• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 04/07/2021 - 07:40h

As dores que o frio traz

Por Aluísio Barros

A madrugada de ontem, quarta (29 de junho), foi considerada a mais fria dos últimos cinco anos, com temperatura mínima de 6º C, em São Paulo. Sete moradores de rua morreram de frio.

Li a notícia assim, no calor daqui de casa, e lembrei e senti, por alguns instantes [toda memória de dor é uma vasta ferida que não se cura], os 6° graus que sacolejaram os nossos ossos [Fatima Oliveira e eu], naquela esquina da Av Brigadeiro Luís Antônio com a Alameda Jaú, enquanto, quase 6h da manhã, tentávamos um táxi para irmos assistir Camilo, em cirurgia no Hospital da Beneficência Portuguesa [Ivonete ficara em velas e récitas].morador de rua coberto em São Paulo - morte por frio na madrugada de 29 de junho foto Quando estive em São Paulo, em madrugadas assim, desejei tanto, pelas dores de dentro dos ossos que o frio traz, ser abraçado pelo calor de Mossoró. Ah, desejei. Passei a sonhar com isso. Seria o prêmio a ser recebido junto com a nossa vitória alcançada, a saúde de nosso filho. E assim foi. Macktub.

Camilo Barros diz que gosta do frio. Não curto. A cruviana das serras de Martins e Portalegre me bastam (papai, José de Abília, adorava essa tal Cruviana, que enfrentava com uma lapada de aguardente].

Vendo a foto do morador de rua, lembrei dos muitos que se avistam nas noites de Mossoró [Uma noite, nessa pandemia, inquieto, peguei o carro – virei personagem de Rubem Fonseca – e fui engolir o silêncio das noites, que outrora me foram festivas.

Só avistei os corpos estendidos nas portas e bancos. Uma cidade inteira vigiada pelos moradores de rua [Li até que uma médica dissera que era estranho vacinar essas pessoas com a vacina de dose única. Criatura de pouco estudo. Nem discuto, se é médica]. Pois digo. Gosto mesmo é desse amorno que passa com o ar elétrico.

E vamos que vamos.

Cadê a raquete do chinês, Tertinha?

Aluísio Barros é professor e poeta

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Carlos diz:

    Quem é filho de Zé de Abílio(sogro de Paulo Linhares), pai de Miriam que escreveu essas linhas???

  2. Benilson Silvs diz:

    Muito bom ter notícias suas AB, melhor ainda, através deste conteúdo enriquecedor.

    Abraço forte!

  3. Rocha Neto diz:

    Com certeza amigo Aluísio Barros, sei que a dor do frio que causa mêdo à alma é bem mais dilacerante que aquele que corta nossa carne e esmaga o coração, conheço toda história que você e Ivonte (eternamente lembrabrada), vivenciaram para ter o nosso grande Camilo, seu filho com saúde recuperada. Resumindo, você e a pequena notável foram de uma força humana hercúlea para junto com a vontade de Deus, contar com o nosso querido Camilo recuperado e hoje te dando netos. Ivonte estar com Deus e de lá te agradece com certeza.
    Moramos um tempo em São Paulo, e quantas vezes desejamos uma Mossoró com seu clima quente dentro daquele pedaço geografico do nosso Brasil.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.