O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), anunciou nesta terça-feira (18) em sua conta no twitter, que foi publicado no Diário Oficial da União o edital de licitação para a implantação e pavimentação da Rodovia BR-437 (Estrada do Cajueiro), no Rio Grande do Norte.
Na semana passada, ele esteve reunido com o diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília para discutir o início da obra. De acordo com o edital, a estrada, com 32 km de extensão, compreende o trecho do entroncamento da BR-405 com a RN -116 e um sub-trecho que se estende desse entroncamento até Jucuri, na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará.
Edital
A obra está orçada em R$ 30, 3 milhões e as propostas devem ser apresentadas na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Natal, até 25 de março deste ano. O edital completo está à disposição dos interessados no site www.dnit.gov.br .
Ainda em sua conta no twitter, Henrique Alves faz questão de externar seu agradecimento à presidenta Dilma Rousseff, por mais este compromisso com o Rio Grande do Norte que começa a ser resgatado.
Licitações
O presidente da Câmara ainda informou que estão marcadas para os dias 27 e 28 deste mês as aberturas das propostas de duas outras licitações já em andamento: uma, para a implantação do complexo viário do Gancho, em Igapó, na confluência de Natal com São Gonçalo; e a outra para ampliação do trecho da BR-101, entre Parnamirim e Natal, no acesso para Nova Parnamirim na altura das Avenidas Abel Cabral e Maria Lacerda Montenegro, até o acesso para a Cidade do Vaqueiro.
Nota do Blog – Nem tudo está perdido.
Desde criança ouço falar em pelo menos três obras que parecem sem fim: Barragem Santa Cruz, BR-110 e Estrada do Cajueiro.
A primeira saiu há cerca de uma década, a segunda está sendo finalizada a sua pavimentação no trecho correspondente a Campo Grande e a Estrada do Cajueiro completará essa tríade de sonhos e lorotas.
E eu jurava que quem governava o Rio Grande do Norte era a Governadora Rosalba Ciarlini.
A continuar assim deixaremos de invejar os ingleses.
La eles tem uma Rainha, mas quem manda de fato é o Primeiro-ministro.
Deixa pra lá.
Digo deixa pra lá porque já me cansei de dizer que a Governadora Rosalba Ciarlini tem que acordar.
Se o Dep. Henrique Alves quiser saber como implantar a TARIFA ZERO para os consumidores de baixa renda da CAERN eu digo como isto pode ser feito.
Cansei de esperar pela Governadora Rosalba Ciarlini.
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A CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PRECISA REVOGAR A LEI 3068, LEI DA MORDOMIA.
Onde fica mesmo esta estrada?
NOTA DO BLOG – Ela cruza município de Baraúna e deságua no Vale do Jaguaribe, tornando mais próximo Mossoró do Vale, encurtando caminho para Pecém. Deve potencializar enormemente o fluxo comercial e população flutuante para a região de Mossoró.
MUITO OBRIGADO, MEU CARO JORNALISTA!!!!
Espero que essa “promessa” não seja igual a duplicação da BR 304, ou melhor a duplicação da “reta tabajara” (que “prometeram” o inicio dessa obra ate o dia 15.02.2014) . O povo tem uma memoria curta por demais! Ô Rio Grande do Norte SEM sorte!
A ESTRADA DO CAJUEIRO!
O Conselho Fraterno das Comunidades Integradas de Mossoró e Baraúna – RN, doravante chamado de CONSELHO FRATERNO é uma organização da sociedade civilsem fins lucrativos, criada em 24 de dezembro de 1998.
Nobre Jornalista, receba ai nosso humilde comentário e poste ai pra todo@s saberem que essa estrada caso ela venha ser construída; é filha de “Tiquinho” um tiqui de cada um e o CONSELHO FRATERNO faz parte dessa luta.
O Conselho Fraterno das Comunidades Integradas de Mossoró e Baraúna – RN tem como missão realizar ações que promovam o desenvolvimento humano, econômico, sócio-político, ambiental e cultural junto a crianças, adolescentes, jovens e famílias das comunidades dos municípios de Mossoró e Baraúna, visando à superação da pobreza e tendo como eixo e objetivo estratégico o desenvolvimento sustentável transformador.
A construção da “Estrada do Cajueiro” vem sendo discutida desde a década de 70, já foram feitos dois estudos técnicos nos anos de 1986 e outro em 2005. O projeto de execução da estrada se arrasta a mais de quatro anos no DNIT em Brasília. Portanto, o que falta para a consolidação do projeto é apenas o compromisso e a vontade da classe política do nosso estado e do nosso vizinho o Ceará.
A rodovia significa a integração da Chapada do Apodi no Rio Grande do Norte como Vale do Jaguaribe, garantindo o crescimento econômico dos dois estado. Proporcionando, também, um melhor tráfego para a população.
Desde o ano de 2010 que este Conselho tem articulado e promovido ações para que a BR 437 seja asfaltada, a classe política dos dois estados já foram inseridas no processo da luta com as três audiências públicas que aconteceram em 14 de Maio de 2010 e 22 de Junho de 2011 nas cidades de Tabuleiro do Norte e Baraúna e a última na comunidade do Jucuri na zona rural de Mossoró de onde começa a rodovia.
Acreditamos que o setor privado que também depende dessa via de acesso para escoar sua produção, e outros serviços, sonha com a concretização desse projeto, por isso nossa intenção é fazer uma parceria com esse segmento para que as forças somadas possam ajudar na construção da BR 437 a famosa estrada do cajueiro.
Continuando as ações efetivadas por esse conselho, em Setembro de 2013 reunimos várias pessoas do poder público, sindicatos, sociedade civil organizada e fizemos um grande debate na câmara municipal de Baraúna sobre a estrada, presentes na ocasião pessoas do nosso Estado e do estado do Ceará. Como encaminhamentos, reforçamos a comissão que já havia sido retirada nas audiências anteriores, na verdade essa comissão tem procurado parceiros e notícias junto os responsáveis diretos pela construção dessa BR de suma importância para o desenvolvimento do vale do Jaguaribe e a região da Chapada do Apodi, porém as respostas (quando acontecem) não nos chegam da maneira como deveriam, já mandamos vários pedidos de informações aos parlamentares e gestores dos dois estados e a maioria nunca tiveram a gentileza de nos dar uma resposta, talvez o tempo nos gabinetes seja bem curto ou os assuntos e escritos em suas mesas e “ gavetas” sejam muito grandes.
A última novidade emergente sobre a Estrada do Cajueiro foi a respeito da licitação para o começo da construção da obra, jornais, blogs e outros meios de mídias postaram o dia 30 de Janeiro de 2014 como o dia D para que isso acontecesse, mais uma promessa não se sabe de quem que não foi cumprida, caso fôssemos citar nomes políticos que fizeram isso, faltariam dedos nas mãos e até nos pés, uma certeza eu tenho muitos pais e padrinhos aparecerão para batizar a “criança” quando da conclusão do projeto, essa conversa de luta de 50, 60 anos pela construção da estrada do cajueiro não procede pelo fato que jamais houve um movimento organizado nesse sentido antes do ano de 2010. O que aconteceu foram ações esporádicas de alguns representantes parlamentares pedindo a construção da estrada como os casos do Deputado Betinho Rosado e da Deputada Sandra Rosado, o primeiro entrou com pedido de federalização da rodovia em 2002 e a segunda com um requerimento para a construção dessa estrada em 2003.
2010 foi um ano decisivo para a luta pela construção da estrada do cajueiro, eu costumo dizer que foi o divisor das águas prá tod@s saberem que há uma luta organizada encabeçada pelo Conselho Fraterno com parcerias de outras entidades públicas e privadas, antes disso foram ações individuais que também não deixam de ser importantes para a concretização desse projeto, citemos aqui uma luta desde antes do nosso movimento a do advogado Junior Heronildes que já tentou contato e respostas de várias pessoas do nosso parlamento e os frutos também foram pequenos pelo que sabemos.
Quero deixar aqui no meu comentário o nosso pensamento: Embora gestores e parlamentares que solicitamos informações sobre esse assunto, tanto potiguares quanto cearenses, mesmo os/as nobre senhores e senhoras não tenham nos dado uma resposta, saibam que vossas excelências estão contribuído para reforçar o pensamento unânime da população brasileira que foi as ruas em Julho de 2013 mostrando o descontentamento geral com relação vossos trabalhos e ações desenvolvidos no congresso e em outras casas públicas do nosso país, cada ação, cada novidade que venha surgir com relação à estrada do cajueiro, procuramos apurar, pois há um grande número de pessoas que se beneficiarão com a construção da pavimentação dessa rodovia.
Maurílio Santos
Conselho Fraterno/ Comissão Pela Construção da Estrada do Cajueiro.