“Compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além.”
Hipátia
Jornalismo com Opinião
“Compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além.”
Hipátia

Comércio é um dos principais segmentos à contratação (Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS)
Conforme estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) – veja AQUI, o Brasil deve registrar cerca de 535 mil contratações temporárias no 4º trimestre de 2025, um aumento expressivo de 7,5% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento é impulsionado por datas comerciais importantes, como Black Friday, Natal e o início das férias escolares, com destaque para os setores de indústria (50%), serviços (30%) e comércio (20%).
O levantamento ainda indica que as contratações temporárias devem ter uma duração média de 2,5 meses (2,9 meses nas capitais), e 47% das companhias planejam efetivar profissionais após o período.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quase metade das empresas (47%) desses segmentos tendem a reforçar equipes para a demanda extra do fim do ano, enquanto 22% devem repor vagas por rotatividade e outros 20% buscam melhorar a qualidade do serviço.
O trabalho temporário se apresenta como uma solução estratégica essencial para empresas que precisam lidar com o aumento sazonal na demanda sem comprometer seus recursos financeiros ou a eficiência operacional. Durante períodos de alta, como Black Friday, Natal e férias escolares, as empresas enfrentam a necessidade de expandir rapidamente sua força de trabalho para atender ao fluxo elevado de consumidores, manter a qualidade dos serviços e alcançar metas comerciais.
Nesse contexto, a contratação temporária permite maior flexibilidade, possibilitando que as empresas ajustem seus quadros de colaboradores de forma ágil, sem os compromissos a longo prazo de um contrato efetivo. Ao mesmo tempo, o trabalho temporário oferece uma oportunidade valiosa para trabalhadores entrarem ou retornarem ao mercado de trabalho.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Do Novo Notícias
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (SEBRAE/RN), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), iniciou nessa segunda-feira (10), uma famtour voltada a agentes e guias de turismo que atuam com receptivo e emissivo.
A ação tem como objetivo promover e fortalecer a Rota das Cavernas, novo produto turístico que integra atrativos naturais dos municípios de Martins, Apodi, Felipe Guerra, Mossoró e Baraúna. A programação segue com visitas técnicas aos principais pontos do roteiro.
Entre os atrativos visitados, o primeiro deles foi a Casa de Pedra, em Martins. Considerada a segunda maior caverna de mármore do Rio Grande do Norte e uma das maiores do Brasil, a Casa de Pedra impressiona pela grandiosidade da montanha que a abriga e pelo seu amplo salão principal.
Ainda são previstas visitas ao Lajedo de Soledade, em Apodi; ao Olheiro e às cavernas de Felipe Guerra; ao Abrigo do Letreiro e à Furna Nova, além do Parque Nacional da Furna Feia, em Baraúna.
De acordo com Yves Guerra, gestor de Turismo do Sebrae-RN, a iniciativa aproxima operadores especializados em ecoturismo e turismo de aventura, ampliando o conhecimento sobre roteiros, equipamentos e serviços disponíveis.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Recado especial do padre João Carlos para Mossoró!
Convite aceito: ele fará o Show de Abertura da Festa de Santa Luzia 2025!
Em mensagem de vídeo veiculada à noite desta terça-feira (11), em redes sociais da Paróquia de Santa Luzia, João Carlos anuncia que estará cantando ao lado de sua banda na cidade.
É no dia 30 de Novembro, após a Caminhada Luminosa e a Santa Missa, já à noite, no adro da Catedral de Santa Luzia de Mossoró (veja AQUI).
Um momento de fé, música e celebração do Ano Santo do Jubileu da Esperança.
🎥 @paroquiasantaluziamossoro
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

A médica veterinária Allany Medeiros é servidora aprovada no concurso da PMM em 2007 (Foto Wilson Moreno)
A Prefeitura de Mossoró realizou na primeira semana de novembro a 3ª edição da “Semana do Servidor Público, e a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) promoveu uma série intitulada “Servidores em Ação”, para destacar a atuação dos servidores públicos efetivos do município. O projeto trouxe diversas histórias de funcionários públicos que dedicam sua vida a atender à população que diariamente busca os serviços ofertados. Na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) foram contadas histórias de servidores efetivos.
O projeto da Secom entrevistou os servidores públicos: professor Alciomar Lopes, engenheiro-agrônomo Edimar Teixeira, auxiliar de serviços gerais Alfredo Bispo e a médica veterinária Allany Medeiros. Eles contaram como iniciaram no serviço público municipal e a satisfação de poder contribuir diariamente para o crescimento do município com o trabalho desenvolvido na municipalidade.
A trajetória da médica veterinária Allany Medeiros, na Prefeitura de Mossoró, como servidora pública, iniciou em 2006 pelo Departamento de Vigilância à Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foi encaminhada para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), hoje Unidade de Vigilância em Zoonoses, para reabrir o equipamento.
“Cheguei à Secretaria de Saúde, especificamente no Departamento de Vigilância à Saúde, e fui encaminhada para trabalhar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que, naquela época, estava com seu funcionamento suspenso e precisava de veterinários para fazer a reabertura do CCZ. Participei daquele momento de adequação estrutural, parte técnica, operacional e reforma do prédio físico.
19 anos de serviço público
Há 19 anos na municipalidade, Allany Medeiros destacou que, depois desse período de atuação no CCZ, foi aprovada em concurso público em 2007 e convocada para exercer o cargo efetivo em 2008, voltando a trabalhar justamente no CCZ, onde ficou por aproximadamente dois anos. Em 2009, ela assumiu o Departamento de Vigilância à Saúde, passando cerca de 5 anos.
“Fiquei aproximadamente cinco anos no Departamento de Vigilância à Saúde. E foi um grande aprendizado profissional para mim porque pude permear pelas diversas atuações do departamento, desde a parte da vigilância sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador, vigilância ambiental, CCZ, enfim, foi um marco profissional na minha carreira dentro do município”, contou.
Allany Medeiros relembrou que em 2015 voltou para o Centro de Controle de Zoonoses, desempenhando sua função de médica veterinária à frente de alguns programas de controle populacional de animais:
“Em 2015, fui convidada a assumir na Secretaria da Agricultura o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Em paralelo, a época do CCZ, já em 2015, vim contribuir também na Seadru como médica veterinária extensionista de campo. Desenvolvemos naquela época o trabalho junto às comunidades rurais prestando assistência técnica aos produtores, especialmente, de caprinos, ovinos, fazendo a desverminação desses animais, pesando, acompanhando mesmo a questão técnica da produção rural desses animais”.
Serviço de referência
Atualmente, Allany Medeiros é diretora do SIM/Mossoró e fala com entusiasmo sobre sua atividade.
“Gosto muito do serviço público. Ele tem suas particularidades. Não me vejo fazendo outra coisa que não seja trabalhando no serviço público. Gostamos de atender a população, de levar nossa experiência profissional, conhecimento técnico para beneficiar a vida das pessoas. Isso é muito gratificante e me sinto feliz. Temos ainda uma longa caminhada no município. Tenho muito a contribuir com a população de Mossoró”, concluiu.
Nesta terça-feira (11), por exemplo, delegação da Prefeitura de Macaíba na Grande Natal esteve na Seadru para conhecer o trabalho realizado no município através do SIM, nos aspectos de fiscalização, inspeção, orientação e legislação. O SIM de Mossoró é referência em todo o país. Ele foi o primeiro a receber o selo para produtos de origem vegetal e o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal.

Delegação de Macaíba conheceu nesta quarta-feira o trabalho do SIM, uma referência que extrapolou as divisas do RN (Foto: Wilson Moreno)

Pessoas com histórias próprias, mas que se interligam no serviço público e na identificação com sua missão (Foto: Wilson Moreno)
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Por Martha Gabriel (Futuro dos Negócios)
Para muitos brasileiros, “não fazer nada” já não significa descansar.
Segundo uma pesquisa da Página 3, 35% das pessoas associam o ócio ao uso do celular. Entre jovens de até 24 anos, o número sobe para 53%.
Mas o “fazer nada” diante de uma tela dificilmente gera pausa. A mente segue estimulada por notificações e feeds infinitos, trocando o relaxamento por distração contínua e, com ela, vêm o tédio, a culpa e a ansiedade, relatadas por 40% dos entrevistados.
Enquanto isso, quem opta por ficar off-line associa o ócio a bem-estar e tranquilidade:
✅ 56% sentem RELAXAMENTO
✅ 6% ALÍVIO
✅ 7% PRAZER
Mesmo assim, uma em cada cinco pessoas raramente ou nunca se permite um intervalo de contemplação.
A tela preenche os vazios, mas rouba o descanso real.
Curiosamente, a Geração Alpha (2010–2024) parece reagir a esse excesso:
✅ 74% querem reduzir o tempo de tela
✅ 83% valorizam experiências físicas e marcas com presença tangível.
Algumas empresas já captaram esse movimento. A Heineken, por exemplo, criou o Boring Phone, um celular minimalista para estimular a desconexão em momentos sociais.
O desafio é redescobrir o valor do tédio e do silêncio. Descansar sem sentir culpa.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Plúvia justifica que é “um momento de reconhecimento, respeito e celebração (Foto: Cláudio Júnior/Arquivo)
Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de Mossoró, os Povos e Comunidades Tradicionais serão homenageados em uma Sessão Solene. Proposta do mandato da vereadora Plúvia Oliveira (PT), além de apoio do Fórum Terreiros de Mossoró.
“Realizaremos no dia 13 de novembro (quinta-feira), às 9h, a Sessão Solene “Mossoró de Toda Fé”, um momento de reconhecimento, respeito e celebração da diversidade religiosa, cultural e ancestral que forma o nosso povo”, destaca a vereadora.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em conjunto com a Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), o Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (SINTAUERN) e o Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), entregou nesta terça-feira (11) ao secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier, a proposta de repactuação da autonomia financeira da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern).
O documento trata da Proposta de Repactuação da Autonomia Financeira da Fuern, conforme prevê a Lei da Autonomia 11.045/2021 que busca fortalecer o cumprimento da missão institucional da Universidade e o papel estratégico que a Uern exerce na execução de políticas públicas em todo o Rio Grande do Norte.
A proposta prevê um escalonamento crescente do percentual da Receita Líquida de Impostos (RLI) destinada à composição do orçamento anual da Fuern, iniciando em 2026 até 2029. O secretário Cadu recebeu a proposta e vai fazer a análise com a equipe, seguida da discussão de percentuais com a Uern e segmentos. E por fim, apresentar a governadora Fátima Bezerra (PT) para os próximos passos.
Essa repactuação representa um passo essencial para garantir o fortalecimento da autonomia financeira, pedagógica e administrativa da instituição, assegurada pela Lei nº 11.045, sancionada pela governadora em 2021 – argumenta a Uern. A autonomia foi aprovada pela Assembleia Legislativa dia 16 de dezembro de 2021 (veja AQUI) e sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) no dia 29 de dezembro do mesmo ano (veja AQUI).
Números
De acordo com a lei, o percentual para 2022 seria de 2,31% ou R$ 290 milhões de reais; 2,50% para o ano de 2023; 2,98% para o ano de 2024 e 3,08% para o ano de 2025.
A reitora Cicília Maia destacou que a proposta reafirma o compromisso coletivo com a sustentabilidade financeira da instituição e com a educação pública de qualidade.
“A proposta de autonomia, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela Governadora não foi a ideal, mas a real para aquele momento. A própria lei já previu a necessidade desta repactuação, que irá assegurar as condições para que a Uern continue a cumprir sua missão de transformar vidas e territórios por meio da educação, da ciência e da inovação”, afirmou.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O Governo do Brasil prorrogou por mais três meses o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos nos benefícios do INSS. A data limite, que antes se encerraria em 14 de novembro, foi estendida até 14 de fevereiro de 2026. Quem ainda não contestou os descontos terá agora até fevereiro para fazê-lo pelo aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios.
“Outra novidade é que vamos devolver os valores cobrados sem autorização, inclusive quando houver documentos que indicavam falsamente o consentimento do beneficiário”, destacou o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, nas redes sociais.
CANAIS — A contestação pode ser feita por três diferentes canais de forma simples:
No aplicativo, ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação, e a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Caso não apresente uma resposta, o sistema abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento. A adesão vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025, evitando a necessidade de ação judicial.
Balanço
De acordo com balanço divulgado pelo INSS, mais de 6 milhões de contestações foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas. Mais de 3,7 milhões de pessoas aderiram ao acordo e R$ 2,54 bilhões já foram devolvidos.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte e pré-candidato a governador, Cadu Xavier, em entrevista a Rádio Cidade de Natal, reproduzida pelo jornal/portal Agora RN, confirmou nessa segunda-feira (10), que o Governo do Estado vai pagar o 13º salário de 2025 em duas etapas. De acordo com ele, uma parte do valor será depositada para os servidores em dezembro e o restante ficará para os primeiros dias de janeiro de 2026 – como tem ocorrido nos últimos anos.
Por lei, o 13º salário precisa ser pago na íntegra até o dia 20 de dezembro (com uma antecipação de 50% no fim de novembro).
No entanto, nos últimos anos, devido a dificuldades financeiras, o governo estadual tem cumprido compromisso integralmente em dezembro apenas para servidores que ganham os salários mais baixos (normalmente, na faixa de R$ 4 mil). Para aqueles que recebem acima desse valor, normalmente o governo deposita uma parte do valor em dezembro e deixa o restante para janeiro.
O secretário, porém, disse que não há datas definidas para o pagamento. “Como vai ser, a data precisa, quando vai receber, a gente ainda não tem as datas. Estamos trabalhando para anunciar o mais breve possível”, declarou Cadu.
2024 e 2023
Em 2024, o calendário de pagamento foi feito com sua conclusão ocorrendo dia 10 de janeiro, mesmo com entidades sindicais cobrando pagamento integral dentro de dezembro. Veja como foi o calendário:
Em 2023, R$ 286 milhões saíram dos cofres do Governo Federal. “Recursos extraordinários” somaram 40% do total de R$ 713 milhões (excluído IR e Previdência) para quitar o 13⁰, num calendário que também invadiu o ano seguinte, sendo concluído dia 10 de janeiro de 2024.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) escolheu nesta terça-feira (11), em Brasília, em votação secreta, os nomes que vão compor a lista tríplice para preenchimento de vaga de ministra destinada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
Os nomes escolhidos foram os das desembargadoras Margareth Rodrigues Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA), Maria de Nazaré Medeiros Rocha, do TRT da 8ª Região (PA/AP), e Márcia Regina Leal Campos, do TRT da 1ª Região (RJ).
Em outubro, a Presidência do TST recebeu a inscrição de oito desembargadoras e 15 desembargadores de Tribunais Regionais do Trabalho candidatos à vaga. A lista com os três nomes segue para apreciação do presidente da República, Lula da Silva (PT), a quem caberá a indicação.
A indicada passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, e, após a aprovação pelo colegiado, o nome será submetido ao plenário do Senado Federal antes da nomeação.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
“Quando mais falso você é, mais ‘amigos’ você terá. Quanto mais verdadeiro você é, menor será o seu círculo.”
Ed Siatti
O Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) apresenta novo Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, atualizado nesta segunda-feira (10). Segundo esse levantamento, as reservas hídricas superficiais totais do estado acumulam 2.182.779.356 m³, o que representa 41,26% da capacidade total, que é de 5.290.123.351 m³.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.164.878.666 m³, correspondentes a 49,09% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³.
Já a barragem de Oiticica, segundo maior manancial do estado, soma 109.700.903 m³, equivalentes a 14,77% da sua capacidade máxima, de 742.632.840 m³.
A barragem Santa Cruz do Apodi apresenta 349.470.875 m³, o que corresponde a 58,27% da sua capacidade total de 599.712.000 m³.
A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 175.145.514 m³, equivalentes a 59,81% da sua capacidade total, de 292.813.650 m³.
Entre os reservatórios monitorados pelo IGARN, apenas o Riacho da Cruz II, localizado no município de Riacho da Cruz, ultrapassa 60% da sua capacidade total, com 6.939.264 m³, correspondentes a 72,25% da capacidade máxima, de 9.604.200 m³.
Atualmente, 13 reservatórios registram volumes inferiores a 10% da capacidade total. São eles: Itans, em Caicó (0,09%); Sabugi, em São João do Sabugi (2,52%); Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,03%); Esguicho, em Ouro Branco (1,24%); Carnaúba, em São João do Sabugi (2,86%); Japi II, em São José do Campestre (7,26%); Gangorra, em Rafael Fernandes (8,50%); Jesus Maria José, em Tenente Ananias (0,71%); Tourão, em Patu (3,57%); Brejo, em Olho D’Água do Borges (1,16%); São Gonçalo, em São Francisco do Oeste (4,49%); Mundo Novo, em Caicó (1,28%); e Lulu Pinto, em Luís Gomes (0,59%).
As lagoas monitoradas apresentam, em geral, bons volumes. A lagoa do Jiqui, em Parnamirim, está cheia, enquanto a lagoa de Pium, em Nísia Floresta, encontra-se com 98,04% da capacidade total.
Também em Nísia Floresta, a lagoa do Bonfim acumula 52.223.764 m³, correspondentes a 61,97% do volume máximo. Já a lagoa do Boqueirão, em Touros, está com 9.876.328 m³, equivalentes a 89,18% da sua capacidade total, de 11.074.800 m³.
Por fim, a lagoa de Extremoz acumula 8.384.234 m³, o que representa 76,09% da capacidade total, de 11.019.525 m³.
O monitoramento contínuo realizado pelo IGARN é fundamental para o planejamento e a gestão dos recursos hídricos do estado, contribuindo para a segurança hídrica, o uso sustentável da água e o apoio às políticas públicas voltadas ao abastecimento das populações urbanas e rurais do Rio Grande do Norte.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Um dos equipamentos está completamente desmontado e sem prazo algum de reparo (Foto: Thiago César/Inter TV Cabugi)
Do Blog do BG
O caos na saúde estadual parece não ter fim. Nesta segunda-feira (10), o maior hospital público do RN, o Walfredo Gurgel, em Natal, ficou mais uma vez sem tomógrafo funcionando. Um dos aparelhos quebrou de novo, e o outro está inutilizado por causa de uma reforma sem prazo pra acabar. Resultado: pacientes continuam sendo levados para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, pra fazer exames básicos de imagem.
O Blog do BG já havia noticiado no sábado (8) que essa é a terceira vez em menos de três meses que o hospital enfrenta o mesmo problema. Em 16 de setembro, os dois tomógrafos quebraram ao mesmo tempo.
Depois, em 12 de outubro, os equipamentos voltaram a apresentar falhas graves no sistema, prejudicando diagnósticos e atendimentos de urgência. Na época, o próprio diretor do hospital, Geraldo Neto, admitiu que o parque tecnológico da unidade está ultrapassado e precisa ser renovado.
Agora, a Sesap diz que aguarda a empresa de manutenção para resolver o problema e promete comprar um novo aparelho, mas sem previsão de quando isso vai acontecer. Enquanto isso, médicos, pacientes e o SAMU seguem enfrentando o sufoco de uma estrutura que vive quebrando — e que mostra o retrato da incompetência do Governo do Estado na gestão da saúde pública.
A novela dos tomógrafos do Walfredo Gurgel já virou piada de mau gosto. O povo sofre, o governo enrola, e o hospital que deveria salvar vidas segue implorando por manutenção e respeito.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação de um ex-vereador e dois ex-assessores da Câmara Municipal de Parnamirim por ato de improbidade administrativa. A sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública da cidade reconheceu a prática de enriquecimento ilícito e dano ao erário decorrentes de um esquema de “funcionários fantasmas” que ocorreu entre os anos de 2001 e 2004.
A Ação Civil Pública de Responsabilização por Ato de Improbidade Administrativa foi instaurada a partir do Inquérito Civil nº 004/2006, cujo objetivo era apurar a nomeação de assessores legislativos que não exerciam as funções para as quais foram comissionados na Câmara Municipal. Os réus Antônio Vinicius da Costa Barros e Geraldo Majela de Albuquerque Junior, nomeados para cargos de assessores/consultores, foram reconhecidos pela Justiça como “funcionários fantasmas”.
O ex-vereador Antonio Batista Barros foi condenado por ter facilitado o enriquecimento ilícito de terceiros, incluindo seu filho, Antonio Vinicius da Costa Barros, ao nomeá-los para cargos comissionados sem o efetivo exercício das funções. Já o ex-assessor Geraldo Majela de Albuquerque Junior e e o próprio Antonio Vinicius da Costa Barros foram condenados por enriquecimento ilícito, devendo ressarcir os valores recebidos sem o trabalho correspondente, uma vez que as atividades realizadas não se enquadravam nas funções de chefia, direção ou assessoramento legislativo.
Com a decisão, a Justiça garante o ressarcimento integral dos valores desviados, impondo aos ex-assessores a devolução de R$ 31.310,00 e R$ 33.020,00, respectivamente, além da aplicação de multa civil de R$ 64.330,00 ao ex-vereador, todos os valores a serem corrigidos.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Falta de cuidados com aspectos técnicos pesa na incidência de casos (Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS)
A mesma energia que acende a luz da sua casa, carrega o celular e faz o café passar também pode provocar sérios acidentes e até tirar vidas. No Brasil, a eletricidade, tão presente e, muitas vezes, invisível, tem se tornado vilã em um número assustador de acidentes.
O alerta vem do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), que há anos acompanha e chama atenção para os riscos escondidos na rede elétrica. De acordo com a entidade, durante todo 2024, houve um aumento de 11,6% no número de acidentes em comparação ao ano anterior. Ao todo, foram 2.373 ocorrências registradas.
O número de mortes subiu de 674 para 759, o que representa um crescimento de 12,6%. Além disso, os incêndios decorrentes de sobrecarga elétrica, que já eram motivo de preocupação, tiveram um aumento alarmante de 23,5%, passando de 963 para 1.205 casos.
Instalações malfeitas, falta de manutenção, sobrecarga dos sistemas e uso de materiais de baixa qualidade concorrem para as tragédias. Fios expostos, conexões improvisadas e equipamentos sem certificação aumentam o risco.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) publicou o Edital nº 001/2025, abrindo chamamento para o cadastro de instituições públicas e entidades privadas sem fins lucrativos interessadas em receber bens e valores resultantes de ações judiciais e extrajudiciais conduzidas pela instituição.
O objetivo é formar um cadastro regional e nacional de entidades aptas a receber recursos provenientes da atuação do MPF, como parte de medidas compensatórias, acordos ou sentenças judiciais. Esses bens e valores são direcionados a projetos que promovem benefícios sociais, ambientais, culturais ou educativos.
As inscrições começaram em 1º de novembro de 2025 e ocorrem de forma contínua, ou seja, as entidades podem se cadastrar a qualquer momento. Podem participar órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que cumpram os requisitos previstos no edital.
Para participar, é necessário preencher o Formulário de Inscrição e Termo de Adesão, disponível no site do MPF/RN, e enviar a documentação por meio do protocolo eletrônico. Entre os documentos exigidos estão o ato constitutivo da entidade, comprovações de regularidade fiscal, previdenciária e trabalhista, além de uma declaração de ausência de vínculo familiar entre dirigentes da instituição e membros ou servidores do MPF.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
A Feira Nacional do Camarão (FENACAM), na sua 21ª edição, se realizará no Centro de Convenções de Natal/RN entre essa terça-feira (11) e sexta-feira (14). A solenidade de abertura ocorrerá as 19h do dia 11 de novembro, com os seus demais eventos se realizando no período de 12 a 14 de novembro, nos horários das 8h30 às 22h.
Paralelamente, a Fenacam terá ainda o XXI Simpósio internacional de carcinicultura; XVIII Simpósio Internacional de Aquicultura; XXI Sessões Técnicas e Cientificas – Carcinicultura e Aquicultura e a XXI Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços para a Aquicultura.
Palestrantes renomados de quase todos os continentes vão estar na Fenacam, uma iniciativa da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e outras entidades.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
A International Fresh Produce Association (IFPA) no Brasil anuncia o encerramento de sua Campanha de Sazonalidade 2025, dedicando o foco às frutas melão e melancia. A iniciativa visa munir o varejo nacional com informações estratégicas e materiais de marketing para maximizar as vendas durante a alta demanda do verão.
A campanha é suportada por um conjunto de materiais digitais gratuitos, desenvolvidos para fortalecer a comunicação entre a IFPA, supermercadistas e o consumidor final, destacando a excelência da produção brasileira.
O cenário da safra atual é altamente positivo, com expectativas de frutas de qualidade superior, conforme atesta Leonardo Herzog, diretor da Soet Melancia.
“A safra de melão apresenta uma qualidade muito boa, com as exportações em alta. No caso da melancia, a qualidade também está excelente. Estamos finalizando a safra de Goiás e iniciando a de São Paulo com a perspectiva de uma fruta de altíssimo nível. Em Teixeira de Freitas (BA), apesar de algumas chuvas que podem reduzir a durabilidade, a qualidade geral também é boa. A expectativa é que o verão traga uma safra de melão e melancia com qualidade muito elevada.”
Demanda sólida
A gestora da IFPA no Brasil, Valeska Ciré, destaca que a qualidade da safra se traduz em uma oportunidade de mercado robusta para o varejo.
“A perspectiva de mercado para o verão indica que a demanda interna permanecerá sólida. Isso, somado à alta qualidade da safra, reforça a importância de manter o foco na excelência como um diferencial competitivo crucial, tanto para compradores nacionais quanto internacionais. Os materiais da IFPA são ferramentas essenciais para os departamentos de marketing nas campanhas de promoção, e nossos workshops auxiliam no treinamento dos colaboradores do setor de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) dos associados.”
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
No domingo (09), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar réu Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentar abolir o Estado Democrático de Direito, violar sigilo funcional e obstruir investigações sobre atos antidemocráticos.
Segundo a PGR, Tagliaferro divulgou diálogos sigilosos de servidores do STF e do TSE para favorecer uma organização criminosa envolvida na disseminação de notícias falsas e na tentativa de golpe de Estado.
Vivendo na Itália, Tagliaferro é alvo de um pedido de extradição do governo brasileiro, mas, em redes sociais, afirmou ter “medo zero dessa turma”. (Folha)
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
A Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte antecipou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 com precisão e propósito. Dentro do projeto Integra Enem, professores da instituição trabalharam com os alunos o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, que acabou sendo exatamente o escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para a prova deste ano, nesse domingo (09).
Ao longo das atividades, o assunto foi explorado sob diferentes dimensões, sociais, econômicas e de políticas públicas, estimulando os estudantes a refletirem sobre o papel da juventude na construção de uma sociedade que valorize e respeite as pessoas idosas. A prática da escrita foi conduzida de forma orientada, com exercícios e debates que aproximaram os jovens das exigências da redação dissertativo-argumentativa do exame.
O resultado desse trabalho é motivo de orgulho. Mais de 2.500 jovens, de 65 municípios potiguares participaram do projeto, que vem transformando a forma como os alunos da rede pública se preparam para o Enem.
“Os professores do Integra Enem conseguiram despertar nos estudantes o olhar crítico e sensível para uma pauta social importante, ao mesmo tempo em que trabalharam técnica, estrutura e argumentação. Isso faz com que a possibilidade de uma boa nota na redação seja não apenas um sonho, mas uma conquista possível”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB).
O Integra Enem é um exemplo concreto de como a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem colocado em prática uma gestão pautada no planejamento estratégico, que busca a economicidade e a boa aplicação dos recursos públicos. A economia gerada internamente é revertida em programas e projetos voltados à sociedade potiguar, como o Integra Enem, que amplia horizontes e oferece oportunidades reais de transformação por meio da educação.
Com encontros presenciais, transmitido simultaneamente pela TV Assembleia para todo o Estado, e acompanhamento contínuo, o projeto reafirma o compromisso da Assembleia Legislativa com a juventude e com o futuro do Estado, mostrando que gestão responsável e educação de qualidade caminham lado a lado na construção de um Rio Grande do Norte mais justo e preparado.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
“Mantenha-se ocupado. É o remédio mais barato e um dos melhores que existem na Terra.”
Andrew Carnegie


