• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 16/10/2023 - 23:48h
Obras

Dois ministros apresentam em Natal o PAC III ao Rio Grande do Norte

Ministros estiveram na Escola de Governo nesta segunda-feira (Foto: Redes sociais)

Ministros estiveram na Escola de Governo nesta segunda-feira (Foto: Wagner Lopes/Casa Civil)

Natal recebeu dois ministros da República nesta segunda-feira (16). Em solenidade realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo de Lagoa Nova, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, falaram sobre o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) no RN. Foram recepcionados pela governadora Fátima Bezerra (PT).

De acordo com Rui Costa, o Novo PAC tem a previsão de investir R$ 45 bilhões em todo o RN numa série de obras e programas, muitos deles que vinham paralisados. Disse que na verdade, o PAC II foi retomado logo nos primeiros meses de gestão do presidente Lula (PT) e agora é que existe uma formalização dele.

Entre as obras que receberão recursos federais ao longo dos próximos anos, estão a duplicação da rodovia BR-304, entre Natal, Mossoró e a Divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará; a implantação da BR-104, que vai de Macau (RN) até Aracaju (SE), interligando os principais polos de econômicos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; o Ramal do Apodi da Transposição; a conclusão da Barragem Oiticica e a construção do sistema adutor que vai garantir o abastecimento de água na região Seridó potiguar pelos próximos 50 anos.

Orçada em cerca de R$ 3 bilhões, a duplicação da BR-304 será dividida em quatro lotes, segundo informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Um dos lotes — a Reta Tabajara — visitada hoje pelos ministros —, está em fase de conclusão. “Quando cheguei aqui, uma pessoa perguntou: ministro, quando vai ser concluída a duplicação da Reta Tabajara? Vamos fazer uma entrega muito importante este ano, deixando para 2024 apenas os viadutos remanescentes (acesso ao aeroporto) e a travessia de Macaíba, já com recursos assegurados para essas obras”, explicou Renan Filho.

Outras obras

O programa lançado em Natal também contempla a construção do Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia da Grande Natal; ampliação do Hospital Universitário Onofre Lopes; federalização de um trecho de rodovia sob responsabilidade estadual encravado no leito da BR-226, entre Currais Novos e Florânia; ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Parnamirim, Ceará-Mirim, Mossoró, Apodi e Assu, além da retomada de 18 obras de Unidades Básicas de Saúde em 14 cidades e a finalização de 111 escolas, creches e quadras esportivas em 59 municípios do RN.

As Prefeituras e os Estados têm até o dia 10 de novembro para cadastrar seus projetos junto ao Ministério da Casa Civil para pleitear os recursos ligados ao Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

Participaram ainda da programação, o prefeito natalense Álvaro Dias (Republicanos), vice-governador Walter Alves (MDB), senadora Zenaide Maia  (PSD), deputados federais Benes Leocádio (União Brasil), João Maia (sem partido), Natália Bonavides (PT) e Fernando Mineiro (PT), deputados estaduais Bernardo Amorim (PSDB), Divaneide Basílio (PT), Francisco do PT e Isolda Dantas (PT), além de outras autoridades.

Os ministros ainda visitaram trecho da interminável Reta Tabajara que está em obras desde 2014, em seus 16,4 quilômetros. A exemplo do que fizeram em Natal, eles estão passando por outros estados com demonstração caso a caso do que o PAC II tem a oferecer.

Fátima, os dois ministros, vice Walter Alves e deputados do PT, com outras autoridades, visitam a interminável Reta Tabajara (Foto: redes sociais)

Fátima, os dois ministros, vice Walter Alves e deputados do PT, com outras autoridades, visitam a interminável Reta Tabajara (Foto: Wagner Lopes/Casa Civil)

Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Lair Solano Vale diz:

    Promessa muita, como sempre. Espero e torço para concluírem pelo menos o que foi começado.
    MANDE UM PIX DE 3 BILHÕES PARA FATÃO INCOMPETENTE, SE NÃO ELA VAI CONTINUAR ATRASANDO SALÁRIOS.

  2. Heytor George diz:

    Há anos que essa duplicação deveria ter saído do papel, contudo por questões políticas só agora, acredito que sairá do papel, diga quem será o pai da criança ? Governo do PT, Fátima Bezerra, a duplicação servirá como discurso eleitoral para eleger seu sucessor, já que não poderá mais se candidatar ao mesmo cargo, muito provável que voltara/concorrerá ao Senado Fderal.

  3. Chagas Nascimento diz:

    Se a duplicação da BR 304 for no ritmo da reta Tabajara, eu morro e não vejo o trecho duplicado de Mossoró ao trevo que dá acesso à praia de Tibau. Isto tudo é uma enganação, só para iludir os incautos nas eleições de 2024.

  4. Márcio diz:

    Nesse projeto de duplicação espero que dessa vez acrescente a iluminação do trecho urbano da br 304 que passa por Mossoró

  5. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Vamos aguardar que o trabalho inicie; e alguém saberia informar o término da duplicação lá da Reta Tabajara, por favor? Ainda será no final de Dezembro próximo?

  6. Gilvandro Alves diz:

    Se terminarem a reta tabajara este ano já será uma grande surpresa. Todos sabemos o que aconteceu nos outros PACs. Muita roubalheira e obras paralisadas. O ministro Rui Pimenta é aquele mesmo que como mágico, fez desaparecer 50 milhões de reais na pandemia.

  7. M.D.R. diz:

    Não é possível que essa mulher venha ser candidata ao SENADO e, queria ganhar só no go go go go, é chamar o povo do RN de otário.
    Veja bem, na GESTÃO do PT, funcionalismo na MISÉRIA e tantas outras coisa que só piora cada vez mais.

  8. David diz:

    Só acredito vendo … é esperar pra ver .

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.