
A médica veterinária Allany Medeiros é servidora aprovada no concurso da PMM em 2007 (Foto Wilson Moreno)
A Prefeitura de Mossoró realizou na primeira semana de novembro a 3ª edição da “Semana do Servidor Público, e a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) promoveu uma série intitulada “Servidores em Ação”, para destacar a atuação dos servidores públicos efetivos do município. O projeto trouxe diversas histórias de funcionários públicos que dedicam sua vida a atender à população que diariamente busca os serviços ofertados. Na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) foram contadas histórias de servidores efetivos.
O projeto da Secom entrevistou os servidores públicos: professor Alciomar Lopes, engenheiro-agrônomo Edimar Teixeira, auxiliar de serviços gerais Alfredo Bispo e a médica veterinária Allany Medeiros. Eles contaram como iniciaram no serviço público municipal e a satisfação de poder contribuir diariamente para o crescimento do município com o trabalho desenvolvido na municipalidade.
A trajetória da médica veterinária Allany Medeiros, na Prefeitura de Mossoró, como servidora pública, iniciou em 2006 pelo Departamento de Vigilância à Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foi encaminhada para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), hoje Unidade de Vigilância em Zoonoses, para reabrir o equipamento.
“Cheguei à Secretaria de Saúde, especificamente no Departamento de Vigilância à Saúde, e fui encaminhada para trabalhar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que, naquela época, estava com seu funcionamento suspenso e precisava de veterinários para fazer a reabertura do CCZ. Participei daquele momento de adequação estrutural, parte técnica, operacional e reforma do prédio físico.
19 anos de serviço público
Há 19 anos na municipalidade, Allany Medeiros destacou que, depois desse período de atuação no CCZ, foi aprovada em concurso público em 2007 e convocada para exercer o cargo efetivo em 2008, voltando a trabalhar justamente no CCZ, onde ficou por aproximadamente dois anos. Em 2009, ela assumiu o Departamento de Vigilância à Saúde, passando cerca de 5 anos.
“Fiquei aproximadamente cinco anos no Departamento de Vigilância à Saúde. E foi um grande aprendizado profissional para mim porque pude permear pelas diversas atuações do departamento, desde a parte da vigilância sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador, vigilância ambiental, CCZ, enfim, foi um marco profissional na minha carreira dentro do município”, contou.
Allany Medeiros relembrou que em 2015 voltou para o Centro de Controle de Zoonoses, desempenhando sua função de médica veterinária à frente de alguns programas de controle populacional de animais:
- “Em 2015, fui convidada a assumir na Secretaria da Agricultura o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Em paralelo, a época do CCZ, já em 2015, vim contribuir também na Seadru como médica veterinária extensionista de campo. Desenvolvemos naquela época o trabalho junto às comunidades rurais prestando assistência técnica aos produtores, especialmente, de caprinos, ovinos, fazendo a desverminação desses animais, pesando, acompanhando mesmo a questão técnica da produção rural desses animais”.
Atualmente, Allany Medeiros é diretora do SIM/Mossoró e fala com entusiasmo sobre sua atividade.
“Gosto muito do serviço público. Ele tem suas particularidades. Não me vejo fazendo outra coisa que não seja trabalhando no serviço público. Gostamos de atender a população, de levar nossa experiência profissional, conhecimento técnico para beneficiar a vida das pessoas. Isso é muito gratificante e me sinto feliz. Temos ainda uma longa caminhada no município. Tenho muito a contribuir com a população de Mossoró”, concluiu.
Nesta terça-feira (11), por exemplo, delegação da Prefeitura de Macaíba na Grande Natal esteve na Seadru para conhecer o trabalho realizado no município através do SIM, nos aspectos de fiscalização, inspeção, orientação e legislação. O SIM de Mossoró é referência em todo o país. Ele foi o primeiro a receber o selo para produtos de origem vegetal e o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal.

Delegação de Macaíba conheceu nesta quarta-feira o trabalho do Sim, uma referência que extrapolou as divisas do RN (Foto: Wilson Moreno)

Pessoas com histórias próprias, mas que se interligam no serviço público e na identificação com sua missão (Foto: Wilson Moreno)
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.














































