quinta-feira - 01/10/2009 - 14:17h

A palavra e a flecha na Internet (experiência em Lajes)

Participei do I Encontro de Blogueiros do RN (ENBLORN) no sábado (26) no Centro Pastoral de Lajes. Na condição de palestrante, abordei o tema "A influência dos blogs na política".

Mas não quero dissertar sobre minha intervenção em si. É aspecto menor. Para mim, muito mais salutar foi fazer parte da iniciativa, uma proposta salutar e ousada. Fui mais um entre dezenas, parte de uma história que merece aplauso. 

– Por que Lajes? – chegou a me indagar uma amiga jornalista, num bate-papo na Internet, quando soube da promoção e seu local.

A resposta está numa pergunta que emendei para minha interlocutora: "Por que não Lajes?"

O compreensível seria Mossoró ou Natal sediar o encontro, em face da representatividade em termos de imprensa, além de aspectos econômicos, sociais e políticos. No vácuo, acabou valendo a visão de Robson Oliveira, blogueiro sediado no município.

Ele conseguiu com enorme esforço e organização provocar debates oportunos. Fez história, como assinalei mais acima.

Interagindo com radialistas, jornalistas, professores de Comunicação, blogueiros, profissionais das mais diversas áreas, estudantes etc., eu percebi como estamos carentes da palavra. Como é importante a Internet e essa ferramenta, o blog, para arrancar o verbo preso na garganta.

Não faltam dúvidas, existem muitas perguntas soltas no ar. Compreensível. Fazemos parte de uma grande sala de aulas planetária, no mundo virtual. O aprendizado é contínuo e sem limites.

A Internet comercial existe há pouco mais de 13 ou 15 anos para nós. O Blog é algo ainda mais novo, saudado como uma revolução de efeitos incalculáveis. 

Apesar de ser mais anárquica do que democrática, incontrolável, a Internet não pode servir a uma minoria recalcada e doentia. A prioridade deve ser a plena liberdade de expressão, com respeito ao contraditório. 

Ser blogueiro não é apenas direito. Exige deveres. Respeito. Jornalista ou não, o blogueiro é um comunicador com enormes responsabilidades.

Como dizem os chineses milenarmente, a palavra solta é como a flecha: não volta mais.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.