Dei um tempo, um tempo para não escrever sob efeito de sentimentos menores. Chegou a hora. Com serenidade a gente vai teclando e falando sobre a via crucis de dona Ademilde Almeida Soares da Silva, 67. Professora aposentada com mais de 30 anos em sala de aula, em escolas públicas do estado, ela perdeu a luta contra o descaso.
É, infelizmente, não deu para dona Ademilde. E, como ela, estão se multiplicando os registros de pessoas entregues à própria sorte, barradas à entrada do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), único pronto-socorro de uma vastíssima região.
Ela morreu após muitas horas agonizando. Vamos à história. Tape o nariz. É rápido. Em pouquíssimos minutos vamos narrar uma eternidade de sofrimento e revolta que não vão sarar.
Sexta-feira (25), dona Ademilde perdeu a consciência e o controle motor em casa. Familiares tiveram a agilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para transporte dela à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio.
Houve constatação imediata da necessidade de transportá-la para o HRTM, único local na região com tomógrafo de laudo rápido e equipe de neurocirurgia para avaliar a enfermidade e decidir procedimentos à segura hipótese diagnóstica. Ela estava com sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A corrida era contra o tempo, a burocracia do Estado e a insensibilidade humana. Emergência.
Na manhã de sábado (26), depois de muita humilhação e uma ligação telefônica vinda de Natal – após pressão de setores da imprensa – como esse BCS (veja AQUI), ela foi recebida no Tarcísio Maia. Constatou-se uma lesão expansiva cerebral causando hipertensão intracraniana.
Após todo o atraso no atendimento inicial, que poderia ter mudado o curso desse enredo, a paciente ficou sem a necessária vaga de UTI; num local insalubre até para quem está saudável (repouso feminino do HRTM). Também não existia um medicamento imprescindível àquela situação crítica: o Dexametasona). Não foi possível salvá-la.
Era tarde. Faleceu no domingo (27), sendo sepultada no mesmo dia.
Para trás ficam familiares, amigos e uma indignação que se alastra. Ela poderia ter sido salva, mas normas exclusivas do Governo Fátima Bezerra (PT), para o HRTM, criaram barreiras e seleção para atendimento no hospital, mesmo em casos críticos como de dona Ademilde. Tudo é jogado às UPA’s ou à rua. Que fique por lá. Transfere-se problema, livram-se de suas obrigações morais e legais.
A gestão da governadora fez uma releitura da legislação nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mossoró através da Nota Informativa 9/2024. Um documento asqueroso, que formaliza e normaliza a desassistência. Um SUS de Fátima, só para Mossoró e região.
Assim, a regulação do fluxo de pacientes, de quem terá chances de viver ou quem ficará da calçada para trás, no HRTM, é de autonomia da porta de entrada de lá. A quem serve e a que serve essa normatização esdrúxula?
O Ministério Público do RN (MPRN) tem procedimento aberto para apurar os casos de barreira à porta de entrada do HRTM. Provavelmente, a burocracia continuará protegendo culpados e deixando milhares de vidas à própria sorte. Ao deus-dará? Não, à vontade de quem manda e escolhe quem pode ter uma chance de viver ou não.
Nojento, imundo, revoltante.
Descanse em paz, dona Ademilde.

Paciente precisou ser intubada em UPA por não ser recebida pelo HRTM, mas faleceu (Foto: Mossoró Hoje)
Leia também: Estado paga maio, mas deve ainda junho, julho, agosto e setembro a médicos
Acompanhe o Blog Carlos Santos no Instagram clicando – @blogcarlossantos1, no X (antigo Twitter) clicando – //x.com/bcarlossantos e no Threads clicando – @blogcarlossantos1
Esta incompetente FB carimbou sua biografia com a tarja preta do luto que cobriu de tristeza toda a família enlutada. DEUS não dorme. A derrota da FB vem à galope em 2026 usando ela disputará uma vaga para tentar retornar ao Senado. Aguardemos os desígnios Divinos
Rogério Marinho vem aí. Só espero que, como governador, não demonstre pelo SUS o desprezo que caracterizou o governo do qual foi líder e ministro.
LEMBRO QUE DURANTE A PANDEMIA A DESGOVERNADORA DISSE QUE UM LEGADO É QUE NÃO FALTARIAM MAIS UTI`s NOS HOSPITAIS…
A desgovernadora está aguardando uma resposta definitiva na política e será em 2026, que vamos devolvê-la a PARAÍBA. Só fez usar os PELEGAS na linha de frente para se beneficiar e para funcionalismo público ESTADUAL, tudo atrasa, retarda e dificulta. Veja o exemplo dos outros GOVERNADORES E PREFEITOS, fizeram o pagamento no dia do funcionalismo no dia 28, enquanto está GOVERNADORA DO PT, dificulta de todas as maneiras os PELEGAS que fez GOVERNADORA.
Bom dia. E ainda tem um bando de imbecis sem vergonha nas suas caras indignados pq o povo de natal não elegeram neste domingo passado uma de suas crias a tal da Natalia assim como falou outra cria sua numa fala na assembleia legislativa a tal da Isolda Dantas. Essas corja de hipocritas comunistas tem que ser mesmo todas ejetadas da politica tando a nivel nacional, estadual bem como municipal. Tem que se fazer uma grande varredura total, de uma vez por todas.
Da grama macia para o caixão, do nascimento até à morte, nós viajamos entre as eternidades. Meus sentimentos aos familiares e amigos desta grande guerreira.
O pior é que tudo acontece neste mundo de desumanidade, indiferença, irresponsabilidade, incompetência e o escambau, tudo ligado a pasta da saúde pública do Rio Grande do Norte, e a senhora secretaria do órgão ainda continua sendo tratada como excelentíssima, pois a “excelência” aqui deveria ser chamada de incompetência.
Por sinal, é raríssimo encontrar um habitante do estado do Río Grande do Norte, que saiba o nome da “excelentíssima” secretária da saúde do pobre e sofrido Río Grande do Norte.
Pior que a falta de ação e punhos fortes da governadora estão a referendar o caos na saúde estadual. É UMA VERGONHA!
É o Governo do amor, assim eles se intitulam.
Meus sentimentos a família da professora Ademilde. O estado claramente falhou na assistência que lhe era devida. E que sirva de lição para rejeitarmos radicalmente políticos que desprezam o SUS, como o foi o ex-presidente, hoje inelegível, de passagem nada saudosa. Se o ato do governo estadual é ilegal, que seja revisto urgentemente e que as prefeituras dediquem-se a melhorar o atendimento no campo de responsabilidades que lhe competem, desobstruindo equipamentos voltados a especificidades.
O maior comunista de todos os tempos foi Jesus Cristo. Ô lapa de alma sebosa, lave bem a boca com água sanitária quando for relinchar e dar coices no vento. Essa foi de lascar.
EM MOSSORO A SAUDE É OTIMA SIMPLES CIRUGIAS SÃO REALIZADAS EM ASSU, BARAUNAS E A IMPRESA NÃO FALA NADA.
O Doutor Fransueldo não vai dizer nada ? Parabéns Marcos Pinto.
Até hoje não conheci nenhum governo no RN que tenha feito mais que Vilma Maia pela saúde e pela classe médica.
Na Unicat é outro descaso.
Que tristeza, Carlos! A irresponsabilidade com o ser humano chegando ao auge. O senador Stivenson Valentim dotou o Tarcisão com emendas. Nada vemos. Só podemos chorar por D. Ademilde. Que descanse na paz de Cristo!