Da TCM NotÃcia, TV Tropical e BCS
A linha comercial Mossoró-Recife, realizada pela companhia Azul Linhas Aéreas, foi encerrada na tarde de sexta-feira (07), no Aeroporto Governador Dix-sept Rosado, em Mossoró.
Às 15h20, a aeronave, modelo ATR 72-600, decolou com 64 passageiros (lotação máxima) rumo à capital pernambucana. O voo marca o encerramento da operação da empresa na cidade potiguar, após sete anos.
Com a saÃda da Azul, o Aeroporto de Mossoró não possui mais rotas comerciais ativas.
“As mudanças acontecem devido a uma série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota. As mudanças fazem parte do planejamento operacional da Companhia”, pontuou a Azul.
Ainda de acordo com a Azul, os passageiros impactados com a suspensão estão sendo assistidos. “Os Clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, acrescentou.
Retrocesso
Em agosto de 2024, a VoePass/Latam, que também operava no Dix-sept Rosado, já tinha suspendido as operações. Começara os voos no dia 1º de janeiro de 2024 (veja AQUI).
O Governo do RN fez diligências para tentar reverter situação, em reuniões com a direção da Azul Linhas Aéreas. Sem sucesso. Não há previsão alguma de retomada dos serviços.
Paralelamente, o aeroporto segue administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), autarquia federal. Expectativa era que sua chegada, com pompa, dia 29 de setembro de 2023 (veja AQUI), fosse desencadear um novo tempo de expansão do aeroporto. Coincide, sim, com o retrocesso. Promessas eram de mais voos, melhorias estruturais e investimentos da ordem de R$ 20 milhões.
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O problema da companhia é financeiro. O que falta para Mossoró são polÃticos com visão e não de aeroporto. Na vida de Fortaleza tem um movimento aeroporto, com voos para o mundo inteiro. Bastaria uma duplicação da BR 304 Mossoró/Aracati que já melhoraria o fluxo de passageiros com maior segurança. Com vontade esta duplicação seria feita num piscar de olhos, pois a topografia é plana e não tem nenhum obstáculo de construção, zero pontes e etc.
O prefeito ainda não conseguiu criar em Mossoró um cenário de desenvolvimento econômico e social que justifique a existência da linha área. O fato é esse. A cia. não vai tirar dinheiro do bolso pra justificar um luxo para a cidade. Saudosos de uma Mossoró de outrora precisam entender que os tempos são outros.
A verdade é que is Empresários mossoroenses são uns Tio Patinhas e preferem viajar de ônibus ou carros Alternativos com saÃdas e retornos regulares. Indisfarçável Pantomima .
Como diria o saudoso Canindé Queiróz, levam a catedral de Santa Luzia, e ninguém diz nada!
A frase “Mossoró do já teve” cai como uma luva.
É a azul saiu de Mossoró mas não dá pra outra empresa operar na linha ,porquê se anda cheio todas querem né. Moro em Guarulhos des de 1985 é um contraste tanto avião aqui e Mossoró a única linha tá desativada.