segunda-feira - 16/03/2015 - 09:40h
Movimentos populares

Essa terra ainda vai cumprir seu ideal

Em Mossoró, o cálculo é de que cerca de mil pessoas estiveram no protesto popular contra a corrupção, nesse domingo (15).

Em Natal, os números são mais vantajosos. Calcula-se que entre 10 e 12 mil pessoas.

O melhor dessa mobilização não está em números, mas na natureza pacífica das movimentações que ocorreram por todo o Brasil.

Essa terra ainda vai cumprir seu ideal.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Pedro Victor diz:

    Muito pelo contrário. Vejo com bastante pesar e desperança esses protestos. Além dos inúmeros pedidos de retorno da ditadura, o foco principal dos protestos foi o pedido de Impeachment da presidenta, mesmo não havendo qualquer fato causador de impeachment. Contra os 34 envolvidos no caso Petrobrás, não ví uma única bandeira. Contra as contas bilionárias do HSBC na Suíça? Nada. Do contrário, um dos maiores agitadores das manifestações era o candidato derrotado, que tem seu nome citado (mas arquivado) no caso Petrobras, além de trensalão, imprensalão, banestado, aeroporto em Cláudio, helicóptero com 240 kg de cocaina. Mas não, os protestos tiveram como foco a deposição de alguém que sequer tem algum indício de crime cometido. Pediam ao presidente da câmara (também envolvido no caso Petrobras) para salvar o Brasil!

    Não, Carlos Santos. Não tenho qualquer ilusão que esse protesto seja um facho de luz no Brasil, Pelo contrário. Ainda mais quando fazem panelaço quando o governo anuncia que irá implementar medidas de combate à corrupção, e quando cita que a única forma de amenizar o problema do país é com a reforma política, com o fim do financiamento de campanhas por empresas. Aliás, o projeto de Reforma Política está tramitando no congresso mas não com o teor que o governo gostaria. Talvez porque os integrantes da oposição que convocou esses protestos sejam em sua maioria, ligados à FIESP, FIERJ e bancada ruralista.

    Perdemos uma ótima oportunidade de mudar alguma coisa. Pede-se a mudança dos atores, mas não da peça encenada. Triste.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Pedro Victor
      Por que você não envia uma mensagem de teor semelhante a esta ao FALE COM A PRESIDENTA?
      Dados da mensagem:
      Nome: Inácio Augusto de Almeida
      Cidade: MOSSORÓ
      UF: RN
      País: BRASIL
      Sexo: MASCULINO
      Mensagem:
      Um modo de dar uma pronta resposta aos reclamos do povo é gestionar junto aos TJ para que priorizem o julgamento dos recursos de condenados por prática de corrupção. Que absolvam os inocentes e condenem os culpados.Mas julguem. O brasileiro já não suporta ver tantos corruptos sendo beneficiados pela prescrição. O ideal seria o fim da prescrição para os crimes de corrupção. Por que não copiar o modelo americano, onde o condenado aguarda o julgamento do recurso na cadeia? Isto melhoraria e muito a imagem do governo,já que mostraria uma ação efetiva de combate a roubalheira.
      ///
      FAÇA ISTO, PEDRO VICTOR. JUNTE-SE AOS QUE QUEREM O FIM DA IMPUNIDADE. NÃO FAÇA COMO OS QUE DIZEM SER DEFENSORES DA JUSTIÇAS SOCIAL E SE CALAM.
      ESTIMULE OS SEUS AMIGOS A FAZER O MESMO. pRECISAMOS EVITAR O RETORNO DA DITADURA. e ISTO SÓ CONSEGUIREMOS SE UM EFETIVO COMBATE A CORRUPÇÃO ACONTECER.
      SE CONTINUAR DO JEITO QUE ESTÁ…
      ////
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

  2. João Claudio diz:

    Hum milhão de paulistas compreenderam direitinho a mensagem que o Sapo Barbudo deu a nação durante a crise no governo Cocôllor de Melo:

    ”O mesmo povo que elege um político pode destituir esse político”.
    (Luis Inácio da Silva)

  3. João Claudio diz:

    A PM calculou em UM MILHÃO o numero de manifestantes na Av. Paulista.

    O Datafolha (petralha) 250 mil, exterminando assim, 750 mil pessoas.

    Acredite se quiser rs rs rs

  4. João Claudio diz:

    Errata:

    O Datafolha constatou 210 MIL PESSOAS na Av. Paulista. Neste caso, o extermínio foi de 790 mil pessoas.

  5. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Concordo em gênero número e grau meu caro Pedro Victor, e digo mais, infelizmente que constatamos é o abissal e profundo processo de ignorância política e despolitização de grande parcela dos que dizem protestar, mesmo porque, qual o foco se não a deposição da Presidente legitimamente eleita…!!!???

    Na realidade, mais uma vez constatamos que que na verdade estão lá, basicamente amassa de manobra, atendendo o chamado da rede globo com seu conhecido e manjado projeto golpista, quando através do terrorismo informacional.

    Por último, apenas uma indagação, como se pretende combater corrupção, quando direcionamos o denuncismo escrachado e udenista apensa com relação ao Partido dos Trabalhadores, e, seletivamente “esquecemos” outros partidos, pessoas públicas, parlamentares e instituições públicas e privadas, sendo que todos e todas participam direta e (ou) indiretamente da divisão do bolo – mamatas, contas na suíça milionários contrato de publicidade …rede globo…etc – de que resulta o histórico processo de corrupção, que, claro, vem desde os tempos das capitanias hereditárias….!!!???

    Afinal pergunto, estamos diante de um processo de aprofundamento da cidadania ou tão somente e apenas visualizando pessoas a transmutar-se em papagaios…!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  6. luis claudio diz:

    E é verdade mesmo que MOSSORÓ É TERRA LAMPIÔNICA? PARECE QUE O TÍTULO VAI É PRA NATAL KKKKKKK

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    MOSSORÓ CONTRA A CORRUPÇÃO
    Bem que todos os que discordam das manifestações que aconteceram ontem pelo Brasil afora poderiam organizar nas suas cidades uma passeata para protestar contra a corrupção.
    Aqui em Mossoró poderíamos protestar contra a demora no julgamento dos recursos SAL GROSSO.
    Poderíamos gritar contra a não entrega do UNIFORME ESCOLAR e do fato da MERENDA ESCOLAR ser uma das piores do Brasil.
    Clamar contra nunca em Mossoró ter sido distribuído um só lápis ou caderno a título de UNIFORME ESCOLAR.
    Gritar contra o caos na saúde e na segurança.
    Temos contra o que protestar, mas protestar que é bom…
    E assim os condenados em primeira instãncia por prática de improbidade continuarão mangando de todos nós e entre gargalhadas dizendo que mossoroense aceita tudo caladinho.
    Quem se habilita a sair nas ruas de Mossoró clamando contra a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?
    Quem?
    Onde estão os estudantes de Mossoró? Estudantes que só aparecem para reclamar da não construção de parada de ônibus.
    Onde estão os professores de Mossoró? Professores que só aparecem para lutar pelos seus salários.
    Onde estão os defensores dos DIREITOS HUMANOS e da JUSTIÇA SOCIAL? Lutando por doações?
    Onde estão os oposicionistas autênticos?
    Zé Buchudinho grita que estes ele sabe onde estão.
    ESTÃO EM “CONVERSAS DE APROXIMAÇÃO” COM USUÁRIO DA LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.
    É difícil realizar qualquer movimento em defesa dos legítimos interesses de Mossoró.
    Se alguém tomar a si a tarefa de organizar esta manifestação, conte comigo.
    Pelo menos uma faixa poderemos abrir nas ruas de Mossoró.
    O organizador do movimento numa ponta e eu na outra.
    FICA A SUGESTÃO.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    QUANDO SERÁ FEITA A LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO DE SANTA LUZIA?

  8. Marcos Pinto. diz:

    Mil pessoas uma pinéia ! estive todo tempo lá e não ví mais que 500 pessoas, todas componentes da dita classe média-alta. Como não dispunham de oradores para o evento, entenderam de colocarem um meninote de 12 anos que não disse coisa com coisa, a não ser repetir chavões manjados e cansativos, depois de muita baboseira decorada em casa, devidamente instruídos pelos pais reaças de alto coturno. Confesso – tive pena da desorganização do hilário e insano evento.

  9. Marcos Pinto. diz:

    Adendo ao primeiro comentário: Não vi mais que cerca de 500 pessoas.

  10. Teodósio diz:

    Concordo que ainda não existam fundamentos jurídicos para o impeachment, todavia, meu caro amigo, entendo que é um direito legitimo do povo se manifestar, e o povo foi às ruas demonstrar sua insatisfação, ressaltando-se que as manifestações foram convocadas não por partidos políticos e sim por movimentos de redes sociais, provando a força de mobilização que esses instrumentos possuem. O fato de algumas pessoas solicitarem o retorno da ditadura, é condenável, entretanto, no meio de milhões de opiniões, é impossível conter as pessoas de expressarem suas convicções, assim como nos movimentos promovidos pela esquerda, vemos pessoas ligadas a partidos comunistas defendendo o regime cubano, que é ou não uma ditadura de esquerda?
    Desde as manifestações de 2013 que a Presidente prometeu apresentar as medidas de combate à corrupção e não o fez. A prisão de Renato Duque e o indiciamento de Vacari, tesoureiro do PT, colocam o partido em alerta, pois as investigações caminham para elucidar de maneira muito clara o envolvimento ou não da sigla nesse escândalo.

  11. Soares diz:

    Vi de dentro do shopping Midway a manifestação de domingo aqui em Natal com concentração ao lado do referido shopping e, posso dizer seguramente que, os manifestantes eram majoritariamente formados pela elite e classe média alta conservadora local que nunca em 500 anos de corrupção no país saíram as ruas contra a corrupção: por que só agora? E mais, pelo teor de ódio destilado por alguns no microfone, o mote era apenas a saída do PT do poder como se isso fosse resolver o secular problema da corrupção no Brasil, dessa forma, atribuído apenas a um partido. Efetivamente, não era um brado contra a corrupção, configurando-se apenas como a tentativa inicial de um movimento para tirar um partido no poder eleito legitimamente pelo voto direto.

  12. raimundo nonato sobrinho diz:

    Todos pensam o que lhe convé. Todos falam o que quer. Todos escrevem o que lhe convé. Todos devem respeitar o próximo. Agora nao podem é alguém querer que todos sigam suas asneiras ou maluquices. Quando o Fernando Collor foi cassado a quem interessava. Quais foram os motivos que levaram Collor ao impchimam. Porque encontraram motivos suficientes para o Impchimam, e por que hoje é diferente ou os motivos nao sao os mesmos. CORRUPÇAO no governo. E porque se escrevem merdas na mídia ao afirmar que quem faz protesto contra CORRUPTOS é classe média ou seguidor de Aécio Neves. Respeito os direitos do próximo.
    Eu nao sou classe média, nao votei em Aécio e estava lá protestando contra CORRUPTOS. Nao aceito essa polarizaçao, nao aceito idiotas, e desprezo CORRUPTOS. Independente de partidos.
    Por mim podem manda-los para a indonésia.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.