• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 24/07/2010 - 17:34h

A delicada batalha da comunicação – Eleições 2010

Em toda campanha política, que muitos tratam como uma guerra, sempre se trava uma batalha à parte: é a batalha da comunicação. Por vezes, ela é quem decide.

Na campanha que acompanhamos agora no Rio Grande do Norte, a candidata favorita ao governo, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), começa a perder esse combate. 

Até bem poucas semanas, ela pontificava. Era suprema e inabalável. "Governadora em férias", só tinha notícias a seu favor.

Com o aranque da campanha adversária, a sua comunicação entrou em pane. Revela-se insossa, repetitiva e às vezes frívola. Tem subaproveitado o poder de mobilidade da própria candidata.

Já na coligação governista, que empina a candidatura à reeleição de Iberê Ferreira (PSB), ocorre o inverso. Cresce em eficiência e quase onipresença.

Há melhor aproveitamento de fatos ou mesmo fermentação de outros de menor significado, amplificando o nome de Iberê.

Mais do que volume, vale a eficiência. Importante é o tiro certo e não a rajada de informação enfadonha e boba.

O comando da aliança "Força da União", que sustenta a candidatura de Rosalba, precisa se apressar nos ajustes. O tempo desperdiçado hoje pode repercutir de forma irreversível adiante.

O senador norte-americano Hiram Johnson cunhou uma frase em plena 1ª Guerra Mundial, da qual os Estados Unidos não participaram, que se eternizou: "Na guerra, a primeira vítima é a verdade". Criticava a cobertura do conflito, feita pela imprensa do seu país.

Numa campanha política, a boa comunicação não pode ser substituída por boateiros remunerados ou uma penca de gente no Twitter treinada para repetir oba-oba. Eles promovem ondas concêntricas, como uma pedra que cai no meio do oceano, mas jamais transformarão marola em tsunami.

Informar e formar opinião são tarefas para profissionais e não militantes políticos.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Pedro diz:

    Nota 10 a este seu comentário. Temos que fazer campanha no RITMO da ROSA, de casa em casa mostrando suas propostas e ouvindo o povo; isto ela faz com categoria própria e observar-se que os seus aliados estão indo por outra linha, bem como o eleitorado da Rosa aqui em nossa cidade é crasse pobre ou abaixo da pobreza eles não tem acesso a TWITER o outros meios nesta linha. Ainda ar tempo para corrigir isso, tendo em vista que a Rosa vai ter que ser mil ao mesmo tempo. Para isso tem os seus aliados para muito bem representa-las.

  2. Paulo Duarte diz:

    Com relação ao escrito, podemos parafrasear o bom Ibrahim Sued ¨Os cães passam e a caravana ladra¨, e antes que eu me esqueça,
    Ademã que eu vou em frente.

  3. LUCAS ALVES diz:

    O PSB consegui comunicar-se muito bem em campanhas, porém se tivesse a mesma efetividade de comunicação durante o governo, as coisas poderiam ser mais fáceis.

  4. WILLIAM PEREIRA diz:

    Quando o povão souber que ela é contra LULA e que não quer Serra em seu palanque vão mudar um pouco de opinião. Mossoró sempre foi Rosado e LULA. Veremos quem vai levar essa!

  5. MARCOS PINTO - PTE. DA ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS (AAPOL). diz:

    Quero ver o semblante destes safardanas que teimam em repetir o cenário do pleito de 2006, em que alardeavam que o Garibaldi era um GOVERNADOR EM FÉRIAS. Vejam que já ontem mesmo o prefeito de Caraúbas abandonou a candidatura de Rosalba, seguindo o mesmo caminho do prefeito de Areia Branca. As pesquisas já sinalizam para um segundo turno, e aí, é hora da onça beber água.

  6. sonali diz:

    Sempre achei o Markenting de Alexandre Macêdo (que comanda toda essa comunicação pró Iberê} muito eficaz, capaz de nutrir qualquer candidatura.

    Não é a toa que Dona Wilma ( uma lástima ) sempre ganha pleitos que disputa.

    o marketing de Rosalba precisa dar a ela aura de Rosa, de trabalhadora e não ficar fazendo picuinha , repondendo e atacando o adversário.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.