Por François Silvestre
I- Se em cada cabeça, uma sentença; em cada bunda, uma sentada.
II- Tolstói disse que “certas pessoas ao entrarem numa floresta, só veem lenha para a fogueira”. Hoje, muita gente olha para para a multidão e só vê cadáveres.
III- Marx foi o maior conhecedor e decifrador do capitalismo. Ninguém o conheceu mais do que ele. Mas, ao prever como sucedâneo salvador o comunismo, errou profundamente. Do capitalismo, que conhecia, sabia tudo. Do comunismo, que previu, sabia nada. Sobre o capitalismo, sua obra é um monumento. Sobre o comunismo, sua previsão foi um monumental equívoco.
IV- Pela boca ninguém aprende nada. Pode até ensinar; aprender, não. De aprender, os olhos e os ouvidos. Ao ler ou observar, ouvir ou escutar.
V- Mesmo um sendo e o outro saindo do mesmo lugar, não são a mesma coisa o olho e o olhar. O dono tem o olho, o olhar é o dedo duro do dono.
VI- No Brasil, o comunismo nunca teve chance de poder. Foi sempre irrelevante e minoritário. Sempre. Porém, também sempre foi usado como pretexto para golpes ou tentativas de golpes. Os espertos golpistas o usam, como espantalho, para assustar os idiotas. E estes acreditam exatamente pela idiotice que os agasalha.
VII- O fascismo existe, mas não é uma ideologia. É um atributo comportamental por deformação moral. O progressista que, na rua, defende a diversidade e, em casa, reprime os diferentes, é fascista. Seu progressismo é de mentira. Stálin e Hitler eram fascistas.
François Silvestre é escritor
Bom texto. Um feliz domingo para os que desejam um mundo melhor para todos.
E como saíram do armário tantos fascistas recentes? Falta de instrução, de educação e de caráter. E tão idiotas que acham ser elogioso chamar alguém de mito. Sinônimo de mentira. Na mitologia, tudo bem. Na política, burrice mesmo. Obrigado pelo texto.
Saudades do Grande Mestre.
Um abraçaço
Um primor de texto. Realista e objetivo.
Impecável. De cirúrgica precisão retórica . “E não é elogio de parente “.