Conheci à tarde desta sexta-feira (26), o desvio particular aberto em Lajes, Sertão Central, que atenua a interdição da BR-304. Iniciativa de um proprietário de terra da região, conhecido como Armando Filho, o percurso em via carroçável tem cerca de 2,5 Km.
Transitei como passageiro de um carro tipo Gol da Volkswagen, no sentido Natal-Mossoró. Ele faz linha diariamente entre as duas cidades.
Com cobrança de pedágio no valor de R$ 30,00 por veículo, o serviço é relativamente organizado, mas vetando circulação de transportes de grande porte como caminhões e ônibus. Tem sistema de ‘Pare e siga’ nas extremidades das ligações com a BR, porque a estrada vicinal não tem largura para dois veículos simultaneamente.
Outro detalhe é que as porteiras da propriedade privada só são abertas para a passagem de veículos entre 5 e 17h.
O local mais complicado é enfrentar o leito do rio Ponta de Serra, mas aclive e declive não são acentuados, mesmo para carros de pequeno porte.
Com esse atalho, seguimos viagem sem problemas e com trânsito bem menor do que o habitual. Mas, não faltam vários pontos com buraqueira no leito da 304.
A alternativa é um achado para quem transita nessa rodovia, que desde 31 de março foi interditada, porque uma ponte foi destruída por enxurrada. De lá para cá, os governos Federal e estadual não conseguiram fazer um desvio oficial.
Pelo menos resolveram não atrapalhar a livre iniciativa.
Faça um Comentário