• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 24/12/2011 - 19:13h
Decisão antipovo

Decreto de Rosalba revela medo e tende a ser derrubado

Alguns interlocutores perguntam de “corpo presente” e webleitores fazem o mesmo aqui na Web:

– O que você achou do decreto da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que proíbe manifestações públicas no âmbito do Centro Administrativo?

Olha, sobre o assunto eu já me pronunciei em outras postagens veja AQUI e AQUI.

Creio que o decreto venha a ser derrubado na Justiça, pois tem características de um acinte ao princípio constitucional da “livre manifestação.”

O governo revela uma face antidemocrática, de intolerância e incapacidade de aceitar a crítica e a cobrança. Até hoje, as mobilizações de servidores e estudantes ocorridas no Centro Administrativo, sempre foram pacíficas e civilizadas, tendo apenas o acompanhamento à distância do policiamento.

A governadora poderia se antecipar e revogar a decisão, pois ficaria menos embaraçoso. Admitir um erro é prova de grandeza. O ex-presidente Juscelino Kubistcheck costumava repetir: “Eu não tenho compromisso com o erro”.

Já imaginou se a presidente Dilma mandasse tanger protestos diante do Palácio do Planalto?

Nenhum governador, desde os tempos da reabertura democrática, no início dos anos 80, chegou a tamanho grau de desatino.

Entretanto tem algo ainda mais constrangedor, que surge de forma subliminar, na postura adotada pela governadora: deixa implícito que ela está com medo do povo.

A massa com a qual ela lidava tão bém, até bem poucos meses e de onde tirou a essência de sua vitoriosa carreira política, agora parece lhe incomodar. Péssimo sinal.

Nota do Blog – Prefeita de Mossoró por três vezes, Rosalba enfrentou aglomerações de sem-terra e outras mobilizações escassas diante da prefeitura. Sempre as tratou com diplomacia, elegância e civilidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Volney Liberato diz:

    Realmente, proibir manifestações livres e populares em ambiente público é uma contradição á democracia e ao estado de direito em que vivemos hoje, foi-se a ditadura dona Rosado, é bom que fique bem claro, mas parece que os DEMOS, saudosistas dos tempos de sangue recusam-se a esquecer esse tempo negro.

  2. BRUNO diz:

    EIS NA ÍNTEGRA O DECRETO DEMOCRATA DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

    Art. 1º Fica instituída a área de segurança do Centro Administrativo do Governo do Estado, a qual compreende toda a área interna do complexo administrativo.

    Art. 2º Dentro da área de segurança do Centro Administrativo do Governo do Estado ficam terminantemente proibidas as seguintes situações:

    I – ingresso de carros com equipamentos de som capazes de perturbar o desempenho das atividades laborais dos servidores estaduais;

    II – armação de barracas ou quaisquer outras formas de acampamento que vise à instalação e permanência, embora que temporária, na respectiva área de segurança;

    III – utilização de fogos de artifício, apitos, cornetas, ou quaisquer outros instrumentos que possibilitem a perturbação e o desempenho das atividades laborais dos servidores estaduais.

    Art. 3º Fica autorizada no âmbito da área de segurança do Centro Administrativo do Governo do Estado o trânsito habitual de pessoas, sem a finalidade de permanência no local.

    Parágrafo único. A autorização que se refere o caput deste artigo fica limitada até às 18:00 horas, sendo depois desse limite, permitida somente a entrada de servidores devidamente identificados.

    Art. 4º A Coordenadoria de Segurança do Gabinete Civil do Governador do Estado é o órgão competente para realizar a fiscalização e efetivar o cumprimento do disposto neste Decreto.

    Parágrafo único. Nos casos em que o Coordenador de Segurança do Gabinete Civil do Governador do Estado achar necessário poderá solicitar auxílio das forças de segurança pública do Estado.

    Do Blog – É bom lembrar que, em muitos casos, os movimentos no Centro Administrativo, com carros de som e até barracas de acampamento, são organizados por servidores do próprio governo, devidamente autorizados a circular nas dependências do CA até mesmo depois das 18 horas.

    Mais: o limite das 18 horas vai criar grandes problemas quando da realização de alguma solenidade, por exemplo, ou assinatura de convênios com presença de ministros, prefeitos do interior, imprensa…

    Já pensou esse povo todinho ter que apresentar documento para entrar no Centro Administrativo?

    E quando aparecer um daqueles que sempre aparecem, que fazem questão de soltar um ‘você sabe com quem está falando?’.

  3. Carlos Andre diz:

    Boa noite Carlos Santos.

    A Rosa esta murchando, o brilho de sua cor esta desbotando, e agora, mais uma vez, mostra mais uma de suas faces, e terrível é esta, revela mais um pouco de sua verdadeira essência, a isto só tenho a subscrever:
    Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.
    Provérbios 29:2

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.