• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quinta-feira - 08/05/2014 - 08:24h
Brasil contemporâneo

A espetaculosidade da violência no vácuo da impunidade

O linchamento de uma mulher (veja AQUI), confundida a partir de pulverização de um retrato falado em redes sociais, deve ligar nosso sinal de alerta.

O caso revela como estamos diante da “popularização” do justiçamento, vendo-o como normal, além do perigo do uso equivocado da Net.

Não se checa nada. Num click há julgamento e distorção de imagem que podem resultar em tragédia.

A espetaculosidade da violência entra no vácuo da impunidade.

É reação individual e coletiva ao próprio medo da violência.

Estupidez combatida com estupidez.

Enfim, estamos de volta aos tempos de Talião:

– Olho por olho, dente por dente! Ou algo pior.

O começo do fim.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. LUIZ TRINDADE diz:

    Espetaculosidade de impunidade bem maior do que o linchamento indevido é a tal da “fiança” que legaliza o crime e o criminoso… Semana passada, madrugada de sábado (3), um motorista de uma U$V Pajero aqui em Natal, totalmente bêbado às 4 da madrugada, furou o sinal em frente ao Shopping Midway, colidiu com outro carro que cruzava a via matando na hora a sua condutora!!! Pagou uma fiança de R$ 25 mil, à vista, e foi embora pra casa ou pra outro bar que ainda estivesse aberto pra continuar curtindo impunemente a sua cachaça de fds… Se tá na lei, então poooooode… O bom é que ninguém do judiciário reclama da caduquice das nossas leis nem os políticos se interessam em atualizá-las, pois podem ser tudo de ruim, menos doidos ao ponto de darem um tiro no próprio pé…

  2. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Parabéns pelo seu (sempre lúcido) comentário!. O que estarrece mais ainda, é a demora das autoridades policiais chegarem ao local onde acontecia o linchamento.
    Demoraram mais de duas horas.
    Isso é um absurdo, visto que Guarujá é uma cidade turística vizinha à capital.
    Trata-se também do maior contingente policial civil e militar do país e também melhor aparelhado.E treinado. Não se concebe que duzentas pessoas chutem, esmurrem, batam com paus e pedras numa pessoa durante duas horas e nenhuma autoridade tome conhecimento! É caso de prisão, inquérito e exclusão dos quadros da polícia, principalmente dos oficiais envolvidos!
    Vendo essa volta à barbárie, na televisão, enalteço às figuras dos nossos comandantes locais do policiamento, Avilbar e Correia Lima, que sem contingentes suficientes, sem equipamentos/aparelhamento adequados, as vezes até sem gasolina para por nas viaturas, conseguem “tirar leite de pedra”, para nos dar segurança! Isto é fato.
    E para alguns incaltos, que venham misturar esse comentário com política,isso não é adulação/bajulação, pois os conheço apenas pela mídia, e, nem eles precisam disso, nem eu!

  3. François Silvestre diz:

    Lembra da campanha recente contra a PEC 37? Ela era o mal de raiz. Sua derrota seria o fim da impunidade. Gastou-se os tubos de grana pública numa fantástica propaganda, onde se aliaram imprensa escrita, blogs, televisão, o escambau. A PEC seria a consagração da impunidade. Taí. A PEC 37 morreu. Nem se fala mais nela. Ninguém cobra os inquéritos prometidos. A impunidade é a mesma, ou maior. Foi a mais deslavada propaganda enganosa dos novos tempos. Propaganda institucional, institucionalmente mentirosa.

  4. Carlos André diz:

    Onde o estado não se faz presente floresce tudo de ruim, quadrilha de traficantes, cracolândias, favelas, prostituição, endemia de assaltos e assassinatos.

    O fim da ordem e paz social começa onde termina a presença do estado acompanhado de suas ações publicas.

    O pior é ver que esse desgoverno do PT acha normal e não diz nada, veja o caso dos imigrantes haitianos, parece que o que esta mais em falta no Brasil é pessoas pobres e miseráveis, nós não conseguimos dar conta de nossa população carente oferecendo condições dignas de vida a eles, quanto mais os que vem de fora.

    As vezes acho que este desgoverno do PT esta trabalhando para o nosso país entrar no caos, para depois eles realizarem um golpe de estado como justificativa ao caos que estamos vivendo.

    Corrigindo o nosso querido Brasil já vive um caos! Segundo Julio Jacobo Waiselfisz em seu estudo “Mapa da Violência 2 0 1 2, os novos padrões da Violência homicida no brasil”, entre os anos de 2000 e 2010 foram assassinadas 538.324 pessoas no Brasil.

    • Carlos André diz:

      E haja caixão!

      Virou um bom negocio nos últimos tempos!

    • RC 50 diz:

      Você botar a culpa só no Governo Federal e um tanto desconexo,somos uma federação amigo,a unidades federadas são compostas de municípios,esqueceu!? A segurança pública é de responsabilidade dos estados,o Governo Federal só pode intervir nos estados com autorização dos Governos estaduais,é ou não é!? Temos uma mania ridícula de ficar esperando as benesses de Brasília,nada exigimos dos nossos Governadores,temos uma aparelho policial obsoleto que se preocupa muito mais em oferecer repressão política do que dar segurança ao cidadão,critica-se o Governo Federal e se perde muito tempo bajulando oligarquias,corrompidas e ultrapassadas que nunca tiveram projetos de reformulação das policias,nunca tiveram políticas sociais de combate as drogas e melhoria da educação,500 anos aguentando uma classe média desumana e egoísta que juntamente com as classes sociais mais acima só se preocuparam em concentrar renda em seu entorno,fomenta-se ideias absurdas que comunistas,ateus e comedores de criancinhas vão tomar conta do Brasil como subterfúgios para aplicar golpes de estado com o apoio da mídia ou não,ai você põe toda esta carga de responsabilidade em 12 anos de Governos petistas que foram os Governos que tiveram mais avanços nos últimos tempos! Nun dá! Né! Nun dá!É só!

  5. Emirt Fernandes diz:

    O retorno a barbárie? Espero que não volte a acontecer. Muito triste.

  6. Francisco de Sousa diz:

    Enquanto a violência que vivenciamos não chegar a porta dos que governam esse país, o quadro será daí pra pior, esse tipo de “justiça’, é simplesmente o efeito nocivo provocado pela sensação de impunidade, e diga-se de passagem, real, percebida pela população, apesar de grandes estudiosos engravatados usando óculos caros dizerem que não é verdade, ” que a nossa justiça é até mais dura do que a de alguns países desenvolvidos”, e defenderem, acredite, tem gente até defendendo a redução das penas de um modo geral, a marcha será essa, combine leis frágeis, corrupção policial e judicial, abandono total das polícias, e uma pitada de ignorância, pronto, forma-se o quadro atual. Enquanto os homens que fazem as leis nesse país temerem serem alcançados por elas, não há esperança, aqui se mata por qualquer coisa, por qualquer coisa mesmo, e quando nos raríssimos casos o assassino é preso, o tempo que ele passa na cadeia é mínimo, ainda sim, contemplado por inúmeras benesses estatais, daí a sensação que todos tem de que não serão alcançados pela justiça.

  7. naide maria rosado de souza diz:

    O uso equivocado da Net. Com certeza, Carlos Santos. Por mais que algumas informações me pareçam confiáveis, não as divulgo. Tenho motivo sério para isso. Certa vez, recebi de fonte segura, uma notícia sobre um novo tratamento para determinado tipo de câncer. DIvulguei e, uma grande amiga leu. Ora, me conhecendo, confiou plenamente. Ela possuía aquele tipo de câncer . Ela e mais alguém de sua família. Respondeu-me, felicíssima. Umas duas ou três semanas depois, recebi, de forma amigável e muito educada, através dela, as considerações de seu médico sobre o que eu divulgara: “Nada”. Divulguei um “Nada”, provado, respeitosamente, pelo médico para uma doença séria. Felizmente, não causava danos. Era uma espécie de placebo.
    Carlos Santos, como me senti mal. Verdade é que a pessoa que me transmitiu era e continua sendo de confiança que, por sua vez, deve ter recebido a notícia de alguém de sua confiança.
    Foi uma lição. A partir dali, não indico nem um copo d’água.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Muito preocupante essa situação, Naide. Muitas vezes podemos estar prejudicando milhares de pessoas, ao reproduzirmos algo, mesmo na boa intenção de ajudar. Abraços

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.