Quem está com sorriso de orelha a orelha em relação à pesquisa Band/Vox Populi de hoje? Bem, acredito que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).
Por quê?
Mesmo sendo o segundo colocado na Estimulada, com 16%, deixando numericamente o governador Iberê Ferreira (PSB) para trás (15%), Carlos ganha fôlego por ser o último a se apresentar como pré-candidato. Os outros, não.
Rosalba Ciarlini (DEM) – e seus 49% – está há quatro anos em campanha. Iberê há meses que gravita em torno da postulação, substituindo Wilma de Faria (PSB).
Só uma análise mais apurada e acurada, no cruzamento de números por faixas etárias, municípios, segmentos sociais etc., poderia nos ofertar maior segurança quanto à possibilidade de crescimento ou não do ex-prefeito natalense. Porém é certo que ele ocupou um vácuo.
Sua quase instantânea aparição, em segundo lugar, prova como é movediço o terreno eleitoral contemporâneo do Rio Grande do Norte. Vendo daqui, dessa distância, é possível prever que sua arrancada viabiliza o segundo turno e torna a disputa mais emocionante.
Carlos tem quase um terço das intenções de votos da primeira colocada, em poucas semanas de aparição pública na condição de pré-candidato. Somado a Iberê, o total bate em 31% contra 49% de Rosalba. Diferença perigosa de 18%.
É pouca "gordura" para se cantar vitória.
E a campanha só começará mesmo em julho. Oficialmente.
Prefeito bem avaliado em Natal, onde foi prefeito, Carlos Eduardo conta com a experiência de quem já administrou o segundo maior orçamento do RN. É um idealista e sem dúvida uma excelente opção para ocupar o cargo de governo do Estado. Sua pré-candidatura chegou em boa hora.