domingo - 11/05/2025 - 08:22h

Determinismo criminoso

Por Marcelo Alves

Cesare Lombroso tem estudos questionados (Foto: reprodução Wikipedia)

Cesare Lombroso tem estudos questionados (Foto: reprodução Wikipedia)

Cesare Lombroso (1835-1909) foi um famoso médico, psiquiatra, antropólogo e criminologista italiano. Nascido em Verona, Lombroso formou-se em medicina pela Universidade de Pavia. Exerceu a profissão percorrendo o seu país, vinculado a hospitais e universidades. Cientista, finalmente juntou-se à Universidade de Turim. Ali, já mais para o fim do século XIX, tem o seu melhor período produtivo. Publicou bastante: de “Gênio e Loucura” (1874) a “O crime, causas e remédios” (1894), passando por “O Homem Delinquente” (1876), sua obra mais célebre.

Lombroso é considerado o iniciador da antropologia criminal. E é também tido como o fundador da Escola Positiva do Direito Penal, formando, junto a Raffaele Garofalo (1851-1934) e Enrico Ferri (1856-1929), a tríade de expoentes dessa importantíssima corrente de pensamento jurídico-científico. Lombroso faleceu em Turim, em 1906.

Entretanto, no nosso imaginário, Lombroso é sobretudo lembrado pela sua descrição do “criminoso nato” – aquele sujeito disforme, assustador até, que nos acostumamos a chamar de lombrosiano –, como parte de uma classificação, toda sua, dos delinquentes. Como anotam Emily Ralls e Tom Collins, em “Psicologia: 50 ideias essenciais” (Editora Pé da Letra, 2023), “no final do século XIX, o médico italiano Cesare Lombroso (1835-1909) fundou a Escola Italiana de Criminologia e se tornou um dos pioneiros no estudo científico do comportamento criminoso.

Lombroso acreditava que os criminosos eram indivíduos que não tinham conseguido evoluir no mesmo ritmo que o restante da raça humana e que podiam ser identificados por suas características físicas, que indicavam sua inferioridade biológica. Ele chamou essas características ‘atávicas’, que significavam ‘antigas’ ou ‘ancestrais’. Lombroso sugeriu ainda que tipos específicos de criminosos tinham características específicas, por exemplo, ele propôs que os assassinos têm olhos vermelhos e nariz adunco, enquanto os criminosos sexuais têm lábios grossos e orelhas salientes”.

Estaria Lombroso certo nessa sua imagem morfologicamente degenerada do tal criminoso nato?

Apesar dos seus méritos, sobretudo o de haver iniciado o estudo criminológico da pessoa do delinquente, as ideais lombrosianas do criminoso nato acham-se hoje desacreditadas. Diz-se, por exemplo, que Lombroso baseou suas “descobertas” em autópsias de criminosos condenados, apontando ali um alto percentual de pessoas com as tais características atávicas, mas lhe faltava um grupo de controle, como exigido pela ciência moderna, para atestar os seus achados. E, convenhamos, conhecemos muitos autores de crimes bárbaros que em nada se parecem com o criminoso nato lombrosiano.

Todavia, apesar das “falhas” de Lombroso, a ideia de alguma origem biológica para a criminalidade, sobretudo quanto ao crime violento, ainda é, digamos, popular e mesmo cientificamente defendida. Os autores de “Psicologia: 50 ideias essenciais” citam, por exemplo, um estudo do “psicólogo Adrian Raine, que em 1993 realizou uma revisão de todos os estudos de gêmeos sobre comportamento criminoso realizados até então. Ele descobriu que esses estudos sugeriam que os gêmeos monozigóticos (idênticos) tinham muito mais probabilidade de apresentar índices semelhantes de comportamento criminoso do que os gêmeos dizigóticos (não idênticos). Essencialmente, se um gêmeo idêntico era criminoso, o outro tinha maior probabilidade de ser também. Isso sugere uma causa genética para a criminalidade, embora seja muito difícil separar os efeitos da genética e do ambiente”.

De fato, mesmo neste caso, podemos encontrar alguns senões. Gêmeos idênticos tendem a ser tratados de forma idêntica e, sendo este o caso, o ambiente/influência social terá uma grande repercussão sobre a “criminalidade” de ambos.

E aqui caímos no grande debate sobre o determinismo hereditário e a influência do ambiente no comportamento criminoso, questão esta, aliás, mais ampla, conforme atesta a obra “O grande debate sobre a inteligência” (Editora Universidade de Brasília, 1982), por H. J. Eysenck e Leon Kamin. Todavia, sobre esse debate, em especial sobre a influência social no comportamento criminoso, conversaremos melhor nas semanas seguintes.

Marcelo Alves Dias de Souza é procurador Regional da República, doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 11/05/2025 - 07:32h

Amor avoengo

Por Odemirton Filho

Imagem gerada com recursos de Inteligência Artificial para  o BCS

Imagem gerada com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

O amor não se mensura. Não há balança para pesá-lo; não há régua para medi-lo. Apenas sente-se, vive-se, ama-se. Sentimos amor pelos nossos pais, e lembramos de tempos idos, de momentos à mesa, nos quais compartilhávamos sorrisos, tristezas, alegrias, aventuras e desventuras.

Da nossa infância, amamos alguém de nossa convivência diária, como os amigos, uma professora dos tempos do colégio, um animal de estimação.

Na juventude, o amor do primeiro namoro, misturado ao fogo incontrolável da paixão; são os arroubos da adolescência de mãos dadas com a inexperiência da vida.

Depois, na vida adulta, encontramos alguém para preencher os nossos dias e almejamos construir uma vida a dois. Nem sempre dá certo, é claro. Entretanto, tenta-se, recomeça-se, insiste-se.

Às vezes, curte-se a própria companhia, cultivando-se o amor-próprio, o qual pode ser definido como “o amor a si mesmo ou o respeito pela própria felicidade ou vantagem”.

Todavia, de repente, chegam os filhos. Passamos a conhecer um amor sem medida, puro, despretensioso. E os dias são preenchidos pelo que há de mais belo, apesar das responsabilidades em educá-los para o mundo; mundo tão cheio de violência e dificuldades.

Quando chegam os netos começamos a sentir um amor em dobro. Quando somos avós, já estamos maduros, pois vivemos muita coisa. Aprendemos a driblar os problemas com a sabedoria que o tempo nos ensinou.

Queremos curtir os netos, pois doravante a responsabilidade primeira será dos pais. Aos avós caberá, respeitando-se a autoridades dos genitores, ninar os netos com profundo amor, fazendo-os parte do seu dia a dia com marcas indeléveis de carinho, misturado ao aconchego do lar, sentindo o cheiro de lavanda inglesa.

Levamos os nossos netos ao parque de diversão e ao circo. Compartilhamos sonhos, contamos histórias, tomamos sorvete até ficarmos lambuzados, comemos cachorro-quente. E também sorrimos, choramos. Muitas vezes compactuamos com suas traquinagens. Por quê? Porque a vida, depois de um certo tempo, deve ser vivida de forma leve.

Decerto, a maioria de nós traz no peito boas lembranças dos avós. Nessa toada, veio à memória um poema composto por Cazuza para sua avó paterna, lindamente cantado por Ney Matogrosso, que toca a nossa alma.

Eis um fragmento: “Hoje eu acordei com medo, mas não chorei, nem reclamei abrigo. Do escuro, eu via o infinito, sem presente, sem passado ou futuro. Senti um abraço forte, já não era medo. Era uma coisa sua que ficou em mim. E que não tem fim”.

Desejo ao meu neto quando vasculhar as suas lembranças, que encontre no coração o amor avoengo, com o sabor de uma torta de chocolate serenata de amor. E que esse amor não tenha, não tenha fim.

Odemirton Filho é colaborador do Blog Carlos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 11/05/2025 - 06:30h

O espetáculo da putrefação

Por Marcos Ferreira

Um abutre Foto: EcoPic)

Um abutre (Foto: EcoPic)

Decomposta, sua carcaça atrai todo tipo de carniceiros. Ainda assim ele consegue tirar proveito de sua condição de morto-vivo. Sua vida política inteira é uma fossa a céu aberto. Putrefez-se, aliás, desde o dia em que veio ao mundo. Sim. Já nasceu em avançado estado de apodrecimento. Sua podridão é física e moral. Com seu corpo insepulto e sua alma nefasta, converteu-se depressa em uma espécie de Midas ao contrário, arruinando tudo aquilo em que põe a mão, tudo que toca.

É isso. Onde quer que coloque seus dedos infectos, como em um passe de mágica assombroso, transforma o objeto que foi tocado em uma coisa imprestável. Não importa se a matéria submetida à contaminação seja aço, titânio, pessoas ou instituições governamentais. Os seus constantes e insanos discursos de ódio contagiaram imenso número de brasileiros. Possui uma seduzida multidão ao seu dispor. Transformou gente pacata, supostos cidadãos de bem, em zumbis ferozes, marionetes, fantoches sem a menor capacidade de coerência, sem a mínima autocrítica.

É triste demais vermos pessoas que amamos (familiares e amigos) transformados em reféns mentalmente desse Coringa nacional, um mestre insuperável em mentir, em deturpar a verdade e se apoderar do cérebro dos nossos entes queridos. É fato, contudo, que ele apenas atiçou um monte de gente deveras má que apenas estava hibernando, quietinha, adormecida nos seus esgotos psicológicos.

O pulha comanda um exército espantoso de voluntários que aprovam e defendem todas as suas picaretagens, seus cambalachos, sem-vergonhices e roubalheiras. Essas populações mais parecem robôs programados para tão só balançar a cabeça afirmativamente como lagartixas em cima de muros. Uma grande parte dos envolvidos nessa devoção mórbida, nessa lavagem cerebral, é de homens e mulheres que se deixaram apodrecer de forma absolutamente espontânea. Não têm capacidade de reação, não sabem nem querem se libertar do cabresto mental que lhes foi posto.

É como se o ladravaz possuísse um controle remoto absoluto dessa massa de indivíduos alucinados, delirantes, que retransmitem a sua filosofia de virulência e ataques a minorias, a exemplo das agressões físicas e verbais contra gays, lésbicas e negros. Mas existem milhares de homossexuais, de pretos e pardos que defendem esse racista e homofóbico; caíram na lábia do cínico, infelizmente.

Apesar de ofendidos, menosprezados, muitos nordestinos são fiéis ao parasita supremo, aplaudindo, louvando cegamente as vigarices desse espírito maligno. Alguns, porém, estão pagando caro por toda essa demência. Não enxergam um palmo à frente dos seus narizes. A maior parte são ditos pobres de direita, fanáticos sem memória que perderam familiares e amigos na pandemia, mas engolem a mentira de que o coveiro federal e negacionista (que fez pouco-caso dos mortos e zombou de famílias enlutadas) não teve culpa de nadinha. É uma alienação sem limites.

O sacripanta se equilibra no seguinte tripé: Deus, pátria e família, enquanto que ele (machista, agressor e depreciador de mulheres) já se encontra no terceiro casamento. É um indivíduo execrável, animal peçonhento, que deu voz e ousadia a uma récua de tipos sem expressividade, rebanho de gado bípede pronto para se sacrificar pelo canalha. Todos esses cidadãos iludidos se autoproclamam patriotas.

Ocorre aqui uma lavagem cerebral em alta escala, algo comparável à hipnose aplicada por Hitler no povo alemão durante a Segunda Guerra. Os pobres de direita seguem o tal “mito” a qualquer custo, transformados em bucha de canhão do neonazista que defende torturadores e o retorno da ditadura militar.

O biltre ingressou na política partidária, onde nunca meteu sequer um prego em uma barra de sabão, e conseguiu a façanha de tornar a lama dessa imensa vala aberta de engravatados (salvo exceções) ainda mais podre. Respira e expira uma fedentina que atrai um sem-número de moscas-varejeiras e alguns segmentos da imprensa de aluguel. Temos diante de câmeras um golpista notório cuspindo microfones, afrontando jornalistas sérios, um saco de pus que chega aos setenta anos de idade esbanjando mau-caratismo e patifarias. Visita estados e municípios junto com uma escória de políticos venais, corruptos. Sua cretinice percorre o Brasil de ponta a ponta.

A inhaca desse conjunto de carnes, ossos e cartilagens em decomposição ultrapassa as fronteiras deste país. Seu fedor e uma porção de tapurus saem por todos os seus orifícios: pelas narinas, boca, ouvidos e até pelos cantos dos seus grandes e esbugalhados olhos de bicho maléfico. Esse poço de maldades (apenas quando lhe foi oportuno) fez cena de coitado em cima de um leito hospitalar.

Se lhe convém, portanto, faz de tudo para exibir na mídia a sua carcaça repleta de moléstias. Não teve a menor vergonha, o menor constrangimento de assim se mostrar diante de câmeras, expondo o seu corpo purulento em redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube e WhatsApp. Gosta e se entregou aos holofotes como um gênero de múmia sem ataduras. Seu único intuito é propagandear, fortalecer a manipulação de sua legião de seguidores, de fanáticos incondicionais.

Deu um espetáculo, um chilique, quando se viu obrigado a receber uma oficiala de Justiça no seu quarto de UTI (um estúdio, na verdade). Nessa hora, fato ocorrido há poucos dias, o parasita reagiu como se estivesse às vascas da morte, quase com um pé (senão os dois) na cova, em condições muito ruins.

Coisa nenhuma! Esse tipo ignóbil, por tantas patifarias que já aprontou, tem que receber intimação até na sepultura. Dessa vez o oficial de Justiça pode ser o próprio Diabo. Aí o mi-mi-mi vai ser grande, cairá aos pés de Satã derramando lágrimas de crocodilo. Enquanto puder, todavia, continuará se passando por valente, firme, honesto. Como não bastasse, nos últimos meses teve a cara dura de participar de eventos em favor da anistia de criminosos, daquele bando de terroristas que fizeram o maior quebra-quebra no dia 8 de janeiro de 2023. Como sabemos, é considerado o mentor de um plano para aplicar um golpe de Estado que previa os assassinatos do presidente recém-eleito, do vice e também do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Mas isso está escancarado. Não é mais nenhuma novidade. O golpe fracassou e os envolvidos ficaram expostos. Devem responder por seus crimes nos rigores da lei. E enquanto não chega o dia de acertar contas com a Justiça, essa criatura asquerosa, pútrida, desprezível, deve prosseguir ostentando (só quando for vantajoso) vigor e resistência por meio da sua estratégia midiática de bancar o duro na queda para uma legião de iludidos úteis de toda parte desta grande nação adoecida.

A carniça viva, que talvez esteja bem pertinho de conhecer as acomodações de Bangu 8 ou da Papuda, ainda vai feder bastante. Não existe nenhuma água sanitária, antisséptico ou creolina capaz de minimizar o mau cheiro que emana desse verme que contamina até o chão que pisa. Onde esse patife chega, sempre com seu ruidoso batalhão de lambe-botas e zumbis, o ar se torna irrespirável.

Não tardará para que suas carnes decompostas comecem a se desprender dos ossos. Então restará apenas um esqueleto horrendo e melancólico. Nesse momento, enfim, o espetáculo da putrefação atingirá o seu ápice.

Marcos Ferreira é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 11/05/2025 - 04:44h

A luz de Honório de Medeiros

Capa do livro de Honório de  Medeiros (Foto: BCS)

Capa do livro de Honório de Medeiros (Foto: BCS)

Por Carlos Santos

Enquanto duelo contra meus moinhos de vento (ou gigantes), representados por uma virose, me fortaleço com as reflexões sábias de Honório de Medeiros.

Ele não é Sancho, jamais serei Quixote – e vice versa. Somos irmãos com algum traço de sanidade. E olhe lá.

“Os que dizem não” é seu mais novo livro. Trata-se de um ensaio sobre seres humanos singulares e o pensamento que contraria o rumo da grande maioria da massa gente, através dos milênios.

Faz-me lembrar “O homem medíocre” (1913), do filósofo e escritor argentino José Ingenieros, ensaio que descreve o indivíduo conformista, alienado e comum, atraso à humanidade. É preciso nadar contra a correnteza.

Minha cura em grande avanço, que se diga, passa pela leitura dos que lançam luz na proa. Honório é guia. Rompe as trevas e encara de frente a mesmice coletiva endêmica.

Cá no sertão, à sombra de uma árvore frondosa, dou uma pausa. Mas, meu descanso é a batalha.

Carlos Santos é criador e editor do Blog Carlos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • Art&C - PMM - Maio de 2025 -
sábado - 10/05/2025 - 23:50h

Pensando bem…

“A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota o que vai fazer.”

Barão de Itararé

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sábado - 10/05/2025 - 23:46h
Futebol

ABC consegue sua primeira vitória; América é derrotado

O ABC venceu a primeira partida na Série C do Brasileirão 2025. Surpreendeu o Brusque em Santa Catarina, com placar de 1 x 0 neste sábado (10).

Atuando no Estádio Augusto Bauer, o Brusque sofreu seu primeiro gol na competição, marcado por Lucas Mota.

Com a vitória, o time de Natal chega a seis pontos, e 10ª colocação. Já o Brusque tem sete pontos e ocupa a 8ª posição na tabela.

América

O Santa Cruz é o novo líder do Grupo A3 da Série D. Nesta sexta-feira (09), no Estádio do Arruda, o Tricolor venceu o América/RN pelo placar de 2×1.

O time de Recife-PE chegou aos 10 pontos e o alvirrubro natalense estacionou nos 7 pontos e segunda colocação.

Destaque para os dois gols do atacante Thiago Galhardo, que já é o artilheiro da equipe na competição.

O América reduziu o placar com gol de Souza.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Art&C - PMM - Maio de 2025 -
sábado - 10/05/2025 - 22:28h
Mudança

Prefeita se filia ao PSD de Zenaide após deixar o PT

Zenaide, Andrezza e Marianna: novo nome para o PSD do RN (Foto: redes sociais)

Zenaide, Andrezza e Marianna: novo nome para o PSD do RN (Foto: redes sociais)

“Hoje (sábado, 10) foi um dia de festa em Sítio Novo! Com muita alegria e responsabilidade, oficializei minha filiação ao PSD (Partido Social Democrático), dando mais um passo firme na caminhada por dias ainda melhores para o nosso povo.”

O pronunciamento é de Andrezza Brasil, prefeita reeleita de Sítio Novo, que trocou o PT pelo PSD.

Na Quadra Coberta Joaquim Batista Mafra, na área urbana da cidade, ela assinou ficha de filiação abonada pela presidente estadual da legenda, senadora Zenaide Maia.

Quem também participou do evento foi a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, presidente estadual do PSD Mulher, como também o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 10/05/2025 - 20:34h
Protesto

Fátima Bezerra enfrenta vaias no Seridó

Em evento de inauguração da pavimentação da RN-288, nessa quinta-feira (08), em São José do Seridó, a governadora Fátima Bezerra (PT) enfrentou uma onda de vaias.

A situação da Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa, interditada há mais de um ano, gerou o protesto de estudantes e da comunidade.

Ô luta medonha!

🎥Gazeta Potiguar

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 10/05/2025 - 17:26h
Rota 22

Rogério Marinho diz que desvio bilionário do INSS “tem digitais do PT”

O Brasil vive um escândalo institucionalizado contra os mais pobres, e o governo petista tenta blindar os culpados. Essa é a visão que o senador Rogério Marinho (PL) expôs, neste sábado (10), em Assú, durante o seminário “Rota 22 PLRN”.

Falando para militantes e políticos da região ligados ao partido que dirige no RN, ele comentou sobre a “Operação sem desconto” (veja AQUI), investigação conduzida pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU). O escândalo bilionário de fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) “tem as digitais do PT”, afirmou.

O seminário Rota 22 aconteceu no Domus Recepções, localizado no bairro Novo Horizonte.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 10/05/2025 - 16:20h
Junho

Jair Bolsonaro retornará ao RN para retomar programação política

Bolsonaro esteve no RN em abril (Foto: reprodução de vídeo)

Bolsonaro esteve no RN em abril (Foto: reprodução de vídeo)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que estará no Rio Grande do Nortes nos dias 12, 13 e 14 de junho.

Em vídeo curto veiculado pelo senador Rogério Marinho (PL), ele anunciou a presença em Natal e Mossoró nesse período.

No dia 11 de abril, Bolsonaro passou mal (veja AQUI) em programação política no interior do RN. Foi transportado para Natal e em seguida Brasília, onde passou por cirurgia no domingo (13 de abril) – veja AQUI.

Neste sábado (10), em Assú, o senador Rogério Marinho comandou outra etapa da iniciativa denominada de “Rota 22 PL RN”, mobilizando militância e políticos do seu partido.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - Maio de 2025 -
sábado - 10/05/2025 - 15:00h
Pesquisa TCM/TSDois

Corrida ao Governo tem Allyson com 69,6% e rejeição de 2%

Cenário 1 (Arte TCM)

Cenário 1 (Arte TCM)

TCM Notícia

A pesquisa TCM/TSDois veiculada nessa sexta-feira (09), apresentou três cenários para disputa ao Governo do RN, em Baraúna. Veja abaixo:

Cenário 1

No Cenário 1 da estimulada, Allyson Bezerra (UB) aparece com 69,6%, não sabem ou não responderam 16,2%. Branco/nulo são 9,1%.

Cadu Xavier (PT) 2,9%, Álvaro Dias (Republicanos) 2,2%.

Cenário 2

No Cenário 2, Allyson Bezerra chega a 66,2%, não sabem ou não responderam 15,6%, branco/nulo são 8,4%, Rogério Marinho (PL) tem 6,9% e Cadu Xavier tem 2,9%.

Cenário 3

Já no Cenário 3, Allyson Bezerra aparece com 63,8%, não sabem ou não responderam 15,6%, Styvenson Valentim (PSDB) com 9,1%, branco/nulo são 8,7% e Cadu Xavier com 2,9%.

Rejeição

No quesito rejeição, não sabem ou não responderam 42,7% e Cadu Xavier tem 23,1% de rejeição com o eleitorado de Baraúna.

Rogério Marinho tem 11,6%, Álvaro Dias 10,2%.

Não votaria em nenhum 10,0%.

Styvenson Valentim 10,0%.

Votaria em qualquer um 6,9%

Allyson Bezerra tem rejeição de apenas 2,0%.

Rejeição (Arte da TCM)

Rejeição (Arte da TCM)

Leia tambémDivanize tem 82% de aprovação, Lula 62,9% e Fátima é reprovada

Leia tambémFátima aparece em primeiro lugar ao Senado

Sobre a pesquisa

Foram entrevistados 450 eleitores de Baraúna, no dia 03 de maio de 2025.

O nível de confiança utilizado é de 95%. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 10/05/2025 - 13:44h
Pesquisa TCM/TSDois

Fátima aparece em primeiro lugar ao Senado

Fátima fará entrega de trechos de obras na região de Mossoró (Foto: Arquivo)

Fátima tem vantagem no primeiro voto, mas no segundo Zenaide soma mais (Foto: Arquivo)

TCM Notícia

A pesquisa TCM/TSDois traz nesta sexta-feira (09) o cenário da intenção de votos para a disputa do Senado Federal em Baraúna, considerando as eleições 2026.

Primeiro voto

Na pesquisa estimulada, considerando o primeiro voto, 38,9% dos eleitores de Baraúna não sabem ou não responderam.

Fátima Bezerra (PT) aparece com 24,9%, Styvenson Valentim (PSDB) com 13,8%, branco/nulo são 13,1%. Zenaide Maia (PSD) surge com 6,7%.

Álvaro Dias (Republicanos) totaliza 2,0%, Coronel Hélio (PL) 0,4%, Shirley Targino com 0,2%, Babá Pereira e Godeiro Linhares não pontuaram.

Segundo voto

Já considerando o segundo voto, não sabem ou não responderam 69,6%, branco/nulo 18,0%, Zenaide Maia aparece com 5,1%, Coronel Hélio e Fátima Bezerra aparecem com 2,0%, Styvenson Valentim com 1,6%, Álvaro Dias com 1,3%, Shirley Targino com 0,4%, Babá Pereira e Godeiro Linhares 0,0%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, não sabem ou não responderam 87,6%. Fátima Bezerra aparece com 6,4% Branco/nulo são 3,3%. Styvenson Valentim aparece com 1,1%. Álvaro Dias e Zenaide Maia aparecem com 0,7%. Outros tem 0,2%. Babá Pereira, Coronel Hélio, Godeiro Linhares e Shirley Targino também foram citados.

Rejeição

No quesito rejeição, não sabem ou não responderam 35,1%. Fátima Bezerra tem rejeição de 22,9% do eleitorado de Baraúna. Não votaria em nenhum 20,4%.

Styvenson Valentim tem 9,3%.

Votaria em qualquer um 6,4%.

Coronel Hélio tem 6,0%, Álvaro Dias 3,8%, Babá Pereira e Zenaide Maia tem rejeição de 3,1% dos entrevistados. Godeiro Linhares 2,2% e Shirley Targino 1,8%.

Leia tambémDivanize tem 82% de aprovação, Lula 62,9% e Fátima é reprovada

Sobre a pesquisa

Foram entrevistados 450 eleitores de Baraúna, no dia 03 de maio de 2025.

O nível de confiança utilizado é de 95%. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 10/05/2025 - 12:50h
Pesquisa TCM/TSDois

Divanize tem 82% de aprovação, Lula 62,9% e Fátima é reprovada

Divanize é Lula têm amplos índices de endosso popular e Fátima segue definhando (Fotomontagem do BSV)

Divanize e Lula têm amplos índices de endosso popular e Fátima possui pontuação mais modesta (Fotomontagem do BSV)

TCM Notícia

A pesquisa TCM/TSDois nessa sexta-feira (09) trouxe o levantamento sobre a avaliação da gestão dos 100 dias da prefeita Divanize Oliveira (PSD) à frente da Prefeitura de Baraúna, além das administrações estadual e federal.

Divanize

No quesito aprova ou desaprova, os que aprovam são 82,0%. Os que desaprovam são 14,2%. Não sabem/não responderam 3,8%.

Fátima

A aprovação do governo Fátima (PT) é de 42,2%. Já os que desaprovam são 48,4%. Não sabem/não responderam 9,3%.

Lula

A aprovação do Governo Federal é de 62,9%. Os que desaprovam são 31,8%. Não sabem/não responderam 5,3%.

Sobre a pesquisa

Foram entrevistados 450 eleitores de Baraúna, no dia 03 de maio de 2025.

O nível de confiança utilizado é de 95%. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 09/05/2025 - 23:58h

Pensando bem…

“Para saber falar é preciso saber ouvir.”

Plutarco

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - Maio de 2025 -
sexta-feira - 09/05/2025 - 23:44h
Imunização

“Dia D” de vacinação contra Influenza ocorre neste sábado

Imunização tem vários locais e expressivo estoque (Foto: PMM)

Imunização tem vários locais e expressivo estoque (Foto: PMM)

Neste sábado (10), a Prefeitura de Mossoró realiza mais um “Dia D” de vacinação contra a Influenza. Além da vacina contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ofertar outros imunizantes do calendário de rotina para a população em geral, conforme cada faixa etária.

Em relação à Influenza, a municipalidade recebeu mais de 25 mil doses.

Onze Unidades Básicas de Saúde irão funcionar para atender ao público-alvo da campanha. O funcionamento ocorrerá das 8h às 12h, contemplando bairros de todas as regiões do município.

“O objetivo deste dia é justamente chamar aqueles que fazem parte dos grupos prioritários contra a Influenza a estarem se vacinando, se protegendo contra esse agravo. É perceptível que em todo o país ocorre um aumento das síndromes respiratórias agudas graves e se nós temos a vacina, a forma mais eficaz de combater um desses agravos é através da vacinação”, destacou Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações do município.

Locais

1.UBS Luiz Escolástico (Santa Delmira);
2. ⁠UBS Conchita Ciarlini (Abolição II);
3. UBS ⁠Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré);
4. UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel);
5. ⁠ UBS Chico Porto (Ouro Negro);
6. UBS ⁠Dr. Chico Costa (Santo Antônio);
7. UBS ⁠Raimundo Renê (Boa Vista);
8. ⁠ UBS Edgard Burlamaqui – Centro Clínico Evangélico (Centro);
9. ⁠UBS Dr. Antônio Soares Júnior (Bom Jesus);
10. ⁠UBS ⁠ Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos);
11. ⁠⁠UBS Raimundo Nonato da Silva – CAIC (Belo Horizonte)

Na Festa de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Abolição II, o serviço foi ofertado nesta sexta-feira (9) e terá sequência neste sábado (10), das 18h às 21h.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sexta-feira - 09/05/2025 - 23:02h
Cota de gênero

Juiz rejeita pedido de cassação de vereadoras

Marleide e Plúvia formam bancada do PT (Foto: Câmara Municipal)

Marleide e Plúvia formam bancada do PT (Foto: Câmara Municipal)

Do Blog Regy Carte

O juiz da 33ª Zona Eleitoral, Cláudio Mendes Júnior, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), proposta pelo suplente de vereador Marckuty (União Brasil) contra a chapa da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) nas eleições de 2024 à Câmara Municipal de Mossoró.

Cabe recurso.

Na sentença, publicada nessa quinta-feira (08), o magistrado rejeitou a tese da AIJE que a Federação teria lançado candidaturas “laranjas” de três mulheres, a fim de burlar a cota de gênero. Ao manter válidos os votos da chapa, Mendes Júnior negou  a cassação dos mandatos das vereadoras Plúvia Oliveira (PT) e Marleide Cunha (PT).

Decisão

Para chegar a essa decisão, o juiz constatou efetivos atos de campanha eleitoral e adequada movimentação financeira das candidatas Gislaine Hélia de Lima Cavalcante, Maria Aldeíza Freitas Oliveira e Maria de Fátima Alves do Nascimento. Também considerou aceitável o total de votos delas.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - Maio de 2025 -
sexta-feira - 09/05/2025 - 21:56h
Mossoró

Feira Bazar da Vida terá quinta edição em agosto

Banner de divulgação

Banner de divulgação

A cidade de Mossoró sediará de 28 a 30 de agosto, no Garbos Recepções, das 10h às 22h, a quinta edição da Feira Bazar da Vida (FBV). Evento tem por objetivo a promoção de produtos e serviços diversificados.

Integrando o calendário de eventos da cidade, a Bazar da Vida traz também em seu DNA a inovação, responsabilidade social e conexões estratégicas.

Para os empreendedores, a Feira é uma oportunidade de se conectar com seu público-alvo e expandir seus negócios. Para os visitantes, é um local de descoberta e celebração, onde podem encontrar facilmente uma gama de produtos que não são encontrados da mesma forma em outros lugares.

Os produtos, definidos pelos expositores, serão ofertados a preço de bazar para o público. Apesar disso, eles são novos, etiquetados, sem avarias, e dentro dos prazos de validade. As promoções podem chegar até 80% de desconto do valor original.

O evento deste ano tem a ampliação do espaço gastronômico, do espaço kids, e continua a entrada gratuita, estacionamento amplo e também gratuito.

Perfil

Serão 36 horas de oportunidade de compra e networking; mais de 100 expositores com produtos e serviços diversificados; expectativa de 12 mil visitantes; é um local de descoberta e celebração, onde pode-se encontrar facilmente uma gama de produtos que não são encontrados da mesma forma em outros lugares.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 09/05/2025 - 19:24h
Mossoró

Festa de Nossa Senhora de Fátima tem show no encerramento

Banner de divulgação

Banner de divulgação

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Mossoró -convida toda a comunidade para o encerramento da tradicional Festa de Nossa Senhora de Fátima, que acontece na próxima terça-feira, dia 13 de maio. A data será marcada por um dia inteiro de fé, devoção e celebração e show de Padre Nunes no fim das atividades religiosas e sociais.

A programação tem início logo cedo, às 6h da manhã, com a Missa da Alvorada, reunindo os primeiros devotos para dar início às homenagens à padroeira. Ao meio-dia, será celebrada a Missa dos Devotos, momento especial de oração e agradecimento.

Às 17h, a comunidade sairá em procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, percorrendo as ruas do bairro em um gesto público de fé e devoção.

O cortejo retorna para a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, onde será celebrada, a Missa Solene de Encerramento, presidida por Dom Francisco de Sales, Bispo Diocesano.

Em seguida haverá apresentação de Padre Nunes.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - Maio de 2025 -
sexta-feira - 09/05/2025 - 10:14h
Deputada Isolda Dantas

Projeto de lei propõe retirada de homenagens a agentes da ditadura

Deputada Isolda quer que vítimas da repressão sejam homenageadas no lugar dos algozes (Foto: ALRN)

Deputada Isolda quer que vítimas da repressão sejam homenageadas no lugar dos algozes (Foto: ALRN)

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) apresentou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Projeto de Lei “Ainda Estamos Aqui.” Institui programa estadual para alterar nomes de ruas e equipamentos públicos que homenageiam pessoas ligadas a graves violações de direitos humanos durante a ditadura civil-militar brasileira, entre 1964 e 1985. A iniciativa foi motivada, entre outros fatores, pela recente recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que 80 espaços públicos no estado deixem de exaltar agentes da repressão, torturadores e figuras centrais do regime autoritário.

O projeto propõe que esses espaços passem a homenagear vítimas da ditadura ou lideranças reconhecidas na luta pelos direitos humanos e pela democracia, com prioridade para nomes de mulheres. Também proíbe a concessão de novas homenagens a violadores dos direitos humanos e determina a retirada de bustos, retratos, placas e outras formas de exaltação simbólica desses personagens da repressão.

Justiça histórica

“Este é um passo necessário para promover a justiça histórica e reafirmar os valores democráticos. Homenagear torturadores e agentes da ditadura em espaços públicos é uma afronta à memória das vítimas”, destacou Isolda.

A proposta também prevê a criação de um comitê para identificar os casos de homenagens indevidas e conduzir um processo participativo de escolha dos novos nomes, coordenado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 09/05/2025 - 08:24h
Primeiro grau

Ex-vereador e condenado a 18 anos de reclusão por desvios de recursos

Adenúbio Melo tem direito a recorrer da decisão (Foto: Arquivo)

Adenúbio Melo tem direito a recorrer da decisão (Foto: Arquivo)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação do ex-vereador de Natal Adenúbio de Melo Gonzaga a 18 anos de reclusão em regime fechado. A decisão da 7ª Vara Criminal da capital potiguar também condenou outros cinco envolvidos no esquema de desvio de recursos da Câmara Municipal de Natal. Cabe recurso.

O ex-vereador foi considerado culpado pelos crimes de peculato e uso de documentos ideologicamente falsos. Além da pena de reclusão, Adenúbio de Melo Gonzaga foi condenado à perda do cargo público e à suspensão dos direitos políticos.

Outros cinco réus também foram condenados por participação no esquema de desvio de verbas da Câmara Municipal. André Fellipe Cesário de Araújo, ex-assessor parlamentar, foi sentenciado a 18 anos de reclusão. Adriano Silva Freire, que também atuava como assessor parlamentar, recebeu pena de 12 anos e 11 meses de prisão.

A contadora Aurenísia Celestino Figueiredo Brandão foi condenada a 14 anos e 7 meses de reclusão. O advogado Cid Celestino Figueiredo Souza teve pena fixada em 14 anos e 7 meses de reclusão. O empresário Sidney Rodrigues dos Santos foi condenado a 12 anos e 11 meses de reclusão.

As investigações do MPRN revelaram que o esquema de desvios aconteceu entre 2010 e 2011 e era encabeçado pelo então vereador Adenúbio de Melo Gonzaga, com o auxílio de seus assessores e da contadora Aurenísia Celestino, desviava recursos da verba de gabinete. O esquema consistia na simulação de contratações de empresas inexistentes ou inativas para prestação de serviços e fornecimento de materiais, com a emissão de notas fiscais fraudulentas e a adulteração de cheques para justificar os gastos da verba pública. No entanto, os serviços não eram efetivamente prestados e os produtos não eram entregues.

Os cheques eram sistematicamente sacados pelos integrantes do grupo criminoso. Para dar aparência de legalidade aos gastos, os réus utilizavam notas fiscais e recibos ideologicamente falsos, nos quais constavam beneficiários diversos dos que efetivamente realizavam os saques.

A Justiça potiguar também determinou que os condenados devolvam aos cofres públicos o valor de R$ 250 mil. Adenúbio Melo, André Fellipe e Adriano Freire perderam os cargos que ocupavam à época dos fatos e os eventuais cargos ou mandatos atuais, desde que tenham correlação com as atribuições anteriores.

Após o trânsito em julgado da decisão, será comunicada a suspensão dos direitos políticos dos condenados, conforme a Constituição Federal. Os condenados terão o direito de recorrer em liberdade.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 09/05/2025 - 05:50h
Justiça Eleitoral

Prefeito reeleito é cassado pela segunda vez em primeiro grau

Felipe Menezes venceu mulher do deputado federal Benes Leocádio (Foto: Reprodução)

Felipe Menezes venceu mulher do deputado federal Benes Leocádio (Foto: Reprodução)

Do Diário do RN

A Justiça Eleitoral cassou pela segunda vez o mandato do prefeito reeleito de Lajes, Felipe Menezes (MDB), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A juíza Gabriela Edvanda Marques Félix também o declarou inelegível por oito anos. O vice-prefeito José Carlos Felipe (PT) teve o mandato cassado, mas sem inelegibilidade.

A decisão, publicada nessa quarta-feira (7), aponta uso indevido da máquina pública para distribuir casas, poços, cestas básicas e outros benefícios durante o ano eleitoral.

Cabe recurso ao TRE-RN, mas, se mantida a decisão, novas eleições podem ser convocadas. Esta é a segunda cassação de Felipe Menezes pela 17ª Zona Eleitoral.

Reeleito em 2024 com 53,56% dos votos válidos, Felipe Menezes venceu por uma margem de 672 votos sobre a candidata Ana Karina (União Brasil), esposa do ex-prefeito e atual deputado federal Benes Leocádio. A ação que levou à cassação foi movida pela coligação de Ana Karina, formada por União Brasil e pela federação PSDB-Cidadania.

Leia tambémJustiça Eleitoral cassa prefeito e seu vice, mas cabe recurso

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
quinta-feira - 08/05/2025 - 23:38h

Pensando bem…

“O mundo não é ruim, só está mal frequentado.”

Luís Fernando Verissimo

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.