Folha de São Paulo
Uma varredura determinada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na movimentação financeira de todos os servidores e magistrados do Judiciário – com exceção dos tribunais superiores – está na origem da guerra deflagrada no mundo jurÃdico.
Determinado em julho de 2010, o levantamento atingiu 216.800 pessoas – entre servidores, juÃzes e parentes- e apontou que 3.438 deles tiveram movimentações consideradas suspeitas.
A corregedoria contesta esses números. Além disso, serviu de base para que, no inÃcio deste mês, a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, determinasse uma devassa em 22 tribunais. O objetivo era apurar um eventual enriquecimento de seus integrantes.
A varredura provocou reação indignada da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que acusa o conselho de quebrar ilegalmente o sigilo bancário e fiscal dos integrantes do Judiciário.
A entidade pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que anulasse as inspeções e teve o pedido aceito pelo ministro Ricardo Lewandowski, que na última segunda-feira concedeu liminar suspendendo a investigação recém-iniciada pelo conselho.
Como a Folha revelou ontem, a decisão beneficiou o próprio Lewandowski, porque também suspendeu uma investigação sobre pagamentos feitos a vários juÃzes por conta de uma antiga dÃvida trabalhista.Por sua vez, o CNJ alega que tem o dever de investigar os servidores do Judiciário, incluindo as suspeitas de enriquecimento ilÃcito.
Nota do Blog – Essa mordaça colocou todos numa vala comum. O que é péssimo para os bons, os decentes, os capazes, os honestos. Injusto, pois.
E a sociedade, estupefata, se apega a quem?
Quem tem fé, recorre a Deus.
“Onde o vento faz a curva”: desembargador Paulo Rangel: “estão brincando de in… //ondeoventofazacurvalagoinha.blogspot.com/2011/12/desembargador-paulo-rangel-estao.html?spref=tw
//radioglobo.globoradio.globo.com/manha-da-globo-rj/2011/12/21/TEM-CAROCO-NESSE-ANGU.htm
Que diabo é isso? Homi,é o mundo todo.
A corrupção no judiciário vem numa espiral, numa pirâmide, sendo que vem do topo até a base da pirâmide. O que tem de governadores, senadores, e demais polÃticos que só estão entronizados no poder porque compraram julgamentos nas Cortes Superiores dos estados e do paÃs, está além limites da imaginação. Quando o próprio Lewandowski recebeu 700 mil reais, quando Desembargador de São Paulo, há pouco mais de 05 anos, a tipo de ajuda de pagamento de aluguel para sua residência. Julgou em causa própria. Uma lástima, pois.