Nesse mês de março de 2022, o Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) e a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte celebram, respectivamente, 121 e 12 anos de fundação e de história dedicados à educação de Mossoró e região. “O Projeto de Educação do Diocesano, ao entrelaçar conhecimentos acadêmicos, cultura, sólidas referências éticas e formação humana, pautado em valores, propicia um aprendizado que ultrapassa os muros da escola”, prega sua direção.
Uma educação impregnada de sentido, muito além da mera transmissão de conhecimentos, capaz de promover a pessoa na plenitude de sua dimensão humana, concretiza a missão desta instituição centenária: educar para a vida.
A Faculdade Católica, em contínua ampliação, assume o papel de proporcionar uma formação integral de profissionais qualificados; homens e mulheres que sejam capazes de desenvolver suas atividades dentro de parâmetros de autêntica excelência humana, em todas as suas dimensões.
A história do Colégio Diocesano Santa Luzia encontra suas raízes mais profundas no ano de 1900, quando, no dia 30 de janeiro, chega à cidade de Mossoró para a realização da visita pastoral, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, bispo de uma imensa Diocese que, naquele tempo, compreendia os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Permanecendo seis dias em Mossoró, o religioso teve a oportunidade de escutar as aspirações mais íntimas dos seus diocesanos, destacando-se uma que tocou fortemente o seu coração: o desejo dos mossoroenses de possuírem em sua cidade uma casa de educação com princípios evangélicos.
Fundado em 2 de março de 1901, a escola homenageia a padroeira da Diocese e da cidade de Mossoró, Santa Luzia. O educandário era, inicialmente, localizado na Praça Vigário Antônio Joaquim, sob a direção de Cônego Estevam José Dantas, com a sede atual sendo fundada em 9 de junho de 1956 pelo Cônego Francisco Sales Cavalcanti.
Atualmente, a equipe diretiva é formada por Padre Sátiro Cavalcanti, diretor emérito nomeado por Dom Gentil e que contribuiu grandemente com a história do colégio desde 1961; por Padre Charles Lamartine, diretor desde 2012, e por Padre Demétrio Júnior, vice-diretor desde 2020, ambos nomeados pelo atual bispo Dom Mariano Manzana.
Faculdade
Alicerçada nos princípios de formação do Colégio Diocesano, a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte nasceu como sonho e aspirações de grandes educadores que visionários do saber buscavam trazer para a região e a todo país uma faculdade comprometida com o futuro, a educação e produção do conhecimento, inspirada nos ideais de liberdade e solidariedade.
Inicialmente fundada como Faculdade Diocesana, no dia 1º de março de 2010, com transição para Faculdade Católica em 11 de fevereiro de 2019, tem desenvolvido ações e projetos para oportunizar o acesso a uma Instituição de Ensino Superior de excelência acadêmica para todo o Estado. Destaca que tem aliado o compromisso social com a missão de formar profissionais críticos, conscientes e aptos a desenvolverem uma atuação humana e de qualidade na sociedade.
A Faculdade Católica tem alargado seu papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, representando um importante vetor de desenvolvimento. Atualmente, conta com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Teologia.
Além disso, oferece cursos de pós-graduação e extensão, somados aos serviços da Biblioteca Dom Mariano Manzana, que teve sua atual sede inaugurada em 2014 com grande acervo e salas de estudo. Também criou o Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa, cujas atividades tiveram início em 9 de agosto de 2021 com o objetivo de beneficiar e retribuir à sociedade com serviços nas áreas de gestão, saúde e jurisdição.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário