• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 09/04/2014 - 13:20h
Ditadura militar

Deputados cassados terão seus mandatos “devolvidos”

Nesta quinta-feira (10), ocorre sessão solene para devolver simbolicamente os mandatos do deputado Floriano Bezerra e dos suplentes de deputado Cesário Clementino e Luiz Maranhão, cassados na Ditadura Militar. A homenagem é de iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT) e será realizada às 10h, na Assembleia Legislativa do RN.

Mineiro: justa homenagem

Na ocasião, será lançada revista produzida pelo mandato de Mineiro, com documentos inéditos sobre a cassação dos mandatos dos deputados. A publicação contém, entre outros arquivos, as atas da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, os relatórios dos processos de cassação e as fichas do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Traz também textos sobre esse tema do jornalista Mário Ivo Cavalcanti e do advogado Djamiro Acipreste, presidente da Comissão da Memória e Verdade da Seccional da OAB no RN.

Violência

Os três parlamentares tiveram os mandatos cassados em 64, com parecer favorável à cassação aprovado pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa daquela época e por força do AI-1, o qual determinava que o governo militar poderia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público todo aquele que se opunha ao regime.

“Essa homenagem é justa e busca reparar, ao menos simbolicamente, a violência sofrida pelos parlamentares potiguares que foram declarados pelo regime de exceção como subversivos e que tiveram seus mandatos usurpados pela força do poder ditatorial”, justifica Mineiro.

Com informações da Assembleia Legislativa.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. NÓBREGA diz:

    Passados 50 anos podemos analisar os erros cometidos pelos dois lados:
    ESQUERDA – Criticava o imperialismo americano, mas desejava se alinhar ao imperialismo soviético. Escolha totalmente errada, haja visto que passado alguns anos o império da URSS veio abaixo. Outro erro, superestimou a disposição do povo a pegar em armas achando que todos embarcariam na quimera da revolução bolchevique. Imaginem que Zédiceu que conquistou o poder pelo voto fez o que fez. E se tivesse sido pelas armas?
    DIREITA – Os militares sempre interviram em momentos de crise e depois de porem a casa em ordem devolviam o poder aos civis convocando novas eleições. Em 1964 foi diferente, gostaram e ficaram. Fato inadmissível e mil vezes condenável foi a tortura cometida. Ninguém deve ser torturado por divergir politicamente.

    • RC 50 diz:

      Sinto muito,mas quanto ao presidente João Goulart não existia uma vontade do mesmo de se alinhar com A ou com B,aqueles que faziam o PCB eram muito limitados,o que houve foi a atuação de um instituto chamado IPES que quem presidia era o não menos polêmico General Golbery do Couto e Silva,esse instituto era nada mais nada menos do que uma extensão da CIA – Central de Inteligência Americana no Brasil,massificaram na mente da classe média Brasileira e em setores católicos que o Brasil sofria uma ameaça comunista,tudo mentira,o que houve foi um assalto a moda Yanke,depuseram um presidente legitimamente eleito pelo povo,que não era comunista que tinha um único objetivo,promover reformas de base,o que na realidade houve é que a oposição golpista,tendo o golpe uma característica Civil,característica essa que é pouco divulgada em relação a milicada de 1964,o golpe foi um golpe Civil/Militar,que pensou em se dar bem com essa milicada grosseira,foi na sequência expelida,expurgada pelos milicos,eles acharam que uma vez JANGO fora do jogo iam ficar de melé solto,o que eles não contaram é que dentro das forças armadas havia um monstro muito pior que os comunistas,a linha dura,os radicais das forças armadas que no transcorrer do processo começaram a gostar de roer o osso,e como o poder embriaga o mais vil dos humanos,não iria embriagar um magote Generais doidos pra tomar conta do terreiro?!Como radicais provem radicalismos,começou a sair de dentro do meio acadêmico organizações de viés socialista ou seja a outra extremidade que se juntou com os que já tinham e utopicamente por mais que pretendessem chegar ao poder não teriam a menor chance.Bom! O resultado 21 anos de escuridão e atraso econômico,em fim podaram o progresso em todos os sentidos.É só!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Deputado Fernando Mineiro
    Já passa da hora de restituir os direitos do que foram pérseguidos durante a ditadura por não aceitarem colaborar com o regime se prestando ao papel sujo de informantes.
    Funcionários foram perseguidos e perderam promoções a que tinham direito pelo simples fato de terem tido a coragem de dizer que não fariam o papel de informantes.
    Quando buscam na justiça a reparação devida o juiz dá o parecer de que CADA REPARTICAÇÃO TEM SEUS PRÓPRIOS MEIOS DE AVALIAÇÃO.
    Isto precisa ser revisto.
    Milhares sofreram este tipo de perseguição porque não fizeram o trabalho imundo de delatar comanheiros e colegas de faculdade.
    A grande maioria não deseja obter vantagem pecuniária, apenas o ressarcimento MORAL.
    Se quiser aprofunbdar este assunto basta ligar 84 91397139.
    /////
    MOSSOROENSES:
    AJUDEM OS VELHINHOS.
    DENUNCIEM ATRAVÉS DO 136 A FALTA NA REDE DE SAÚDE DE BESILATO DE ANLODIPINO (CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL) E DO CLORIDATO DE METFORMINA (DIABETES).
    ESTAS DOENÇAS MATAM!

  3. Iris Maia diz:

    Parabéns ao nosso grande Deputado Fernando Mineiro pela justa iniciativa e aos comentaristas RC 50 e Inácio pelos esclarecimentos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.