a implementação, no prazo de 90 dias, do Portal da Transparência na internet com a devida alimentação de informações e gerenciamento técnico.

A titular da Vara Única de Jucurutu é a juíza Marina Melo Martins.

Nota do Blog – Já em Mossoró, Prefeitura e Cãmara continuam num silêncio sepulcral. Prefeitura do Natal e Câmara do Natal, também. Assembleia Legislativa, na pressão, promete divulgar tudo.

Veja a decisão clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 31/08/2012 - 11:26h
Mossoró

Fosso e impasse que mexem com sucessão

Alargou-se nos últimos dias a distância entre o presidente do PRTB no Rio Grande do Norte, Bartô Moreira, e o candidato do partido a prefeito de Mossoró, professor Edinaldo Calixto.

Os dois não falam a mesma língua, ou não se falam. Os interesses de ambos estão em conflito.

O fosso, que se forma, virou ambiente propício à prosperidade de vermículos. Daí, ao surgimento de moléstias oportunistas, é só uma questão de tempo.

Calixto não quer muito para se acalmar. Quer respeito; partilha nas decisões. É Tantinho assim, ó!

Vou ligar a TV. É possível que nos próximos dias tenhamos novidades.

Ou não.

Decifra-me ou te devoro.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
sexta-feira - 31/08/2012 - 11:02h
Mossoró

A hora de ir ao ataque

O ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) empunha arma de grosso calibre e mira de longo alcance, para acertar o alvo adversário na sucessão mossoroense.

Além de usar a mídia aparelhada para plantar matérias que tentam jogar a opinião pública contra os oposicionista, há cerco para algo mais impactante.

Candidatos a vereador e gente de representatividade política passaram a ser assediados, discretamente. Podem fazer a travessia.

O êxodo, de um lado para o outro, pode ser uma questão de muito pouco tempo. Até porque o tempo urge e exige mudança drástica na candidatura a prefeito da vereadora governista Cláudia Regina (DEM).

Ouvido ao chão, por favor.

Ouvido ao chão como bons índios Sioux, Apache, Comanche, Cherokee e Navajo…

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet
sexta-feira - 31/08/2012 - 10:07h
Em Natal

TRE recebe hoje novos dirigentes para biênio 2012-2014

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), desembargador João Batista Rebouças, será empossado às 17h de hoje, sexta-feira (31), no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE).

Com ele, também toma posse o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Amílcar Maia.

Eles têm mandato de dois anos (biênio 2012-2014).

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Justiça/Direito/Ministério Público
sexta-feira - 31/08/2012 - 09:55h
Eleições 2012

TRE decide sobre destino de diversas candidaturas

Do Blog Panorama Político

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) negou o pedido de registro de candidatura para os pré-candidatos a prefeito de Grossos, João Dehon, e de Paraná, Francisco Sales Libânio. Na sessão de ontem do TRE, também foi rejeitado o pedido do candidato Mozaniel Rodrigues, que disputaria a Prefeitura de Guamaré.

Todos os processos cabem recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Essa corte também negou os registros para os pré-candidatos a prefeito de Santo Antônio, Aldo Henrique de Lima, de Vila Flor, Floriano Felinto, e de Maxaranguape, Antônio Costa Filho.

Além disso, também foi rejeitado o recurso impetrado pelo pré-candidato a vice-prefeito de Baraúna, José Bezerra da Silva.

Outras decisões asseguraram candidaturas em vários municípios, com acatamento de recursos:

Rafael Godeiro: Abel Belarmino de Amorim Filho

Doutor Severiano: Alexei Dimitri Leite de Abrantes

Extremoz: Enilton Batista da Trindade

Guamaré: Hélio Willamy de Miranda da Fonseca

Vila Flor: Grinaldo Joaquim de Souza

São João do Sabugi: Elísio Brito de Medeiros Galvão

Upanema: Manoel Carlos de Oliveira

Baraúna: Isoares Martins de Oliveira

Ielmo Marinho: Cássio Cavalcante de Castro

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet
sexta-feira - 31/08/2012 - 09:37h
Eleições 2012

O jogo da campanha e a força da boa pré-campanha

A campanha municipal de Mossoró deste ano traz algumas peculiaridades, que não são detectadas em outras tantas do passado. Reflexo de uma conjuntura diferente e pré-campanhas distintas de governistas e oposicionistas.

Pela primeira vez, uma candidatura de oposição tem mais partidos coligados do que o governismo: a Coligação Mossoró Feliz da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) amealhou 14, enquanto a vereadora e concorrente governista – Cláudia Regina (DEM) – possui nove.

A mesma Coligação Mossoró Feliz tem 124 candidatos a vereador, contra 120 da Coligação Força do Povo, de Cláudia.

Em se tratando de tempo em rádio e TV, há também dianteira de Larissa em relação à adversária do governo.

Larissa possui 13min32s por dia, mais 1.218 inserções soltas na programação; Cláudia Regina desponta com 10min15s,  mais 923 inserções.

Quando o assunto é pesquisa, o cenário discrepante continua. Em seis pesquisas divulgadas até o momento, por quatro institutos diferentes, Larissa Rosado vence em todas. De 1992 para os dias atuais, esse “fenômeno” não tinha se verificado. Os governistas sempre foram os destaques.

Mas há algo muito favorável à Cláudia, também quebrando a “normalidade” das campanhas mossosoenses: pela primeira vez, desde 1992, uma candidatura a prefeito tem apoio do governismo municipal e estadual.

Em 1992, essa situação favoreceu o então vice-prefeito Luiz Pinto (PFL), apoiado pela prefeita Rosalba Ciarlini (PFL) e pelo governo estadual do hoje senador José Agripino (PFL).

Contudo, Luiz perdeu o pleito para o ex-prefeito Dix-huit Rosado (PDT), numa maioria de 4.393 (5,64%) votos.

Parte desse quadro foi construído paulatinamente, ao longo de meses e meses de pré-campanha. No dia 19 de março deste ano, o Blog postou matéria sob o titulo “Pré-campanha, um segredo para vencer” (veja AQUI) .

Nessa matéria é defendida a importância de se trabalhar bem a pré-campanha, costurando política de alianças, montando equipe de trabalho e tomando outras providências. Em parte, é isso que assegurou à Larissa Rosado certa robustez e afinação para a contenda de forma oficial.

Enquanto ela fora lapidada e tivera uma candidatura moldada para a disputa, Cláudia Regina foi escolhida após um dramático processo de exclusões, decorrente da queda-de-braço e interesses conflitantes entre o grupo da governadora Rosalba e o esquema da prefeita de fato Fafá Rosado(DEM).

A governadora frustrou-se por não viabilizar sua irmã, a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM). O “fafaísmo” passou meses tentando cevar o nome do então secretário da Cidadania, Chico Carlos (PV), sem sucesso. E nenhum dos dois queria Cláudia, não obstante saberem de seu melhor perfil à campanha.

Sem saída, rosalbismo e fafaísmo engoliram a postulação de Cláudia, que se fez pelo próprio esforço.

A boa pré-campanha ajuda sobremodo o candidato, mas não lhe assegura vitória.

Como se diz na gíria do futebol, “treino é treino, jogo é jogo”.

O jogo está sendo jogado.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quinta-feira - 30/08/2012 - 23:59h

Pensando bem…

“Parece-me fácil viver sem ódio, coisa que nunca tive, mas viver sem amor acho impossível.”

Jorge Luis Borges

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
quinta-feira - 30/08/2012 - 18:55h
Tape o nariz

Setembro, o mês do esgoto na sucesão mossoroense

A cultura popular costuma dizer em forma de rima, que “agosto é o mês do desgosto”.

O que esperarmos de setembro?

Em termos de campanha eleitoral em Mossoró, recomendo que tape o nariz e abra os olhos.

Movimentos de subterrâneo indicam que se agosto é mês do desgosto, setembro será do esgoto. Isso mesmo: esgoto.

É um período próprio às baixarias, golpes de submundo e vilanias sem um pingo de escrúpulo. O vale-tudo na verdade já começou.

Olhando os antecedentes de determinadas figuras, não podemos esperar gestos nobres.

Certos enredos podem ser identificados como caso de polícia e não episódio de política.

Lamentável.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quinta-feira - 30/08/2012 - 18:49h
Aldo de Medeiros Filho

Dirigente da OAB faz campanha em Mossoró

Recebo ligação telefônica do vice-presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O doutor Aldo de Medeiros Filho está em Mossoró.

Ele participa de evento organizado pela Subseccional da OAB de Mossoró, voltado para estudantes e advogados, em sua própria sede.

Paralelamente, Aldo peregrina na articulação de apoios à sua candidatura à presidência da entidade no estado. Ele marcha numa faixa própria na corrida sucessória do atual dirigente, Paulo Eduardo Teixeira.

Depois vamos botar a prosa em dia doutor. Sei do seu valor e o bom papo é imperdível.

Câmbio.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 30/08/2012 - 18:43h
Paulo Wagner

Deputado nega projeto para comandar PV no RN

Em entrevista a O Jornal de Hoje (Natal), edição desta quinta-feira (30), o deputado federal Paulo Wagner (PV) negou que tivesse planos de assumir o comando estadual do seu partido.

O deputado rebateu informação corrente de que será o substituto da prefeita natalense Micarla de Sousa (PV) no comando partidário, caso ela realmente se afaste da política após o mandato.

“Pelo que me consta Micarla continuará filiada ao Partido Verde. Ela me disse apenas que vai dar um tempo e posteriormente voltar às suas atividades profissionais na televisão”, disse ele.

Paulo Wagner afirmou que “a incompetência e o despreparo da maioria dos secretários da prefeita Micarla de Sousa provocou seguidas mudanças dificultando a continuidade dos serviços e a insatisfação de lideranças que apoiaram a prefeita, mas se afastaram da prefeita num momento em que ela mais precisava”.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 30/08/2012 - 18:34h
Pistolagem

Presidente de câmara municipal tem prisão decretada

Da Tribuna do Norte On Line

O presidente da Câmara dos Vereadores de Assu, Odelmo de Moura Rodrigues, teve a prisão preventiva decretada pela 3ª Vara Criminal de Natal. O motivo é homicídio a ser detalhado amanhã em coletiva de imprensa a partir das 9h na sede da procuradoria do Ministério Público.

A prisão foi decorrente da Operação Malassombro, numa ação conjunta que visa apreender armas de fogo relacionadas a crimes na região.

A suspeita é de que Odelmo de Moura Rodrigues seja chefe de uma quadrilha especializada em homicídios, pois no mês de maio a ação da Operação Malassombro resultou na apreensão de 21 armas de fogo e munições de diversos calibres na casa do preso.

A Operação Malassombro é coordenada pela Divisão de Polícia Civil do Oeste com participação de Membros e integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (GAECO).

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Segurança Pública/Polícia
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 30/08/2012 - 18:30h
Próxima semana

Assembleia votará projetos do interesse da Justiça

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta (PMN), anunciou para a próxima terça-feira (4), a votação de projetos de lei do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), que foram lidos na sessão de hoje (30).

Um dos projetos altera a Lei 165 de 28 de abril de 1999, que dispõe sobre A Lei de Divisão e Organização Judiciária do Estado, readequando a Lei Orgânica.

O outro projeto dispõe sobre a contratação temporária de pessoal, em convênio com o Ministério da Justiça, para dar apoio ao funcionamento da estrutura do TJ na capital e interior do RN, atendendo necessidade temporária de excepcional interesse público e por tempo determinado.

Entre outras mudanças, a alteração da Lei 165 prevê a criação de um Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.

O núcleo irá funcionar atendendo a Política Judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses, com centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania sendo preferencialmente responsáveis pela realização  das sessões e audiências de conciliação e mediação. Também irão prestar atendimento e orientação ao cidadão e serão instalados, a princípio, nas comarcas de Natal, Mossoró e Parnamirim.

COm informações da AL do RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 30/08/2012 - 18:24h
Campanha DEM

José Agripino mantém perfil de estrela nacional

Já virou rotina. O senador José Agripino (DEM) tem gravado praticamente todos os dias, em Brasília, participações em programas eleitorais de TV para candidatos a prefeito de toda parte do país: de Olinda (PE) a Paraguaçu Paulista(SP).

Até uma espécie de mini estúdio já foi montado em uma das salas do gabinete parlamentar para facilitar o trabalho dos cinegrafistas.

O presidente nacional do Democratas também tem feito mensagens para rádio e carro de som destinadas principalmente aos municípios do Rio Grande do Norte como Equador, Carnaubais, entre outros.

Para o senador, a rotina intensa não cansa, mas admite que algumas vezes torna-se difícil atender todos os pedidos.

“Acho as gravações importantes e faço com maior prazer. Afinal, não posso comparecer a todos os municípios onde temos candidatos democratas. Somos convidados a participar de campanhas eleitorais em regiões distintas do país. Já tive de ir a São Paulo, depois seguir para Aracaju e voar para Natal. Não tem sido fácil conciliar essa agenda política nacional com a estadual, além dos compromissos no Congresso, mas essa é a nossa missão”, declarou Agripino.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet
quinta-feira - 30/08/2012 - 12:32h
Documento histórico

Trinta anos de disputa eleitoral à Prefeitura de Mossoró

Veja levantamento que detalha os números e nomes que fazem o enredo pelo poder municipal

O Blog do Carlos Santos oferta um presente especial aos seus webleitores. Trata-se de um levantamento quanto às últimas sete eleições municipais de Mossoró. Começa no distante ano de 1982, ou seja, há 30 anos.

É o resultado de um trabalho exaustivo. É fruto de muita pesquisa e levantamento em arquivo próprio, além de outras fontes. Em boa parte dessa linha de tempo, o editor do Blog estava contando a história em seu papel de repórter.

Esse material serve para alimentar o bom debate, além de acrescentar mais dados ao entendimento da disputa à Prefeitura de Mossoró neste ano e do poder paroquial, em si.

Não temos dúvidas: é um documento precioso. Que tenha bom aproveitamento por parte de políticos, assessores, jornalistas e interessados no tema em geral.

Só um pedido: se for utilizar esse banco de informações publicamente, não esqueça de citar a fonte. O Blog do Carlos Santos agradece.

Fique à vontade. O “banquete” está servido:

Eleições de 1982 (Fonte: Herzog):

– Dix-huit Rosado (PDS) – 21.510 (41,68%);
– João Batista Xavier (PMDB) – 15.466 (29,97%);
– Canindé Queiroz (PDS) – 4.388 (8,50%);
– Mário Fernandes (PT) – 428 (0,83%);
– Paulo R. Oliveira (PTB) – 48 (0,09%);
– Brancos – 8.145 (15,79%);
– Nulos – 1.621 (3,14%);
– Maioria Pró-Dix-huit – 6.044 (11,71%).

O eleitorado habilitado ao voto era de 67.041, em 275 secções. Compareceram 51.606 (76,98%) eleitores. As abstenções foram de 15.435 (23,02%) votantes.

P.S – Neste ano também ocorreram eleições para deputado estadual, federal, uma vaga ao Senado e governo do Estado. Foram as primeiras eleições com a retomada do pluripartidarismo, na reta final do regime militar de 1964. O mandato dos prefeitos/vereadores foi de 6 anos em vez de 4, como temos desde o pleito de 1988.

P.S – Com a existência do casuístico instituto da sublegenda, cada partido poderia lançar mais de um candidato a prefeito, foi o que ocorreu em Mossoró. O grupo Rosado, unido, lançou Dix-huit Rosado pelo PDS.

Já o sistema Maia apresentou o jornalista Canindé Queiroz, pelo mesmo partido, para dar suporte à candidatura a governador do engenheiro e ex-prefeito indireto de Natal, José Agripino Maia (PDS). Agripino venceu seu principal adversário, o ex-governador Aluízio Alves (PMDB), com mais de 107 mil votos de maioria.

Eleições de 1988 (Fonte: Herzog):

– Rosalba Ciarlini (PDT) – 37.307 (49,7%);
– Laíre Rosado (PMDB) – 30.226 (40,2%);
– Chagas Silva (PT) – 2.507 (3,3%);
– Brancos – 3.594 (4.8%);
– Nulos – 1.503 (2%);
– Maioria Pró-Rosalba – 7.081 (9,5%).

O eleitorado habilitado ao voto era de 80.397, em 275 secções. Compareceram 75.217 eleitores. As abstenções foram de 5.180 votantes.

Rosalba Ciarlini (em agosto de 1988), obteve sua primeira vitória (Arquivo Herzog)

Eleições de 1992 (Fonte: Herzog):

– Dix-huit Rosado (PDT) – 37.188 (47,79%);
– Luiz Pinto (PFL) – 32.795 (42,15%);
– Luiz Carlos Martins (PT)– 6.557 (8,43%);
– Paulo Linhares (PSB) – 1.273 (1,64%);
– Brancos – 5.669 (6,49%);
– Nulos – 3.913 (4,48%);
– Maioria pró-Dix-huit Rosado – 4.393 (5,64%)

O eleitorado cadastrado à época era de 99.623. Compareceram 87.395, as abstenções chegaram a 11.381 e os votos nominais atingiram 77.813.

Eleições de 1996 (Fonte: Herzog):

– Rosalba Ciarlini (PFL) – 57.407 (52,64%);
– Sandra Rosado (PMDB) – 26.118 (28,50%);
– Jorge de Castro (PT) – 4.878 (5,32%);
– Valtércio Silveira (PMN) – 3.237 (3,53%);
– Brancos – 1.549 (1,69%);
– Nulos – 3.802 (…);
– Maioria pró-Rosalba Ciarlini de 31.289 (24,14%).

Existiam 114.218 eleitores aptos, mas compareceram 96.991. As abstenções atingiram 17.227 (15.08%), com 91.640 sendo a votação nominal.

Eleições de 2000 (Fonte: Herzog):

– Rosalba Ciarlini (PFL)– 57.369 (54,86%);
– Fafá Rosado (PMDB) – 42.530 (40,67%);
– Socorro Batista (PT) – 4.447 (4,25%);
– Mário Rosado (PMN) – 228 (0,22%);
– Brancos – 1.757 (1,59%);
– Nulos – 4.395 (3,97%);
– Maioria pró-Rosalba Ciarlini de 14.839 (14,19%).

Existiam 127.894 eleitores aptos, mas compareceram 110.726. As abstenções atingiram 17.168 (13.42%), com 104.574 (94.44%) sendo a votação nominal em 358 urnas.

P.S – Num comparativo com as eleições de 1996, esses números guardam uma preciosidade. Rosalba obteve menos votos do que na eleição anterior.

Enquanto em 96 tinham sido 57.407 em eleitorado de 114.218 aptos, em 2000 – contra Fafá, conseguiu 57.369 num contingente de 127.894 aptos. Ou seja, 38 votos a menos, apesar de aumento de 13.676 votantes.

Eleições de 2004 (Fonte: TSE):

– Fafá Rosado (PFL) – 57.743 (49,06%);
– Larissa Rosado (PMDB) – 34.688 (29,45%);
– Francisco José (PSB) – 21.210 (18,02%);
– Crispiniano Neto (PT) – 4.083 (3,47%);
– Brancos – 2.063 (…);
– Nulos – 5.708 (…);
– Maioria pró-Fafá Rosado de 23.075 (19,61%).

Existiam 143.235 eleitores aptos, mas compareceram 125.475. As abstenções atingiram 17.376 (12%),

Eleições de 2008 (Fonte: UOL/TSE):

– Fafá Rosado (PFL) – 65.329 (53,01%);
– Larissa Rosado (PSB) – 46.149 (37,44%);
– Renato Fernandes (PR) – 11.306 (9,17%);
– Heronildes Bezerra, “Heró”  (PRTB) – 464 (0,38%);
– Brancos – 3.678 (2%);
– Nulos – 7.400 (5%);
– Maioria pró-Fafá Rosado de 19.018 (16%).

Existiam 153.027 eleitores aptos, mas compareceram 134.326. Desse volume, 123.248 foram considerados válidos. As abstenções atingiram 18.701 (12%). Existiam 416 seções eleitorais.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Política / Reportagem Especial
quinta-feira - 30/08/2012 - 07:35h
Brasil limpo

STF impõe condenações à corriola do “mensalão”

Do portal G1

O Supremo Tribunal Federal (STF) conclui nesta quinta-feira (30) a análise das acusações contra cinco réus que respondem por desvio de recursos públicos no processo do mensalão. Só falta o voto do presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, para início do próximo item a ser analisado – gestão fraudulenta -, que envolve ex-dirigentes do Banco Rural.

Até esta quarta (29), a maioria dos ministros – oito votos a dois – votou para condenar o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva (receber vantagem indevida) e peculato.

Cunha foi acusado de receber R$ 50 mil no ano de 2003, quando era presidente da Câmara, para beneficiar agência de Marcos Valério.

Além de condenar Cunha, a maioria também decidiu pela condenação de Marcos Valério e seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz por corrupção ativa (oferecer vantagem indevida) e peculato em relação aos desvios na Câmara.

Veja ampla cobertura sobre este tema AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.