• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 27/12/2011 - 10:14h
Entrevista ao Estadão

Agripino diz que DEM não se vê obrigado a se unir ao PSDB

Daiene Cardoso e Gustavo Uribe (O Estado de São Paulo)

Depois de perder 17 de seus 43 deputados federais, um de seis senadores e um dos dois governadores eleitos em 2010 – a maioria para o PSD do prefeito paulistano, Gilberto Kassab -, o DEM quer recuperar espaço nas eleições municipais de 2012 e se fortalecer para 2014, incluindo a hipótese de voo solo para a sucessão presidencial.

Para o senador José Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM, o partido perdeu em número de quadros, mas não na essência. Mantendo o discurso crítico ao PT e a defesa de políticas como as privatizações, Agripino afirma que o apoio a um candidato do PSDB em 2014 “não é compulsório”. “Se crescermos nas eleições municipais, é evidente que teremos condições de disputar uma eleição presidencial”, afirmou. O senador disse que as relações com os ex-correligionários que hoje estão no PSD “são civilizadas, mas é eles para lá e nós para cá”.

A criação do PSD foi o mais duro golpe dado contra o DEM?

Eu não diria isso. Foi um golpe que nos atingiu numericamente, mas não na nossa essência. As figuras emblemáticas do partido ficaram todas. O partido perdeu aqueles que fizeram uma clara opção pelo seu interesse pessoal. Os que tinham consciência partidária, aqueles que guardam a história do partido, esses ficaram todos.

O sr. assumiu o partido diante de uma crise interna sem precedentes. Algo poderia ter sido feito para evitar essa debandada?

Eu poderia ter feito algo se concordasse com a desfiguração do partido. Em um dado momento, ficou claro que não haveria perda numérica se nos anexássemos a uma outra agremiação ou se mudássemos a orientação do partido. Isso aí nem eu nem os que ficaram concordavam.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Carlos Andre diz:

    Bom dia Carlos Santos.

    Jajá esta delirando, o senador no alto de sua inoperancia parlamentar quer enganar quem, o pior cego aquele que não quer ver, o DEM está para o PSDB como um aleijado está para uma moleta, dependente do mesmo para poder ainda andar, só isso.

    Infelizmente o RN ainda continua sendo o ultimo bastião do DEM e tambem do atraso, como diz o proprietário deste BLOG; pobre RN, pobre Mossoró.

  2. Alcimar Antonio de Souza diz:

    Prezado blogueiro-jornalista Carlos Santos,
    Os politicamente retrógrados PSDB e DEM têm mais que uma relação “comensalista”, usando aqui um termo das Ciências Biológicas. Na verdade, os dois partidos têm uma relação “simbiótica”, em que um precisa do outro para continuar sobrevivendo na política nacional. Prova disso é que entraram em rota de queda livre juntos.
    A propósito, no caso particular do RN, qual foi mesmo a grande obra ou a grande ação do governador e senador José Agripino Maia para o povo mais humilde do RN?
    Agripino, na política, é como gravação de “show” ao vivo de Reginaldo Rossi: há décadas, é o mesmo, sem qualquer inovação.
    O povo brasileiro negou eleição, no último pleito nacional, a diversos “caciques” da política nacional do eixo PSDB/DEM, que sempre conta com aquela ajudinha dissimulada da grande imprensa, que forma o PIG, segundo Paulo Henrique Amorim e outros nomes da imprensa “alternativa” nacional. Nesse cenário, Agripino escapou porque, infelizmente, o RN ainda não está livre das amarras de um longa história de revezamento entre Maias e Alves no poder.
    A respeito disso, está comprovado que nenhuma “terceira força” tem se mantido no poder se não tiver como aliado um dos dois grupos: ou Alves, ou Maia. Infelizmente!
    Agora, mudando de assunto, desejo-lhe um 2012 melhor que 2011.
    Alcimar Antonio de Souza.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.