“Ó Tempo rei, transformai as velhas formas do viver.”
Gilberto Gil
Jornalismo com Opinião
“Ó Tempo rei, transformai as velhas formas do viver.”
Gilberto Gil
Mais um debate. O desta quinta-feira (03), a partir das 20h15 é na TV Cabo Mossoró (TCM Telecom), Canal 10.
Os candidatos a governador Allyson Bezerra (UB), Álvaro Dias (PL), Cadu de Lula (PT) e Robério Paulino (Psol), que concorrem ao governo estadual do RN, são os debatedores.
A mediação é do jornalista Moisés Albuquerque.
Acompanhe ao vivo aqui em nossa página, na caixa do YouTube constante desta postagem.
Leia e veja também: FM 98 de Natal promove debate com candidatos a governador
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
A Federação dos Municípios do RN (FEMURN) informa:
O Governo do Estado deve atualmente aos municípios do RN, de Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e Royalties, o montante de R$ 169.773.439,30.
E não existe qualquer previsão para pagamento.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
Ex-vereador em Mossoró, Zé Peixeiro estava na nominata a deputado federal do PSDB. Porém, resolveu desistir. Sua opção foi apoiar João Maia da Federação União Progressista, que arrima ao governo o nome de Allyson Bezerra (UB).
Saída dele pode instigar debandada de outros candidatos da nominata federal do PSDB, como já aconteceu em relação à chapa estadual – com desistências de Flávio de Berói e Júlia Almeida (veja AQUI).
O partido é controlado pelo presidente da Assembléia Legislativa, Ezequiel Ferreira. Ele está com dificuldades para evitar mais debandadas.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (2) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a chamada escala 6×1 – seis dias de trabalho e um de repouso. A matéria vai a Plenário.
A PEC 221/2019, relatada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), reduz a jornada máxima de trabalho semanal de 44 para 40 horas. A proposta fixa período de até oito horas diárias, com possibilidade de compensação de horários e redução da jornada por acordo ou convenção coletiva de trabalho. O texto também estabelece repouso semanal remunerado de dois dias, um deles preferencialmente aos domingos, sem redução salarial.
O texto original foi aprovado em votação simbólica (havia 27 senadores presentes), com votos contrários de Rogério Marinho (PL-RN), Jaime Bagattoli (PL-RO), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Tereza Cristina (PP-MS). Os senadores aprovaram requerimento para tramitação da PEC em calendário especial no Plenário, para abreviar os prazos regimentais.
Rogério tem emenda rejeitada
Os senadores da CCJ rejeitaram destaque a uma emenda apresentada pelo senador Rogério Marinho, que afirmou não ser razoável que o texto da Constituição defina jornada e escala de trabalho. Ele defendeu que “a escala possa ser mutável”, de forma que não seja imposta a todos uma escala única.
Rogério Marinho chegou a pedir vista regimental, após quase cinco horas de debate, o que levou a uma suspensão da reunião durante uma hora, concedida pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA). Reiniciada a reunião, Omar Aziz alegou que qualquer alteração no texto original exigiria devolver a PEC à Câmara.
A PEC agora segue ao Plenário, onde tem que passar por cinco sessões de discussão antes da votação em primeiro turno. Para ser aprovada, precisa do voto de três quintos dos senadores, o equivalente a 49 dos 81 parlamentares, em dois turnos de votação. Entre o primeiro e o segundo turno, deve ser cumprido o intervalo previsto pelo Regimento da Casa. Esses prazos podem ser reduzidos por acordo.
Fonte: Agência Senado
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
A crise que faz morada no supremo tribunal federal (com letras minúsculas, sim) deve demorar a sair de lá. Com o papel de zelar pela Constituição, esse poder vive uma turbulência profunda justamente porque deu as costas à sua função nuclear.
O stf (minúsculo, sim) transformou-se eminentemente em um tribunal político, com ala pró e contra o governo, com lado bolsonarista ou petista/lulista/esquerdista. Porém, claro, existem exceções em seu plenário. Aqui fora, na multidão, também não faltam torcidas de A e de B, defensores deste ou daquele ministro, lacradores contra outros.
Durante anos e décadas, muitos de nós, assim como gerações anteriores, não tínhamos o mínimo conhecimento sobre nomes e sobre o próprio funcionamento da suprema corte brasileira (tudo minúsculo, sim).
No início deste século, começou uma mudança extrema de comportamento, com a espetacularização dos egos na mídia e por meio da comunicação própria do stf, que passou a transmitir julgamentos e outras atividades.
O que parecia ser um avanço na transparência e na democracia, ao longo do tempo tem-se mostrado como espelho de vaidades, ostentação do poder individual e escárnio.
Se antes era a política que envergonhava os brasileiros, muitos enojados com ela, hoje é no Judiciário que reside esse sentimento de forma mais acentuada, alimentando um olhar depreciativo sobre as togas e os togados.
O Estado de Direito e a independência do Judiciário diante do poder político estão nus. Há muito a ser esclarecido, explicado e, quem sabe, justificado. Julgá-los e sentenciá-los imediatamente, monocraticamente ou coletivamente, não. Mas, até aqui, os caríssimos ministros optam pelo silêncio. Resguardam-se. Talvez, com olhar superior, entendam que não devem nada à sociedade.
Para mim, não vale mais repetir uma máxima drenada da letra/música de Chico Buarque, “Fado Tropical”, que eu sempre usava em textos esperançosos neste BCS: “Esta terra ainda vai cumprir seu ideal (…)”. Chega!
Continua valendo, entretanto, outro aforismo que cunhamos: “Em Brasília tem de tudo, menos o Direito.”
Mas torço, sinceramente, para que esse cenário mude — e mude rapidamente —. Torço para que possamos afirmar, aliviados: “Existem juízes no Distrito Federal.”
Ave!
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
“Se eu soubesse antes o que sei agora
Erraria tudo exatamente igual.”
Humberto Gessinger
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (SINDSAÚDE/RN) protocolou, na manhã desta terça-feira (01), uma ação coletiva na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal contra o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN).
A medida tem como objetivo garantir que os proventos sejam pagos até o último dia útil de cada mês, conforme determina a legislação estadual e como prevê o calendário de pagamento do Governo do RN, divulgado no mês de janeiro.
Além disso, a ação busca impedir que os atrasos registrados nas folhas de pagamento de julho e agosto de 2026 voltem a ocorrer a partir de setembro e nos meses seguintes.
O Sindsaúde/RN também requer o reconhecimento do direito à correção monetária e ao pagamento de juros de mora sobre os valores quitados fora do prazo legal, reparando os prejuízos causados aos beneficiários.
Na ação, o Sindsaúde/RN solicita ainda que a Justiça conceda uma liminar, em caráter de urgência, para determinar imediatamente que o Ipern regularize o pagamento dos aposentados e pensionistas, sem precisar aguardar o julgamento final do processo.
Leia também: Folha de agosto do Estado será concluída dia 4 de setembro
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
Os voos entre Mossoró, a segunda maior cidade do RN, e Recife, o maior hub da Azul Linhas Aéreas no Nordeste, serão retomados a partir desta quinta-feira, 03 de setembro. A reativação da rota é fruto de parceria entre o Governo do Estado e a companhia aérea, baseada no decreto de incentivo no ICMS do QAV – querosene de aviação.
Último voo da companhia no Aeroporto Dix-sept Rosado foi dia 07 de março de 2025.
Na retomada dos voos, a aeronave ATR, com capacidade para até 70 pessoas, pousa às 14h20 no Aeroporto Dix-Sept Rosado e decola às 14h50 rumo à capital pernambucana. A partir dali, os passageiros têm acesso facilitado a 32 destinos, entre nacionais e internacionais, via Azul. Da mesma forma, os viajantes do Brasil e exterior passam a ter mais possibilidades de chegar ao Rio Grande do Norte, fortalecendo a integração da região com a malha aérea da companhia. A rota contará com dois voos semanais de Mossoró para Recife.
Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com mais de 300 mil habitantes, e possui grande relevância econômica para o estado. O município é referência nacional na indústria salineira, na fruticultura irrigada voltada à exportação e na produção de petróleo em terra, além de possuir um comércio dinâmico, um importante polo universitário e também se destaca pelo seu potencial turístico e cultural, com eventos como o Mossoró Cidade Junina, um dos maiores do Nordeste.
Aeroporto
Com investimentos estimados em 80 milhões de reais, conduzidos pela Infraero, as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Dix-sept Rosado devem estar totalmente concluídas no próximo mês de outubro.
A modernização do terminal contempla a construção de um novo terminal climatizado para até 300 passageiros, recapeamento e reforço da pista de pouso e decolagem, reforma das pistas de táxi e do pátio de aeronaves, implantação de nova sinalização e balizamento noturno, além da ampliação das áreas de embarque e desembarque. As melhorias permitirão que o aeroporto receba aeronaves maiores, como Boeing 737 e Airbus A320, ampliando a capacidade operacional do equipamento, o que impulsionar a economia regional, fortalecer o ambiente de negócios e abrir novos mercados.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
A campanha eleitoral do RN ganha corpo nas ruas, da capital ao interior. Os principais candidatos na disputa sabem que é preciso chegar diretamente ao povo e, apenas as redes sociais, não são suficientes.
Porém, o tempo em rádio e televisão tem importante peso tanto pelo alcance como por seu aproveitamento, em recortes de áudio e vídeos, à disseminação pela Internet. A programação começou dia 16 e vai até 1º de outubro.
Veja abaixo o tempo dos candidatos ao Governo e ao Senado em rádio e televisão, diariamente:
Propaganda Eleitoral em Rádio e Televisão
Programação começou dia 28 e vai até o dia 1º de outubro. Veja abaixo mais detalhes:
📻 Rádio
Os programas em bloco são transmitidos:
📺 Televisão
Os programas em bloco são transmitidos:
Esses horários são os blocos de 25 minutos previstos para a propaganda eleitoral gratuita.
📅 Dias e cargos
Segunda, quarta e sexta – Governador, Senador e Deputado Estadual
Terça, quinta e sábado – Presidente da República e Deputado Federal
Portanto, domingo não há programa eleitoral em bloco.
Inserções
Além dos programas em bloco, existem as inserções de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação das emissoras, entre 5h e 0h. As inserções são particularmente importantes porque não ficam confinadas aos dois horários dos programas em rede. Elas aparecem ao longo da programação, inclusive nas diferentes faixas de audiência.
Dia a dia da campanha
Acompanhe no endereço de cada candidato, no Instagram, o dia a dia de suas respectivas campanhas:
Allyson Bezerra (UB) – AQUI
Álvaro Bezerra (PL) – AQUI
Arinalva do MBL (UP) – AQUI
Cadu Xavier (PT) – AQUI
Carlos Jararaca (DC) – AQUI
Dário Barbosa (PSTU) – AQUI
Henrique Lyra (PCO) – AQUI
Karlo Rodrigo (Agir) – AQUI
Robério Paulino (Psol) – AQUI
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
A 98 FM de Natal promove nesta noite de quarta-feira (02), a partir das 20 horas, debate entre os candidatos ao Governo do RN.
Ocorre no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RN).
Participam os candidatos Allyson Bezerra (UB), Álvaro Dias (PL), Cadu de Lula (PT) e Robério Paulino (Psol).
Acompanhe na caixa de vídeo acima.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
O Grupo TCM realiza nesta quinta-feira, 3, o debate com os candidatos ao Governo do Estado do RN. A partir das 20h15, os eleitores poderão conhecer um pouco mais sobre as propostas e os perfis dos candidatos.
Com duração de duas horas, o debate contará com seis blocos e será mediado pelo jornalista e Diretor do Canal TCM 10, Moisés Albuquerque. Infraestrutura, Saúde; Segurança; Educação; Economia e Transparência serão temas abordados junto aos candidatos.
Momentos para considerações iniciais, perguntas entre os candidatos, questionamentos feitos pela população e perguntas elaboradas por comunicadores do Grupo TCM farão parte da programação do debate.
Moisés Albuquerque destaca a importância deste momento para a democracia e o processo eleitoral no RN:
“Realizar um debate como este é reafirmar o compromisso do Grupo TCM com o jornalismo e com a democracia. Em um cenário eleitoral tão importante para o Rio Grande do Norte, nosso papel é oferecer ao eleitor um espaço qualificado para conhecer as ideias, propostas e posições dos candidatos que disputam o Governo do Estado.”
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.

Viviane e Alexandre: negócios multimilionários e muita proximidade com banqueiro preso (Foto: STF/Arquivo)
As primeiras horas de setembro foram de muita tensão para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Tudo começou logo de madrugada do dia 1º, com a divulgação de prints que o apontavam como o último editor do contrato de cerca de R$ 131 milhões entre o escritório de sua mulher, Viviane Barci de Moraes, e Daniel Vorcaro, banqueiro-mor de engenhosas manipulações milionárias e bilionárias nos intramuros do poder.
Na sequência, vieram à tona mensagens obtidas pela PF em que Vorcaro pergunta a Moraes se deveria deixar o país 48h de ser preso, e pede ao ministro ajuda para ter proteção do procurador-geral, Paulo Gonet, e do diretor da PF, Andrei Rodrigues.
A repercussão surge após o ministro André Mendonça do STF retirar o sigilo das mensagens e dizer que levará o caso ao plenário do STF, em uma sessão “pública e transparente”. Ao saber da decisão, fontes disseram que Moraes e Mendonça bateram boca e quase chegaram às vias de fato no prédio-sede do Supremo.
É impossível em poucas linhas ou poucas reportagens cobrir tudo que está vindo à tona desde o dia passado. Em pouco mais de 24 horas tem de tudo, mas parece que ainda falta muito eclodir.
Veja abaixo uma série de links com quadrantes dessa cobertura pela imprensa nacional:
Vorcaro ofereceu contratos milionários, experiências de luxo e viagem a Moraes, diz PF
Entenda o contexto das conversas reveladas no relatório da PF
PF aponta oito encontros de Vorcaro com Moraes
PGR diz que é nulo relatório que cita relação entre banqueiro e ministro
Mendonça deve levar relatório ao plenário do STF
Parlamentares da oposição defendem afastamento de Moraes
Antes de ser preso, Vorcaro perguntou a Moraes se deveria sair do país
Fábio Faria intermediou aproximação entre Vorcaro e Moraes
Lula é aconselhado a manter distância do caso Vorcaro-Moraes
Gonet a Vorcaro: “Estou na torcida por vocês”, indicam mensagens
Vorcaro emitiu cartões de crédito com limite de R$ 300 mil para filhos de Moraes
Em mensagem, mulher de Moraes comenta para Vorcaro: “Estamos gostando muito (do jatinho).”
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
Por Yuri Rodrigues do TCM Notícia
A Justiça Eleitoral determinou que a pintura com a imagem do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja temporariamente coberta em um muro localizado na Avenida Juvenal Lamartine, número 1912, Centro de Mossoró. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (31) no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
A medida foi tomada pela juíza Uefla Fernanda Duarte Fernandes, da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, após uma denúncia registrada pelo aplicativo Pardal, alegando que a pintura em imóvel particular teria dimensões e características capazes de produzir efeito visual semelhante ao de um outdoor.
O caso já havia sido analisado pela Justiça Eleitoral, que reconheceu a irregularidade e determinou que a exposição da pintura fosse interrompida durante o período eleitoral. Na primeira decisão, foi concedido prazo de 48 horas para o cumprimento da medida e apresentação de registro fotográfico. O prazo terminou sem que fosse apresentada a comprovação de que a pintura havia sido encoberta.
A defesa de Lula pediu a reconsideração da decisão e alegou que a 33ª Zona Eleitoral não teria competência para analisar uma propaganda relacionada à eleição presidencial. Também sustentou que a pintura seria uma obra artística urbana existente desde 2024, sem finalidade eleitoral, e citou a liberdade de expressão artística, o direito de propriedade e a proteção dos direitos autorais. A juíza rejeitou os argumentos.
Justiça mantém entendimento
Na decisão, a magistrada diferenciou a competência para julgar uma eventual representação eleitoral, que pode envolver aplicação de sanções, do chamado poder de polícia eleitoral, exercido pelos juízes eleitorais para interromper práticas consideradas irregulares dentro de suas respectivas zonas.
Por isso, a 33ª Zona Eleitoral entendeu que pode determinar a interrupção da exposição da pintura em Mossoró, mesmo que ela retrate um candidato à Presidência da República. Uma eventual responsabilização de Lula ou de terceiros pela produção ou divulgação da propaganda deverá ser discutida em procedimento próprio perante o órgão competente.
A Justiça também manteve o entendimento de que a ausência de nome, número de urna, sigla partidária ou pedido explícito de voto não impede, por si só, que uma manifestação seja considerada propaganda eleitoral. No caso analisado, pesaram a identificação de Lula na pintura, o contexto eleitoral, a localização, as dimensões e o impacto visual da imagem.
A decisão também considerou que o muro foi utilizado como suporte da propaganda, situação que, segundo a Justiça Eleitoral, contraria as regras previstas na legislação eleitoral. As dimensões e a forma de apresentação também foram consideradas semelhantes às de publicidade eleitoral de grande formato.
Pintura não precisa ser apagada
A decisão não determina que a obra seja destruída ou modificada. A pessoa física ou jurídica que ocupa ou possui disponibilidade sobre o imóvel deverá ser notificada e terá 48 horas, contadas a partir da ciência da decisão, para impedir a visualização da pintura pelo público. Para isso, poderá utilizar um anteparo ou cobertura opaca, provisória e reversível, ou outro meio que produza o mesmo resultado.
A Justiça determinou expressamente que a medida não poderá envolver raspagem, pintura, remoção, destruição, mutilação ou alteração permanente da obra. A determinação também esclarece que o proprietário, morador, possuidor ou ocupante do imóvel não está sendo responsabilizado pela produção da pintura. A obrigação se limita à adoção da medida material para interromper temporariamente sua exposição, por ser a pessoa que possui disponibilidade sobre o muro.
A alegação de que a pintura existe desde 2024 também não alterou a decisão pois, para a Justiça, mesmo que a obra seja anterior ao período eleitoral, sua permanência nas condições atuais pode ser analisada enquanto houver disputa eleitoral.
Depois do prazo de 48 horas, o Cartório Eleitoral deverá verificar se a determinação foi cumprida e registrar fotograficamente a situação encontrada. Caso a pintura continue exposta, o processo poderá retornar imediatamente à juíza para que seja avaliada a adoção de uma medida direta para impedir sua visualização.
O Ministério Público Eleitoral também foi comunicado da decisão para avaliar eventuais providências relacionadas à responsabilização pela propaganda.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
“Tudo é ousado para quem a nada se atreve.”
Fernando Pessoa
Brasília não é para principiantes.
Definitivamente não é.
Vou ouvir A voz do Brasil.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
A utilização de um “sósia” do principal adversário em comícios e outras mobilizações públicas pode até render vídeos e engajamento nas redes sociais. Do ponto de vista do marketing eleitoral, porém, é uma aposta bastante arriscada.
Acredite: essa é a mais nova cartada da campanha ao Governo do Rio Grande do Norte do ex-prefeito natalense Álvaro Dias (PL), da Coligação EnDireita RN.
A sátira pode produzir um efeito colateral corrosivo, como reforçar a imagem do oponente, Allyson Bezerra (UB), ex-prefeito de Mossoró e candidato da Coligação Esperança e Trabalho.
Se isso ocorrer… bye, bye, “Los Dias”, como o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (UB) se refere ao ex-aliado que o sucedeu na Prefeitura de Natal.
O deboche histriônico, com jeitos e trejeitos acentuados pelo sósia, diverte a militância e leva dezenas de anônimos às gargalhadas. Isso é fato.
O apelo circense nos remete inclusive às cortes europeias da Idade Média, onde os bufões ganharam fama. Eram figuras contratadas para divertir monarcas e convidados, mas que também podiam exercer uma função peculiar: provocar, satirizar e, sob a proteção do humor, dizer coisas que dificilmente seriam toleradas de outra maneira.
Com o passar dos séculos, os bufões foram desaparecendo das cortes. Mas continuam existindo, com outros formatos, nomes e sobrenomes.
O paradoxo dessa atração é que Álvaro Dias pode se tornar um nome secundário em suas próprias agendas, cada vez que seu Allyson Bezerra de “estimação” aparecer com dancinhas e pinotes. Pelo visto, ninguém parou para pensar como o eleitor indeciso enxerga esse tipo de sitcom — comédia de situação — e onde, de fato, esse personagem pode ser útil ao candidato bolsonarista.
Se estava difícil para Álvaro Dias chegar ao topo da disputa no confronto com um Allyson, imagine com dois Allysons. Ele nunca acreditou que o ex-prefeito de Mossoró vingasse para ‘saltar’ ao segundo turno. O outro Allyson que arranjou agora pode ser divertido, mas é provável que sirva mesmo ao primeiro.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
Os deputados estaduais deliberaram na sessão ordinária desta terça-feira (01), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), sobre diversas matérias legislativas, entre elas a derrubada do veto parcial ao Projeto de Lei nº 12/2026, de iniciativa do Governo do Estado, sobre o aperfeiçoamento da carreira da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte.
O governo estadual vetou parcialmente um trecho do art. 3º do Projeto de Lei. Trata-se do cômputo do tempo de atividade jurídica anterior ao ingresso na carreira da Defensoria Pública para fins da parcela de valorização por tempo de serviço. Fundamentou o veto alegando incremento de despesa com pessoal, ressaltando o risco de descumprimento de obrigações assumidas pelo estado perante o Supremo Tribunal Federal (STF).
O veto foi rejeitado pelo plenário da Casa Legislativa, à unanimidade dos votantes, que optaram pela manutenção do dispositivo aprovado.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
Policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) participaram de uma roda de capoeira com adultos e crianças na Vila de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, durante um patrulhamento na região.
O momento foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais na noite desta segunda-feira
(31), pelo perfil no Instagram @rocaniano14.
Um dos policiais que aparece nas imagens contou que a equipe realizava o patrulhamento quando percebeu a roda de capoeira. “Pedi ao comandante para ir lá olhar. Depois, logo em seguida, pedi a permissão do responsável para participar junto com ele, tendo em vista que eu também vim de comunidade em Olinda, Pernambuco”, relatou.
O policial afirmou ainda que entregou o armamento aos demais integrantes da equipe antes de entrar na roda, por questões de segurança. “Hoje, como Policial Militar, pude motivar e brincar com essas crianças. […_ Uma interaçao social com as crianças e mostrando de onde eu vim. Servir e proteger vai além de ser só operacional”, escreveu.
Nota do BCS – Maravilha! A polícia que nos orgulha, com empatia, pronta para escudar a sociedade e também consciente que é parte dela!
Aplausos! Muitos aplausos.
🎥 @tribunadonorte /Instagram/ @rocaniano14
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
A campanha eleitoral do RN ganha corpo nas ruas, da capital ao interior. Os principais candidatos na disputa sabem que é preciso chegar diretamente ao povo e, apenas as redes sociais, não são suficientes.
Porém, o tempo em rádio e televisão tem importante peso tanto pelo alcance como por seu aproveitamento, em recortes de áudio e vídeos, à disseminação pela Internet. A programação começou dia 16 e vai até 1º de outubro.
Veja abaixo o tempo dos candidatos ao Governo e ao Senado em rádio e televisão, diariamente:
Propaganda Eleitoral em Rádio e Televisão
Programação começou dia 28 e vai até o dia 1º de outubro. Veja abaixo mais detalhes:
📻 Rádio
Os programas em bloco são transmitidos:
📺 Televisão
Os programas em bloco são transmitidos:
Esses horários são os blocos de 25 minutos previstos para a propaganda eleitoral gratuita.
📅 Dias e cargos
Segunda, quarta e sexta – Governador, Senador e Deputado Estadual
Terça, quinta e sábado – Presidente da República e Deputado Federal
Portanto, domingo não há programa eleitoral em bloco.
Inserções
Além dos programas em bloco, existem as inserções de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação das emissoras, entre 5h e 0h. As inserções são particularmente importantes porque não ficam confinadas aos dois horários dos programas em rede. Elas aparecem ao longo da programação, inclusive nas diferentes faixas de audiência.
Dia a dia da campanha
Acompanhe no endereço de cada candidato, no Instagram, o dia a dia de suas respectivas campanhas:
Allyson Bezerra (UB) – AQUI
Álvaro Bezerra (PL) – AQUI
Arinalva do MBL (UP) – AQUI
Cadu Xavier (PT) – AQUI
Carlos Jararaca (DC) – AQUI
Dário Barbosa (PSTU) – AQUI
Henrique Lyra (PCO) – AQUI
Karlo Rodrigo (Agir) – AQUI
Robério Paulino (Psol) – AQUI
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
A Prefeitura Municipal de Mossoró disponibilizou nesta segunda-feira (31), a sétima parcela do Programa de Apoio ao Estudante (PAE).
O investimento visa incentivar os estudantes da Rede Municipal de Ensino e integra as ações do programa “Mossoró Cidade Educação”, criado pela Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O valor é destinado aos estudantes do 1º ao 9º ano, que estão cumprindo as regras estabelecidas. De acordo com o edital, são cinco mil vagas disponíveis para estudantes em situação de vulnerabilidade social e a seleção é feita no início do ano.
Luta pelo aprendizado e contra evasão
O objetivo é reduzir as taxas de evasão escolar e manter a regularidade em sala de aula, fomentando maior interesse pelo aprendizado. O aluno precisa também não ter sido reprovado no ano anterior e estar com a vacinação em dia.
O valor creditado na conta do estudante é de 200 reais e pode chegar a R$ 300 durante o recesso e férias escolares.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
O gênero biográfico e sua relação com a imprensa ganham um mapeamento profundo no livro Artefatos Biográficos: Jornalismo e Histórias de Vida (Editora Insular).
Em ensaios assinados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a publicação investiga como as trajetórias humanas e a memória social são registradas e preservadas pelo fazer jornalístico.
O volume foi organizado pelo jornalista e pesquisador Felipe Adam, doutor em Comunicação Social especializado em narrativas biográficas, livros-reportagem e história da mídia, em parceria com o professor e pesquisador Antonio Hohlfeldt, jornalista, historiador da mídia e docente com vasta contribuição para as ciências da comunicação no país.
Artefatos Biográficos: Jornalismo e Histórias de Vida integra a programação de lançamentos de livros da Intercom. A apresentação oficial da obra ocorre de forma presencial no Publicom (confira aqui con
A obra conta com a participação dos pesquisadores potiguares Gustavo Sobral e Juliana Bulhões. A dupla assina o capítulo intitulado “Rosa Freire d’Aguiar, correspondente: jornalismo, crônica e memória.
Continuidade da pesquisa que vêm desenvolvendo em conjunto desde 2015 e já resultou em livros, artigos e resenhas sobre jornalismo, biografia e crônica. Parte dessas investigações está também reunida no livro Jornalismo, Biografia e Crônica, publicado em 2023 pela EDUEPB.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.


