Do Jornal de Fato
O promotor eleitoral Fábio Weimar Thé deu parecer favorável para cassar o mandato de prefeita de Antônia Luciana, do PMDB, e do vice Edson Barbosa, do PV, no municÃpio de Baraúna, por compra de votos e abuso de poder economico na eleição de 2012.
Luciana perdeu a eleição para Isoares Martins, do PR, porém este terminou cassado e como não conseguiu mais de 50% dos votos, ela assumiu o cargo recentemente, por ter ficado em segundo lugar.
O processo já deveria ter sido julgado, porém isto não aconteceu devido aos processos de suspeição que seus advogados ingressaram na Justiça Eleitoral contra o juiz José Herval Sampaio Junior, da 33a  Zona Eleitoral de Mossoró.
Esses processos, assim como aconteceu no outro referente à eleição de Mossoró, terminaram arquivados por falta de fundamentação legal. Com isto, o processo voltou a tramitar, sendo concluÃdo para o promotor eleitoral dá o parecer.
O parecer do promotor foi entregue na tarde desta sexta-feira, 25, ao chefe do cartório da 33a Zona Eleitoral Luiz Sérgio. O próximo passo é o juiz Herval Sampaio decidir se cassa ou não o mandato da prefeita Antônia Luciana.
No caso de cassação, Baraúnas também terá eleições suplementares, assim como já aconteceu em Serra do Mel e agora está em campanha para acontecer em Mossoró.
Nota do Blog – Há meses que este Blog “cantou a pedra” do que se encaminha para Baraúna.
Aguarde.
Haverá eleição suplementar no municÃpio.
A eleição de Baraúna ilustra muito bem o caso que sempre tenho citado de que a seleção feita pelo TRE é tão ruim, mas tão ruim que aonde o infeliz do eleitor apertar o CONFIRMA vai errar com toda a certeza. De fato, o eleitor votou em Isoares Martins que foi cassado, mas sua substituta Antônia Luciana também foi cassada, ambos por compra de voto, ou seja, de qualquer forma o eleitor erraria. Lembrando que quem suborna eleitor emite sinalização clara de que pretende usar o carto para a prática de atos ilÃcitos.
Além dos custos de uma nova eleição restam os transtornos para o municÃpio com sérios ônus para a população demonstrando que a falta de uma condução eficiente do processo eleitoral pelo TRE trás sérios prejuÃzos ao paÃs.