• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 15/07/2010 - 10:01h

CAPSi de Natal pede socorro ao Ministério Público

Servidores dos Centros de Ateção Psicossociais de Natal (CAPSi) apresentaram pedido de socorro à Ouvidoria do Ministério Público. Pedem providências ao saneamento de problemas no órgão.

Veja abaixo o teor da denúncia:

Estamos mais uma vez recorrendo a essa ouvidoria para alertar que o único serviço especializado que atende crianças e adolescentes em Natal, com problemas de uso abusivo de drogas e portadoras de transtorno mental grave (diferente de deficiências mentais ou físicas), está sendo desfalcado de profissionais, sem a devida substituição. 

Recentemente, sem qualquer justificativa plausível e contrariando a vontade da servidora, uma das psicólogas com vasta experiência e trabalho reconhecido junto a crianças e adolescentes foi desvinculada da equipe, o que deixou os trabalhadores de saúde mental do município receosos e apreensivos, sobretudo porque foi solicitado à atual coordenadora do CAPSi uma lista dos profissionais que lá atuam sob alegação de que há excessos na equipe técnica desse serviço.

Gostaríamos de ressaltar, o fato de que o número de profissionais do CAPS infanto-juvenil aumentou em cumprimento ao Termo de Ajuste de Conduta, diga-se de passagem, até então não atendido pela gestão municipal.

Termo este referido em publicação no Diário Oficial do Município de 11 de Julho de 2008, a partir da página 2 (referido também em outros números do D.O.M. no mesmo período).

Reiteramos que o CAPS infanto-juvenil é o único serviço que se destina ao atendimento de crianças e adolescentes que fazem uso abusivo de drogas e/ou são portadoras de transtorno mental grave, atendendo, periodicamente, cerca de 300 usuários onde, rotineiramente, novos casos são acolhidos, avaliados e inseridos em tratamento. 

No momento atual, avaliamos que todos os usuários do CAPSi podem ter seu enquadre de tratamento e, conseqüentemente, o estado de saúde comprometido em função de possíveis riscos de desmantelamento da equipe deste serviço substitutivo de saúde mental. 

Confiamos nas providências e ações da justiça, sendo a única instância na qual podemos contar nesse momento.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso

Comentários

  1. MARCOS PINTO - Do IHGRN e do ICOP. diz:

    Mais um, dentre inúmeros fatores, que conduzem à conclusão de que MICARLA tem sido uma eficiente cabo eleitoral do governador IBERÊ. Parece até que ela tá copiando a prefeita FAFÁ NEÓFITA ROSADO, no ítem fechamento de CAPS. Daí serem irmãs siamesas na alavancagem da candidatura do IBERÊ.

  2. Graça Sabino (enfermeira do CAPS oeste) diz:

    O desmanche não é só no CAPSi não. No CAPS oeste a coisa está bem pior. Alguém já ouviu falar de um CAPS que não tem psicólogo? Pois é o nosso caso. Há mais de 6 meses que no CAPS oeste não tem psicólogo e os poucos técnicos que ainda restam estão pedindo pra sair. E tudo tende a piorar.
    Depois de trocar o secretária de saúde Ana Tânia, uma enfermeira comprometida com a causa e o bom funcionamento do SUS, a prefeita Micarla nomeia secretário da saúde um advogado, que além de não ser da área da saúde, não recebia nenhum trabalhador da saúde em seu gabinete. E não pára por aí, não: nomeia coordenadora de saúde mental uma pessoa que já havia sido coordenadora do CAPS oeste e que essa mesma prefeita já havia demitido do cargo de coordenadora, por força de um movimento realizado por nós, técnicos deste serviço, documentado e entregue ao Ministério público, ao Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos competentes, denunciando a falta de compromisso e o descompasso com os preceitos da Reforma Psiquiátrica, dessa profissional. Isso mostra o quanto Micarla está perdida, completamente sem norte! Concordo plenamente com o web leitor Marcos Pinto, “Micarla tem sido uma eficiente cabo eleitoral do governador Iberê”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.