segunda-feira - 18/07/2011 - 18:54h
Vencidos e vencedores

Contabilidade de uma greve com milhares de perdedores

O lengalenga entre professores e Governo do Estado, que se aproxima de 80 dias sem aulas, está perto do fim. Há fumaça branca no ar.

Mas mesmo antes do armistício, começa a enxurrada de avaliações para identificar vencidos e vencedores. Claro que a mídia domesticada não tem dúvida: crava na coluna da direita. É o governo.

Bobagem.

Há um grande perdedor. Novamente. O alunado.

Esse, mesmo com qualquer esforço na restauração de cronograma didático, chegará ao final do ano com a sensação de que foi enganado por professores, diretores e governo.

É preciso uma reflexão séria, envolvendo todos os atores desse filme que se repete, para frearmos os excessos de lado a lado e preservarmos o magnânimo direito ao aprendizado e não ao faz-de-conta.

Faltou um diálogo inicial; depois houve intolerância de ambos os lados. Agora existe uma acomodação de interesses, visto que as duas partes estão exaustas de um combate tão longo.

Não existe vencedor, se contabilizamos uma massa com milhares e milhares de perdedores.

É isso.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação

Comentários

  1. Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

    Carlos,
    Você disse: Faltou um diálogo inicial; depois houve intolerância de ambos os lados. E mais, visto que as duas partes estão exaustas de um combate tão longo.
    É intrigante por que o governo agora começou uma abertura, hoje, com o Sinte. Porque não fez isso antes. Penso eu, simplesmente para desmoralizar essa mobilização. Então, à culpa por estes 80 dias de greve é dos dois lados.
    Há um grande perdedor. Novamente. O alunado.
    Concordo!

  2. Rômulo Arnaud diz:

    Jornalista e blogueiro Carlos Santos. Estive presente na audiência e desta vez senti um clima amistoso entre as partes, diferente de outras momentos. Na verdade, me parece que existe de ambas as partes, a compreensão de que a derrota e a humilhação dos professores, nao interessa a ninguem. Afinal para que servirá a volta destes, para sala de aula, com sentimento de serem desrespeitados nos nossos direitos e massacrados. Será uma tragédia para a educação. Os alunos que sempre foram prejudicados neste estado, serão mais ainda, com uma decretação de uma verdadeira GREVE BRANCA. Queremos negociar e avançar nas propostas, para fazer a educação avançar e tirar o nosso estado das pessímas colocações nos índices de apredizagem. Um abraço e obrigado pelo espaço de debate. Amanhã teremos Assembleia em Mossoró, na sede do Sinte.

  3. Mendes diz:

    Simples e direto, sem paixões.

    Não é difícil o exercício da serenidade.

  4. Carlos Alberto Júnior diz:

    É importante expandir que a grande perdedora em toda essa situação de greve na educação foi a sociedade. Muitos entrarão um ano mais tarde na faculdade, muitos sairão um ano mais tarde nas academias e consequentemente, entrarão no mercado de trabalho – que gera impostos – mais tarde.
    Sem falar nos danos causados aos alunos que durante todo esse tempo ficou fora da sala de aula expostos a violência.
    É importante ressaltar que a luta dos professores através do sindicato da categoria é justa, visto que toda e qualquer categoria regulamentada ganha mais que o professor.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.