sexta-feira - 22/01/2010 - 15:36h

A escolha ou não do PR

Uma luta surda está sendo travada no PR de Mossoró. O partido emergente – na cidade – está dividido e pode se fracionar. Estilhaçar-se.

Uma ala defende lançamento de candidatura a deputado estadual, a outra também. Apesar de convergentes, divergem.

O "xis" da questão é resquício de convivência e coabitação difíceis entre as facções do ex-vereador Renato Fernandes, candidato a prefeito em 2008, com o engenheiro Marcelo Rosado, ex-secretário estadual do Desenvolvimento.

Os dois lados concordam quanto à necessidade e oportunidade histórica de eleição de um componente do PR, porém com vetos de parte a parte.

A birra não poderia ser mais inoportuna.

Mossoró terá mais de 155 mil eleitores em outubro próximo, nas eleições marcadas para este ano. No momento, possui apenas dois deputados que são pré-candidatos à reeleição, Leonardo Nogueira (DEM) e Larissa Rosado (PSB). Ambos, não obstante adversários, são duas faces da mesma moeda Rosado.

O PR tem um vácuo considerável para entrar, apostando num manancial incomensurável de insatisfeitos. Tem nomes e meios à viabilização de candidatura. Só que não consegue superar as pinimbas, predileções pessoais e divergências orgânicas.

Corrida

Com o "cavalo selado" à porta, o partido teima em não apostar corrida e trabalha, indiretamente, para ser apenas coadjuvante numa história que não muda. Até porque não há mudança com repetição. Só a ousadia altera o curso do rio.

Pelo menos quatro nomes pairam no ar, com possibilidade de escolha à candidatura. Todos, cada um a seu jeito e potencial, em condições de ascensão eleitoral num momento em que números e atmosfera favorecem.

O próprio Marcelo é imberbe em política, mas faz parte de um poderosíssimo esquema empresarial que pode catapultá-lo à Assembleia Legislativa. O estranho, apenas, é que seja adesivado como "alternativo", sendo também Rosado.

Renato Fernandes traz a experiência de mandatos como vereador, a confiança plena do líder partidário João Maia (deputado federal) e o perfil de articulador de bastidores.   

O vereador Genivan Vale, não obstante estrear no primeiro mandato de vereador, revela-se como político bem-articulado, com crescente projeção.

Ainda pode ser anotado o nome da empresária Seissa Praxedes, esposa de Renato. Tem perfil de mulher dinâmica e inserida num universo político onde o chamado "sexo frágil" está em alta.

Resta saber se o PR vai se diminuir, dividindo-se, ou avançar num momento que talvez não se repita adiante.            

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.