A direção do Hospital Regional TarcÃsio Maia (HRTM), sediado em Mossoró, emite nota de esclarecimento. Mostra suas explicações para o fato da sua UTI ter sofrido interdição. Veja abaixo:
A direção do Hospital Regional TarcÃsio Maia (HRTM), seguindo os preceitos da administração pública, vem esclarecer matérias e notas nos jornais da cidade, em 24 de março de 2010, onde citam que o “CRM interditar a UTI do TarcÃsio Maia”.
1- A denúncia formulada junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte não condiz com a verdade, pois o sistema de ventilação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do hospital, está funcionando de acordo com as normas e os critérios de funcionamento do setor.
2 – O problema foi ocasionado pela falta de conhecimento/desinformação no uso dos aparelhos por parte de uma servidora. A mesma desligou o sistema de ventilação no perÃodo da noite/madrugada, reclamando que estava muito frio.
3 – No perÃodo da manhã, ao sair do plantão, a servidora não ligou os aparelhos de ventilação, ocasionando o aumento na temperatura do ambiente, sendo necessária a utilização de ventiladores para resfriar a Unidade, daà surgir o problema, circulando “boatos” dando conta de que os aparelhos estavam quebrados.
4 – Ao tomar conhecimento do problema, a direção-geral e administrativa logo chamaram o técnico para o conserto, com o mesmo verificando que precisava somente religar os aparelhos,recolhemos também os controles da central.
5- No dia 23 de março de 2010, em visita ao hospital, o Dr. Manoel de Freitas Nobre – Delegado do Conselho de Medicina para a Região Oeste, constatou que o problema não mais existia,e a temperatura estava ótima.
6 – A direção do Hospital Regional TarcÃsio Maia não entende como o Conselho de Medicina toma a atitude de interditar a UTI do hospital, sabendo do problema existente em Mossoró e na região, que é a falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva.
7 – Só resta lamentar tal posicionamento, na certeza de que o corpo funcional do hospital e sua direção estão trabalhando diariamente para melhor servir a coletividade, sendo injusto este tipo de atitude por parte de um órgão tão importante na fiscalização de uma medicina de boa qualidade para a sociedade.
8 – Estamos ao inteiro dispor para deixar o caso bem esclarecido, inclusive deixando a UTI ao seu dispor para uma visita.
9 – A interdição foi Ètica,e não técnica,o CRM orienta aos profissionais a não trabalharem em local sem boa climatização.
10 – Mesmo antes da tentativa de interdição ética, já havÃamos aberto processo para aquisição de 40 novas maquinas de Ar condicionado (01.03.2010, Número de protocolo:) para climatizarmos todo hospital e trocar os da UTI, o que fazemos a cada 2 anos, em virtude da vida útil das mesmas serem menores, pois ficam ligadas 24h.
Mossoró – RN, 24 de março de 2010.
Marcelo Fernandes Duarte – Diretor-Geral
Chega a ser cômico o puxasaquismo de vocês da imprensa com a administração do Dr. Marcelo Duarte, porém a verdade vem a tona!!! Por que será que vocês só enxergam as coisas ruins do lado que vocês não gostam? Avante imprensa mossoroense! Sejam menos parciais!!!!!!!!!! O Tarcisio Maia fede mais que o abatedouro.
Carlos Santos, esse problema da refrigeraçao da uti do tarcisio maia ocorre há pelo menos 6 meses. A direçao geral e administrativa só tomou conhecimento agora? acho que eles deveria ir mais no hospital…
Cara Alexandra Ambrósio, chega a ser cômico sim, tanta babação como esta e outras. Mossoró terra de muros baixos. //www.maninhodesenhos.blogspot.com