• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 27/02/2022 - 12:44h
Educação

Colégio Diocesano e Faculdade Católica do RN celebram aniversário

Nesse mês de março de 2022, o Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) e a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte celebram, respectivamente, 121 e 12 anos de fundação e de história dedicados à educação de Mossoró e região. “O Projeto de Educação do Diocesano, ao entrelaçar conhecimentos acadêmicos, cultura, sólidas referências éticas e formação humana, pautado em valores, propicia um aprendizado que ultrapassa os muros da escola”, prega sua direção.

Diocesano chega a uma longevidade mais do que centenária, com base muito sólida (Foto: divulgação)

Diocesano chega a uma longevidade mais do que centenária, com base muito sólida (Foto: Cedida)

Uma educação impregnada de sentido, muito além da mera transmissão de conhecimentos, capaz de promover a pessoa na plenitude de sua dimensão humana, concretiza a missão desta instituição centenária: educar para a vida.

A Faculdade Católica, em contínua ampliação, assume o papel de proporcionar uma formação integral de profissionais qualificados; homens e mulheres que sejam capazes de desenvolver suas atividades dentro de parâmetros de autêntica excelência humana, em todas as suas dimensões.

A história do Colégio Diocesano Santa Luzia encontra suas raízes mais profundas no ano de 1900, quando, no dia 30 de janeiro, chega à cidade de Mossoró para a realização da visita pastoral, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, bispo de uma imensa Diocese que, naquele tempo, compreendia os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Permanecendo seis dias em Mossoró, o religioso teve a oportunidade de escutar as aspirações mais íntimas dos seus diocesanos, destacando-se uma que tocou fortemente o seu coração: o desejo dos mossoroenses de possuírem em sua cidade uma casa de educação com princípios evangélicos.

Padres Sátiro e Charles: educação continuada (Foto: cedida)

Padres Sátiro e Charles: educação continuada (Foto: cedida)

Fundado em 2 de março de 1901, a escola homenageia a padroeira da Diocese e da cidade de Mossoró, Santa Luzia. O educandário era, inicialmente, localizado na Praça Vigário Antônio Joaquim, sob a direção de Cônego Estevam José Dantas, com a sede atual sendo fundada em 9 de junho de 1956 pelo Cônego Francisco Sales Cavalcanti.

Atualmente, a equipe diretiva é formada por Padre Sátiro Cavalcanti, diretor emérito nomeado por Dom Gentil e que contribuiu grandemente com a história do colégio desde 1961; por Padre Charles Lamartine, diretor desde 2012, e por Padre Demétrio Júnior, vice-diretor desde 2020, ambos nomeados pelo atual bispo Dom Mariano Manzana.

Faculdade

Alicerçada nos princípios de formação do Colégio Diocesano, a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte nasceu como sonho e aspirações de grandes educadores que visionários do saber buscavam trazer para a região e a todo país uma faculdade comprometida com o futuro, a educação e produção do conhecimento, inspirada nos ideais de liberdade e solidariedade.

Inicialmente fundada como Faculdade Diocesana, no dia 1º de março de 2010, com transição para Faculdade Católica em 11 de fevereiro de 2019, tem desenvolvido ações e projetos para oportunizar o acesso a uma Instituição de Ensino Superior de excelência acadêmica para todo o Estado. Destaca que tem aliado o compromisso social com a missão de formar profissionais críticos, conscientes e aptos a desenvolverem uma atuação humana e de qualidade na sociedade.

Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa da Faculdade Católica do RN (Foto: cedida)

Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa da Faculdade Católica do RN (Foto: cedida)

A Faculdade Católica tem alargado seu papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, representando um importante vetor de desenvolvimento. Atualmente, conta com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Teologia.

Além disso, oferece cursos de pós-graduação e extensão, somados aos serviços da Biblioteca Dom Mariano Manzana, que teve sua atual sede inaugurada em 2014 com grande acervo e salas de estudo. Também criou o Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa, cujas atividades tiveram início em 9 de agosto de 2021 com o objetivo de beneficiar e retribuir à sociedade com serviços nas áreas de gestão, saúde e jurisdição.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.