• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 10/09/2024 - 04:38h
"Bolsopetismo"

Campanhas de Lawrence e Genivan fazem agenda juntas

Nayara e Carmem, 'adversárias' juntas na mesma causa (Reprodução do BCS)

Nayara e Carmem, ‘adversárias’ juntas na mesma causa (Reprodução do BCS)

Deixou de ser camuflada a comunhão das campanhas a prefeito dos ‘concorrentes’ oposicionistas Lawrence Amorim (PSDB) e Genivan Vale (PL). As alardeadas diferenças ideológicas deram lugar ao esforço conjunto das duas coligações para derrota do oponente comum: prefeito Allyson Bezerra (UB).

A partilha de tarefas, divisão de missões, seleção de pautas e convergência de foco deles ficaram indisfarçáveis nos últimos dias. Primeiro, no debate da TV Cabo Mossoró (TCM Telecom), Canal 10 (veja AQUI). Depois, num episódio político inusitado, as candidatas a vice-prefeito Carmem Júlia (MDB) e Nayara Gadelha (PL), respectivamente das chapas de Lawrence e de Genivan, cumpriram agenda unidas – um dia após o debate. Tudo como se fossem de uma mesma aliança política, algo incomum em décadas na política de Mossoró.

Em vídeo nas redes sociais, as duas apareceram criticando o governo municipal em frente a um equipamento público. Ou seja, partilhando tarefa, dividindo missão, na seleção da mesma pauta e focadas contra o adversário governista.

No período de pré-campanha, houve tentativa de união de postulações, numa chapa à prefeitura que acomodaria o petismo (que apoia Lawrence Amorim) e o bolsonarismo (onde Genivan Vale se instalou). Não vingou, digamos, por excesso de escrúpulos. Na campanha, às favas os escrúpulos. Está sacramentado o “bolsopetismo”, associação dos inimigos políticos naacionais. Eles não se atritam nem concorrem entre si. São parceiros da mesma empreitada.

Desespero em 2020

Esse consórcio entre concorrentes faz lembrar a luta eleitoral passada em 2020, que teve caso parecido, mas características diferentes e também bizarras. Fim de disputa pelo voto, a então prefeita e candidata à reeleição, Rosalba Ciarlini (PP), chegou a pedir votos em favor das ‘adversárias’ Isolda Dantas (PT) e Cláudia Regina (DEM, hoje no PP). Quem não votasse nela, propôs, deveria votar em uma das duas. Jamais em Allyson Bezerra.

As candidatas Isolda e Cláudia, em troca, cerraram discursos e programas eleitorais contra o mesmo adversário, retribuindo a camaradagem da prefeita e ‘contendora.’ O objetivo delas deixou de ser a vitória pessoal, superando Rosalba e os Rosados, para priorizar a derrota de outro oposicionista. O apelo desesperado e a campanha conjunta das três não surtiram efeito. Perderam Rosalba, Isolda e Cláudia para Allyson Bezerra.

Essa história foi narrada pelo BCS na postagem A visão “banana” da força-auxiliar de Rosalba Ciarlini. Leia.

Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1

Acompanhe o Blog Carlos Santos no Threads clicando @blogcarlossantos1

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.