A Prefeitura de Mossoró assinou na noite desta sexta-feira (17) a ordem de serviço do Centro de Educação, Tecnologia e Capacitação (CETEC) Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. O investimento, entre construção e aquisição de equipamentos de última geração, supera R$ 15 milhões. O centro será erguido em terreno localizado na avenida Rio Branco, Estrada da Raiz, no bairro Santo Antônio.
Ocupando uma área construída de 3,3 mil m² (em um terreno de 25 mil m², que permite a expansão futura do projeto), o Cetec possuirá quatro blocos, com espaços como salas de programação, incubadoras de empresas, central de processamento de dados, sala de multimeios, robótica, capacitação, sala de solda, coworking, biblioteca, auditórios, entre outros. O centro contará com energia solar e ainda ambientes de apoio universitário, espaços de convivência e estacionamento, inclusive adaptado para Pessoas com Deficiência (PcD).
“Nós vamos ter como desenvolver projetos de robótica, atender aos estudantes da Rede Municipal, realizar a capacitação dos professores, oferecer uma série de tecnologias a crianças, jovens, adultos. E a gente vai ter aqui também empreendedorismo, atividades a partir das incubadoras de empresas. Vamos potencializar, portanto, o desenvolvimento tecnológico da cidade de Mossoró”, pontuou o secretário municipal de Educação, Marcos Oliveira.
Gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, o professor Stênio Lúcio reforça a importância do Cetec. “Primeiro traz inovação para o município e proporciona letramento digital, a difusão de tecnologias como a Inteligência Artificial. Esse centro vai trazer essas condições e possibilidades de conversa, além de formação dos servidores, professores como um todo e, claro, nossos alunos vão ter a oportunidade de ter contato com robótica, cultura make, todas essas inovações também”, disse.
Desde a concepção do projeto do Cetec, a Prefeitura de Mossoró tem buscado parcerias com diversas instituições, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Sistema S (Sebrae, Senai, Sesc, Sesi e Senac). Inclusive, o Município formou uma comissão com representantes dessas entidades para discutir o modelo de funcionamento do centro.
Uern
“A Uern foi chamada a participar desse projeto desde o seu pensamento, depois a arquitetura do prédio, e agora também para construir o currículo e toda a estrutura de governança. Desde o início nós ficamos já entusiasmados com a ideia da Prefeitura de fazer algo grandioso, e nós temos certeza que esse é um equipamento transformador. A Uern fica extremamente feliz e a nossa reitora – Cicília Maia – ainda reforça essa felicidade em termos padre Sátiro dando nome a esse equipamento”, comentou a professora Jéssica Neiva, da universidade.
Ufersa
Professor da Ufersa, Sílvio Fernandes também ressalta a relevância do Cetec para a cidade de Mossoró. “A importância é gigantesca. É olhar para frente, de fato, porque você está investindo em educação, sintonizando com o que tem mais moderno na tecnologia. A Prefeitura nos convidou para participar da concepção desse projeto, então, desde o início fomos fazendo sugestões e elas foram muito bem-vindas. O projeto ficou muito legal porque se pensou na esfera completa, principalmente para o público infantil, mas também para servidores, para idosos”, afirmou.
UniCatólica
Pró-reitor de Administração da UniCatólica RN e vice-diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), padre Demétrio Júnior falou da alegria em ver o nome de padre Sátiro em um equipamento como o Cetec. “Nossa palavra é de gratidão ao Município por ter escolhido esse nome para homenagear o Cetec. Padre Sátiro foi aquele que lutou por esta bandeira da educação, desde o ensino básico até o ensino superior, não somente na cidade de Mossoró, mas em todo o estado do Rio Grande do Norte. Por isso, como Igreja que estou aqui também hoje, ficamos felizes, gratos por esta homenagem”, finalizou.
Ano de eleição é assim mesmo, obras em todos os cantos da cidade. Me engano que eu gosto. Quem mesmo é o secretario de educação de Mossoró. É igual a caldo de bila. Já visitou quantas escola e unidades de ensino infantil?
Enquanto isso, a oposição joga sujo, caluniando difamando o Prefeito, a História está ai para ser analisada, nenhum prefeito fez, está fazendo por Mossoró, o quê o atual está fazendo, Mossoró têm seus problemas crônicos que não se resolve do dia para noite, a(s) administrações anteriores, afastou investimentos, varias multinacionais tentaram se instalar em Mossoró, porém desistiram por falta de incentivos ficais, o centro de tecnologia trará oportunidade para os alunos da rede Municipal sonharem com um futuro melhor, ” a casa grande não quer vê a senzala crescer”, isso é fato !
A oligarquia se manteve no poder por décadas, o que foi que trouxeram de bom para essa cidade ? um shopping, faça me o favor, o prefeito irá passar mais quatro anos, não porquê ele quer, mas sim o povo, tem seus problemas ? sim, o povo não é burro de entregar mais uma vez a cidade nas mão da oligarquia, já deu, é tanto que não têm mais nenhuma mamando nas tetas do erário público .