Por Edmo Sinedino (Portal Nominuto.com)
Agora, o ABC já está na terceira fase da Copa do Brasil, e enfrenta o Goiás, que só acontece em julho, depois da Copa das Confederações. A vitória de 3 a 2 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, na noite desta terça-feira (21), na verdade, deve ter surpreendido a torcida do Leão, mas não aos comandados de Paulo Porto que, no jogo primeiro, poderiam já ter vencido de goleada tal foi a superioridade no Frasqueirão, em Natal.
Como era de se esperar, o Sport começou a partida tentando encurralar o ABC e partiu para cima. Sua tática de levantar a bola na área deu certo. Logo aos dois minutos o time abriu o placar. Cruzamento da esquerda de Marcos Aurélio e o zagueiro Maurício estava lá para conferir. A defesa do time natalense falhou na posicionamento de marcação, ele subiu e cabeceou livre e abriu o marcador.
Pouco depois, o Sport tentava encurralar o ABC. Mas lance mesmo de perigo somente a mini-bicicleta do estreante Nunes parou na ótima defesa de Lopes. E o ABC mostrava suas garras.
A defesa do Sport descuidou e, aos nove minutuos, veio a ducha de água fria. Rodrigo Silva se livrou da marcação pela direita, cortou para o pé esquerdo, levantou a cabeça e chutou, lance bem característico seu, e que foi encarado pela imprensa pernambucana como tentativa de cruzamento. A bola fez a curva, entrou no ângulo, um golaço do artilheiro da Copa do Brasil, empatando a partida.
Apesar do placar favorável, o ABC não conseguia tirar proveito maior das falhas e inseguranças do time do Sport. O time desperdiçou pelo menos duas boas chances de contra-ataque após conseguir o empate. O Sport tinha o domínio aparente da partida, mas continuava com uma única jogada, por incrível que possa parecer para um time de tantos bons valores: a bola alçada na área.
Lucas Lima, condutor, aparecia sempre livre do lado direito do campo, e ora levantava direto na área, ou tentava a jogada com Nunes, fazendo o pivô na frente da defesa do ABC. Lances marcáveis, mas que a defensiva do alvinegro não conseguia impedir. Pouco antes do intervalo, justamente em uma dessas jogadas, que podem ser classificadas de “manjadas”, Renan Teixeira chegou a fazer o segundo gol aproveitando novo cruzamento de Marcos Aurélio, dando uma esperança para o intervalo e empolgando de novo o torcedor leonino.
Eliminação
Assim como no primeiro tempo, o Sport iniciou a etapa final pressionando o ABC e quase marcou o terceiro aos sete, mas Nunes cabeceou pela linha de fundo. Tranquilo, o time potiguar procurava se defender e assustar nos contra-ataques. Ninguém, porém, criava muitos lances de perigo e a torcida rubro-negra voltava a ficar irritada com o comportamento do Leão.
E a eliminação foi sacramentada logo aos 23. Júnior Xuxa fez grande jogada individual e cruzou na medida para Rodrigo Silva chegar batendo de primeira, estufando as redes de Magrão. Não acreditando em milagres, alguns torcedores já começavam a deixar a Ilha do Retiro, enquanto outros criticavam o técnico Sérgio Guedes.
A festa nas arquibancadas era toda os alvinegros.
O Sport se lançou todo ao ataque e passou a dar ainda mais espaço para o ABC, que aproveitou para marcar o terceiro aos 39. Rodrigo Santos, que havia acabado de entrar no lugar de Rodrigo Silva, agredido e machucado, aproveitou toque de calcanhar, lindo lance de Jean Carioca e, dentro da área, bateu rasteiro, de primeira.
Sem força para reagir, o Leão se entregou nos minutos finais e foi bastante vaiado pela torcida.
Em quatro jogos, o Sport foi vice-campeão pernambucano e eliminado da Copa do Brasil. Com isso, o técnico Sérgio Guedes balança no cargo.
O ABC volta para Natal com classificação garantida, dinheiro no cofre e a expectativa, já, e boa, para a estreia na Série B, sábado, diante do Paraná Clube, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O ABC foi punido com a perda de um mando de campo por conta de briga e invasão de campo na última partida do Brasileiro da Série B, ano passado, contra o rival América.
A partida da terceira fase, contra o Goiás, vai acontecer em Julho.
Ficha técnica
Sport-PE 2 x 3 ABC-RN
Local: Estádio Ilha do Retiro, Recife/PE
Data: 21/05/2013
Árbitro: Jailson Macêdo Freitas – BA
Assistentes: Broney Machado e Luis Filipe Gonçalves Correia – PB.
Cartão amarelo: Maurício, Aílson (Sport); Rodrigo Silva, Lopes, Bileu (ABC)
Gols: Sport: Maurício (02’/1T), Renan Teixeira (41’/1T)
ABC: Rodrigo Silva (10’/1T e 23’/2T), Rodrigo Santos (38’/2T)
Público total: 7.826 torcedores
Sport/PE: Magrão; Moacir (Sandrinho), Aílson, Maurício e Marcelo Cordeiro; Renan Teixeira (Reinaldo), Rithely, Lucas Lima e Marcos Aurélio; Felipe Azevedo (Jonathan Balotelli) e Nunes.Técnico: Sérgio Guedes.
ABC: Lopes; Bileu, Leandro Cardoso, Vinícius e Lino; Leandro Santos, Mateus Cancian, Júnior Xuxa e Geovani (Diego Barcellos); Vanderlei (Jean Carioca) e Rodrigo Silva (Rodrigo Santos). Técnico: Paulo Porto.
Faça um Comentário