Do Blog Poder Judiciário e Blog Carlos Santos
Um dos alvos da Operação Alcmeón, deflagradas nesta quarta (30) é o desembargador federal aposentado Francisco Barros que foi levado preso à sede da Polícia Federal em Natal.
O filho dele que é advogado também está sendo investigado nesta operação.
O MPF e a PF cumprem dois mandados de prisão preventiva, oito de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.
As medidas foram determinadas pela 2ª e 14ª varas federais do Rio Grande do Norte e se referem a dois inquéritos distintos.
Interferência
O segundo inquérito trata de uma possível “exploração de prestígio” por parte do desembargador aposentado, perante o mesmo TRF5, entre os anos de 2015 e 2017. A atuação irregular desrespeitou, inclusive, a quarentena prevista no art. 95, parágrafo único, inciso V, da Constituição.
O desembargador aposentado teria solicitado e recebido valores a pretexto de influir em outros magistrados até mesmo em casos nos quais ele próprio havia atuado como julgador, como na “Operação Pecado Capital” e na “Operação Salt” (que apura esquema de sonegação fiscal de grupo empresarial de Mossoró/RN).
Perfil
“Barros Dias”, 65, como é conhecido o desembargador aposentado, nasceu em Olho D’água do Borges na região Oeste do RN. Graduou-se na Universidade Federal do RN (UFRN), onde também passou a atuar como professor concursado, na disciplina de Direito Processual Civil.
Também chegou a compor o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) em algumas ocasiões.
Tem livros publicados na área do direito e ingressou na magistratura federal em 1987.
Ele ascendeu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife-PE, em outubro de 2008.
Antes, já fora servidor da Justiça Estadual do RN e da Justiça Federal, promotor de Justiça substituto, professor de Legislação Aplicada na Escola Técnica de Comércio Alberto Maranhão (Natal, 1977–1978), de Direito e Legislação Social na UNIPEC (Natal, 1985–1987), de Direito Comercial e de Direito Penal nos Institutos Paraibanos de Educação(João Pessoa, 1987–1988).
P.S (11h22) – O desembargador está detido no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, no bairro Tirol, Zona Leste de Natal.
Saiba mais AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Tá certo! temos no momento um Vice Presidente, que é o Presidente da Câmara dos Deputados, O Sr. FUFUCA, amigo do Papy presidiário Eduardo Cunha; segundo o Dicionário Informal : Fufucar, ato de fazer amor. Tomara que ele não fufuque a gente!
Isto é o meu amado brasil!!!
Pai e filho KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Quando eu escrevo ✍ AQUI ✍ ”Os 3 poderes do país das bundas estão cagados”, é porque estão CA-GA-DOS.
Com raras exceções, membros do excecutivo, legislativo e judiciário estão CAGADOS do primeiro ao quinto.
Ambos perderam a confiança do povo. Estão desacreditados. São achincalhados. Temem sair às ruas, encarar o povo. Isso é fato aqui e na China.
A que ponto chegou o país.
Isso é fato aqui e na China.
– ”Barrinho”, tu recebeu quanto de Edvaldo Fagundes? Hein? Diga, homi, a casa caiu.
Hummmmmmmmm……Perguntar não ofende:
Por acaso, ”Barrinho” andou mexendo, mexendo….. no processo da Operação Sal Grosso???
Pela demooooooooooora, né?
Por falar em Operação Sal Grosso, mesmo que ela contenha ”sal”, depois de 10 anos o processo já está começando a feder, viu?
Mais: se o prato vai demorar a ser ”servido” e como Mossoró é uma cidade muito quente, sugiro que ”estoque” o dito cujo em uma temperatura abaixo de zero. CON-GE-LEM.
Tô certo ou tô errado, Amorim?
Concorda, ”Ô Inácio”?
Certo! Barrinho tá fufucado!
” depois de 10 anos o processo já está começando a feder, viu? ”
E como está fedendo.
E mais ainda vai feder dentro de poucos dias.
///
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE; CNJ ATENTO!
PARA COMPLETAR A TRAGÉDIA DOS CORRUPTOS, AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ ESTÃO SENDO APURADAS E EM BREVE OS TRABALHOS SERÃO CONCLUÍDOS.
E TEM MAIS: QUEM COMPROU VOTOS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES QUE PREPARE OS CUEIROS. VEM CHUMBO GROSSO E QUENTE POR AÍ.
SERÁ QUE TEM ALGUÉM METIDO NESTES TRÊS IMBRÓGLIOS? TEM?! QUEM, QUEM QUEM?
Carlos , hoje em Mossoró, foram vistos policiais entrarem num escritório de advocacia na Rua João da Escondia, por volta de 5:30 da manhã, será que tem algo haver com isso que você falou ?
Tem algo a ver, sim.
Os ”adevogados” desse escritório, e outros da mesma espécie que trabalham em um escritório próximo ao fórum, foram ”convidados” a entrar no camburão da policia, e de lá seguirem até o xilindró.
Os nomes das perolas você saberá logo mais.
Não existe Ex-desembargador, Ex-general nem coisíssima nenhuma de ex., com exceção de cargos eletivos. O General continua General, mesmo estando na Reserva. Desembargador continua Desembargador ´- apenas aposenta-se, daí que Desembargador aposentado. Apenas não detém mais as prerrogativas atinentes aos cargos pelos quais foram para a Reserva ou foram aposentados.
NOTA DO BLOG – Obrigado, Marcos, pela explicação.
Aprendido.