Do Blog Saulo Vale
O juiz Lauro Henrique Lobo Bandeira, da 10ª Vara Federal do RN, suspendeu os efeitos da sessão do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) que pediu ao Ministério da Educação (MEC) a destituição da reitora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira.
Na decisão, o magistrado acatou um dos pontos da defesa, elaborado pelo advogado Marcos Lanuce: o de que o Consuni não deu a oportunidade da reitora se defender diante do parecer que pediu a sua destituição.
Já em outros pontos, o juiz mostrou convergir com a sessão do Consuni. É o caso da legalidade do pedido do colegiado ao MEC e também o entendimento de que só pode ser reitor ou reitora da instituição quem tem doutorado.
Vale ressaltar que a decisão judicial não reverte a cassação do título de doutorado de Ludimilla, ocorrida no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse ponto controverso não foi objeto de análise pelo juiz.
Em resumo: a decisão do magistrado sem dúvidas é uma vitória para a reitora, mas abriu brecha para que o Consuni convoque uma nova sessão, dê oportunidade para ela se defender – o que inclusive deveria ter sido feito desde o início – e vote o mesmo ou outro parecer sobre o processo de destituição.
Entenda
Ludimilla perdeu o titulo de doutorado após a UFRN aceitar uma denúncia de 44% de plágio em sua tese.
Ela recorreu em todas as instância administrativas da UFRN, mas perdeu. Também apelou ao primeiro grau da Justiça Federal, que negou.
A partir daí, o Consuni, onde Ludimilla tem minoria, abriu um processo que culminou em um pedido oficial de destituição da Reitora ao ministro da Educação, Camilo Santana.
No entender dos conselheiros, sem o título Ludimilla não pode seguir à frente da Ufersa.
Eles solicitaram que o ministro anule a nomeação dela e nomeei o professor doutor mais antigo da Ufersa, para, no prazo de 60 dias, convocar novas eleições.
Nota do BCS – A decisão dá uma sobrevida no cargo à reitora. Administrativamente e judicialmente, ela não atacou com êxito, seu principal problema: a anulação do doutorado. O Consuni da Ufersa vai repetir entendimento, por uma questão política e não apenas técnica. A maioria a quer fora do cargo, como decidido no último dia 31 (veja AQUI). Foram 13 votos contra ela, apenas três abstenções e nenhum a favor. Mais claro, impossível.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Se prevalecer a perda do título de doutorado, consequentemente poderá haver uma penalidade para os componentes da bancada que julgou a tese.
Ou seja, o caso em destaque poderá fluir para um causo dentro dos quadros da UFRN.
A doutora Ludmila, anda recebendo apoio,.inclusive de alguns Blogs..
Será possível que os Bolsonaristas não assumidos..
Irão continuar perseverando no imperseveravel…?!?
Afinal, por OBSÉQUIO, procurem saber do atual cenário político, sobretudo acerca do Depoimento de Walter Delgat ( Hacker DO BEM , SEGUNDO O JAIR GENOCIDA) .
Para desespero dos ainda apoiadores da Necro-Politica,.pois.num é que Sr. Walter Delgat, começou a vomitar feijões no âmbito da CPMI DO 08 DE JANEIRO.. !!!
Como diria a música do Renato Russo..
Até quando esperar…?!?
Kkkkkkkkkkkkkkk