Com assinatura da jornalista Juliana Gragnani, o portal BBC News Brasil posta reportagem especial nessa segunda-feira (10) com o oftalmologista e deputado estadual Albert Dickson (PROS), sob o título Deputado oftalmologista oferece ‘tratamento precoce’ em troca de ‘like’ no YouTube.
A matéria mostra a pregação do parlamentar evangélico em favor do uso da “Ivermectina”, como tratamento precoce e supostamente eficaz contra a Covid-19.
Procurado por e-mail pela BBC News Brasil, o deputado respondeu que “sugere” a inscrição em seu perfil de Instagram e canal do YouTube porque neles publica “pesquisas atualizadas” e “explica a doença de forma detalhada e nossa experiência com a mesma, além de tirar dúvidas ao vivo”.
Consultas
Além disso, diz ele, não é obrigatório se inscrever no canal para ser atendido. “Apenas sugerimos, o que muitos não fazem, e continuamos a atender e responder. A consulta virtual não se paga absolutamente nada, nunca cobrei (e que mesmo se fosse não é proibido no Brasil)”, afirmou.
Questionado sobre o conteúdo relacionado a tratamento precoce presente no canal, o YouTube informou que, de acordo com uma nova regra da plataforma, removeu 12 vídeos do canal por conteúdo que disseminava informações médicas incorretas, como afirmar que há uma cura garantida para a covid-19 ou recomendar o uso de ivermectina ou hidroxicloroquina.
O canal segue no ar, entretanto, porque os vídeos removidos haviam sido publicados em um período anterior a essa nova regra, de 12 de abril.
Posições sobre caso
O Conselho Federal de Medicina não condenou veementemente a prática de recomendar ou prescrever esses medicamentos. Pelo contrário, no ano passado, aprovou parecer que facultou aos médicos a prescrição de cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com covid-19.
A Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Infectologia, por sua vez, divulgaram nota dizendo que “as melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no ‘tratamento precoce’ para a covid-19 até o presente momento”.
Para Sergio Rego, médico, pesquisador da Fiocruz e professor de bioética na Escola Nacional de Saúde Pública da instituição, “não há respaldo ético normativo para a prescrição de algo que não tenha reconhecimento científico, salvo quando está inserido dentro de um processo de pesquisa aprovado por um comitê de ética”.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Veja quem vc escolheu pra lhe representar? Quando estiver acamado, lembre-se dele. Mais um negacionista e inimigo da ciência.
Comentário perfeito.
Pra que serve o CRM? Só pra estabelecer piso de valores? Pra punir médico que troca receita por like não?
Mais um suposto profissional da medicina, inclusive com CRM OFICIAL, usando e abusando do CHARLATANISMO POLITICO/MEDICO ELEITORAL!!!
O CRM…ORA OS CRM’S E O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA , AO GIM E SO CABO DE CENTENAS DE MILHARES DE MORTES DERIVADAS DESTE PRE-CLARO CHARLATANISMO, MUITO PROVAVELMENTE, ESTARIAM DISPOSTOS, SE NECESSÁRIO E CONVENIENTE FOR POLITICAMENTE, INCLUSIVE CONDECORA-LOS PELA MATANÇA, SOBRETUDO DOS POBRES!
AFINAL, FORAM ESSE MESMO CRM E CFM QUE, PAUTARAM DIA APOS DIA DE FORMA VEXAMINOSA E XENOFOBIA A DEGRADANTE E VERGONHOSA EXPULSÃO DOS MÉDICOS CUBANOS.
JA IMAGINARAM QUANTAS CENTENAS E MILHARES DE PESSOAS, SOBRETUDO DOS DISTANTES D PERDIDOS RINCÕES DO NOSSO PAIS OS MÉDICOS CUBANOS NAO TERIAM SALVOS SE AQUI AÍNDA ESTIVESSEM EXERCENDO A MEDICINA EM NOSSAS PLAGAS..?!?
NO CASO DO CHARLATÃO ALBERTO DICKSON E DUA ESPOSA TAMBÉM MÉDICA BURRO NARIANA, ADVINHA EM QUEM VOTARAM, APOIARAM E CONTINUAM APOIANDO, CLARO QUE NA CAVALGADURA EXCREMENTISSIMO DOS EXCREMENTISSIMOS: JAIR CLOROQUINETE, QUE NA CAMPANHA ELEITORAL AFIRMOU QUE NAO ENTENDIA DE NADA E DE NADA ENTENDIA, POREM, APOS A CHEGADA DA PANDEMIA COVID-19, DIA APOS DIA FAZ RECEITUÁRIO DE CLOROQUINA OFICIAL E DO KIT COVID EM REDE NACIONAL..!
E MOLE OU NAO OS TEMPOS OBTUSOS E OBSCURANTISTAS QUE ESTAMOS SENDO OBRIGADOS ATURAR. ?
O PIOR DE TUDO, BOA PARTE DA IGNARA POPULAÇÃO, SOBRETUDO POTIGUAR, NÃO SO APOIA O MAVIOSO CASAL DE CHARLATAOS COMO AINDA OS REMUNERA REGIAMENTE PRA GRADATIVAMENTE LEVÁ-LOS AO CADAFALSO DA MORTE..!!
E A VELHA HISTORIA, CADA POVO ESCOLHE SEU JIN JONES A TEMPO, MODO E PADRÃO POLÍTICO/MEDICO/ELEITORAL E RELIGIOSO. !
Um baraco
FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO.
OAB/RN. 7318
Abriram a porta do hospício e esqueceram de fechar ! Misericórdia.
Se o preço cobrado pela consulta é apenas um ‘like’ 👍, leva-se a crer que esse ‘dotó’ acha que a maioria da cabeça dos brasileiros está infestada de piolhos.
Em assim sendo, o ‘dotô’ está praticando um ato de filântropia.
Num vejo nada demais nisso.
Perguntar não ofende:
Será que o ‘doto’ receita remédio ‘pra’ piolho ouvindo ‘Tô Doidão’, by Reginaldo Rossi, ou ‘Maluco Beleza’, by Raul Seixas?
Digaí? ‘dotô’!
Sinceramente acho que tô com ilusão de ótica,
Vende-se até a mãe.
Não tenho estabilidade emocional prato ler tal disparate.
Esse cara é deputado, médico atuante e é auditor fiscal da receita do RN. Eu fico a imaginar como se consegue tempo pra tanta ocupação ao mesmo tempo… É um onipresente? rrss