sexta-feira - 25/07/2025 - 14:24h
Eleições 2026

Pesquisa estadual TCM/TSDois será divulgada na próxima semana

Banner de divulgação

Banner de divulgação

Por Vonúvio Praxedes (Diário Político)

Em mais uma parceria do Grupo TCM com a empresa TSDois Pesquisas tem início uma série histórica de levantamentos sobre o cenário eleitoral do Rio Grande do Norte com foco nas eleições de 2026. O primeiro estudo vai ouvir 1.700 eleitores entre os dias 23 e 26 de julho, abrangendo todas as regiões e microrregiões do estado. Os eleitores respondem sobre intenção de voto para Presidência, Governo do Estado, as duas vagas em disputa ao Senado Federal, Deputado Federal e Deputado Estadual.

A pesquisa será divulgada na quarta-feira (30), às 20h15, dentro do programa especial TCM Pesquisa com apresentação dos jornalistas Moisés Albuquerque e Vonúvio Praxedes.

Com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa foi cuidadosamente estruturada para representar fielmente o eleitorado potiguar. A distribuição dos questionários considerou a densidade eleitoral de cada território, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, a amostragem respeitou cotas de sexo, faixa etária e escolaridade, conforme as estatísticas oficiais do TSE, e também incorporou o critério de renda, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento deve balizar e movimentar as análises sobre intenções de voto, avaliação de governo e cenário político-eleitoral no Rio Grande do Norte.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 25/07/2025 - 12:26h
Exposição

“Vozes Negras da Ufersa” tem lançamento hoje em Mossoró

Banner de divulgação

Banner de divulgação

Será inaugurada hoje, sexta-feira (25), às 18h, na Pinacoteca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Oeste, em Mossoró-RN, a exposição fotográfica “Vozes Negras da Ufersa: Mulheres que resistiram, chegaram e permaneceram”. A mostra, que segue aberta ao público até o dia 18 de agosto, celebra a trajetória de mulheres negras que atuam e transformam o cotidiano da universidade.

A exposição reúne retratos que dão visibilidade a histórias de luta, conquista e permanência de mulheres negras no ambiente acadêmico, resgatando suas experiências e contribuições para a construção de uma universidade mais plural, diversa e justa. A iniciativa é também uma convocação à reflexão sobre o papel da mulher negra na educação pública e na luta por equidade racial.

A exposição também será realizada nos demais campi da Ufersa e reforça o compromisso dos segmentos da universidade  com o combate ao racismo e à invisibilização histórica de vozes fundamentais.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

A atividade conta com o apoio da Associação dos Docentes da UFERSA (ADUFERSA) e do ANDES-Sindicato Nacional, fortalecendo o compromisso com a valorização da diversidade e o respeito à dignidade humana em todos os espaços da universidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet
sexta-feira - 25/07/2025 - 11:20h
Operação Punhal Verde e Amarelo

General confirma plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Fernandes fez confissões estarrecedoras (Foto: Iac Nóbrega/PR)

Fernandes fez confissões estarrecedoras (Foto: Iac Nóbrega/PR)

O general Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), confessou ter sido o autor do plano que pretendia assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Batizado de operação “Punhal Verde e Amarelo”, o plano previa que soldados das forças especiais do Exército, conhecidos como “Kids Pretos”, executassem a missão.

A Polícia Federal descobriu que alguns agentes chegaram a ir a campo decididos a executar a operação, que acabou sendo abortada. (CNN Brasil)

Mário Fernandes fez a confissão em depoimento ao STF nesta quinta-feira (24). O general confirmou que imprimiu o plano, mas afirmou que fez isso apenas por costume pessoal, já que não gosta de ler textos em telas. De acordo com ele, após ser impresso, o plano não foi compartilhado com ninguém. Fernandes disse que destruiu a impressão sem mostrá-la a ninguém e classificou sua elaboração como “pensamentos digitalizados”. (g1)

A investigação da Polícia Federal apontou que ao menos três cópias do plano foram impressas no Palácio do Planalto e que, logo em seguida, Mário Fernandes teria ido para o Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente da República.

O general confirmou que usou uma impressora em seu gabinete, mas negou ter compartilhado as cópias com qualquer pessoa. “Eu acredito que não seja o único funcionário público que faça isso eventualmente. Imprimi porque estava ali”, disse. (Estadão)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sexta-feira - 25/07/2025 - 08:20h
Operação Desvirtuados

Polícia Civil caça em Mossoró PM’s cearenses envolvidos em crimes

Forças policiais do RN tiveram apoio de Bope do Ceará (Foto: reprodução do BCS)

Forças policiais do RN tiveram apoio de Bope do Ceará (Foto: reprodução do BCS)

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (25), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou a “Operação Desvirtuados”, coordenada pela 15ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Mossoró (DHPP/Mossoró) e pela Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR/Mossoró). Ao todo, mais de 20 policiais civis participaram da ação, que teve como alvos três policiais militares da ativa do Estado do Ceará.

Na oportunidade, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça potiguar.

A operação decorre da investigação de um roubo circunstanciado com emprego de arma de fogo, restrição de liberdade das vítimas e concurso de agentes, ocorrido no dia 20 de maio deste ano, no bairro Alto do Sumaré, em Mossoró, além de um homicídio praticado no mesmo dia no bairro Abolição 5 e, ainda, disparos de arma de fogo contra estabelecimentos comerciais e residenciais no abolição 4, também em Mossoró/RN.

A ação contou com apoio operacional das 10ª e 16ª DHPPs de Mossoró, da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/Mossoró), da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE/Mossoró), da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Mossoró), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Outros detalhes serão divulgados em breve.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 24/07/2025 - 19:22h
Caícó

Dr. Tadeu recebe Allyson como “o melhor prefeito do RN”

A “Feirinha de Sant’ana”, padroeira de Caicó, novamente é um acontecimento com grande público e muita diversidade social e política.

Promovida nesta quinta-feira (24), ele oportunizou vários encontros. Um deles, do prefeito anfitrião Dr. Judas Tadeu (PSDB)  com o prefeito mossoroense Allyson Bezerra (UB)

Convidado de Tadeu, Bezerra agradeceu a acolhida e foi definido pelo colega gestor como “o melhor prefeito do RN.”

Os bastidores ferveram. Depois eu conto.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 24/07/2025 - 17:44h
Ciência, tecnologia e inovação

Funcitern vai inaugurar sua nova sede na sexta-feira, às 18h

Rafael Rodrigues é diretor-presidente da Funcitern (Foto: Reprodução)

Rafael Rodrigues é diretor-presidente da Funcitern (Foto: Reprodução)

A Fundação para o Desenvolvimento  da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do RN (FUNCITERN) vai inaugurar sua nova sede.

Será às 18 horas dessa sexta-feira (25), à Avenida Professor Antônio Gomes, 144, bairro Costa e Silva, em Mossoró.

A entidade conduzida pelo diretor-presidente Rafael Rodrigues nasceu em 2014, com finalidade de apoiar projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Através de parcerias com setores públicos e privados, a Funcitern desenvolve projetos que impactam em vários setores, como meio-ambiente, saúde, educação, cultura e desenvolvimento econômico.

A entidade já captou mais de 145 milhões de reais para aplicação em mais de 130 projetos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 24/07/2025 - 14:38h
Mossoró

Caminhão danifica adutora e compromete abastecimento de água

Caminhão danificou sistema importante para abastecimento de água em Mossoró (Foto Reprodução)

Caminhão danificou sistema importante para abastecimento de água em Mossoró (Foto Reprodução)

Um caminhão danificou a tubulação da adutora Jerônimo Rosado na manhã desta quinta-feira (24). O motorista perdeu o controle na BR-304, na altura da entrada para Serra do Mel, colidindo com a adutora. Cinco bairros de Mossoró, comunidades rurais e a Vila Guanabara em Serra do Mel tiveram o abastecimento suspenso.

A previsão é reparar todos os danos até à noite desta sexta-feira (25), quando o sistema será religado. A recomendação é que a população utilize água de forma racional e armazene de forma segura, enquanto durar o reparo e a normalização no envio de água.

Em Mossoró, os bairros afetados são: Paredões, Barrocas, Bom Jardim, Dom Jaime Câmara e Nova Betânia. Para a zona urbana de Mossoró, devido a necessidade de pressurização da rede e o deslocamento da água ao longo da tubulação, após o sistema ser religado são necessárias até 72 horas para normalização das áreas afetadas.

As comunidades rurais de Mossoró que tiveram suspensão no envio de água são: Espinheirinho, Hipólito I e II, Palheiros, Curral de Baixo, Quixaba, assentamento Paulo Freire, além da Vila Guanabara em Serra do Mel. Com a retomada do abastecimento durante à noite de sexta-feira (25), o prazo de normalização é de até 48 horas para estas áreas.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 23/07/2025 - 23:52h

Pensando bem…

“Muitos homens cometem o erro de substituir o conhecimento pela afirmação de que é verdade aquilo que eles desejam.”

Bertrand Russell

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 23/07/2025 - 23:46h
RN

PSDB deve ter desnutrição maciça com mudança de comando

PSDB - Tucano, logomarcaA possível migração do presidente estadual do PSDB e da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira, para o MDB, deve provocar uma desnutrição acelerada e maciça da legenda em território potiguar.

Cabe ao senador Styvenson Valentim cuidar do espólio. Desde que se filiou à sigla em 1º de fevereiro deste ano (veja AQUI), já ficou certa a sua ascensão à presidência.

Sua pouca habilidade como dirigente do Podemos, onde estava anteriormente, é prenúncio do que remanescentes ‘tucanos’ podem ter muitos problemas sob sua tutela. Algo muito delicado, principalmente em ano eleitoral.

Nas eleições municipais do ano passado, o PSDB já teve um abalo em relação ao pleito de 2020. Elegeu apenas 15 prefeitos, enquanto que em 2020 tinha somado 31.

Também viu a debandada de quatro deputados estaduais para o PL no dia 29 de novembro do ano passado (veja AQUI): José Dias, Gustavo Carvalho, Tomba Farias e Doutor Kerginaldo.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 23/07/2025 - 23:26h
2026

Não é tempo de chapa

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Tem sido abundante na capital e no interior, a produção de chapas majoritárias para 2026.

A cada semana aparece algo novo ou nem isso.

Aqui e acolá, tudo é arrumado conforme a conveniência de quem espalha ou daquele que encomendou a “escalação.”

Mais do que opinião ou fato real, manifestações de vontade.

Melhor não levar nada disso a sério. Não é tempo de chapa.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
  • Repet
quarta-feira - 23/07/2025 - 22:28h
7 a 10 de Agosto

Festa do Bode terá espaço especial para produtos da agricultura familiar

Reunião define mais detalhes sobre comercialização dos produtos (Foto: Wilson Moreno)

Reunião define mais detalhes sobre comercialização dos produtos (Foto: Wilson Moreno)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realiza nesta quinta-feira (24) reunião com os agricultores familiares que vão expor seus produtos na Festa do Bode 2025. A maior caprifeira do Rio Grande do Norte ocorrerá de 7 a 10 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá.

O encontro será na sede da Secretaria de Agricultura, a partir das 8 horas. O momento discutirá a organização do espaço, como estrutura dos estandes, logística dos produtos, divulgação conjunta e novas oportunidades.

“Vamos nos reunir nesta quinta-feira com os agricultores familiares para planejarmos o espaço onde eles vão participar da Festa do Bode deste ano. Discutiremos neste encontro todo o planejamento para este espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar”, explicou Raniere Barbosa, que coordenará a reunião com os agricultores.

A festa é promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e faz parte do Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
quarta-feira - 23/07/2025 - 21:42h
Mossoró

Feira de Vinil e Afins lembra Cazuza no próximo sábado

Banner de divulgação

Banner de divulgação

A Feira de Vinil e Afins de Mossoró, que reúne colecionadores e vendedores de discos de vinil e antiguidades em geral, chega a mais uma edição no próximo sábado (26). O encontro terá início às 18h e marca oficialmente a migração da Feira para o Cafezal Café e Bistrô (no Memorial da Resistência, Avenida Rio Branco, Centro), parceiro da iniciativa.

Uma das atrações desse sábado será o tributo ao cantor-compositor Cazuza, lembrando os 35 anos do s eu falecimento, em 1990. A cantora mossoroense Val Montenegro vai se apresentar nessa homenagem musical.

O acesso é gratuito a e na apresentação musical é gratuita.

A Feira de Vinil de Mossoró é organizada pelo Clube do 5, coletivo de colecionadores e vendedores de discos de vinil de Mossoró. Além da parceria com o Cafezal Café e Bistrô,  a Feira também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, que tem dado suporte logístico à iniciativa.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet
quarta-feira - 23/07/2025 - 17:36h
Apodi

MP quer que prefeitura anule pregão por suspeita de irregularidades

MP identifica que prefeitura teve procedimento com vícios (Foto: sede da prefeitura/Josemário Alves)

MP identifica que prefeitura teve procedimento com vícios (Foto: sede da prefeitura/Josemário Alves)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Apodi anule um pregão eletrônico que apontou vícios que comprometem sua legalidade e isonomia. A licitação tinha como objetivo a contratação de uma empresa para realizar o serviço de transporte intermunicipal de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus acompanhantes, atendendo a uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi.

A recomendação da 2ª Promotoria de Justiça de Apodi busca invalidar todo o processo devido à identificação de cláusulas consideradas irregulares e restritivas à competição.

A motivação para a ação do MPRN surgiu da análise do edital, que continha exigências de qualificação técnica consideradas ilegais. Em especial, a cláusula 6.3.3 obrigava as empresas a comprovarem, já na fase de habilitação, que seus motoristas possuíam experiência em transporte de pacientes, uma condição que, segundo o MPRN, restringe a participação e pode direcionar o resultado.

Durante a apuração, constatou-se que as exigências aplicadas no certame foram ainda mais rígidas do que as previstas no edital. Das 13 empresas que disputavam o contrato, 12 foram inabilitadas sob a justificativa de não terem apresentado certificados de cursos de direção defensiva e primeiros socorros para os motoristas, um requisito que não estava expressamente descrito na cláusula de qualificação técnica do edital.

Privilégio

Sobre a empresa habilitada e declarada vencedora, o MPRN apontou fortes indícios de privilégio, uma vez que a empresa apresentou os documentos que levaram à desclassificação das demais concorrentes. Além disso, a investigação verificou que as atividades econômicas da empresa, como construção civil e obras de engenharia, são incompatíveis com o serviço de transporte de pacientes a ser contratado.

A atuação do MPRN visa proteger o interesse público e garantir a correta aplicação dos recursos da saúde. Ao impedir uma contratação com indícios de direcionamento e com uma empresa cuja qualificação técnica para o serviço é questionável, a medida busca assegurar que o transporte de pacientes em Apodi seja realizado de forma segura, eficiente e com o melhor custo para a administração pública.

A Prefeitura tem o prazo de cinco dias úteis para comprovar a anulação do pregão. O MPRN também orientou que um novo processo licitatório seja realizado sem as cláusulas restritivas e que a Prefeitura se abstenha de incluir exigências semelhantes em futuras licitações. O não cumprimento da medida poderá resultar na adoção de ações judiciais.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
quarta-feira - 23/07/2025 - 16:46h
Justiça Eleitoral

Fraude na cota de gênero altera câmaras em dois municípios

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

O juiz Raniel Bezerra Pereira Filho, titular da 62ª Zona Eleitoral com sede em João Câmara, realizou nesta segunda-feira (21) a retotalização dos votos para vereador das cidades de Bento Fernandes e Poço Branco. Seguiu a decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

A retotalização advém do Recurso Eleitoral nº 0600374-71.2024.6.20.0062, que reconheceu a prática de fraude à cota de gênero por parte do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) nas Eleições Municipais de 2024 no Município de Bento Fernandes/RN, bem como nos Recursos Eleitorais nºs 0600371-19.2024.6.20.0062 e 0600373-86.2024.6.20.0062, que também admitiu a prática de fraude à cota de Gênero, desta vez, por parte do Partido Progressista (PP) nas Eleições Municipais de Poço Branco/RN.

Assim, houve a determinação de nulidade dos votos do partido e a retotalização dos resultados, com repercussão na composição dos eleitos ao cargo de vereador em ambos municípios.

Após as retotalizações dos votos feitas pelo Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT) foram proclamados eleitos os seguintes candidatos:

Bento Fernandes/RN

Josivan Goveia da Silva, candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB sob o nº 45444, tendo obtido 129 votos.

Poço Branco/RN

. José Santos da Cunha, candidato pelo UNIÃO BRASIL sob o nº 44444, tendo obtido 475 votos.

. Ítalo Rodrigues Dantas, candidato pelo UNIÃO BRASIL sob o nº 44222, tendo obtido 403 votos.

. Elionay Barbosa da Silva, candidata pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB sob o nº 45444, tendo obtido 361 votos.

A diplomação dos novos eleitos será realizada no dia 25/07/2025, às 12h no Fórum Eleitoral de João Câmara/RN

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 23/07/2025 - 09:30h
Jabuti Acadêmico

Alexandre de Moraes concorre ao maior prêmio literário do Brasil

Livro de Alexandre de Moraes (Reprodução do BCS)

Livro de Alexandre de Moraes (Reprodução do BCS)

Em meio às polêmicas envolvendo sua atuação contra Jair Bolsonaro (PL), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, recebeu uma boa notícia nessa terça-feira (22).

Seu livro “Democracia e redes sociais: o desafio de combater o populismo digital” foi indicado como um dos finalistas do Jabuti Acadêmico, prêmio da Câmara Brasileira do Livro (CBL) que contempla obras científicas. O Jabuti é maior estandarte literário do país.

A apresentação é do ex-presidente Michel Temer e o prefácio do ex-ministro Celso de Mello.

Concorrem com Moraes a historiadora Lilia Schwarcz, a crítica literária Eurídice Figueiredo, o economista e ex-ministro da Fazenda Carlos Bresser-Pereira e o físico Marcelo Gleiser.

As informações são de O Globo, G1 e UOL.

Nota do BCS – Adquiri a obra há alguns dias – em formato virtual, na plataforma Kindle/Amazon, leitura que transcorre com atenção amiúde. Nos meus tempos de faculdade, o autor – muito antes de ser ministro do STF – sempre foi referência no elenco bibliográfico de Direito Constitucional. Seu livro adotado Brasil afora já está na 41ª edição. Um fenômeno.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Política
quarta-feira - 23/07/2025 - 08:26h
Medidas cautelares

Moraes pode decretar prisão de Bolsonaro se enxergar desobediência

Jair Bolsonaro esperava manifestação no Congresso Nacional que está em recesso (Foto: Mateus Bonomi/AGIF via AFP)

Jair Bolsonaro esperava manifestação no Congresso Nacional que está em recesso (Foto: Mateus Bonomi/AGIF via AFP)

Do Canal Meio e outras fontes

O dia seguinte à ameaça de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo ministro do STF Alexandre de Moraes foi de expectativa para uns e apreensão para outros. Moraes afirmou, no despacho em que pedia explicações aos advogados de Bolsonaro, que o ex-presidente havia descumprido as medidas cautelares impostas pelo Supremo na sexta-feira, que o proibiam de acessar as redes sociais.

Na segunda-feira, Moraes reiterou a decisão e afirmou que Bolsonaro não poderia sequer dar entrevistas, sob o risco de que elas fossem transmitidas nas redes, o que caracterizaria um uso indireto das plataformas digitais.

Pouco antes do prazo de 24 horas estipulado por Moraes, os advogados de Bolsonaro apresentaram as explicações requeridas pelo ministro. Alegaram que o ex-presidente não sabia que estava proibido de conceder entrevistas e garantiram que ele se manteria calado dali em diante. (UOL)

Moraes deve analisar hoje as alegações da defesa de Bolsonaro. Segundo analistas, o ministro tem duas alternativas: encaminhar o caso à Procuradoria-Geral da República para que emita um parecer ou decidir sozinho. Caso avalie que as respostas não são suficientes, ele pode decretar a prisão do ex-presidente. (g1)

Bolsonaro parece ter entendido o recado de Alexandre de Moraes. Nessa terça-feira (22), o ex-presidente não apareceu publicamente. Pela manhã, cancelou uma ida à Câmara dos Deputados para se encontrar com parlamentares aliados. Depois, foi para a sede do PL, onde passou todo o dia em reunião com seus interlocutores mais próximos e com seu filho caçula, o vereador por Balneário Camboriú (SC), Jair Renan. (Globo)

Sem poder se manifestar, Bolsonaro esperava que seus aliados no Congresso usassem as tribunas em sua defesa. Parlamentares próximos ao ex-presidente afirmaram que não entrariam em recesso e marcaram sessões nas comissões de Segurança Pública e Relações Exteriores. A ideia era usar o espaço para, oficialmente, defender Bolsonaro e criticar a atuação de Alexandre de Moraes. Mas a estratégia fracassou. Na manhã de terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou um ato proibindo, até 1º de agosto, as reuniões das comissões da Casa. (Folha)

Filho tenta um atalho

Enquanto o pai se vê ameaçado de prisão, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) segue em busca de uma saída para não perder o mandato, enquanto continua nos Estados Unidos fazendo lobby contra o governo brasileiro. Nesta terça-feira, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), indicou que poderia nomear Eduardo para uma secretaria estadual, o que justificaria sua ausência no Congresso. (Valor)

Ato contínuo, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), entrou com um pedido no STF para que o ministro Alexandre de Moraes conceda uma medida cautelar que impeça Eduardo Bolsonaro de assumir uma secretaria estadual no Rio. Lindbergh argumenta que a nomeação teria como único objetivo a manutenção do mandato de Eduardo e a garantia de sua permanência nos Estados Unidos. (CNN Brasil)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet
terça-feira - 22/07/2025 - 23:52h

Pensando bem…

“Chato: indivíduo que tem mais interesse em nós do que nós temos nele.”

Millôr Fernandes

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 22/07/2025 - 22:50h
Flim

Cordel dará mais brilho à Feira do Livro de Mossoró 2025

Cordel é uma das mais legítimas manifestações culturais do Nordeste (Reprodução)

Cordel é uma das mais legítimas manifestações culturais do Nordeste (Reprodução)

Neste ano, nenhum estudante voltará da Feira do Livro de Mossoró de mãos vazias. Como gesto simbólico e inspirador, será distribuído gratuitamente um cordel especial a todos os alunos visitantes do evento.

Com versos do poeta mossoroense José di Rosa Maria e capa ilustrada por uma belíssima xilogravura de Jefferson Campos, a obra resgata a memória afetiva e cultural da feira, homenageando os autores que ajudaram a construir sua história.

O cordel é uma verdadeira ode à Feira do Livro, que completa 20 anos de existência, e exalta a força transformadora da leitura, o papel dos professores, o entusiasmo dos estudantes e a presença marcante de escritores locais. Em especial, presta tributo aos poetas Luís Campos e Antônio Francisco, pilares da poesia popular e figuras centrais da trajetória do evento.

“Essa iniciativa é um compromisso da Feira do Livro de Mossoró com o acesso à cultura e com a valorização da identidade local. Ao receberem o cordel, os estudantes levarão para casa mais do que um presente: uma semente de encantamento pelas palavras, pela arte e pelo conhecimento”, ressalta Rilder Medeiros, Coordenador da Flim 2025.

Serão distribuídas 10 mil unidades desse cordel, edição especial para a Flim 2025. Além de celebrar o passado, a publicação também aponta para o futuro, destacando a importância da formação de novos leitores e artistas — como os jovens cordelistas e xilogravuristas que despontam nas oficinas da feira.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 22/07/2025 - 22:20h
PL

Rota 22 passa pela região Agreste do RN

Evento teve sequência em Passa e Fica nesta terça-feira (Foto: PL/RN)

Evento teve sequência em Passa e Fica nesta terça-feira (Foto: PL/RN)

O Projeto Rota 22 chegou em Passa e Fica (RN) e o encontro foi na pousada Manaím, nesta terça-feira (22). “Foi o momento para trocar ideias, compartilhar conhecimento e construir juntos um futuro melhor para o RN, como foco na região Agreste”, informa o Partido Liberal (PL) do RN.

O prefeito de Passa e Fica, Flaviano Lisboa, em sua fala, na oficina, chamou atenção para um dos propósitos do PL: a profissionalização dos jovens. “Isso para que tenham autonomia e busquem empreender. Para que não dependam do assistencialismo e sejam donos da própria vida”, disse.

O prefeito de São José do Campestre, Eribaldo Lima, participou da oficina e lamentou a demanda por água potável. “O município, principalmente, na área rural tem uma situação muito delicada”, relatou.

Goianinha

Nessa quarta-feira (22), o encontro ocorre em Goianinha (RN), no Mirante do Vale Restaurante.

No dia 2 de agosto haverá o grande Seminário, em Santo Antônio, reunindo lideranças do Agreste, Trairí e Potengi. Na agenda do Projeto Rota 22, ainda tem oficina em Parnamirim, no dia 6 de agosto, em Extremoz, no dia 7 de agosto, e Seminário da Região Metropolitana, em Natal, no dia 16 de agosto.

O Rota 22 é uma iniciativa do PL em parceria com o Instituto Álvaro Valle, que fechou o primeiro semestre com 20 eventos realizados no Estado, sendo 16 oficinas e 4 seminários abrangendo todas as regiões do RN.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 22/07/2025 - 21:20h
Vale a pena

Duas ótimas entrevistas sobre a tensa política nacional

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Acesse o portal UOL e veja duas ótimas entrevistas dessa terça-feira (22).

Jornalistas conversam com o professor de Direito Penal da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Davi Tangerino, e com o deputado federal paulista Guilherme Boulos (Psol).

Abordagens com opiniões e análises que colaboram para entendermos melhor sobre decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), postura do clã Bolsonaro, relações entre poderes, política internacional do governo Donald Trump, soberania nacional e efeitos do tarifaço dos EUA na luta eleitoral brasileira.

Vale a pena. De alto nível.

Links abaixo:

Davi Tangerino

Guilherme Boulos

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - Sal & Luz - Julho de 2025
terça-feira - 22/07/2025 - 18:42h
Assembleia geral

Servidores do Detran/RN decidem greve por tempo indeterminado

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) aprovaram, em assembleia geral realizada nesta terça-feira (22), a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 28 de julho (segunda-feira).

A decisão foi formalizada por meio de ofício encaminhado ao diretor-geral do órgão, Jonielson Pereira de Oliveira.

A paralisação ocorre diante da falta de avanços nas negociações com o Governo do Estado e com a Direção do Detran-RN.

Entre os principais pontos de insatisfação da categoria estão a ausência de resposta sobre a recomposição do Auxílio Alimentação (cuja discussão estava prevista para janeiro de 2025, conforme acordo firmado em 2024) e a falta de diálogo sobre os demais itens da pauta de reivindicações deste ano.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 22/07/2025 - 12:36h
Está escrito

Qualquer um será alcançado pela “democracia” do STF

Arte ilustrativa produzida com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa produzida com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Testemunhando esse arremedo de democracia em que vivemos, logo vem à memória um conceito magistral sobre o tema, cunhado por Millôr Fernandes:

– “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.”

O protagonismo judicial invadiu a seara da política e mexe com todos os brasileiros. Assuntos de governo, de Estado e da rotina nacional estão totalmente tutelados por excessos de quem devia dar limites. “O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”, lembra o Lord Action.

Alguns gargalham e vibram, outros rosnam e espumam de ódio.

Mas quase ninguém reage de forma racional. Vivemos num país dividido, de manadas ensandecidas e sentimentos primitivos que prevalecem em relação ao bom senso e respeito comum.

Quem ousa raciocinar e ponderar, pedir o mínimo de equilíbrio e zelo à Constituição, é desprezado ou enxovalhado moralmente. Típico argumento dos sem argumento.

O que ocorreu com Lula da Silva (PT) lá atrás, com turbas do contra e a favor, repete-se com Jair Bolsonaro. Quem chorava, agora dar risadas; e vice-versa.

Um ex-presidente sem qualquer condenação transitado em julgado ganha tornozeleira, é impedido de falar, de usar suas redes sociais e de ser entrevistado. Conteúdo seus já veiculados em suas mídias também sofrem garroteamento.

Por tabela, a imprensa não pode entrevistá-lo. Um réu em processo judicial gravíssimo que trata sobre denúncia de trama para golpe de Estado, simplesmente deixa de ser fonte e tem suprimido o amplo direito à autodefesa.

Amanhã, qualquer um será alcançado. Uns vão rir, outros chorar. E seguiremos sem aprender as lições que casos como esses deixam espalhados por aí, na própria superfície dos acontecimentos.

P.S – Millôr Viola Fernandes foi desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Nasceu em 1923 e faleceu em 2012 no Rio de Janeiro. Gênio, que se diga.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.