Com a aproximação da eleição para escolha de novo reitor/reitora da Universidade do Estado do RN (UERN), que deve ocorrer em março de 2021, um nome ganha força para ser a indicação da reitora em exercício da universidade, Fátima Raquel, para a sucessão: o da chefe de gabinete da reitoria, Cicília Raquel Maia Leite.
Com boa desenvoltura junto à comunidade acadêmica, ela tem sido a principal auxiliar da reitora Fátima Raquel na condução da universidade.
Fátima Raquel é vice-reitora da Uern e atua como reitora em exercício desde março deste ano, tendo tido o desafio de conduzir a universidade durante todo o período da pandemia da Covid-19. O reitor Pedro Fernandes encontra-se licenciado do cargo desde outubro, quando teve o pedido de afastamento, pelo prazo de um ano, aprovado pelo Conselho Universitário.
Perfil
Cria da Uern, formada no curso de Ciência da Computação, Cicília é professora efetiva do Departamento de Informática desde 2006 e compõe também o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (UERN/UFERSA). Possui doutorado em Engenharia Elétrica e da Computação, pela UFRN, e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Ela fez parte da equipe do professor Pedro Fernandes na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – na gestão do reitor Milton Marques, e foi Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis no primeiro mandato de Pedro Fernandes (2013-2017). Nesta segunda gestão do reitor (2017-2021), atuou como assessora técnica da reitoria e ocupa a chefia de gabinete desde julho do ano passado.
Com a chegada do novo ano, as articulações visando a eleição na universidade devem se intensificar e Cicília é um nome cada vez mais evidente. A oposição acadêmica também se mexe, tentando destronar a série de reitores eleitos até aqui, sem que ela fosse protagonista e vencedora.
Depois falaremos desses bastidores e da disputa, noutra frente de organização.
* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário