
Falta de cuidados com aspectos técnicos pesa na incidência de casos (Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS)
A mesma energia que acende a luz da sua casa, carrega o celular e faz o café passar também pode provocar sérios acidentes e até tirar vidas. No Brasil, a eletricidade, tão presente e, muitas vezes, invisÃvel, tem se tornado vilã em um número assustador de acidentes.
O alerta vem do Anuário EstatÃstico de Acidentes de Origem Elétrica, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), que há anos acompanha e chama atenção para os riscos escondidos na rede elétrica. De acordo com a entidade, durante todo 2024, houve um aumento de 11,6% no número de acidentes em comparação ao ano anterior. Ao todo, foram 2.373 ocorrências registradas.
O número de mortes subiu de 674 para 759, o que representa um crescimento de 12,6%. Além disso, os incêndios decorrentes de sobrecarga elétrica, que já eram motivo de preocupação, tiveram um aumento alarmante de 23,5%, passando de 963 para 1.205 casos.
Instalações malfeitas, falta de manutenção, sobrecarga dos sistemas e uso de materiais de baixa qualidade concorrem para as tragédias. Fios expostos, conexões improvisadas e equipamentos sem certificação aumentam o risco.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.























Faça um Comentário