Fim da linha. O ex-candidato a prefeito duas vezes (2014 e 2016), ex-candidato a vice-prefeito, ex-dirigente partidário, professor e empresário Gutemberg Dias comunicou neste sábado (07) seu pedido de desligamento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Estava na legenda há mais de 20 anos.
Em 2016, ele chegou ao maior patamar de sufrágios de uma candidatura de esquerda à Prefeitura de Mossoró, situando-se na terceira colocação: 11.365 votos (8,45%), marca mantida até hoje. Superou até o recorde que perdurava desde 1992, quando o professor Luiz Carlos Martins (PT) empalmou 6.557 (8,43%) votos.
Ele assinala que se afasta de vínculo partidário, mas não da própria atividade política. “Nesse momento, entro num período sabático do ponto de vista de atuar em agremiações partidárias, mas não na política.
Veja abaixo o comunicado oficial de Gutemberg Dias:
Ciclos são parte natural da vida em geral e da atividade partidária. Sendo assim, venho a público informar que solicitei a minha desfiliação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por motivos de ordem pessoal.
Agradeço sobremaneira a acolhida partidária nesses mais de 20 anos de filiação, quando tive a oportunidade de ascender em sua estrutura administrativa. Inclusive, presidindo o PCdoB em Mossoró por nove anos seguidos e ter composto a direção estadual desse centenário partido, que sempre esteve presente nas principais lutas do povo brasileiro e, também, do povo potiguar.
Deixo a agremiação partidária, mas segue comigo a formação política, a qual tive a oportunidade de acessar nesses anos, bem como as amizades construídas dia após dia nessa caminhada.
Faço um agradecimento especial ao camarada Urbano Medeiros, comunista histórico no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, que me convidou para compor os quadros do PCdoB, lá em 2003. Tenho a convicção de ter cumprido todas as tarefas a mim delegadas nesse período de filiação partidária.
Como uma das principais missões, cito a eleição para prefeito em 2016, quando encerrei o pleito com exatos 11.365 votos, tornando-me o candidato de esquerda mais votado nominalmente e proporcionalmente em Mossoró, condição que perdura ainda até hoje.
Deixar a militância no âmbito PCdoB não me afasta, de forma nenhuma, dos ideais defendidos pelo Partido. Continuarei um ser político combativo e engajado nas causas sociais, democráticas, além de continuar acreditando que é possível termos um país socialista, com a cara do povo brasileiro.
Nesse momento, entro num período sabático do ponto de vista de atuar em agremiações partidárias, mas não na política.
Por fim, agradeço, de coração, a todos os camaradas que tive a oportunidade de militar nas frentes partidárias do PCdoB, seja nos momentos de vitórias como nos momentos mais difíceis da construção partidária ou política. Essas marcas nunca serão apagadas de minha história e, muito menos, dos meus pensamentos.
Minha gratidão e sigamos na luta pelo socialismo! Mossoró, 07 de dezembro de 2024.
Gutemberg Henrique Dias
Leia também: Gutemberg sobe de patamar para ser opção real adiante (2016)
Faça um Comentário