“Em três palavras eu posso resumir tudo o que aprendi sobre a vida: ela sempre continua.”
Robert Frost
Jornalismo com Opinião
“Em três palavras eu posso resumir tudo o que aprendi sobre a vida: ela sempre continua.”
Robert Frost
Do Blog Saulo Vale
O advogado Kadson Eduardo, anunciado pelo prefeito diplomado Allyson Bezerra (Solidariedade ) como chefe de gabinete da Prefeitura, deve assumir interinamente a Secretaria de Administração. Foi o que afirmou o prefeito durante entrevista no Enfoque Político (Super TV) dessa quarta-feira (30).
Allyson afirmou que Kadson assume interinamente até que a cessão de servidora da Ufersa, que vai assumir a pasta, seja concluída.
“Eu solicitei a cessão de sete servidores da Ufersa, dentre eles o da pessoa que vai assumir a Administração. Até que esse processo seja concluído, Kadson vai assumir a pasta”, afirmou.
Em contrapartida, a Ufersa, onde Allyson é servidor licenciado, também vai receber funcionários da Prefeitura cedidos, numa solicitação da reitora Ludimilla Oliveira.
Nota do Blog Carlos Santos – Provável nome à Administração é o de Luana Lorena de Souza Lima, advogada, do quadro técnico da Ufersa. Kadson Eduardo de Freitas Alexandre estava com Allyson na Assembleia Legislativa, no cargo de chefe de Gabinete.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A 42 quilômetros de Mossoró, a cidade-praia de Tibau concentra nesse réveillon uma população flutuante incontável.
Mesmo com sérias restrições legais impostas pela prefeitura do município, contra aglomerações e festas diversas – devido o perigo da Covid-19, parece que multidões devem ser formar por lá.
O vídeo constante dessa postagem, que circula em grupos de WhatsApp, mostrou como estava o engarrafamento de acesso à cidade no fim da tarde dessa quinta-feira (31 de dezembro de 2020), com centenas de veículos originários sobretudo de Mossoró.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Através da Portaria – SESAP-SEI Nº 3614, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2020, o Governo do Estado do RN requisitou o uso do prédio que sedia o Hospital São Luiz em Mossoró, que serve como Hospital de Campanha no enfrentamento à Covid-19, para continuidade desse trabalho. Até aqui, o São Luiz vinha sendo administrado nessa verdadeira cruzada, pela Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM).
O Hospital São Luiz é empresa privada, mas foi fundamental na luta do setor público na primeira onda da Covid-19. E a portaria em destaque foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE), dessa quarta-feira (30).
“A requisição vigorará por cento e oitenta dias, prorrogáveis enquanto perdurar o quadro de pandemia ocasionado pelo coronavírus e a necessidade de atendimento à população”, diz a portaria. Veja abaixo a essência da decisão:
R E S O L V E:
Art. 1º Requisitar o uso do prédio localizado na Rod. Sebastião Benígno de Moura, RN-015 – Aeroporto, Mossoró/RN, onde se encontra instalado o Hospital São Luiz, bem como os equipamentos lá contidos. Parágrafo único. O gerenciamento dos bens tratados pelo caput será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública – SESAP, facultada a contratação de terceiros para garantir o adequado atendimento dos casos suspeitos ou confirmados de contaminação pelo novo coronavírus (SARSCov-2).
Art. 2º A requisição a que se refere o artigo 1º será objeto de posterior ressarcimento, nos termos da legislação aplicável.
Art. 3º A Secretaria da Saúde Pública poderá, ainda, adotar medidas de remanejo de pacientes das unidades da rede de atenção à saúde do Estado para o prédio objeto da requisição, destinando leitos daquelas unidades ao atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com contaminação pelo novo coronavírus (SARSCov-2).
Art. 4º A requisição vigorará por cento e oitenta dias, prorrogáveis enquanto perdurar o quadro de pandemia ocasionado pelo coronavírus e a necessidade de atendimento à população. Parágrafo único. Caso cessado o quadro de pandemia e a necessidade de atendimento à população antes do prazo fixado no caput, ficará extinta a presente requisição.
Art. 5º Fica autorizada a entrada imediata de agentes públicos estaduais ou em colaboração com estes no bem objeto da requisição e a adoção de todas as medidas necessárias à continuidade das atividades nas dependências do prédio particular, inclusive com uso de força policial, se necessário.
Art. 6º – Após a entrada no imóvel, deverá ser feito inventário de bens em conjunto com o proprietário ou seu representante.
Art. 7º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.
Secretaria de Estado da Saúde Pública, em Natal/RN, 30 de dezembro de 2020.
Cipriano Maia de Vasconcelos – Secretário de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN).
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Por Laurita Arruda (Do Território Livre)
O ano que termina hoje traz um triste recorde para o Rio Grande do Norte para o combate de Coronavirus.
Dezembro teve 22.960 novas infecções por Covid-19.
É o maior número desde o início da pandemia. Mais de mil casos foram confirmados nas últimas 24 horas.
Antes, o mês de maior contágio registrado foi junho, com 22.608 casos.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A governadora Fátima Bezerra assinou, na manhã desta quarta-feira (30), na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que permite a convocação de 332 novos bombeiros militares.
O contingente reforçará o efetivo da corporação e representa mais segurança nas praias (guarda-vidas) e eficácia ao realizar ocorrências de salvamento terrestre, veicular, no combate a incêndio e entre outras atividades desempenhadas pelo CBM-RN.
Ao todo, serão chamados 150 praças e 20 oficiais, já em 2021, e mais 150 praças e 12 oficiais em 2022. Até então, o CBM-RN contava com 639 profissionais em atuação.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Monteiro, disse que a chamada “é um marco histórico. Isso nunca havia acontecido, nem de forma próxima. Temos uma dívida eterna por essa decisão que vai repor nosso efetivo. Estamos todos em festa”, afirmou.
Após a assinatura, o documento segue para a homologação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em seguida, os novos bombeiros serão convocados.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM) deverá ter uma atenção especial do prefeito eleito e diplomado de Mossoró, deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade).
Criado pelo então prefeito Dix-huit Rosado em meados dos anos 80, essa sociedade de economia mista até hoje é rebotalho na estrutura pública da municipalidade, mas de altos lucros para algumas pessoas, incluindo políticos.
A propósito, Dix-huit cunhou uma frase que ecoa até hoje, associando o Afim às diferenças político-pessoais com setores de sua família: “No meu abatedouro, o que primeiro apodrece é o sangue!”
Rachadinhas salariais, venda não contabilizada de subprodutos, empreguismo e outras situações abertamente ilegais estão lá, tão podres quanto o esterco (ótimo negócio) dos animais que passam pelo lugar. É o que se comenta à boca miúda.
O Afim entrou em processo de liquidação durante o governo da então prefeita Fafá Rosado (DEM, hoje no PSB) – veja AQUI, AQUI, graças à Lei Complementar 28 em seu artigo 69. Mas essa esse processo não avançou. Descobriram que era mais ‘negócio’ mantê-lo assim.
O novo prefeito vai se deparar também com passivos sociais consideráveis e custo mensal estranho.
Prepare-se, “Menino”!
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Por Marcos Araújo
Ninguém que tenha bom senso se despedirá com saudades do ano 2020. Nada há para se comemorar.
Uns dirão, num gesto egoístico, que são gratos a Deus pela preservação de suas vidas; outros dos seus empregos; uns agradecem pelo crescimento dos seus negócios, a exemplo da construção civil; outros dos lucros empresariais aumentados com a pandemia, como se deu com o aumento do consumo que alegrou supermercadistas, e das doenças, causa de enriquecimento dos hospitais privados e indústrias farmacêuticas…
Mesmo a estes, caberia perguntar: posso celebrar a minha vida se milhares de famílias choram seus mortos? Devo agradecer pelo meu emprego, se milhares de pessoas lastimam por suas demissões? Cabe a mim festejar a comida que sobra na minha mesa, se falta o mínimo existencial em tantas outras? O que pensar no lucro do meu negócio, se milhares de outros foram à bancarrota?Os que se enquadram nessa conduta do agradecimento por seu êxito individual são profitentes e entusiasmados oradores do versículo 7 do Salmo 91: “mil poderão cair ao teu lado; dez mil, à sua direita, mas nada o atingirá”. Se sentem ungidos e privilegiados por um Deus que por certo vem decidindo quem morre e quem vive, aleatoriamente, por pura afeição e distinção.
Esse Deus que escolhe ao outro para morrer e me deixa, por uma predileção desconhecida, viver, é uma antítese à moderna ética cristã. Aliás, uma total contrariedade ao “grande mandamento da Lei de Deus”.
Para esses “fundamentalistas cristãos” do “eu sou o filho mais amado de Deus, por isso estou vivo”, deve ser lembrada a resposta de Jesus aos fariseus, naquela passagem dos evangelhos sinóticos de Mateus (22; 35-40) e Marcos (12; 28-34) onde um Doutor da Lei faz um teste ao perguntar qual é o maior dos mandamentos, respondendo o Mestre: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo coração, de toda tua alma e de todo o entendimento. Este é o primeiro mandamento. O segundo semelhante a este é: Amará ao teu próximo como a ti mesmo.”,
Se acaso amo ao meu próximo como a mim mesmo, como exultar do fato de escapar enquanto o outro se infortuna?
Não deveria ser contado um ano em que toda a humanidade viveu perigosamente. Deveria ser desdatado (riscado do calendário) o ano em que mesmo com tantas perdas humanas e materiais, prevaleceu a insensibilidade e a intolerância. Não convém registrar na memória os dias em que não pudemos encontrar a família, comemorar o dia das mães, o dia dos pais, o dia da criança, juntar-se no natal e nem para o ano novo.
Não fará falta o ano que se fingiu estudar, e que se simulou ensinar; onde o trabalho remoto deu lugar à enrolação; aos enfáticos fariseus das redes sociais que defendem o isolamento social e que simulam autoproteção, mas lotam os restaurantes, baladas e academias.
Adeus anno terribilis!
Parta sem deixar saudades!
A nós, sobreviventes deste pesadelo anual, que encontremos animo, perseverança, coragem e fé para receber o ano 2021. Vem aí vacina, cura, melhora da economia, encontro, trabalho, estudo, aprendizado…Que seja 2021 um anno admirabilis!
Marcos Araújo é professor e advogado
Saúde e paz a todos que de algum modo interagem comigo na vida ou nesse ambiente virtual.
Tenham um 2021 de luz.
A felicidade é simples.
Quinta-feira, 31 de dezembro de 2020.
Gládio à mão; à luta.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer.”
Santo Agostinho
Quem mexe em basculho do quintal expõe o calcanhar à cascavel. Pois foi. Os bolsonaristas exigiram que se revirasse outros casos de “rachadinhas” espalhados pelo Brasil, e não apenas a “rachadinha” Queiroz-Bolsonaro.
No que deu? Exigência satisfeita, um bote no calcanhar. Notícia de hoje, na Folha de São Paulo, dá conta de que entre as “rachadinhas” mais escabrosas está a de um ex-governador. Até aí, tudo bem.
De onde? Do Rio Grande do Norte.
Aí a coisa pega.
E pega por quê? Por ser daqui? Não.
Porque o ex-governador citado e réu de “rachadinha” é Robinson Faria. Pai do Ministro Fábio Faria, que é genro de Silvio santos e auxiliar in pectore do presidente Bolsonaro.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
As equipes de transição do prefeito eleito e diplomado de Mossoró, deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade), e da prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP), não se reuniram à tarde dessa quarta-feira (30) – como estava programado. Nenhum integrante do grupo de trabalho de Rosalba compareceu ao local definido para esse encontro.
Os membros da equipe (conheça-os AQUI) de Allyson aguardaram pacientemente por uma hora e 40 minutos, que pelo menos alguém comparecesse à sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, à Rua Rui Barbosa, 282, centro, local do compromisso. Mas, foi em vão. Ninguém deu as caras nem foi dada qualquer justificativa à ausência.
Essa reunião foi marcada para as 14h00 de hoje, nesse local, precisamente há um mês, dia 30 de novembro. Foi quando ambas estiveram reunidas pela primeira vez. Trataram de cronograma para transferência de informações, dados e documentos que facilitassem o conhecimento dos novos gestores à administração municipal.
Dificuldades para novo governo
Coordenador da equipe de transição de Allyson Bezerra, o futuro procurador geral do município, advogado Raul Santos, lamenta esse comportamento indelicado e de desrespeito pela coisa pública. O embaraço criado para o início do governo é enorme.
– No relatório que vamos fazer e entregar ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), nós vamos informar tudo isso que está ocorrendo – antecipa Raul.
Na última sexta-feira (25), o juiz de plantão da Região IV do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), sediada em Mossoró, Cláudio Mendes Júnior, determinou (veja AQUI) que a prefeita entregasse uma série de documentos solicitados pela equipe de transição de Allyson Bezerra. Deu 72 horas para cumprimento da decisão.
Até aqui, mesmo intimada, Rosalba estica até o último dia de seu governo (amanhã, quinta-feira, 31), a hipótese de atender à determinação.
Dia passado, em entrevista ao Jornal do Meio-dia da Rádio Rural de Mossoró, o coordenador da equipe de transição da “Rosa” e consultor geral do município, Anselmo Carvalho, afirmou que tudo estava sendo atendido. Ironizou o que era noticiado sobre o caso, tratando por ‘factoide’, e estimou que dia 31 apresentaria as informações.
A posse do prefeito eleito e diplomado é no dia seguinte. Que consiga pelo menos as chaves dos prédios públicos.
Nota do Blog – Nada como ter a certeza da impunidade para ser escroque sem medo e em qualquer ocasião. Ao mesmo tempo, é lamentável que pessoas com bom conceito social, do mesmo universo de convivência da equipe de Allyson Bezerra, aceitem participar dessa deselegância.
Pobre Mossoró!
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A posse dos 23 vereadores eleitos, do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e do vice-prefeito Fernandinho (PSD) será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró, no canal 23.2 da TCM Telecom e pelo canal da TV Câmara Mossoró no Youtube.
O evento acontece no dia 1º de janeiro, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado e será dividido em dois momentos. Às 14h30min acontecerá a posse dos 23 vereadores da Câmara e a eleição da mesa diretora da Casa Legislativa. A partir das 18h ocorrerá a posse do prefeito eleito Allyson Bezerra e do vice-prefeito Fernandinho.
Por causa da pandemia do Covid-19, o acesso ao evento de posse será restrito e o uso de máscara de proteção será de uso obrigatório para todos os presentes no evento. Outras medidas, como distanciamento físico entre os convidados e aferição de temperatura, também serão adotados para garantir a biossegurança da posse.
Vereadores
Isaac da Casca (DC)
Carmem Julia (MDB)
Zé Peixeiro (PP)
Cabo Tony Fernandes (Solidariedade)
Larissa Rosado (PSDB)
Ricardo de Dodoca (PP)
Professor Francisco Carlos (PP)
Naldo Feitosa (PSC)
Pablo Aires (PSB)
Lucas das Malhas (MDB)
Wiginis do Gás (Podemos)
Lawrence (Solidariedade)
Marckuty da Maísa (Solidariedade)
Marleide Cunha (PT)
Didi de Arnor (Republicanos)
Genilson Alves (Pros)
Lamarque (PSC)
Raério Cabeção (PSD)
Costinha (MDB)
Gideon Ismaias (Cidadania)
Omar Nogueira (Patriota)
Paulo Igo (Solidariedade)
Edson Carlos (Cidadania).
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Blog Diário Político e Blog Carlos Santos
Vereadores de Mossoró aumentam salários em sessão extraordinária nesta quarta-feira, dia 30.
Os números passam de R$ 12.600 (brutos) para R$ 15.190 (brutos) a partir de 2021.
A sessão extraordinária ao meio-dia de hoje foi presidida pelo vereador Alex do Frango (PV), que não se reelegeu. Portanto, não será beneficiado pela decisão do plenário. Os vereadores (novos e reeleitos) que vão assumir a nova legislatura a partir de janeiro de 2021 é qe será beneficiada.
O atual valor em vigor foi aprovado em junho de 2016 (veja AQUI), sendo aplicado por toda essa legislatura (2017-2020). À época ocorreu uma pesada pressão em redes sociais, imprensa e galerias da Casa, contrária ao reajuste, que chegou a 32%.
Se não houvesse aprovação agora, da ordem de 25%, os valores iriam ficar congelados por mais quatro anos, só havendo amparo legal para mudança em 2024. Mesmo assim, só entraria em vigor em janeiro de 2025.
Veja quem votou a favor:
Alex do Frango (PV)
Alex Moacir (PP)
Didi de Arnor (Republicanos)
Genilson Alves (Pros)
João Gentil (Rede)
Manoel Bezerra (PP)
Maria das Malhas (PSD)
Raério Araújo (PSD)
Ricardo de Dodoca (PP)
Tony Cabelos (PP)
Zé Peixeiro (PP).
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Governo do Rio Grande do Norte tem definido o calendário de pagamento dos servidores para o ano de 2021. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) e seu secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire.
Haverá o adiantamento salarial integral já na metade do mês para quem recebe acima de R$ 4 mil e 30% para quem recebe acima desse valor, além de toda a categoria da Segurança Pública, e a quitação do restante dos 70% e o salário integral aos servidores lotados em pastas com arrecadação própria ainda dentro do mês trabalhado.
“Em alguns dias também serão anunciadas datas de pagamento dos dois salários atrasados herdados da última gestão, porque agora é nossa responsabilidade, mas só podemos quitar com recursos disponíveis, sem comprometer outros direitos básicos do cidadão”, afirmou Aldemir.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Despejando sobre o sucessor Allyson Bezerra (Solidariedade) uma trilha de problemas, como rombo previdenciário que poderá chegar aos R$ 180 milhões, atrasos ainda não dimensionados em pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços, além de não pagamento de 13º e férias a parte dos servidores, a prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP) sairá da Prefeitura Municipal de Mossoró pela porta dos fundos.
É o mesmo atalho que utilizou quando deixou o governo estadual no final de 2014, com problemas muito semelhantes.
Com ela, vai embora um discurso personalista e delirante, carregado de inverdades, com a ideia de “casa arrumada”.
Na prática, deixa para atrás o maior passivo da história administrativa de Mossoró, que só mais adiante será possível sabermos exatamente o tamanho. São números que podem ultrapassar a casa dos 360 milhões, incluindo-se compromisso de pagamento de R$ 147 milhões de financiamento de obras com aposta prioritariamente eleitoreira (veja AQUI). Repete o que já tinha feito em outras gestões municipais e no Governo do RN, priorizando o continuísmo no poder, em vez de iniciativas em prol do bem-estar social.
Transição dificultada por má-fé
Até aqui, faltando um dia para deixar o Palácio da Resistência, Rosalba não permitiu (veja AQUI) que fossem entregues documentos imprescindíveis à transição de governo, para facilitar o início de administração do sucessor. Decisão baseada na má-fé. O rito adotado é do quanto pior, melhor.
O que se vê é desabastecimento nas unidades de saúde, concessões de férias e licenças de servidores desse setor (em plena pandemia e proximidade de endemias do período invernoso), aposentadoria cavilosa para auxiliar de confiança (veja AQUI), agilização em obras viárias para pagamentos a construtoras; aditivos, dispensas de licitações e novos contratos milionários para terceirizadas.
Registre-se também, a decisão de não editar decreto que regulamentasse o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que vai impedir o novo governo de dispor de algo em torno de R$ 14 milhões logo em janeiro/2021. Também se esquivou de fazer reforma previdenciária, ignorou a necessidade de alterar o Plano Diretor do município e deixa uma máquina pública lerda, tecnicamente ultrapassada e azeitada para servir a poucos, em detrimento do cidadão.
Que situação irônica: Rosalba termina do jeito que sempre condenou e usou imagem do seu antecessor, a quem jocosamente sempre tratou por “Silveirinha” (ex-prefeito Francisco José Júnior). Ela é a sua reprodução mais atual e fiel, apesar de ter passado toda campanha eleitoral tentando impingir ao adversário, Allyson Bezerra, a pecha de ‘cópia’ do ex-governante.
Ao final do seu primeiro ano de governo (2017), essa página já descrevia essa semelhança entre os dois gestores (Leia: Rosalba copia Francisco José Júnior com gestão ‘xing ling’). Ao fim do mandato, tudo se confirma e amplia-se. Não faltam casos de empreguismo, nepotismo, denúncias de corrupção (incluindo visita da Polícia Federal – veja AQUI) e favorecimentos à corriola de aliados.
Quem diria, hein?!
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
É ainda muito preocupante o quadro de saúde da jornalista Solange Santos (Rádio Difusora/Super TV), internada e intubada com Covid-19 na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Solange Santos foi hospitalizada no último sábado (26).
O boletim hospitalar dessa quarta-feira (30) diz o seguinte:
Evolui grave com piora do padrão de oxigenação, sendo necessário colocar em prona pra otimizar padrão de aeração do pulmão. Segue grave e com potencial de agravar, intubada com pouca resposta clínica. Sedada, em desmame de medicação pra pressão arterial se manter estável. Exames laboratoriais mostram redução lenta do processo inflamatório. Melhora da infecção, porém ainda muito inflamada, sem previsão de alta.
Estamos na torcida, na fé, na corrente de força por sua recuperação.
E confiando na medicina, na ciência.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faltando anunciar poucos nomes à sua equipe principal de auxiliares, o prefeito eleito e diplomado de Mossoró, deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade), leva à prática uma pregação de campanha muito comum a políticos em Mossoró, mas nunca efetivada: a valorização do capital intelectual ofertado pelas universidades instaladas no município.
Dos 18 nomes divulgados até o momento (veja boxe mais abaixo) por Allyson Bezerra, cerca de dois terços são oriundos da Universidade do Estado do RN (UERN), além de componentes vindos da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Federal do RN (UFRN) e Universidade Potiguar (UnP)
– Consultor de controle interno Claudemberg Dantas – Controladoria Geral – UFRN
– Professor-doutor Frank Felisardo – Planejamento (Uern)
– Advogado Kadson Eduardo – Chefia de Gabinete (UnP)
– Auditor fiscal Edmilson Freire Júnior – Finanças (Uern)
– Consultor contábil Ivo Franklin de Moura Bezerra – Fazenda (Uern)
– Enfermeira Morgana Dantas – Saúde – UFRN
– Professor-doutor Almir Mariano – Desenvolvimento Social – Ufersa
– Economista Franklin Filgueira – Desenvolvimento Econômico – Uern
– Professor Etevaldo Almeida – Cultura – Uern
– Advogado Raul Santos – Procuradoria-Geral – Uern
– Advogado Humberto Fernandes – Consultoria-Geral – Uern
– Advogado Paulo Linhares – Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró) – Uern
– Jornalista Regy Carte – Comunicação Social – Uern
– Desportista Júnior Xavier – Esporte – Uern
– Professora-doutora Hubeônia Alencar – Educação – Uern
– Engenheiro Brenno Queiroga – Infraestrutura – UFRN
– Sargento PM Cledinilson Morais – Segurança – Uern
– Veterinário Faviano Moreira – Agricultura – Ufersa
À exceção de Paulo Linhares, que já compôs outras gestões municipais, todos os demais estreiam no primeiro escalão da Prefeitura de Mossoró. A aposta do sucessor da prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP), é mesclar conhecimento técnico com experiência em busca da eficiência administrativa.
E a seleção de nomes tem ainda uma particularidade incomum à política e à gestão pública em Mossoró: o ‘time’ praticamente fechado do prefeito eleito e diplomado junta gente dos mais variados matizes ideológicos e até eleitor confesso de adversário da campanha municipal desse ano.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O prefeito eleito e diplomado de Mossoró, deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade), despediu-se da Assembleia Legislativa nessa terça-feira (29). Participou especialmente da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021.
Também recebeu em seu gabinete o suplente parlamentar subtenente Eliabe Marques (Solidariedade), 49, que vai ser empossado como titular do mandato no próximo dia 7 de janeiro.
Eliabe visitou o deputado, esteve no gabinete, familiarizando-se com seu novo ambiente de trabalho a partir de 2021.
Candidato a vereador nesse esse ano em Natal, Eliabe não conseguiu se eleger e ficou longe disso, com 1.286 (0,36%) votos.
É a quarta suplência do partido.
Na disputa estadual de 2018, Eliabe obteve 16.233 (0,96%) e ficou na primeira suplência.
Natural de Riachuelo, Eliabe é líder da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Quem te irrita, te domina”.
Luíza Trajano
Do Blog Tio Colorau
Em entrevista ao Meio-Dia Mossoró, na 95 FM, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) confessou que provavelmente “mil e tantos” servidores efetivos não receberão o 13º.
“Tenho que ser sincera”, disse.
Em seguida, se lamuriou da falta de recursos.
Nota do Blog – A “sinceridade” de Rosalba é sempre suspeita e seletiva.
Há poucos dias, ela afirmou categoricamente ao Jornal de Fato que o sucessor, prefeito eleito e diplomado Allyson Bezerra (Solidariedade), iria pegar a “casa arrumada”. Se está arrumada, como justificar o não pagamento de dezenas de compromissos com terceirizadas, prestadores de serviços e centenas de servidores municipais?
Contas da prefeitura foram bloqueadas para pagamento a hospitais, recursos que foram retidos indevidamente por sua gestão.
Outra lorota é afirmar à mesma FM 95, que deixará o sucessor com 180 milhões de reais. Grossa e deslavada mentira. Se tem sobra, por que falta dinheiro para pagar o básico?
Só um idiota, absolutamente demente, pode acreditar em suas palavras.
Leia também: Rosalba e um pequeno histórico do seu cacoete da mitomania.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A Câmara Municipal de Mossoró, presidida em sessão extraordinária nessa terça-feira (29) pelo vereador não reeleito Alex do Frango (PV), não obteve quórum para aprovar à próxima legislatura o aumento nos subsídios dos vereadores. Mas, nova sessão ficou marcada para amanhã (quarta-feira, 30), às 9h.
Atualmente, o bruto dos subsídios fica em R$ 12.600. Com a proposta, o acréscimo vai para R$ 15.190 – algo em torno de 25% de acréscimo.
O reajuste é algo considerado protocolar, ocorrendo a cada quatro anos. Ocorre ao fim de cada legislatura, para vigorar pelos quatros anos seguintes em novo período parlamentar. No caso de Mossoró, apenas 6 vereadores reeleitos vão votar em favor do benefício que lhes favorecerá.
Último reajuste em 2016
Se não for aprovado, será mantido o mesmo valor de subsídio pelos próximos quatro anos, completando oito anos contínuos com mesmo valor.
O atual subsídio foi aprovado no fim de junho de 2016, para a legislatura 2017-2020 que termina no próximo dia 31 (quinta-feira). À ocasião, saiu de R$ 9.500 para os R$ 12.600 (veja AQUI) vigentes.
O principal questionamento à matéria em 2016, era quanto ao percentual de 32% de elevação que foram adotados, gerando protestos nas redes sociais e galerias desse poder.
Mesmo assim, os vereadores aprovaram duas matérias que estavam preliminarmente pautadas para hoje.
Redução de cargos
Foi aprovada redução de cargos comissionados para adequar as despesas da Câmara Municipal ao custo de mais dois novos membros desse poder, que passará de 21 vereadores, na legislatura 2021-2024.
Projeto que altera a Lei 3.593/17, que institui 1/3 de férias para os vereadores, também teve aprovação. A proposta antecipa o pagamento de janeiro para este mês.
Como a legislatura acabará quinta-feira (31), os 17 vereadores não reeleitos perderiam o direito, caso fosse pago em janeiro, porque não terão mais vínculo com a Câmara.
Nota do Blog – Sobre o reajuste nos subsídios, entendemos como legítimo e natural. Mas, é sensato que seja negociado num patamar menor e observando-se que a próxima legislatura começará com dificuldades para adequação financeira. Não pode simplesmente aumentar despesas, sem saber como pagar. O próximo presidente terá que assumir corajosamente o dever de tomar medidas saneadoras, que os antecessores não tiveram por razões inconfessáveis.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.