A Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM) emite réplica, em forma de “Nota de Repúdio”, a comentários feitos por um webleitor desta página.
Veja abaixo o seu conteúdo na íntegra:
A Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM) vem a público declarar veemente repúdio ao comentário publicado no último dia 06/02 no Blog do Carlos Santos, especificamente em matéria intitulada ‘ESCOLHA DE CORONEL GERA MAL-ESTAR POLÍTICO’ (veja AQUI), aonde, de forma preconceituosa, a pessoa identificada por Inácio Augusto de Almeida, residente em Mossoró, lança afirmações ofensivas e discriminatórias quando faz referência à qualificação dos SOLDADOS.
O posicionamento infeliz e retrógrado exposto no Blog – “O que entende um Soldado de GERENCIAMENTO de Segurança Pública? Soldado é EXECUTANTE!” – provocou enorme descontentamento e revolta entre os praças militares de Mossoró e Região, fazendo com que esta entidade representativa já tenha acionado seu departamento jurídico para adoção de medidas para o caso.
A entidade lembra ao senhor Inácio que os tempos das volantes que recrutavam cidadãos para o corpo policial já passaram. Atualmente, para ingressar nas corporações militares brasileiras é preciso transpor rigorosas etapas em certames por demais concorridos. A maioria dos seus integrantes possuem elevado grau de instrução, e assumem sim comandos em diversas unidades operacionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro.
O alvo inicial das críticas do senhor Inácio, vereador Soldado Jadson, possui vários cursos de qualificação pela Polícia Militar, é graduado em História, Pós-Graduado em Segurança Pública, acadêmico de Direito, ocupando hoje uma função destacada no cenário político local. Outro exemplo é o Soldado Charlejandro Rustayne, que é bacharel em Direito, tecnólogo em Recursos Humanos e Pós-Graduado em Direito Penal Lato Sensu, exercendo atualmente o cargo de Secretário Municipal de Mobilidade Urbana.
Talvez o cidadão desconheça, mas temos em nossos quadros Soldado médico, fisioterapeuta, piloto de helicóptero, bacharéis em direito, contadores, engenheiros, veterinários e professores de várias especialidades. Alguns deles, inclusive, são instrutores de técnicas policiais, salvamento, gerenciamento de crises, sendo referências na instituição.
Por fim, após os esclarecimentos retro mencionados, a entidade ratifica sua postura na defesa dos interesses dos seus associados, protegendo os direitos dos praças e lutando por uma segurança pública de qualidade para todos os potiguares.
Tony Magno Fernandes Nascimento, Soldado PM – Presidente da APRAM
Quem fala o que quer…
Falo o que quero e continuarei falando.
Falo o que quero porque falo com responsabilidade.
Jamais uma condenada em primeira instância por prática de improbidade me chamará de cordeirinho, como faz, dando risadas, com os que não “falam o que quer”.
Não conseguirão me calar quanto ao SAL GROSSO tentando jogar contra a minha pessoa toda uma categoria. Não será com o desvirtuamento das minhas palavras que usam para fomentar intrigas que me calarão.
Estivéssemos nos EUA e nada disto estaria acontecendo.
Lá, condenado em primeira instância por prática de improbidade aguarda na CADEIA o julgamento do recurso.
Breve SAL GROSSO será julgado e tudo isto cessará.
////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTE ANO?
OS RECURSOS SAL GROSSO PRESCREVEM EM 2019?
UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.
Apesar de não concordar com o comentário gerador de toda essa celeuma, seja quanto a possível afirmação desabonadora ao grau de instruções de policiais, seja quanto ao entendimento de que um executor não seja a melhor escolha para gerir.
A primeira porque, de fato, em outras épocas, a carreira policial era para os menos esclarecidos, hoje não. Particularmente, tive o prazer de cursar Direito na companhia de vários colegas PMs que, muito pelo contrario, estavam entre os melhores da sala, não só pela capacidade intelectual, mas também, pela dedicação.É sabido também que as salas dos cursos de Direito desse pais tem sempre um ou dois Policiais, entre outros agentes de segurança publica.
Segundo, porque entendo que, quase sempre, quem melhor geri é justamente aquele que vive a realidade, nessa perspectiva, um policial pode ser tão ou melhor gestor que qualquer outro.
Só discordo do posicionamento da Associação quanto ao ponto de já ter “acionado seu departamento jurídico para adoção de medidas para o caso.”.
Sinceramente, penso não haver ou ser necessária qualquer medida judicial ou não, além desta nota, a ser tomada. Não me parece que o comentário do moço desbordou do seu direito de manifestar pensamento, não só garantido pela Constituição, como também, ratificado pela “DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO” (Comissão Interamericana de Direitos Humanos – Organização dos Estados Americanos), em especial, na primeira parte do seu Art. 6º, não podendo ser punido por opiniões genéricas.
Feitos tais registros, parabenizo pela nota. Esse deve ser o papel de nossas organizações de classe, seja de militares, seja civis. Defender e responder pelos seus representados com argumentos.
“de forma preconceituosa, a pessoa identificada por Inácio Augusto de Almeida, residente em Mossoró, lança afirmações ofensivas e discriminatórias quando faz referência à qualificação dos SOLDADOS.”
De forma preconceituosa?
Onde está o preconceito ao afirmar que um soldado é executante e não participa do planejamento das ações?
Vejamos as funções de um soldado de polícia:
” O soldado da PM tem de ser jovem e ter bom condicionamento físico. Esse cargo exige disposição, atenção e reflexos rápidos de seu aspirante e é a porta de entrada para uma carreira na Polícia Militar.
Mas, afinal, o que faz o soldado de polícia militar?
Campo de atuação: a Polícia Militar é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada um dos estados. Seu trabalho é de patrulhamento ostensivo nas ruas, prevenção de crimes e atuação estratégica em situações de confronto (manifestações, passeatas, tentativas de invasões de guerra, confrontos de gangues e afins).”
ONDE ESTÁ ESCRITO QUE UM SOLDADO PARTICIPA DO PANEJAMENTO DAS AÇÕES?
Mais adiante a nota de repúdio diz:
“Talvez o cidadão desconheça, mas temos em nossos quadros Soldado médico, fisioterapeuta, piloto de helicóptero, bacharéis em direito, contadores, engenheiros, veterinários e professores de várias especialidades.”
CONFESSO QUE DESCONHECIA A EXISTÊNCIA DE SOLDADOS MÉDICOS.
Poderiam me informar em que hospital os soldados médicos atendem?
Quanto a ser piloto de helicóptero, basta fazer o curso de pilotagem. No Brasil tem milhares de pilotos de helicóptero que relizaram o curso por puro diletantismo.
Poderiam me informar que soldado piloto de helicóptero exerce esta função dentro da PM do RN ou em qualquer outra PM do Brasil?
Sou sabedor do bom nível de escolaridade dos soldados de polícia. Tanto sou que por diversas vezes me posicionei aqui a favor da concessão de um aumento para esta categoria.
Equivocam-se os autores da nota de repúdio quando dizem que eu desrespeitei a classe.
Leiam o que escrevi no meu comentário:
“Tenho por todos os soldados o maior respeito, pois deles é que depende diretamente a segurança da sociedade. De que adiantaria os oficiais planejarem se não existissem os soldados para executarem?
O que acontece neste imbróglio entre o soldado e o coronel são ressentimentos de fatos pretéritos acontecidos dentro da caserna.”
A realidade é que a APRAM está sendo usada politicamente.
Por que a APRAM até agora não emitiu uma nota lamentando a morte do do cabo que em Parnamirim foi assassinado por bandidos? Até o momento no tópico que trata desta notícia neste blog nenhum comentário foi feito. Muito menos uma nota de pêsames à família enlutada.
Aos valorosos soldados da PM do RN digo que não se deixem levar por pessoas que objetivam apenas fazer da farda um trapézio para saltar em busca de cargo eletivo ou favores outros. E jamais permitam que os usem como massa de manobra para atender interesses escusos de políticos que mudam de lado tal qual tapiocas de feira.
Aos valorosos oficias da PM do RN solicito encarecidamente que esclareçam os seus comandados da real intenção do meu comentário. Comentário que em nenhum momento busquei ofender os soldados da PM.
Aos policiais da PM do RN o meu respeito.
Aos que ontem viviam com salário pequenos e hoje por conta de mandato eletivo desfrutam de um padrão de vida bem melhor, lembro que NÃO TER É RUIM. PIOR É TER E E PERDER.
Encerro confiando que a verdade vai prevalecer.
///
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
SAL GROSSO PRESCREVE EM 2019?
NÃO É POSSÍVEL QUE DEIXEM SAL GROSSO PRESCREVER.
“25 de agosto, mais que uma data, uma comemoração nacional Qua, 24 de Agosto de 2011 16:22 | Escrito por Stephany Domingos | | |
Instituído em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o dia do soldado é comemorado no dia 25 de agosto devido à data de nascimento do Marechal (25 de agosto de 1803), que entrou na história como “o pacificador”, sufocando muitas rebeliões contra o Império.
Considerada a mais baixa graduação da carreira militar, o soldado é o agente executante, militar abnegado e pronto para executar qualquer ordem que lhe seja dada. No Corpo de Bombeiros, é aquele que entra na casa em chamas e que está na linha de frente em todos os combates. Homens e mulheres do fogo, da água, da terra e do ar, com coragem, disciplina, dedicação e grandeza de caráter, os soldados estão prontos para servir a sociedade de acordo com os princípios básicos de hierarquia e disciplina e sempre na busca pelo bem ao próximo.
Para o Soldado BM Iata Pitanga, inserido nas fileiras da Corporação em 2010, o soldado é o pé e a mão no serviço: “Entrei no Corpo de Bombeiros não como um trampolim e sim porque eu me identifico com o serviço que faço com prazer. Estar aqui e poder comemorar esta data é o mesmo sentimento que tenho quando comemoro cada salvamento realizado”, falou o militar.
Fonte: Blog BOMBEIROS (Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas)
////
“Considerada a mais baixa graduação da carreira militar, o soldado é o agente executante, militar abnegado e pronto para executar qualquer ordem que lhe seja dada.”
NÃO HÁ DEMÉRITO NENHUM EM SER UM EXECUTANTE.
Certamente alguém já acostumado a distorcer conversas induziu outra pessoa a entender a palavra EXECUTANTE como aquele que executa outra pessoa. Quem executa outra pessoa é CARRASCO.
Leiam com atenção o que disse o Soldado Iata Pitanga:
“Entrei no Corpo de Bombeiros não como um trampolim e sim porque eu me identifico com o serviço que faço com prazer.”
Duvido o Soldado Iata Pitanga se ofender caso seja chamado de EXECUTANTE.
Estão tentando transformar um problema político em outra coisa.
Ainda bem que os RECURSOS SAL GROSSO serão julgados este ano.
Que os valorosos Soldados da PM do RN não se deixem envolver pelas intrigas de políticos totalmente descompromissados com os interesses maiores da classe.
/////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS AINDA ESTE ANO?
A SOCIEDADE ESPERA QUE SIM.
Apram Institucional adicionou uma nova foto.
10 de fevereiro às 12:06 · Editado ·
NOTA DE PESAR
A Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM) através do seu presidente, Soldado Tony, manifesta profundo sentimento de tristeza e indignação em razão da perda do Cabo PM Estevão, assassinado por criminosos ontem a noite em Parnamirim(RN).
Para o Estado, a morte do Cabo Estevão pode ser apenas mais um número nas estatísticas, no entanto, para a família, foi a perda do esposo, do pai e chefe de família, o que deixa a categoria policial militar indignada e perplexa, se questionando: QUANTOS MAIS TERÃO QUE MORRER?
Na oportunidade convidamos todos os militares para comparecer de camiseta preta em sinal de luto pela morte do Cabo Estevam na Assembleia Geral que será realizada nesta quarta-feira, 11, às 15 horas, no Clube Tiradentes.
Boa noite TonY, voce foi muito feliz ao dar esses esclarecimentos a sociedade, é assim que se deve proceder quando somos questionados. Voce representa um seguimento e ao ser citado nada mais próprio do que um esclarecimento a altura. Mais temos que respeitar a opiniao do seu Inácio.
Parabéns voce foi transparente na sua defesa.
Eu sou funcionário público lotado no HRPM há 18 anos sempre honrando a instituiçao, meus colegas e principalmente a polícia militar onde tenho grandes amigos.
Fui candidato a prefeito desta cidade, e lamento nao ter tido o apoio maciço da corporaçao porque era o melhor nome para administrar esta cidade ao lado de uma boa equipe. A minha proposta nao foi aceita pela maioria da populaçao, talvés por eu ter apresentado um discurso forte no combate a corrupçao quando afirmei que decretaria o fim do TREM DA ALEGRIA, e por nao andar de braços dados com políticos denunciados junto ao Ministério Público, na Vara da Fazenda Pública por improbidade administrativa, Cartel, Corrupçao e outras falcatruas. Mais tenho que respeitar a decisao da maioria. “É A DEMOCRACIA”.
Infeliz é o cidadao que nao tem liberdade de exppressao.
O prefeito acaba de nomear dois novos Secretários, dois Cidadaos de grandes expressoes junto a sociedade, capacitados e que tem serviços prestados e merecem todo o nosso respeito. Espero que tenham muita sorte em suas novas funçoes.
Josivam Barbosa meu amigo pessoal, um talento nato que está no Partido errado, precisa de uma nova agremiaçao, se nao será respingado por aquele que eu já defendi, e tive a sensatez e coragem de deixar nos primeiros momentos de desvio de comportamento, acusacoes consistente de corrupçao e formaçao de quadrilha. Estou falando do PT.
Josivan já demonstrou que a educaçao para ele vai ficando para trás, já nao é mais tao atrativa como antes, e está claro que pretende seguir na política visando uma oportunidade que com certeza vai chegar. Só precisa ser mais autentico, tem potencial e talento para isso. Mais tem que esperar a hora certa. A ansiedade é perigosa para quem quer voar alto. Talvés esteja tentando mostrar que tem competencia, e mostrar serviço quando aceita sem pestanejar o convite para ser Secretário de uma administraçao que ainda nao se confirmou.
Alvibar dispensa comentários, um grande comandante, que desfalca a corporaçao ao assumir a Secretaria de Segurança Pública Municipal,” As vezes fico imaginando como é atrativo ser homem público, já que muitos profissionais deixam sua vida tranquila, o seio familiar, e até o salário gordo para viver sob o crivo da populaçao, e o julgamento inevitavel”.
Alguns Secretários da atual administraçao tem este perfil. Será apenas o desejo de servir a populaçao, pousar na mídia, ou tem algo mais.
Agora Tony Magno Fernandes Nascimento me tira uma dúvida.
Eu pensava que só militares da reserva podiam exercer cargos civis. O que diz o Regimento Militar sobre militares da ativa exercer cargos civis, nao sao incompatíveis com a funçao militar. E se for permissível, que salário o militar vai receber: o de policial, o da nova funçao, ou os dois.
Que situaçao quebra o regimento.
Um grande abraço.
Cinquentinha
Como posso eu ser acusado de preconceituoso por alguém em relação a uma classe laboriosa como a dos PMs?
O Major Correia Lima é testemunha da minha preocupação com os baixos salários pagos aos policiais do RN. Quando apresentei ao Major as minhas sugestões para diminuir a violência em Mossoró, um dos principais itens da proposta era o PAGAMENTO DE UMA GRATIFICAÇÃO POR RESULTADO, sugestão esta logo apoiada pelo Major Correia Lima.
Infelizmente o PAGAMENTO DA GRATIFICAÇÃO POR RESULTADO foi modificado por quem se apropriou das minhas ideias e apresentou, dias depois, uma projeto para a segurança como sendo de sua autoria onde trocou GRATIFICAÇÃO por BÔNUS.
A ideia de pagar GRATIFICAÇÃO, transformada em BÔNUS, aos policiais, FOI MINHA!
Se isto é mentira, que o Major Correia Lima me desminta.
Como posso eu ter preconceito contra esta categoria se lutei pelo pagamento de uma GRATIFICAÇÃO para os que se dedicam a manter a segurança da cidade?
Como posso eu ter preconceito contra esta categoria se por dezenas de vezes já escrevi aqui que é necessário acontecer a ISONOMIA da PM do RN com a PM do DF?
Agora eu pergunto?
Quando, em que tempo, os que me acusam de preconceituoso apresentaram algum projeto ou fizeram alguma reivindicação para beneficiar esta categoria merecedora de todo o nosso respeito?
Que os oficiais da PM lotados em Mossoró esclareçam este ponto aos seus comandados.
Que o novo Secretário de Segurança Pública de Mossoró faça o mesmo.
É o que eu peço em nome da verdade.
Morreu em Parnamirim um cabo da PM. Foi assassinado por bandidos. Você, Cinquentinha, leu alguma nota de pesar emitida por alguma associação de classe?
Você me conhece e sabe que eu sou totalmente desprovido de preconceito. Seja contra quem for. Não tenho preconceito de nenhuma espécie.
Ao ter amigos negros. respeitar a preferêncisa sexual dos homossexuais e defender como defendo os mais pobres, mostro que preconceito não tenho.
Como Cristão, jamais poderei abrigar em meu coração qualquer tipo de preconceito.
Se quiserem me processar por preconceito, tudo bem.
Como jornalista sei que isto faz parte do ofício.
O que não conseguirão jamais é fazer com que eu me cale quanto ao julgamento SAL GROSSO, mesmo que nestas tentativas tentem usar, desvirtuando o sentido das minhas palavras, toda uma categoria contra mim.
Como em breve os recursos SAL GROSSO serão julgados, este tipo manobra cessará.
////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTE ANO?
OS RECURSOS SAL GROSSO PRESCREVEM EM 2019?
UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.
Eu não conheço nenhum ”Soldado Médico”. Conheço sim, Capitão Médico. Mas, se essa nota estiver correta, aconselho aos ”Soldados Médicos” a ingressarem no Programa Mais Médicos. Não tenho a menor duvida de que, o salario por lá deve ser N vezes maior que o salario de um ”Soldado Medico” pago pela policia do RN.
Ou será que todos nós interpretamos a nota de forma incorreta?
Vai ver que a nota se referiu aos ”’nomes de guerra” dos Soldados.
Soldado Medico, Soldado Engenheiro, Soldado Fisioterapeuta, Soldado Veterinário, Soldado Piloto de Helicóptero (Esse ai tem dois nomes de guerra. Deve ser uma fera).
– Soldado Bacharel em Direito. Faça dez abdominais com apenas um braço.
– Sim sinhô, Sargento. É pra já.
1, 2, 3, 4, 5, 6…….
Mais esquisito ainda é que, com tantos ” Soldados professores de várias especialidades” em seus quadros, a nota tenha saído com muitos erros de Português.
Inácio, você respondeu e matou a pau.
PA-RA-BENS.
Por favor me respondam.
Militares da ativa pode assumiu uma funçao civil, e qual o salário que vai receber o de policial ou o do novo cargo. Na reserva eu sei que pode.
Há! Nao vejo com bons olhos militares de maos dadas com políticos denunciados.
É minha opiniao, respeitem.
Parabéns Tony, parabéns Jadson…valorosos SOLDADOS!
Vocês me representam!!!
VIVA A DEMOCRACIA! APESAR DE O PT DESEJAR REGULAR A IMPRENSA.