Liderança política em Baraúna, fincado afetivamente na comunidade rural do Pico Estreito, José Ivan de Oliveira, o “Zé Ivan”, estaca à porta do jornal “O Mossoroense,” em Mossoró, no Centro da cidade. Pretende conversar com seu amigo de longas datas, o deputado federal Vingt Rosado (1918-1995), que despacha no local.
Medita em voz baixa:
– Ele vai querer saber sobre o poço que não fizeram e se eu falar, é bem capaz de se irritar com (…, também seu amigo), que garantiu e não encaminhou a obra…
Sol a pino, Zé Ivan resolve encarar o encontro.
Com cegueira avançada, captando apenas vultos à sua frente, o parlamentar identifica facilmente o amigo pela voz, logo que a porta é aberta: “Boa tarde, dr. Vingt.”
Mal terminam os cumprimentos mútuos, Vingt Rosado dispara: “Zé Ivan, a água é boa ou salobra?”
Ih!!
O que Zé Ivan temia, acontece. A memória e o zelo com seus compromissos, logo levam o deputado direto ao ponto.
Constrangido, Zé logo tenta atenuar o problema, defendendo o amigo encarregado de diligenciar o serviço. “Ele anda muito ocupado; eu entendo como é…”
Sem rodeios, Dr. Vingt compreende logo que o poço não existia. Portanto, não tem água boa nem ruim.
– Como é, Zé Ivan? Não fizeram? Espere – vocifera.
Tateando sem sucesso o telefone à mesa, Vingt pede a Etevaldo, seu motorista e faz-tudo: “Ligue aí para (nome preservado novamente).”
Sem qualquer fidalguia, o deputado federal repete para o interlocutor do outro lado da linha, o que tinha solicitado há vários meses, sem êxito. Para finalizar, usa um bordão de sua rotina, que tem o poder de uma ordem expressa:
– Eu estimaria que o senhor agora consiga resolver!
E de imediato bate o telefone, sem nenhuma despedida formal.
“Pronto, Zé Ivan. Agora vai ser resolvido.”
*José Ivan de Oliveira (in memoriam) é pai da atual prefeita de Baraúna, Divaneide Oliveira, e do deputado estadual Ivanilson Oliveira. Foi vereador e vice-prefeito no município. Um grande amigo que ganhei em décadas de trabalho jornalístico e com a política. Saudades, Zé!
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Tive a honra de privar da amizade destes saudosos e
diligentes homens públicos. Eram exímios e exigentes no cumprimento da palavra empenhada. Sem arrodeios, honraram compromissos, mesmo os mais delicados e intrincados na seara política – coisa difícil de se ver hoje em dia. Com o cordato Zé Ivan, o conheci no ano de 1992, quando assumí a Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Baraúna, função que honrosamente ainda exercício segunda vez. Saudade…
Em adendo ao primeiro comentário : Onde se lê TIVE A HONRA DE PRIVAR leia-se : Tive a honra em privar.