Natal recebeu dois ministros da República nesta segunda-feira (16). Em solenidade realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo de Lagoa Nova, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, falaram sobre o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) no RN. Foram recepcionados pela governadora Fátima Bezerra (PT).
De acordo com Rui Costa, o Novo PAC tem a previsão de investir R$ 45 bilhões em todo o RN numa série de obras e programas, muitos deles que vinham paralisados. Disse que na verdade, o PAC II foi retomado logo nos primeiros meses de gestão do presidente Lula (PT) e agora é que existe uma formalização dele.
Entre as obras que receberão recursos federais ao longo dos próximos anos, estão a duplicação da rodovia BR-304, entre Natal, Mossoró e a Divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará; a implantação da BR-104, que vai de Macau (RN) até Aracaju (SE), interligando os principais polos de econômicos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; o Ramal do Apodi da Transposição; a conclusão da Barragem Oiticica e a construção do sistema adutor que vai garantir o abastecimento de água na região Seridó potiguar pelos próximos 50 anos.
Orçada em cerca de R$ 3 bilhões, a duplicação da BR-304 será dividida em quatro lotes, segundo informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Um dos lotes — a Reta Tabajara — visitada hoje pelos ministros —, está em fase de conclusão. “Quando cheguei aqui, uma pessoa perguntou: ministro, quando vai ser concluída a duplicação da Reta Tabajara? Vamos fazer uma entrega muito importante este ano, deixando para 2024 apenas os viadutos remanescentes (acesso ao aeroporto) e a travessia de Macaíba, já com recursos assegurados para essas obras”, explicou Renan Filho.
Outras obras
O programa lançado em Natal também contempla a construção do Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia da Grande Natal; ampliação do Hospital Universitário Onofre Lopes; federalização de um trecho de rodovia sob responsabilidade estadual encravado no leito da BR-226, entre Currais Novos e Florânia; ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Parnamirim, Ceará-Mirim, Mossoró, Apodi e Assu, além da retomada de 18 obras de Unidades Básicas de Saúde em 14 cidades e a finalização de 111 escolas, creches e quadras esportivas em 59 municípios do RN.
As Prefeituras e os Estados têm até o dia 10 de novembro para cadastrar seus projetos junto ao Ministério da Casa Civil para pleitear os recursos ligados ao Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Participaram ainda da programação, o prefeito natalense Álvaro Dias (Republicanos), vice-governador Walter Alves (MDB), senadora Zenaide Maia (PSD), deputados federais Benes Leocádio (União Brasil), João Maia (sem partido), Natália Bonavides (PT) e Fernando Mineiro (PT), deputados estaduais Bernardo Amorim (PSDB), Divaneide Basílio (PT), Francisco do PT e Isolda Dantas (PT), além de outras autoridades.
Os ministros ainda visitaram trecho da interminável Reta Tabajara que está em obras desde 2014, em seus 16,4 quilômetros. A exemplo do que fizeram em Natal, eles estão passando por outros estados com demonstração caso a caso do que o PAC II tem a oferecer.
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Promessa muita, como sempre. Espero e torço para concluírem pelo menos o que foi começado.
MANDE UM PIX DE 3 BILHÕES PARA FATÃO INCOMPETENTE, SE NÃO ELA VAI CONTINUAR ATRASANDO SALÁRIOS.
Há anos que essa duplicação deveria ter saído do papel, contudo por questões políticas só agora, acredito que sairá do papel, diga quem será o pai da criança ? Governo do PT, Fátima Bezerra, a duplicação servirá como discurso eleitoral para eleger seu sucessor, já que não poderá mais se candidatar ao mesmo cargo, muito provável que voltara/concorrerá ao Senado Fderal.
Se a duplicação da BR 304 for no ritmo da reta Tabajara, eu morro e não vejo o trecho duplicado de Mossoró ao trevo que dá acesso à praia de Tibau. Isto tudo é uma enganação, só para iludir os incautos nas eleições de 2024.
Nesse projeto de duplicação espero que dessa vez acrescente a iluminação do trecho urbano da br 304 que passa por Mossoró
Vamos aguardar que o trabalho inicie; e alguém saberia informar o término da duplicação lá da Reta Tabajara, por favor? Ainda será no final de Dezembro próximo?
Se terminarem a reta tabajara este ano já será uma grande surpresa. Todos sabemos o que aconteceu nos outros PACs. Muita roubalheira e obras paralisadas. O ministro Rui Pimenta é aquele mesmo que como mágico, fez desaparecer 50 milhões de reais na pandemia.
Não é possível que essa mulher venha ser candidata ao SENADO e, queria ganhar só no go go go go, é chamar o povo do RN de otário.
Veja bem, na GESTÃO do PT, funcionalismo na MISÉRIA e tantas outras coisa que só piora cada vez mais.
Só acredito vendo … é esperar pra ver .