Do UOL
Parabenizar o ladrão. Essa foi a reação do comerciante Ariosvaldo Belchior Vital, 51, ao ser vÃtima de assalto pela quinta vez. Ele resolveu colocar uma faixa no letreiro do estabelecimento comercial, localizado na avenida das Fronteiras, na zona norte de Natal (RN) com a mensagem “Parabéns para você, seu ladrão. Você roubou minha loja cinco vezes”.
“Quem sabe assim eles param de me roubar?”, diz o comerciante. Os cinco arrombamentos em sua loja de autopeças causaram prejuÃzos de R$ 40 mil – a última invasão ocorreu há duas semanas.
Vital conta que resolveu colocar a faixa na fachada da loja para que o “ladrão se sensibilize” e não volte mais ao local. “De tanto ser roubado coloquei para o ladrão não vir mais. Espero que ele se comova e não venha mais. Estamos quase falindo porque o que ele rouba são peças caras, como baterias, lixadeiras, e eu já compro fiado para pagar quando vender. Quando roubam e eu fico sem ter como trabalhar até conseguir pagar o que foi roubado, além de ter de repor as peças para atender os clientes.”.
Alvo
A loja existe há dez anos e, desde o ano passado, virou alvo de ladrões, que aproveitam o fim de semana para arrombar a porta. Nem mesmo a cerca elétrica e o sistema de alarme, colocados no ano passado, após o primeiro arrombamento, no mês de fevereiro, intimidaram a ação do ladrão.
Segundo o comerciante, os arrombamentos ocorrem sempre na madrugada do sábado para o domingo, quando não há movimento na avenida. Vital registrou boletim de ocorrência na polÃcia todas as vezes que a loja foi arrombada.
“É chegar o fim de semana que ele vem aqui, quebra os cadeados, arromba a porta e rouba o que encontra pela frente. Ele desliga o sistema de alarme e até roubou os fios da cerca elétrica. É muito audacioso”, afirma Vital.
Estratégia
O comerciante disse que está investigando a identidade dos ladrões para facilitar o trabalho da polÃcia. Quando a loja é arrombada, costuma ir a feiras informações de autopeças e carros para ver se encontra o material roubado sendo vendido clandestinamente. ainda não teve êxito, mas nunca conseguiu localizar nenhuma peça.
Vital afirma que já montou uma estratégia para flagrar a ação do ladrão. “Por enquanto não posso dizer o que vamos fazer para não atrapalhar, mas que logo logo chegaremos a ele e vou deter para a polÃcia prender.”
O UOL entrou em contato com a PM (PolÃcia Militar) do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (29), e o comando informou somente que carros da polÃcia fazem rondas no local rotineiramente.
Olho nesta faixa que a troca do óleo custa 45 reais. E fico lembrando no quanto eu pago por uma troca de óleo em Mossoró. E começo a pensar em fazer uma faixa semelhante a esta. Mas resolvo não fazer. Sei lá se não vão me processar por isto. E como de ser processado eu ainda estou ganhando experiência, melhor não fazer faixa nenhuma. Até porque se eu for julgado e condenado em algum processo e se recorrer meu recurso será imediatamente julgado.
Não, não vou fazer a faixa. Aproveitarei sempre que for a Natal para trocar o óleo do carro nesta loja.
////////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM MARÇO?
DEFENDA SEU DINHEIRO. NÃO VOTE EM CORRUPTO!
NotÃcia deixou sensibilizada o grupo leitor da casa. Agora, sou Naide Rosado & Cia., composta por marido, filhos e netos, salvo quando estão nos plantões.