A Gerência Municipal da Saúde, através do Departamento de Vigilância à Saúde, realizou nesta quarta (15), pela manhã, no bairro Bom Pastor, atividade de prevenção ao calazar, doença transmitida pelo mosquito flebótomo.
A doença afeta cães e pode ser transmitida às pessoas.
A ação consiste na coleta de sangue de animais para diagnóstico da doença, captura de cães de rua e palestras educativas sobre prevenção e sintomas do calazar.
Alunos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) participam da operação.
Pela Gerência da Saúde, participa da ação uma equipe de 13 pessoas: seis agentes de endemias, três veterinários e quatro servidores para captura de cães.
O Bom Pastor foi escolhido para ação de prevenção ao calazar, porque este ano já foram registrados dois casos da doença no bairro.
Nota do Blog – Antes tarde do que nunca.
Mossoró foi apontada como ambiente de epidemia da doença, com registro de algumas mortes humanas.
Meu caro Carlos, nada mais fácil do que acabar com esta epidemia, basta tirar os cachorros da Prefeitura que, de tanto se esfregarem, contagiaram os que vivem nas ruas. Tenho dito.
….kkkkkkk. GOSTEI GRANDE VALTÉRCIO. ALÉM DE SARNENTOS, ELES SÃO….CALAZARENTOS. ESSA PEGOU ELES EM CHEIO. ASSINO JUNTO COM O VALTÉRCIO, COM FIRMA RECONHECIDA NO CARTÓRIO DE SEU PHILÁSTRIO LOPES CORRÊIA PINTO,AVÔ MATERNO DE MARIA EMÍLIA.
A Maior Epidemia de Mossoró, É A ROUBALHEIRA.