Recapitulemos:
O líder do prefeito denuncia corrupção numa secretaria municipal e mostra provas documentais.
Repete tudo em entrevistas à imprensa.
O.K.
Não é aberta qualquer sindicância nem se publica uma nota sequer sobre posição do Governo quanto ao caso.
Ah, tá!
Entendemos.
Ouvidos ao chão como bom índio Apache, Sioux, Cherokee, Cheyenne, Navajo ou Comanche.
Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando AQUI.
Ontem na televisão vi um promotor dizendo que ia acompanhar centavo a centavo a aplicação do dinheiro proveniente do adiantamento dos royalties.
Fiquei a me perguntar porque este promotor, que será tão cioso no acompanhamento do uso destes recursos, não acompanha o uso dos outros recursos.
A reforma da Praça da Saudade consumiu 500 mil reais. Isto é um escândalo. Como escândalo é a construção destes abrigos de ônibus por mais de 23 mil reais cada um. Faço cada um destes abrigos com menos de 5 mil reais. A reforma da Praça da Saudade com menos de 30 mil reais.
Se o promotor quiser eu relaciono mais de 100 itens para serem Investigados.
Aliás, não é necessário eu relacionar item algum. Por que não apuram o caso da INSULINA/OXIGÊNIO denunciado pelo prefeito Silveira Junior? Por que não apuram a não entrega do UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR? Por que não investigam a MERENDA ESCOLAR e o transporte escolar?
Há muito o que acompanhar em termos de aplicação de recursos públicos em Mossoró. Não há a menor necessidade de se esperar a chegada dos recursos do adiantamento dos royalties.
É TUDO APENAS UMA QUESTÃO DE QUERER FAZER.
////
SAL GROSSO VAI PRESCREVER! COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES. EM 2008 UM TAC ACABOU COM A LMV.
OPERAÇÃO VULCANO, PROCESSO JÁ CONCLUÍDO HÁ BASTANTE TEMPO, AGUARDANDO JULGAMENTO.
Espero que este promotor não seja o que estou pensando. Seria demais.
Sexta feira treze no novembro azul não podia ser diferente.
Carlos Santos, este é um dos poucos espaços que ainda disponho para escrever algumas informações. Digo ainda porque não sei o amanhã. Informações que não são denúncias, porque são 100% verdadeiras, porque foram comprovada por mim, mesmo sendo funcionário público também sou usuário do SUS.
Sei que esta informação vai chegar a Secretária de Saúde Dona Leodise, que não tomará nenhuma providência, porque não tem autonomia para tal. A não ser para me punir, se quiser.
Hoje é dia de minha folga na UPA do BH, por isso resolvi procurar o clínico da área de abrangência da comunidade em que moro a 45 anos. Já entrei naquela faixa etária em que o homem precisa se prevenir, e o caminho é procurar o médico. Fiz isso hoje, logo cedo, e me dirigi ao posto de saúde do bairro que fica no INOCOP, vizinho a UPA do são Manoel.
Ao me dirigir a funcionária pedi informações sobre o clínico e ela de forma gentil me informou que o mesmo chegava as nove horas, e que já tinha marcado 30 fichas. Eu da minha maneira simplesmente compreendi e disse, não tem problema eu vou esperar e tentar ser o último. Dez pras nove o clínico não tinha chegado, fui ao supermercado Queiroz e voltei as 09;40, e não encontrei mais ninguém. O médico já tinha atendido todos os pacientes. Ao perguntar a servidora ela confirmou. É ele já atendeu 22 pessoas e já foi. Mais vi um cidadão entrar no banheiro, e pensei que era o médico, e era. Aguardei o Dr sair e me dirigi a ele, e perguntei: O senhor é o clínico? ele disse sim. Eu disse pois é, eu vim apresentar um exame e como a servidora disse que tinha 30 fichas marcadas eu pensei que dava tempo ir no Queiroz, são apenas 09: 50. Pois é eu bati o ponto dez pras nove, respondeu o médico. Eram 09:50. Ele confirmou que atendeu 22 pacientes em uma horas. Eu tenho certeza que foi em menos tempo.
Eu ainda insisti qual o horário do senhor aqui, se o senhor chega as nove e sai as dez. É esse o contrato que o senhor tem com a prefeitura. Ele respondeu que sim e foi embora.
Eu respondi: vou procurar saber.
Bom, eu já tinha informado que é comum médicos do PSF chegar nas UBS as 07 horas e sair as 08.
Nenhuma manifestação da secretária de saúde. Médicos do PSF não cumprem com 50% da jornada de trabalho. Se existem excecões são raras.
Eu agora posso afirmar porque comprovei pessoalmente. Se os médicos tem outro tipo de contrato diferente do PSF, que a secretária se explique.
Com tanta propaganda do novembro azul, nada mudou. O atendimento continua o mesmo. Nada de prioridade para os homens que precisam de uma consulta urológica. Há não ser para quem pode pagar particular, aí não precisa nada de encaminhamento.
Para os que dizem que eu não sou ético, deixo aqui uma sugestão: continuem calado sofrendo as consequências pra ver no que dar, e para a secretária de saúde e para os profissionais da saúde também deixo minha sugestão. receber sem trabalhar é crime.
A Secretária de saúde eu sugiro peça exoneração do cargo. A senhora não pode compartilhar desse crime.
Aos médicos que não cumprem nem 50% da jornada de trabalho, peçam demissão, por que está se caracterizando falta de ética e crime também.
Eu mesmo já me perguntei. Por que os médicos do PSF ganhando tão pouco nunca reclamaram, nunca falaram em greve. Será porque recebendo tão pouco acham que não tem a obrigação de trabalhar, como rege as regras do PSF. Já deu minha opinião qual será o caminho certo.
Revindiquem, mais não abusem da população.
Agora Senhora Secretária. Se pagar a quem não cumpre com suas obrigações for corrupção, a secretária de saúde bate todos os recordes. A não ser que a senhora me prove que estou praticando falso testemunho. Eu jurei no túmulo dos meus pais, e para o povo mossoroense que não perdoaria corruptos, nem que para isso eu sofresse as consequências.
A disposição.
Cinquentinha.
Não estou me referindo aos médicos cubanos.
Não é possível que ninguém questione este texto.
Os corruptos não precisam se manifestar.
Meu Caro Cinquentinha, neste país de cultura macunaímica, em que grande parcela da população alardeia diuturnamente aos quatros cantos sob o signo do moralismo e a corrupção, e, de fato, pouco age (ou) toma posições e atitudes concretas.
No caso, esse contexto se aprofunda ainda mais, e, se torna ainda mais crítico, quando confrontamos os chamados profissionais liberais, em especial a classe com seu conhecido, manjado e doentio corporativismo, que no mais da vezes, confunde espírito de corpo, verdadeiramente com espírito de porco.
Quem não lembra da sórdida, fascista, mesquinha e antinacional campanha contra à vinda dos médicos cubanos, onde manifestamente tivemos demonstrações do quanto a classe médica brasileira, efetivamente em sua formação lato sensu, e instrumentalizada, não para atender à população, mas sim, tão somente para o exercício de uma medicina curativa, à qual está deveras atrelada à interesses econômico financeiros da indústria farmacêutica multinacional, e, não como deveria, à medicina preventiva estatuída no âmbito dos programas PSF e outros mais que dizem respeito às políticas do governo federal e do SUS etc.
Infelizmente as solução são de longo prazo e, no caso, só temos uma saída que é a efetiva implementação do funcionamento integral do SUS, mas, enquanto a sociedade brasileira como um todo, não se mobilizar, sobretudo durante o período do sufrágio eleitoral elegendo representantes que pensem efetivamente à saúde como um bem comum e, não direcionado à meia dúzia de sempre, mormente os senhores comandantes dos planos de saúde privada.
Além das questões suscitadas e tornadas notórias e públicas quando da efetiva vinda e do trabalho dos médicos cubanos ao nosso país , sobretudo em seus mais distantes rincões. Outro escrachado exemplo do quanto a classe médica brasileira é exacerbadamente corporativa (Salvo raras exceções) e, não é digna do Juramento Hipocrático, temos quando da verdadeira celeuma que foi aprovação quanto a questão do Projeto de Lei que regulamentava o ato médico, sendo necessários anos e anos de debate para que o sobredito projeto fosse aprovado com um mínimo de equidade e razoabilidade.
Por último, apesar de todos essa realidade e todos esses reveses, devemos continuar lutando e tentando conscientizar as pessoas. Mesmo porque, como um brasileiro de verdade tenho que ter esperança, pois a esperança é o combustível do sonho e o sonho é o combustível da mudança (“Não há mudança sem sonho como não há sonho sem esperança”, Paulo Freire). Socialização na saúde já!
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Lamentável esse episódio, rraimundo nonato sobrinho. A secretária de Saúde precisa dar contas do fato e nenhuma punição o sr. poderá receber por falar uma verdade. Atender 22 pessoas em uma hora, equivale a menos de três minutos para cada um . Talvez tenha sido melhor o sr. não ser atendido. Não daria tempo para dizer seu nome, sentar e relatar seu problema. Cabe ao médico também uma explicação. Pode ter sido chamado para uma cirurgia de emergência ou algo desse porte. A verdade é que não temos saúde pública.
A verdade é que não temos nada. “Nesse mar de lama, só vemos piratas”, canta ZÉ LIMA.
Médico não saiu para realizar cirurgia coisa nenhuma. Aqui é corriqueiro médicos agir dessa forma. Certo dia na UBS que eu era lotado um psiquiatra, aquele que prescreve as medicações para pacientes com transtornos mentais agendou 60 fichas para uma tarde. Hoje a UBS está sem médico há mais de um ano. E se alguém perguntar quem está assinando as receitas médicas destes pacientes, é possível que ninguém saiba informar.
Estão quase igualzinho os médicos públicos de SP.Falta pouco.
Foi apenas uma ciumeira momentânea
Estão achando muito rápido um médico atender um paciente em menos de três minutos? Estão?
Pois eu fui atendido, UM CORTE NO PÉ, em menos de um minuto. Olhou o corte, receitou Voltaren e Dipirona. Junto comigo estava minha mulher com problema de garganta. Nem olhou a garganta e receitou Dipirona e Voltaren. Inverti a ordem dos medicamentos para ficar diferente. Não me conformei, fui até à responsável pela UPA Santo Antônio dizer que estranhava aquela medicação. Desta senhora ouvi que os médicos só podiam receitar os medicamentos existentes na farmácia.
EM QUE OUTRO LUGAR DO MUNDO UMA ESCULHAMBAÇÃO DESTA ACONTECE?
Mossoró virou um frege tão grande que não dá para comparar com a casa da Bilica.
Não é possível que nunca ninguém adote uma providência e esta bagunça se eternize.
O mais incrível é este prefeito pensar em ser candidato. E pasmem, corre o risco de se eleger.
////
SAL GROSSO VAI PRESCREVER! COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES. EM 2008 UM TAC EXTINGUIU A LMV.
Viva a dipirona e ao voltarem ! Pobre Mossoró.