“A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota o que vai fazer.”
Apparício Torelly (Barão de Itararé)
Jornalismo com Opinião
“A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota o que vai fazer.”
Apparício Torelly (Barão de Itararé)
Pela primeira vez, a Superintendência Estadual do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte descentraliza a realização de um Fórum de Gestão. O evento será realizado quinta-feira (13) e sexta-feira (14) no Hotel Thermas de Mossoró, de 8h30 às 17h30 nos dois dias.
Participam do encontro de trabalho, em formato imersivo, diretores, superintendente e os principais gestores da instituição de desenvolvimento regional no estado potiguar.
Na pauta, a análise dos resultados obtidos em 2024, quando o BNB contratou aproximadamente R$ 3,8 bilhões no RN, e as estratégias para obter desempenho ainda mais significativo este ano.
Cerca de 40 funcionários e representantes de parceiros institucionais devem participar das atividades em Mossoró.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (CREMERN), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), vai realizar no próximo dia 28 de março o 1º Seminário de Direito Médico. Iniciativa objetiva debater temas relevantes sobre a interseção entre Medicina e Direito.
O encontro vai acontecer das 8h às 13h, no plenário da OAB, em Natal-RN. O público alvo será constituído por médicos, advogados e estudantes das duas áreas, além dos profissionais interessados no tema Publicidade Médica.
Com inscrição gratuita, o seminário terá vagas limitadas e cada participante deverá contribuir com a campanha solidária, doando 2 kg de alimentos não perecíveis. O interessado pode se inscrever através do portal do Cremern (www.cremern.org.br)
Entre os palestrantes confirmados, estão: Gisele Maria da Silva Araújo Leite (Juíza Federal), que abordará A Importância da Conciliação e da Mediação na Solução de Demandas Coletivas de Saúde; Debora Daniele Rodrigues e Melo (Delegada de Repressão a Crimes contra o Consumidor da Polícia Civil de Goiás), com a palestra Combate à Invasão do Ato Médico sob uma Perspectiva Diferente; Dr. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (1º Vice-Presidente do CFM), que tratará da Publicidade Médica, trazendo informações sobre a Resolução CFM nº 2.336/2023; Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante (3º Vice-Presidente do CFM), com a palestra Tecnologia e Inovação na Medicina; José Alejandro Bullon (Coordenador Jurídico do CFM), que discutirá a Judicialização da Saúde e Gabriella Belkisse (Assessora de Relações Institucionais do CFM), encerrando o evento com a palestra Atuação Institucional do CFM no Âmbito do Poder Legislativo.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi oficialmente instalada nesta quarta-feira (12), mantendo a composição do ano passado. A deputada Cristiane Dantas (SDD) foi conduzida à presidência, enquanto o deputado Dr. Kerginaldo (PL) assumiu a vice-presidência. Os deputados Galeno Torquato (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB) e Terezinha Maia (PL) completam o colegiado.
Em seu discurso de posse, Cristiane Dantas agradeceu a confiança dos colegas e ressaltou a importância da comissão na fiscalização e cobrança de melhorias no setor de saúde do estado. “Temos uma missão importante de fiscalizar e cobrar melhorias na saúde do nosso estado. Agradeço a confiança dos colegas e a todos os membros que se unem a esse trabalho”, afirmou.
A comissão, que conta com três médicos entre seus titulares, anunciou um compromisso maior com ações concretas ao longo do ano. O deputado Galeno Torquato (PSDB) sugeriu visitas a unidades de saúde e órgãos que compõem a estrutura da saúde no RN. “Assim como no ano passado, precisamos continuar visitando unidades de saúde na região metropolitana e em outras regiões do estado, garantindo a fiscalização e a melhoria do atendimento à população”, destacou.
O vice-presidente, Dr. Kerginaldo, reforçou a necessidade de uma atuação mais efetiva. “Vamos trabalhar para que as coisas realmente aconteçam. A saúde é onde a população mais sente os problemas e precisamos fazer a diferença”, declarou.
Já o deputado Dr. Bernardo (PSDB) enfatizou a importância do trabalho conjunto para melhorias no setor. “Juntos, vamos contribuir para a melhoria da saúde no Rio Grande do Norte”, afirmou. A deputada Terezinha Maia (PL) também manifestou confiança na condução de Cristiane Dantas à frente da comissão.
As reuniões da Comissão de Saúde serão realizadas todas as terças-feiras, às 8h30.
Composição e competências
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN é responsável por temas ligados à saúde pública, Sistema Único de Saúde (SUS), vigilância sanitária, defesa sanitária animal e vegetal, saneamento, resíduos urbanos, assistência social, proteção ao idoso, pessoas com deficiência e políticas de higiene e educação sanitária.
Titulares: Cristiane Dantas (SDD) – presidente, Dr. Kerginaldo (PL) – vice-presidente, Galeno Torquato (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB) e Terezinha Maia (PL).
Suplentes: Ivanilson Oliveira (União Brasil), Luiz Eduardo (SDD), Vivaldo Costa (PV), Coronel Azevedo (PL) e Gustavo Carvalho (PL).
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
A Câmara Municipal de Mossoró aprovou o projeto, de autoria do Vereador Petras Vinícius (UB), que cria a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de garantir maior atenção e efetividade nas políticas públicas voltadas à inclusão, acessibilidade e defesa dos direitos dessa população.
A antiga Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência foi desmembrada, resultando também na reestruturação da comissão original, que agora se chamará Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso.
“Essa conquista representa um avanço significativo na luta pela inclusão e pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Agora, teremos um espaço exclusivo e dedicado para debater, propor e fiscalizar políticas públicas voltadas a essa parcela importante da sociedade”, destaca Petras.
A nova comissão fará a análise de projetos de lei, o recebimento e encaminhamento de denúncias, a fiscalização da aplicação de políticas públicas e a promoção de debates com especialistas e entidades representativas. Além disso, atuará como um canal de apoio para organizações que defendem os direitos das pessoas com deficiência, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Do Blog Saulo Vale e BCS
No próximo dia 14 será dado mais um passo no processo para possível criação de duas novas dioceses no Estado do Rio Grande do Norte. Nesse dia, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, apresentará à comunidade o relatório que contém os aspectos históricos, econômicos, patrimoniais, culturais e pastorais do território das novas dioceses.
A apresentação acontecerá durante a celebração da missa, às 11 horas, na próxima sexta-feira, na Catedral Metropolitana de Natal, transmitida pela Rádio Rural – 91.9 FM.
O material foi organizado pela comissão de estudos, coordenada pelo Monsenhor Valquimar Nogueira, vigário-geral da Arquidiocese de Natal. Veja AQUI como começou esse trabalho ano passado.
Após a apresentação, o relatório será enviado à Nunciatura Apostólica do Brasil e, após apreciação do Núncio, deverá ser encaminhado à Santa Sé (Vaticano).
Nota do Blog Carlos Santos – Os estudos apontam para novas dioceses em Assú e Santa Cruz, antigas reivindicações de religiosos e católicos dessas áreas.
O que é uma Diocese? – Uma diocese católica é uma circunscrição eclesiástica administrada por um bispo. É uma área geográfica específica que contém várias paróquias (comunidades locais de fiéis), e é uma unidade fundamental da organização territorial da Igreja Católica. O papel da diocese e suas funções incluem: administração pastoral, formação e educação, caridade, serviço social, relações externas, justiça e disciplina eclesiástica, além de coordenação das paróquias.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Do Caicó em Foco
Imagem bonita da Barragem Oiticica em Jucurutu, região Seridó do RN.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vão entregar a obra à próxima semana, quarta-feira (19), dia simbólico para o sertanejo – dia de São José, padroeiro das chuvas abundantes e boas colheitas.
A barragem, que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), contará com uma ampliação em sua capacidade de reservatório, que saltará de 75,56 milhões de metros cúbicos para 742 milhões. Essa expansão não apenas aumenta a segurança hídrica na região, como também beneficiará diretamente 43 municípios e cerca de 330 mil pessoas.
Imagens: @jorgeguerraimagensaereas
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta quarta-feira (12), uma série de providências à conclusão da segunda ponte duplicada da Avenida Presidente Dutra.
Por isso, outras vias ficaram abarrotadas de carros, como o Complexo Viário Vingt Rosado (via da UPA do São Manoel) e a Avenida Leste/Oeste.
Nessa nova fase, está prevista a interdição da via entre os dias 12 e 16 de março. Uma nova interdição está prevista também a partir do dia 23 de março até 20 de abril.
Imagens de Isaías Fernandes.
Do Poder 360
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer negociar com o Supremo Tribunal Federal (STF) o aumento do número de deputados de 513 para 527. A intenção foi anunciada pelo deputado ainda na sua 1ª semana como presidente da Câmara dos Deputados.
A articulação está prevista para iniciar na próxima semana. Motta aguardava passar o Carnaval. Motta deve tratar do assunto com os líderes da Câmara dos Deputados em reunião marcada para as 8h desta 5ª feira (14) e, só depois, levar o tema para o STF.
A Constituição Federal estabelece o mínimo de 8 e o máximo de 70 cadeiras por Estado e o Distrito Federal, proporcionalmente à população. Em 25 de agosto de 2023, o STF decidiu que o Congresso Nacional deverá editar a lei complementar para revisar a distribuição do número de deputados federais em relação à população de cada Estado brasileiro.
Caso seja feita uma nova redistribuição de cadeiras, considerando ao Censo de 2022, 7 Estados ganhariam cadeiras, no entanto, outros 7 perderiam. Motta quer evitar que haja perdas.
Perdas e ganhos
A determinação foi feita na análise de ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão) ajuizada pelo governo do Pará contra o Congresso Nacional. Para a gestão paraense, o Legislativo foi omisso por não ter editado a lei complementar que permite a redistribuição das vagas entre os Estados. Caso haja um redistribuição o Pará, que tem hoje 17 deputados, teria direito a eleger mais 4, acumulando 21 cadeiras na Casa.
Eis os Estados que ganhariam e os que perderiam cadeiras na Câmara se a redistribuição for de acordo com a Constituição: perderiam – Rio de Janeiro (-4), Bahia (-2), Rio Grande do Sul (-2), Pernambuco (-1), Paraíba (-2), Piauí (-2) e Alagoas (-1); ganhariam – Minas Gerais (+1), Ceará (+1), Pará (+4), Santa Catarina (+4), Goiás (+1), Amazonas (+2) e Mato Grosso (+1).
Saiba mais detalhes clicando AQUI.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Durante a visita do ministro da Educação Camilo Santana a Natal, nesta segunda-feira (10), a deputada estadual Isolda Dantas (PT) apresentou uma solicitação para a construção de uma nova unidade do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em Mossoró.
A parlamentar destacou a importância da expansão do ensino técnico e tecnológico na região, propondo a instalação do campus no bairro Baixo Santo Antônio.
“Mossoró já conta com um campus do IFRN, mas a demanda por ensino profissionalizante na cidade cresce a cada ano. Um segundo IF, no Santo Antônio, atenderia a uma parcela significativa da população, ampliando o acesso à educação de qualidade e impulsionando o desenvolvimento local”, afirmou Isolda.
Leia também: Governo lança programas de incentivo a estudantes da rede pública
“Eu só quero viver enquanto estiver vivo.”
Bon Jovi
Surpresa zero: O Brasil lidera o ranking de país da América Latina com o maior índice de depressão entre a população.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de pessoas.
Importante destacar, que o Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença) do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) também é concedido para pessoas que sofrem desse mal.
Esses transtornos são causados por uma série de fatores como estresse, genética, abuso de substâncias e traumas que afetam os indivíduos de várias formas. Tudo impacta diretamente em sua qualidade de vida, chegando até a impedi-los (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais.
Mais informações na página do próprio INSS gov.br/inss
No horário destinado às lideranças partidárias, o deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) chamou atenção da bancada federal do Rio Grande do Norte, para se unir e apresentar emendas para o setor de Saúde. O parlamentar, que é médico, especificou áreas que, se atendidas com os equipamentos necessários, poderão salvar vidas.
O deputado estadual ressaltou a importância da criação de redes de saúde.
“O Rio Grande do Norte é o Estado do Nordeste onde menos morrem pacientes infartados”, disse o deputado, ressaltando a necessidade de ampliar os serviços de hemodinâmica, principalmente nos hospitais de Pau dos Ferros e Caicó. “Isso acabaria as filas do cateterismo, que poderão ser feitos lá mesmo”, disse o deputado, que também chamou atenção para a importância de emendas para a criação de outra rede de saúde no setor de urologia.
Estradas
Também no horário, o deputado Adjuto Dias, líder do MDB, criticou o plano de recuperação de estradas do Governo do Estado, afirmando que há trechos não incluídos. “A RN-118, no trecho que passa em Caicó, não foi contemplado”, disse o deputado, citando outro trecho de acesso ao município de Ouro Branco.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
O Conselho Estadual de Cultura do RN reabre a sala Dr. Onofre Lopes nesta terça-feira (11), às 16h30.
Haverá um chá para recepcionar os convidados.
A sala fica na Academia Norte-riograndense de Letras (ANRL), rua Mipibu, 443, Petrópolis, Natal-RN.
Rose em momentos diversos, como ao lado de Henrique, Aluízio e Edith Souto; com Ozelita Cascudo como “senadora” (Fotomontagem do BCS)
Faleceu nesta terça-feira (11), em Mossoró, Rose Marie da Silva Cantídio, 83. O óbito veio como desdobramento de intercorrências a partir de uma queda com fratura de fêmur, que ela sofreu na sexta-feira (07). Estava internada no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.
Rose Cantídio era filha do representante comercial João Cantídio de Oliveira (Apodi) e professora Ildérica da Silva Cantídio (Macau), já falecidos.
Durante décadas foi uma pessoa que granjeou admiração e respeito em Mossoró e além dos limites do município, sobretudo por seu envolvimento com a atividade política. Era aluizista histórica, integrante do movimento denominado de “As senadoras”, que defendia em Mossoró o nome de Aluízio Alves (in memoriam), ex-governador potiguar. O ex-deputado federal Henrique Alves, herdeiro político de Aluízio, virou seu “filho”.
Não obstante as diferenças políticas e os embates muitas vezes radicais, em Mossoró, Rose Cantídio conseguiu a proeza de sobreviver até mesmo à fase do radicalismo, a ponto de virar vice na chapa de um Rosado. Foi em 1988, quando acabou convencida a ser candidata (única vez) a vice-prefeita do médico e deputado estadual Laíre Rosado (veja resultado final no boxe abaixo:
Eleições de 1988:
– Rosalba Ciarlini (PDT) – 37.307 (49,7%);
– Laíre Rosado (PMDB) – 30.226 (40,2%);
– Chagas Silva (PT) – 2.507 (3,3%);
– Brancos – 3.594 (4.8%);
– Nulos – 1.503 (2%);
– Abstenção – 5.180 (6,44%);
– Maioria Pró-Rosalba – 7.081 (9,5%).
Também não deixou que se criasse um fosso com os Maias, que durante muitos anos pontificaram na política do RN. Um bom exemplo a gente resgata com esse episódio abaixo, da série “Só Rindo”, de autoria do editor desta página:
Dinheiro para Aluízio Alves
Aluizista de quatro costados, Rose Cantídio é informada que foram enredar ao ex-governador Tarcísio Maia que ela estaria usando comissões da venda de terrenos seus no financiamento de campanha do ex-governador Aluízio Alves ao governo.
O ano é 1982.
O adversário de Aluízio era justamente o engenheiro civil José Agripino, ex-prefeito de Natal e filho de Tarcísio.
Disposta a passar a conversa a limpo, Rose vai ao encontro de Tarcísio. Bota sobre a mesa um calhamaço de documentos relativos ao loteamento do ex-governador e desabafa:
– Olhe aqui, Tarcísio, é verdade mesmo o que estão contando para você. Só que o dinheiro das comissões como corretora é meu e eu faço dele o que bem quiser. Pode ficar com os seus terrenos – brada.
Após deixar escapar um leve sorriso, com os lábios presos, Tarcísio sentencia:
– Vá vender meus terrenos, Rose!
Velório, Missa, Encomendação do corpo e Sepultamento
Velório começa às 14h desta terça-feira no Ginásio Carecão, do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). Às 19h30, missa de corpo presente no mesmo local.
Já na quarta-feira (12), encomendação do corpo às 8h30, também no Carecão. O sepultamento será às 10h, no Cemitério São Sebastião, Centro, Mossoró.
Nota do Blog – Que perda lamentável. Rose era de “nossa casa.” Amizade com meus velhos foi transferida para mim. Fidalguia, simpatia, generosidade. Descanse em paz, minha querida.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Depois de um curto período de férias, o prefeito Allyson Bezerra (UB) retornou ao exercício do cargo em lugar do vice-prefeito e, interino, Marcos Bezerra (PSD), nessa segunda-feira (10). Além da agenda em despachos com secretários e visita surpresa a vários equipamentos públicos, ele presidiu solenidade de entrega do Tributo Ana Floriano a mossoroense Edith Fernandes Souto.
A solenidade aconteceu no auditório da Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania e contou com a presença de servidoras do município, autoridades locais e familiares da homenageada.
O Tributo Ana Floriano é concedido anualmente por meio de Decreto Municipal e tem como principal objetivo homenagear mulheres de destaque que contribuíram para o desenvolvimento político, social, cultural e econômico de Mossoró. Ana Floriano, no século XIX, em Mossoró, liderou movimento de mulheres contra alistamento de filhos e maridos no exército imperial.
Edith Souto é graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), destaca-se pela atuação no campo social, e tem relevante contribuição para Mossoró, tanto no setor econômico, quanto na vida pública. Seu nome está ligado à história da indústria salineira da região, ao lado de seu esposo, Francisco Ferreira Souto, ‘’Soutinho’’.
‘’Em nome do Município de Mossoró estamos homenageamos todas as mulheres mossoroenses e reconhecemos o papel de cada uma em nossa sociedade. E de forma muito especial, reconhecemos o trabalho e contribuição de Edith Souto para Mossoró; uma mulher que inspira, que transforma o ambiente onde está inserida, que abençoa vidas, e que sempre teve coragem para enfrentar situações adversas. Uma grande mulher que representa e orgulha gerações”, destacou Allyson.
O Decreto nº 7.364, que dispõe sobre a concessão do Tributo Ana Floriano a Edith Fernandes Souto foi publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM), no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Nota do Blog – Edith teve homenagem com título que combina com sua personalidade. Arrojada, corajosa, sem rodeios com nada ou seja lá quem for. Preto no branco. Muitos aplausos, minha cara. Dona Maura deve estar vibrando e aplaudindo também.
Vão ocorrer nessa quarta-feira (12), em Natal e Mossoró, Missas de 7º Dia em favor do médico cardiologista mossoroense Rafael Bruno Fernandes de Negreiros Filho.
Em Mossoró, às 17 horas na Catedral de Santa Luzia.
Em Natal, às 19 horas, na Santa Terezinha, às 19 horas.
Rafael Filho faleceu com câncer à tarde de quinta-feira (07), em Natal (veja AQUI). Faria 69 anos dia 12 deste mês.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
O esforço só é expresso em recompensa, quando uma pessoa se recusa a desistir.”
Napoleon Hill
Estudantes pertencentes a grupos historicamente excluídos e aqueles em situação de vulnerabilidade, social, ganham novas possibilidades de ingresso na educação profissional e na educação superior. O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta segunda-feira (10), o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF).
A iniciativa pretende preparar 78 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental para o ingresso na Rede Federal até 2027; e a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que busca apoiar 324 cursinhos populares, preparando jovens para o ingresso no ensino superior até 2027.
O lançamento das iniciativas aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Centro de Convenções de Natal pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Ele estava acompanhado por representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do MEC.
A governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu o ministro no aeroporto e participou da solenidade.
O objetivo do Partiu IF é que estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, acessem o ensino de excelência oferecido pela Rede Federal. Assim, o programa vai oferecer aulas e atividades de reforço educacional a estudantes selecionados que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelos institutos federais, centros federais de educação tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II, instituições que integram a Rede Federal.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Manifestantes obtiveram reunião com ministro após pressão em evento dos governos estadual e federal (Fotomontagem do BCS com recursos de IA)
Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN ( SINTE/RN) questionaram o ministro da educação, Camilo Santana, sobre o Piso Nacional do Magistério 2025, em reunião com ele nesta segunda-feira (10). O diálogo aconteceu após pressão exercida no Ato Público de greve da Rede Estadual, no Centro de Convenções de Natal, onde o ministro lançava programas federais.
O ministro falou que existe uma articulação política para que a data-base do Piso Nacional do Magistério seja mudada a fim da implantação ser feita de forma que exista uma programação financeira melhor por parte dos estados e prefeituras. Disse ainda que vai dialogar com a governadora sobre as questões do Estado.
O coordenador geral do Sinte-RN, professor Bruno Vital, também interagiu com Santana como representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Apresentou as questões nacionais relacionadas à juventude e as demandas da Rede Estadual do RN. Uma professora da comissão dos trabalhadores também se pronunciou e citou todas as questões que afligem a categoria na relação com o Governo Fátima Bezerra (PT)..
Por fim, afirmou que a governadora do RN vai para Brasília e terá uma agenda com o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tratar sobre o assunto. Inclusive, o ministro da Educação se disponibilizou a estar presente na reunião.
Os deputados federais Fernando Mineiro (PT) e Natália Bonavides (PT), deputadas estaduais Divaneide Basílio (PT) e Isolda Dantas (PT), além do vereador natalense Daniel Valença (PT), participaram do encontro.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Veja em seguida detalhes da programação do ministro em Natal.
As inscrições para o concurso da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) foram abertas nesta segunda-feira (10). Continuarão até as 23h59 do dia 14 de abril. Dois editais foram publicados para o provimento de vagas efetivas, sendo um para nível médio/técnico e outro para nível superior.
O certame é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (SEAD) e Sesap, e organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).
São 565 vagas no total. No Edital 01 são ofertadas 259 vagas, além do cadastro de reserva, para cargos de nível médio, que abrangem 13 cargos diferentes. Já no Edital 02 são 306 vagas, além de cadastro de reserva, para cargos de nível superior, contemplando 90 especificações diferentes. Em ambos os documentos é possível conferir todas as especificidades para cada seleção.
Todas as vagas serão distribuídas nas oito regionais de Saúde Pública do RN. As provas serão realizadas em 9 cidades diferentes, sendo elas Natal, Caicó, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, São José de Mipibu e Santa Cruz. Das vagas destinadas aos cargos das que forem criadas durante o prazo de validade do concurso, 10% serão reservados para pessoas com deficiência. Além destes, outros 20% reservados para pessoas negras e pardas.
Uma diferença entre as duas seleções é que a seleção para nível médio/técnico terá apenas uma fase com a aplicação de prova objetiva, sendo ela eliminatória e classificativa. Já o concurso para o nível superior vai acontecer em duas etapas: a primeira com prova objetiva e prova discursiva, as duas eliminatórias e classificatórias. A segunda refere-se à prova de títulos, que é apenas classificatória.
Inscrição e isenção
Para participar da seleção é preciso se inscrever dentro do prazo e para confirmar é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O candidato deverá acessar o link próprio do Concurso no endereço eletrônico www.idecan.org.br para efetuar a inscrição.
Para o edital voltado para cargos de nível médio/técnico o valor a ser pago é de R$ 100, enquanto para os cargos de nível superior o custo será de R$ 150. É possível solicitar a isenção do pagamento mediante comprovação dos critérios apresentados nos respectivos editais. Para ter garantia do benefício é necessário ler os documentos e analisar os critérios. O formulário de requerimento da isenção está disponível no anexo II dos editais.
Os candidatos para os dois editais têm apenas dois dias para realizar a solicitação da isenção da taxa de inscrição: conforme o cronograma, os dias 10 e 11 de março. Ainda conforme o cronograma, o resultado preliminar será divulgado no dia 21 de março. Já para a interposição de recurso em relação à resposta parcial os dias 24 e 25 e, por fim o resultado definitivo da solicitação de isenção no dia 10 de abril.
Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis nos editais publicados no dia 07 de março de 2025.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Definido. Os professores da rede municipal de ensino de Mossoró farão greve. Deliberação aconteceu nesta segunda-feira (10), em assembleia geral com a categoria, numa iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM).
A paralisação começa na sexta-feira (14).
Dentre as pautas cobradas pelos professores está o reajuste do piso do magistério, conforme determinado pelo Ministério da Educação (MEC) em 6,27% para 2025 e ainda os 14,95% do reajuste de 2023.
“É um achatamento salarial de mais de 20%. Um silêncio desrespeitoso quanto às pautas apresentadas, enquanto divulga uma valorização que na verdade não existe. Então, se chegamos a este ponto máximo, que é a deflagração de uma greve, é porque o gestor municipal nos empurrou para isto, disse a presidente do Sindiserpum, professora Eliete Vieira.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.