quinta-feira - 16/10/2025 - 16:36h
ICMS

Decisão do STF pode alterar operações e regras do e-commerce

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir, em julgamento com repercussão geral, se marketplaces e empresas que intermedeiam pagamentos podem ser responsabilizados pelo recolhimento do ICMS em vendas realizadas por terceiros, nos casos em que o vendedor não emite nota fiscal ou descumpre obrigações legais. De acordo com a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, a medida pode gerar até R$ 5 bilhões adicionais por ano aos cofres do Estado.

Apesar do potencial positivo de reforçar a arrecadação para cada estado, a proposta é vista com cautela, pois pode impor custos elevados às plataformas digitais, transferindo a elas riscos que originariamente caberia aos vendedores, além de abrir espaço para que cada estado estabeleça regras próprias, criando insegurança jurídica e dificultando a atuação das empresas em âmbito nacional.

A ausência de fundamento na legislação atual para atribuir essa responsabilidade demonstra que os Estados, ainda que sob justo pretexto, vêm transferindo sua incumbência fiscalizatória aos contribuintes. Isso impacta diretamente os custos de conformidade das plataformas, sobretudo porque muitas operam em nível nacional ou até global. “O assunto tem sido tratado de forma simplista sob o viés regulatório, com evidente transferência de ônus fiscalizatório às plataformas de marketplace que, em muitos casos, sequer são contribuintes do ICMS”, afirma Felipe Wagner de Lima Dias é sócio responsável pela área tributária do escritório Marcos Martins Advogados

Segundo o especialista, é preciso prestar atenção nos três principais possíveis impactos deste movimento:

Desafios jurídicos e de compliance – O STF precisa endereçar se a legislação estadual tem base para responsabilizar marketplaces. Caso avance nessa linha, seria necessária uma norma nacional uniforme para evitar insegurança jurídica e custos desproporcionais. Alternativamente, poderiam ser exigidos padrões mínimos de compliance, como já ocorre em outras situações de fiscalização tributária.

Impactos nos modelos de negócio e na competitividade – Embora a decisão não deva redesenhar toda a economia do e-commerce, pode elevar custos e tarifas cobradas pelas plataformas, que precisam investir em mecanismos de controle e endurecer regras de cadastro e uso. Isso pode reduzir o acesso de pequenos e médios vendedores ao ambiente digital, sobretudo em operações menos estruturadas.

Custo da conformidade e agilidade do setor – Caso haja responsabilização, a conciliação entre arrecadação e eficiência deverá vir da automação e de soluções tecnológicas. Plataformas podem investir em sistemas de inteligência artificial e integração de dados fiscais para monitorar notas, validar cadastros e reduzir riscos de responsabilização. Sem esse suporte tecnológico, há risco de maior burocracia e perda da flexibilidade que caracteriza o e-commerce.

A decisão do STF poderá ser um marco para a regulação do comércio eletrônico no Brasil. Se, por um lado, pode trazer maior segurança jurídica e uniformidade, por outro, levanta preocupações sobre aumento de custos, barreiras de acesso para vendedores e maior complexidade operacional para marketplaces.

“O papel do marketplace sempre foi aproximar vendedores e compradores em ambiente digital. Ainda que esses modelos tenham evoluído para oferecer serviços como frete, meios de pagamento e até ferramentas fiscais, isso não os torna corresponsáveis pelos tributos de terceiros, assim como um shopping não responde pelos impostos de seus lojistas”, opina Dias.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 16/10/2025 - 15:00h
Saúde

Prefeito Allyson anuncia entrega de Hospital Municipal a Mossoró

Obras estão bastante avançadas (Foto: divulgação)

Obras estão bastante avançadas, ao lado do Campus Central da Ufersa (Foto: divulgação)

Mossoró muito em breve contará com seu primeiro Hospital Municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), na noite dessa quarta-feira (15), durante solenidade de entrega da Praça Aurélia Rodrigues, no bairro Paredões. A unidade hospitalar será instalada onde está sendo construída a Policlínica, ao lado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A obra está avançada, dentro do programa “Mossoró Realiza”.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Morgana Dantas, celebrou o anúncio e destacou a importância do equipamento para a saúde do município. O Hospital Municipal já iniciará com três centros cirúrgicos para cirurgias eletivas, laboratórios para exames diversos e amplo leque de especialistas para consultas.

“O Hospital Municipal é um sonho que já saiu do papel e contará com três salas para tentar dar andamento as filas dos procedimentos que ficam parados no município pela demora daqueles também que precisam realizar procedimentos pelo Estado e se deslocam até Natal ou outras cidades”, explicou a secretária da Saúde.

Morgana Dantas disse que agora diversos procedimentos serão realizados em Mossoró com o Hospital Municipal. “Muitos deles feitos fora da cidade agora serão realizados no município, como otorrino, de ortopedia, entre outros que conseguiremos entregar de forma mais rápida.”

Vagas

A titular da SMS lembra que o município depende muito da disponibilidade de vagas dos convênios dos hospitais para a realização desses procedimentos. “Mas, agora, com o Hospital Municipal, nós conseguiremos organizar essas filas, dando maior celeridade para a realização do atendimento”, finalizou.

Além de todos os serviços que já seriam ofertados pela Policlínica, o Hospital Municipal garantirá a realização de consultas com especialistas, exames pré-cirúrgicos e realização de cirurgias ginecológicas, ortopédicas, vasculares, otorrinolaringológicas e outras especialidades.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Repet
quinta-feira - 16/10/2025 - 14:34h
1, 2, 3...

“Intervenção militar” está decidida pelo presidente Donald Trump

Donald Trump e Nikolas Maduro, um duelo desigual (Fotos: Andrew Caballero Reynolds e Frederico Parra-AFP)

Donald Trump e Nikolas Maduro, um duelo desigual (Fotos: Andrew Caballero Reynolds e Frederico Parra-AFP)

Do Canal Meio e outras fontes

Os Estados Unidos parecem estar cada vez mais próximos de realizar uma intervenção militar na Venezuela para derrubar o presidente Nicolás Maduro e o regime chavista que controla o país há 26 anos. De acordo com o New York Times, a CIA recebeu autorização formal do presidente Donald Trump para preparar e realizar ações secretas na Venezuela com o objetivo de promover uma mudança de regime no país. Isso inclui assassinar quem a Casa Branca considere inimigo, como o próprio Maduro.

As ações podem ocorrer com o apoio das Forças Armadas. Cerca de 10 mil soldados americanos foram deslocados para a região e estão embarcados em oito navios de guerra e um submarino nuclear estacionados nos limites das águas territoriais venezuelanas. (New York Times)

Horas após a CIA receber a autorização da Casa Branca, Trump afirmou que os ataques contra alvos venezuelanos podem passar a ser terrestres. Até o momento, os Estados Unidos têm tido como alvo pequenas embarcações que Trump acusa, sem oferecer provas, de estarem transportando drogas. Cinco barcos foram destruídos, matando cerca de 30 pessoas. “Nós estamos claramente agora olhando para o continente, porque o mar já está sob controle”, disse o presidente americano em conversa com repórteres na Casa Branca. (Politico)

A presença militar americana na costa venezuelana é a maior desde que o país invadiu o Panamá, em 1989, para depor o presidente Daniel Ortega, na época também acusado pelos EUA de ser um narcotraficante. Além das nove embarcações que circundam a costa venezuelana, desta vez os Estados Unidos também enviaram caças de ataque F-35B, aviões de transporte como o C-17, além de drones Reaper, que ficaram conhecidos por seus ataques letais no Afeganistão e no Iraque. (Wall Street Journal)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 16/10/2025 - 13:44h
Mossoró

Oratório de Santa Luzia vai acontecer de 1º a 11 de dezembro

Espetáculo terá algumas novidades, antecipa sua direção (Foto: Arquivo)

Espetáculo terá algumas novidades, antecipa sua direção (Foto: Arquivo)

A edição 2025 do Oratório de Santa Luzia chega com novidades que prometem encantar o público. O texto ganha nova versão assinada por João Marcelino, enquanto o maestro Danilo Guanais acrescenta novos elementos à trilha musical. O elenco também se renova, com dez novos artistas e a inclusão da personagem Rosa Fernandes.

Encenado de 1º a 11 de dezembro, no adro da Catedral de Santa Luzia, o espetáculo — apresentado ao ar livre — integra a programação cultural da Festa de Santa Luzia, que acontece de 30 de novembro a 13 de dezembro. Os ensaios, reunindo cerca de 60 participantes, começam no dia 27 deste mês.

Celebrando 25 anos de história, o Oratório tem direção de Júnior Félix, dramaturgia de João Marcelino, trilha original de Danilo Guanais, coreografia de Híkro Mendonça e Adriano Duarte, produção de Jocelito Barbosa de Góis e a atriz Joyce Marinho no papel de Santa Luzia.

“Este ano queremos valorizar ainda mais a fé e a religiosidade de Santa Luzia. Será mais um belo espetáculo, e contamos com a presença de todos na praça da Catedral”, destaca Júnior Félix.

Reconhecido desde 2021 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, o Oratório de Santa Luzia se consolida como um dos maiores eventos religiosos e culturais da região.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
  • Repet
quinta-feira - 16/10/2025 - 11:28h
Quinta Jurídica

Desembargador federal fará palestra sobre o “Crime organizado”

Banner de divulgação

Banner de divulgação

O desembargador federal Walter Nunes da Silva Júnior, professor da Universidade Federal do RN (UFRN) e ex-corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró, será o palestrante da próxima edição da Quinta Jurídica, que acontecerá dia  23 de outubro (próxima quinta-feira), em Natal.

A partir das 19h, no auditório da Justiça Federal do RN (JFRN), o magistrado falará sobre Crime Organizado.

A Quinta Jurídica é promovida pela Escola de Magistratura Federal no Rio Grande do Norte (ESMAFE/RN). O evento da próxima semana é especial por ser celebrativo aos 20 anos de especialização da 2ª Vara em matéria criminal.

As inscrições para Quinta Jurídica são gratuitas e podem ser feitas no site da JFRN www.jfrn.jus.br

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 16/10/2025 - 10:50h
Uern

Centro Acadêmico promoverá 2ª Edição da Semana de Jornalismo

Banner de divulgação do evento

Banner de divulgação do evento

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai sediar no Campus Central em Mossoró, entre os dias 20 e 24 de outubro, a 2ª edição da Semana de Jornalismo (SEJOR). O evento é realizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJOR) em parceria com a TCM Telecom e a Simple Prints. Tem ainda com o apoio da Uern, do Jornal De Fato e da Editora Queima-Bucha.

O evento traz a proposta de promover discussões sobre o jornalismo no Nordeste, explorando as múltiplas formas de atuação e produção jornalística na contemporaneidade. Além disso, busca incentivar os estudantes a participarem de congressos, prêmios e projetos de pesquisa na área da comunicação.

A programação contará com mesas-redondas, palestras, oficinas, momentos culturais e mostra audiovisual, sendo aberta tanto para alunos da Uern quanto para o público externo interessado.

Mais do que um espaço de aprendizado, a Semana de Jornalismo se consolida como um momento de integração e troca entre estudantes, professores e profissionais do mercado, fortalecendo o jornalismo potiguar e reafirmando o compromisso da Uern com a formação crítica e ética de seus futuros comunicadores.

Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, é necessário acessar o Instagram oficial da Semana (@sejor.uern) e clicar no link disponível na bio, que redireciona para o site do evento. No momento da inscrição, o participante deve selecionar as atividades das quais deseja participar.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 15/10/2025 - 23:52h

Pensando bem…

“A arte mais poderosa da vida é fazer da dor um talismã que cura.”

Frida Khalo

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 15/10/2025 - 20:24h
Turismo, negócios, gente

Terceira edição da Revista Lajedo do Rosário é lançada

Capa da terceira edição da revista (Reprodução do BCS)

Capa da terceira edição da revista (Reprodução do BCS)

Com conteúdos e impressão de excelência, a terceira edição impressa da Revista Lajedo do Rosário já está circulando no território nacional brasileiro e com remessa aos países de língua portuguesa Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Isso mesmo.

Na sua terceira edição, a revista Lajedo do Rosário traz como destaque maior de capa a consagrada história de um dos maiores empreendedores do Nordeste do Brasil, o fundador do Grupo Ster Bom, empresário Antônio Leite Jales.

Uma das matérias enfatiza o potencial turístico do município de Felipe Guerra. Trata da Lei de autoria do Deputado Estadual Francisco Medeiros (Francisco do PT),  sancionada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), definindo Felipe Guerra na região Oeste potiguar como Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte.

Nascido no município de Felipe Guerra, região Oeste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte, a história de vida do empresário Lindomar Batista do Rosário, também é um dissecada nessa publicação.

Edições

“A terceira edição da revista Lajedo do Rosário está com novos conteúdos e trazemos a história de pessoas que são inspiradoras como empreendedores, aliados aos conteúdos que sempre vão prezar unindo excelência e apresentando uma leitura agradável para os nossos leitores”, ressaltou o diretor executivo do projeto Lajedo do Rosário, editor chefe Salomão de Medeiros Leite.

As três edições na versão digital poderão ser lidas durante a segunda quinzena do mês de Dezembro de 2025 quando acontecerá o lançamento do site do Lajedo do Rosário.

A revista Lajedo do Rosário é produzida, editada e distribuída por S de M Leite para leitores segmentados no Brasil e países de língua portuguesa.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Gerais
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
quarta-feira - 15/10/2025 - 19:20h
Definido

Ufersa terá concurso com 10 vagas para professor e 42 de técnico

Arte ilustrativa com uso de recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com uso de recursos de Inteligência Artificial para o BCS

O Governo Federal publicou nesta quarta-feira (15), portaria conjunta entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI e o Ministério da Educação – MEC ampliando o número de cargos para professores e técnicos-administrativos nas universidades e institutos federais.

A Ufersa está contemplada com 52 novos códigos de vagas.

Desse total, serão dez novas vagas para Professor do Magistério Superior incorporadas ao quadro efetivo da universidade, que se somam a cerca de 20 códigos de vagas que já tramitam na Comissão de Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS para concurso público logo em breve.

Quanto à carreira de técnico-administrativo, o novo quantitativo do Governo Federal destina 42 novas vagas distribuídas entre os cargos de níveis superior e médio nas mais diferentes áreas de atuação.

Para o professor Rodrigo Codes, reitor da Ufersa, o anúncio reflete em mais incentivo à educação pública. “No âmbito da Ufersa, temos trabalhado com empenho para ampliar o quantitativo de profissionais docentes e técnicos, de modo a atender com qualidade o crescimento significativo vivenciado pela nossa universidade. Esses novos códigos de vaga são uma conquista que, logo em breve, será concretizada com novos concursos públicos”, anuncia o Reitor.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
quarta-feira - 15/10/2025 - 17:45h
1º Lugar

Mossoró ganha Prêmio Band Cidades Excelentes pelo 5º ano seguido

Marcos Medeiros representou o governo municipal e o prefeito Allyson Bezerra (Foto: divulgação)

Marcos Medeiros representou o governo municipal e o prefeito Allyson Bezerra (Foto: divulgação)

Mossoró conquistou o 1º lugar geral no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A solenidade de premiação aconteceu nesta terça-feira (14), na sede da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), em Natal. Mossoró também foi 1º lugar em educação, e foi premiada nas categorias saúde e bem-estar, desenvolvimento econômico e ordem pública, sustentabilidade, infraestrutura e governança.

Esse é o quinto ano consecutivo que o Município recebe este prêmio.

O prêmio foi recebido pelo vice-prefeito Marcos Medeiros (PSD), que representou o prefeito Allyson Bezerra (UB) na solenidade. “Dedicamos esse prêmio a todos os servidores de Mossoró que trabalham arduamente em todos as nossas unidades públicas”, pontuou Marcos Medeiros.

O reconhecimento, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, celebra as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e resultados concretos em políticas públicas.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
quarta-feira - 15/10/2025 - 16:30h
Operação Território Seguro

Forças de segurança prendem 32 suspeitos de ligação com facções

Forças de segurança realizaram 32 prisões; toneladas de drogas foram apreendidas recentemente (Fotomontagem do BCS)

Agentes agiram de forma integrada e de surpresa; toneladas de drogas também foram apreendidas recentemente (Fotomontagem do BCS)

Forças de segurança do RN e federais atuaram conjuntamente nesta quarta-feira (15) na Operação “Território Seguro”, ação integrada coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O foco principal foi Natal e região metropolitana, mas também chegou ao interior do estado, utilizando dezenas de viaturas, mais de 300 agentes e até mesmo dois helicópteros do Estado.

A operação tem como objetivo combater a atuação de facções criminosas e contou com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em Natal e outras cidades do estado. As diligências são resultado de investigações conduzidas pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), que identificaram alvos ligados à atuação de facções criminosas.

Foram presas 32 pessoas suspeitas de envolvimento com tráfico e outros crimes. Elas passaram por audiência de custódia, e posteriormente seguira, para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Foram apreendidos mais de 3 quilos de drogas (maconha e cocaína), quatro armas de fogo e mais de 100 munições de diversos calibres, além de R$ 1.804 em dinheiro.

A ação contou com a participação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do RN, por meio do Grupo de Atuação Especial ao Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Nas últimas semanas, dezenas de prisões e apreensão de grande quantidade de cocaína (veja AQUI) e maconha (veja AQUI) colocaram o crime organizado contra a parede no RN.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
quarta-feira - 15/10/2025 - 15:44h
Pedro Lima

Presidente do Grupo 3Corações fará palestra para plateia empresarial

Pedro Lima fará palestra para empresários e lideranças (Foto: divulgação)

Pedro Lima fará palestra para empresários e lideranças (Foto: divulgação)

O presidente do Grupo 3Corações, Pedro Lima, estará em Natal nesta quinta-feira (16) para ministrar uma palestra exclusiva durante o Summit das Famílias Empreendedoras 2025 – Edição Especial, evento promovido pela Timeni Gestão & Sucessão Familiar.

O encontro, voltado apenas para convidados, acontece a partir das 17h, no Versailles Recepções, e reunirá cerca de 200 empresários e lideranças dos setores da indústria, comércio e serviços.

Mais do que um espaço de networking e troca de experiências, o Summit celebrará a relevância das empresas familiares para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte, além de marcar os 20 anos de atuação da Timeni na consolidação de práticas de governança, sucessão e crescimento sustentável.

A programação do dia terá início às 16h30, com o lançamento do livro “Os 7 Pecados das Famílias Empreendedoras e Como Evitá-los”, de Semio Timeni, sócio-fundador da Timeni.

Entre os destaques da noite, a palestra de Pedro Lima promete inspirar os participantes com reflexões sobre liderança, propósito e os desafios da gestão empresarial contemporânea.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
quarta-feira - 15/10/2025 - 14:50h
30 de Outubro

Instituto Histórico lançará Revista 103 com palestra de André Pignataro

Edição chega ao número 103 Reprodução do BCS)

Edição chega ao número 103 (Reprodução do BCS)

O Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN) vai lançar a edição de número 103 de sua “Revista do IHGRN.” É a mais longeva publicação em circulação no estado.

Será no próximo dia 23 (quinta-feira), às 17h, no Salão Nobre da entidade, à rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN.

A regista traz a assinatura de vários nomes da cultura do RN, como João Felipe da Trindade, Gerinaldo Moura, Fernando Antônio Bezerra, Cyro Pedrosa, Octávio Santiago, Rogério Bivar, Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro Furtado de Mendonça e Menezes, entre outros.

Na programação, haverá também palestra com o escritor, advogado e pesquisador André Felipe Pignataro Furtado de Mendonça e Menezes. Ele vai dissertar sobre a “Comitiva 1861”, experiência que viveu com os também escritores Gustavo Sobral e Honório de Medeiros, além de Bárbara Michaella Ferreira Lima em 2023 (veja AQUI, AQUI e AQUI).

O grupo fez percurso que o presidente da província do RN, Pedro Leão Veloso, realizou com grupo de auxiliares em 1861, em pleno Brasil Império. Conheceu pontos estratégicos da área sob sua jurisdição, numa aventura que durou 44 dias.

Nota do BCS – Vou levar falta, gente. Infelizmente estarei bem longe da capital nessa data. Sucesso e contem conosco.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
quarta-feira - 15/10/2025 - 13:32h
Visita técnica

Acadêmicos de Medicina da Uern conhecem realidade da saúde pública

Estudantes e docente conheceram estrutura e papel técnico do órgão estadual (Foto: 2ª Ursap)

Estudantes e docente conheceram estrutura e papel técnico do órgão estadual (Foto: 2ª Ursap)

Acadêmicos do segundo período do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram, na manhã de quarta-feira (15), uma visita técnica à II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), em Mossoró.

A atividade, realizada das 9h às 11h, teve como objetivo aproximar os estudantes dos diferentes níveis de atenção à saúde, proporcionando uma compreensão prática sobre o funcionamento dos serviços públicos. A visita integra as ações da disciplina Saúde Coletiva e Vivência na Comunidade II.

O grupo foi recepcionado pela coordenadora do Núcleo Técnico da II Ursap, enfermeira Ana Clara de Souza Rêgo; pela referência da Vigilância Epidemiológica, Lucélia Pansard; e pela presidente do Comitê Regional de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, enfermeira Vilcelânia Alves. As profissionais apresentaram as atribuições e o funcionamento dos diversos setores da instituição.

Durante a programação, os estudantes conheceram a estrutura administrativa e os programas desenvolvidos pela unidade, como o Programa de Controle das Arboviroses, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Saúde Prisional, Programa Saúde na Escola (PSE) e Programas de Controle da Hanseníase e Tuberculose, entre outros.

Também foram abordadas as ações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, o Núcleo de Saúde do Trabalhador, o Núcleo de Zoonoses, o Programa Regional de Imunizações e o papel da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), responsável pela assistência farmacêutica estadual.

A professora Ellany Gurgel Cosme do Nascimento acompanhou os estudantes durante a atividade. Titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), Ellany é doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do RN (UFRN) e docente adjunta do curso de Medicina da Uern.

A II Ursap é um dos seis centros regionais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), atuando como unidade estratégica da gestão estadual. Com sede em Mossoró, o órgão abrange 14 municípios da 2ª Região de Saúde e, em Assú, coordena mais 12 municípios da 8ª Região.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • Repet
quarta-feira - 15/10/2025 - 12:02h
Fernando Freire

Ex-governador sofre outra queda e volta a atendimento hospitalar

Freire passou por cirurgia no dia 7 último (Foto: Reprodução)

Freire passou por cirurgia no dia 7 último (Foto: Reprodução)

Da 96 FM de Natal

O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire voltou a ser internado no Hospital Memorial São Francisco, em Natal, após sofrer um escorregão em casa na última terça-feira (14). Segundo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (15), o ex-governador sofreu luxação da prótese de quadril ao tentar se levantar de uma cadeira. Informações da Tribuna do Norte.

Após o acidente, Freire foi levado ao hospital, onde realizou exames de imagem que confirmaram o deslocamento da prótese. Ainda na noite de terça-feira, ele foi submetido a um procedimento de redução da luxação, feito sob anestesia raquidiana (RAC) — técnica que dispensa reabertura cirúrgica.

De acordo com a equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido, com a prótese recolocada adequadamente. O ex-governador permanece internado em observação, com evolução clínica satisfatória.

A previsão é que ele receba alta hospitalar na sexta-feira (17), com orientações médicas específicas para o período de acompanhamento domiciliar e cuidados com a movimentação.

No último dia 6 de outubro, Freire foi internado no Hospital Walfredo Gurgel depois de sofrer uma queda enquanto almoçava, no Tirol. Com o impacto, o ex-governador fraturou o colo do fêmur e foi submetido a uma cirurgia no Hospital Memorial São Francisco, no dia 7 (veja AQUI). Ele havia recebido alta na segunda-feira (13).

Nota do BCS – Estamos na torcida por sua recuperação, Fernando.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política
quarta-feira - 15/10/2025 - 11:36h
Assembleia Legislativa

Comissão de Saúde volta ao Walfredo e cobra solução para tomógrafos

Deputados já tinha visitado hospital há 45 dias e retornaram nesta quarta-feira (Foto: Eduardo Maia)

Deputados já tinha visitado hospital há 55 dias e retornaram nesta quarta-feira (Foto: Eduardo Maia)

Depois de 55 dias, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN voltou, nesta quarta-feira (15), ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de urgência e emergência do Estado. A nova visita técnica teve como foco a paralisação dos dois tomógrafos do hospital, que voltaram a apresentar falhas e deixaram o serviço de diagnóstico por imagem comprometido.

Participaram da inspeção as deputadas Cristiane Dantas (SDD) e Terezinha Maia (PL) e o deputado Dr. Kerginaldo (PL), que integram o grupo de trabalho permanente da Comissão de Saúde. A comitiva foi recebida pelo diretor-geral do hospital, Geraldo Neto, e pela secretária-adjunta de Saúde do Estado, Leidiane Queiroz.

O deputado Dr. Kerginaldo cobrou urgência nas soluções e criticou as condições de infraestrutura do hospital. “Falta de banheiro para acompanhantes, ausência de alimentação e de manutenção básica. Isso é desumano. Falta gestão e prioridade”, disse o parlamentar.

A deputada Cristiane Dantas defendeu que a situação exige medidas imediatas. “É preciso priorizar o Walfredo Gurgel, que é o principal hospital do Estado. Os recursos existem, e uma reunião do Conselho Estadual de Saúde pode remanejar valores de emendas para agilizar essa compra”, sugeriu.

A deputada Terezinha Maia também se pronunciou durante a visita, classificando a situação como inadmissível. “Não importa a posição social da pessoa envolvida em um acidente, se o paciente é atendido pelo SAMU ele precisa ser recebido e diagnosticado com segurança. Não podemos permitir que o maior hospital do Estado funcione com tomógrafos de 10 a 15 anos de uso. É inaceitável”, afirmou.

Durante a visita, Leidiane anunciou o início das obras de manutenção do setor de tomografia, que serão executadas enquanto as máquinas permanecem fora de operação. “Há um esforço enorme de toda a equipe do Governo para reduzir transtornos. É como trocar o pneu com o carro andando, mas estamos fazendo o possível para que nenhum paciente fique sem atendimento”, afirmou.

A secretária explicou que os pacientes do Walfredo Gurgel estão sendo encaminhados para outras unidades da rede estadual, como o Hospital Deoclécio Marques, o Giselda Trigueiro e o Hospital da Polícia Militar, além de hospitais privados que se dispuseram a colaborar. Segundo ela, o processo de compra de um novo tomógrafo, avaliado em R$ 2,5 milhões, está em curso desde o ano passado, antes mesmo da quebra dos equipamentos atuais.

O diretor do hospital, Geraldo Neto, detalhou o fluxo adotado durante o período de manutenção. “Os pacientes chegam ao Walfredo por causa do perfil de atendimento e da estrutura médica que temos. Depois do primeiro atendimento, eles são direcionados conforme o tipo de exame necessário e a disponibilidade nas demais unidades. A rede foi redesenhada para evitar atrasos nos diagnósticos”, explicou.

A Comissão de Saúde deve apresentar um relatório técnico com as observações da visita e recomendações à Secretaria de Saúde Pública (Sesap), reforçando a necessidade de acelerar a reforma do setor de imagem e garantir o funcionamento contínuo dos tomógrafos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 14/10/2025 - 23:54h

Pensando bem…

“Tão desagradável quanto o ingrato, é aquele que cobra por um dia ter feito algum bem. Fazer gentilezas buscando algo em troca, não tem valor.”

Ana Toledo

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 14/10/2025 - 21:30h
Mossoró

Central do Povo vai concentrar serviços no Centro da cidade

Imóvel foi abandonado pelo poder público há vários anos (Foto: divulgação)

Imóvel foi abandonado pelo poder público há vários anos (Foto: divulgação)

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), anunciou nessa segunda-feira (13), a criação da Central do Povo. O espaço vai ofertar atendimento ao público de diversos serviços realizados pela Prefeitura de Mossoró.

A Central do Povo vai funcionar no prédio do antigo CEO, em frente à Praça Bento Praxedes (também conhecida como Praça do Relógio e Praça do Codó), Centro da cidade.

‘’Esse local ficou abandonado por muitos anos e agora vai ganhar vida. Aqui está nascendo a Central do Povo, que vai reunir todos os serviços de atendimento ao público da Prefeitura de Mossoró, em um só lugar, aqui no Centro de Mossoró’’, afirmou Allyson.

Na Central do Povo serão ofertados atendimentos ao público nos seguintes serviços: Regulação da Saúde, emissão do Cartão SUS, entrega de documentos, atualização do Cadastro Único, serviços relacionados ao trânsito, solicitações de serviços urbanos — como coleta de lixo e iluminação —, além de atendimentos do Procon, da Ouvidoria e outros.

“Vamos transformar esse prédio para escutar as pessoas, dar atendimento de qualidade, levar atendimento de várias áreas, teremos um prédio moderno, com conforto, tecnologia, tudo para dar qualidade no atendimento. Também vamos interligar as rotas do transporte coletivo para garantir o fácil acesso ao local’’, concluiu ele.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
terça-feira - 14/10/2025 - 19:48h
MPF

Justiça bloqueia site que vende cadastros pessoais

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

O Ministério Público Federal (MPF) obteve na Justiça Federal uma decisão que determina o bloqueio definitivo do site “Tudo Sobre Todos”, que divulgava e vendia informações pessoais de brasileiros, sem qualquer autorização. A sentença da 1ª Vara Federal do Rio Grande do Norte também prevê o envio de pedido de cooperação internacional à Suécia, país onde o domínio estava registrado, para a desativação da página em seu atual endereço.

O site oferecia dados como CPF, endereço, data de nascimento e perfis de parentes, em violação ao direito à privacidade e à proteção de dados. O MPF destacou que a prática expunha milhões de brasileiros a riscos graves, como fraudes e ameaças à integridade física.

Ocultação

Em pedidos anteriores, o MPF já havia conseguido que operadoras de telecomunicações bloqueassem o acesso ao site no Brasil. Durante o atual processo, a empresa Top Documents LLC, responsável pelo site, tentou ocultar a responsabilidade por meio de uma firma registrada nas Ilhas Seychelles e de um provedor nos Estados Unidos.

O MPF, porém, demonstrou que o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) se aplica também a empresas estrangeiras que ofereçam serviços a brasileiros. Ainda assim, pelas atitudes dos réus, a ação civil pública, de autoria do procurador da República Kleber Martins, tramitou por dez anos até a atual sentença.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
terça-feira - 14/10/2025 - 16:54h
Sucessão e problemas

Dívida do RN supera R$ 6,3 bilhões e impõe desafios fiscais adiante

Governadora repassará governo para seu vice (Foto: Sandro Menezes)

Governadora repassará governo para seu vice (Foto: Sandro Menezes)

Do Blog do BG

O Rio Grande do Norte vai fechando a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) com um desafio fiscal cada vez mais pesado: a dívida consolidada líquida do Estado alcançou R$ 6,34 bilhões em agosto de 2025, segundo o Relatório de Gestão Fiscal do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). O valor representa um aumento de cerca de R$ 1,8 bilhão em comparação ao início do primeiro mandato da governadora, em 2019.

Do total, R$ 3,2 bilhões são referentes a dívidas contratuais, e R$ 2,49 bilhões a empréstimos e outros compromissos de longo prazo. Comparado a 2018, quando o Estado registrava R$ 1,75 bilhão em dívidas, o crescimento supera 260%, refletindo tanto o histórico de desequilíbrio fiscal quanto o aumento das operações de crédito nos últimos anos.

A situação preocupa especialmente a sucessão de 2026. Fátima deve renunciar ao cargo em abril para disputar o Senado, passando o governo ao vice Walter Alves (MDB). A transição ocorrerá em meio a alto comprometimento da receita com pessoal, dependência de repasses federais e déficit previdenciário, reduzindo a margem de manobra para investimentos futuros.

Pré-candidatos como Cadu Xavier (PT), Rogério Marinho (PL), Álvaro Dias (Republicanos) e Allyson Bezerra (UB) já se movimentam no cenário político, conscientes de que o próximo governo herdará um Estado financeiramente limitado. Enquanto aliados do governo destacam que parte da dívida reflete investimentos estruturantes e recomposição de passivos, opositores apontam falta de planejamento e alertam para o risco de comprometer a capacidade de investimento nos próximos anos.

Leia também: Previdência do RN tem déficit bilionário; TCE cobra cobra medidas

Leia também: MP tenta frear rombo que afetará renda de aposentados e pensionistas

Com R$ 6,3 bilhões em compromissos acumulados, renegociações de débitos e cortes em despesas de custeio poderão ser medidas obrigatórias para o próximo governador ou governadora. O tema deve pautar o debate eleitoral, colocando em evidência a narrativa de legado da gestão atual frente ao desafio estrutural das finanças públicas potiguares.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
terça-feira - 14/10/2025 - 16:00h
Penas pecuniárias

Vara de Execução Penal destina mais de R$ 680 mil a projetos sociais

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

A 3ª Vara Regional de Execução Penal da Comarca de Mossoró beneficiará 19 projetos sociais a partir da destinação do montante de R$ 680.496,05 com o projeto “Devolver para Reparar”. A iniciativa é uma das ações do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Contempla instituições com recursos provenientes das penas pecuniárias, relacionadas a crimes considerados de menor potencial ofensivo.

Ao todo, 45 instituições públicas e privadas inscreveram os seus projetos sociais para contemplação com as penas pecuniárias. Dentre os projetos apresentados, verificou-se uma gama de iniciativas, e as entidades beneficiadas foram distribuídas entre os eixos temáticos de segurança pública, sistema prisional, meio ambiente e sustentabilidade e causa animal, cultura e infância e juventude.

O objetivo da seleção é apoiar projetos de interesse social e fomentar ações de diversas áreas na região Oeste do Estado.

A Comarca disponibilizou, ao todo, o montante de R$ 700 mil, sendo a verba de prestação pecuniária dividida conforme a prioridade social de cada eixo, a relevância dos projetos e a sua viabilidade. Quanto ao saldo remanescente de R$ 19.503,95, decidiu-se por mantê-lo em caixa vinculado à conta judicial de prestação pecuniária, de forma cautelar e transparente, não se destinando, neste momento, à contemplação de novos projetos.

Etapas

Em relação à liberação dos recursos, o processo ocorrerá mediante transferência bancária nas contas informadas nos projetos apresentados pelas entidades contempladas. Para os projetos sociais serem contemplados com os referidos valores, será necessário o comparecimento dos representantes habilitados em audiência, a ser realizada no Plenário do Tribunal do Júri, no Fórum Desembargador Silveira Martins, em Mossoró, no dia 27 de outubro, a partir das 9h.

Em caso de não comparecimento, sem apresentar justificativa plausível, no prazo de 24 horas, a entidade beneficiada terá seu projeto automaticamente excluído, permanecendo o recurso em caixa, a ser destinado em próximo edital. Além disso, as instituições contempladas deverão prestar contas no prazo de 15 dias, a partir do término do prazo de execução do projeto, conforme especificado no edital.

A prestação de contas deverá conter planilha detalhada das despesas, notas fiscais regulares e relatório dos resultados alcançados.

Veja AQUI as entidades e instituições beneficiadas e os critérios adotados pela juíza Cínthia Cibele Diniz de Medeiros.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público / Política
terça-feira - 14/10/2025 - 15:20h
Cacá Carvalho

Ator e diretor teatral apresenta dois espetáculos em Mossoró

Cacá estará no Dix-huit Rosado e no auditório da Estação das Artes (Foto: Prefeitura de São José do Rio Preto-SP)

Cacá estará no Dix-huit Rosado e no auditório da Estação das Artes (Foto: Prefeitura de São José do Rio Preto-SP)

Mossoró receberá pela primeira vez o ator brasileiro Cacá Carvalho, uma das referências do teatro nacional. Ele chega à cidade com dois espetáculos de teatro gratuitos.

Na sexta-feira, 17 de outubro, será apresentado o espetáculo “A Próxima Estação”, às 19h30, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, encerrando a programação do 19º Festival de Teatro da Uern (FESTUERN).

Trata-se da história de Violeta e Mássimo, um casal cheio de ironias, poesias e conflitos, que vive junto por 50 anos, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido.

Já no sábado, 18 de outubro, será apresentado o espetáculo “70”, também às 19h30, no Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. O espetáculo propõe uma nova visão de troca e colaboração entre diferentes idades da vida. O personagem reflete sobre o tempo vivido, as experiências geracionais e a transição do analógico para o digital.

Carlos Augusto Carvalho Pereira, 72, o Cacá Carvalho, paraense de Belém, é ator, artesão e diretor teatral. Tem um longo percurso na dramaturgia em papeis na televisão, cinema e teatro.

Tem diversas premiações especialmente no teatro, como o Prêmio Molière de Teatro, em 1978 e 1986. Em 1998, Cacá foi escolhido o melhor ator coadjuvante do ano pela Rede Globo, pelo personagem “Jamanta”, da novela Torre de Babel.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.