A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) realizou, na tarde desta quinta-feira (6), sessão solene de entrega de título de cidadão norte-rio-grandense ao ex-governador de Goiás e atual presidente nacional do Partido da Social Democracia
“Hoje, nesta Casa da Cidadania, celebramos o homem público que fez da política um sacerdócio e da palavra um instrumento de transformação: Marconi Ferreira Perillo Júnior. Nascido em 7 de março de 1963, em Goiânia, moldado pela simplicidade de Palmeiras de Goiás, filho do comerciante Marconi Ferreira Perillo e dona de casa Maria Pires Perillo. Primogênito, tem outros três irmãos: Antônio, Vânia e Tatiana. Aprendeu com o avô Luiz Perillo — um homem que já semeava a vida pública com o senso do dever — o valor do trabalho, da solidariedade e da superação. Engraxou sapatos, vendeu frutas e quitutes feitos pela mãe. A vida o ensinou, desde cedo, que as mãos calejadas também sabem sonhar”, iniciou o parlamentar, acrescentando que “foi com essas mãos firmes e essa fé política” que ele iniciou sua jornada pública.
Segundo o propositor da homenagem, Marconi Perillo escreveu capítulos notáveis da política brasileira.
“Deputado estadual, deputado federal, senador da República e quatro vezes governador de Goiás, ele marcou seu tempo com uma gestão visionária e humanista, que traduziu a política em programas concretos: Renda Cidadã, Cheque Moradia, Bolsa Universitária, Banco do Povo, Restaurante Cidadão, Vapt Vupt, Produzir e Goiás na Frente. Sob sua liderança, Goiás ascendeu no cenário nacional como exemplo de eficiência e inclusão”, enalteceu.
Para Ezequiel Ferreira, ao receber o Título de Cidadão Potiguar, Marconi Perillo inscreve seu nome entre os que compreenderam que o Nordeste é também uma ideia – de resistência, de fé e de povo.
“O Rio Grande do Norte, terra de Câmara Cascudo e de Augusto Severo, de abolicionistas e educadores, reconhece em Marconi um irmão de ideal, um estadista que acredita no poder da educação, da ética e do diálogo. Este título não é apenas uma honraria — é um abraço da terra potiguar. A você, a sua esposa Valéria Jaime Peixoto e as suas duas filhas, Isabela e Ana Luísa”, destacou.
Finalizando seu discurso, o presidente da Casa ressaltou que, “ao tornar Marconi Perillo Cidadão Potiguar, esta Assembleia não concede apenas um título — mas reconhece uma alma pública, um espírito republicano, um homem que fez da política uma pedagogia da esperança”.
“Receba, pois, Marconi Perillo, o abraço desta terra generosa, onde o vento sopra liberdade e o sol nasce anunciando novos tempos. Que o seu nome se una para sempre aos que constroem o Brasil com fé, coragem e amor. Muito obrigado!”, concluiu.
Após a entrega da placa de título honorífico de cidadão potiguar a Marconi Perillo, o homenageado foi convidado a se pronunciar na tribuna do Plenário.
“Recebo hoje este título de cidadão norte-rio-grandense com o coração cheio de gratidão. Gratidão por esta terra generosa, por este povo de fé e coragem, e por cada homem e mulher que ajuda a escrever, todos os dias, uma das histórias mais belas e inspiradoras do Brasil. O Rio Grande do Norte é um estado que encanta o olhar e toca o coração”, disse.
Após contar um pouco da origem do RN e da sua capital, Natal, além de enaltecer a fruticultura, as belezas naturais, as tradições e a cultura potiguar, Marconi Perillo falou do sentimento de honra e gratidão pela homenagem.
“Eu, que venho do coração do Brasil, de Goiás, sinto-me honrado por agora também pertencer a esta terra de gente trabalhadora, criativa e solidária. Ser cidadão potiguar é, para mim, mais do que uma homenagem… É um compromisso com o futuro”, garantiu.
Em seguida, Perillo externou seus
“Quero, de maneira muito especial, agradecer ao deputado Ezequiel Ferreira, presidente desta honrada Assembleia Legislativa, pela generosa proposição deste título. Ezequiel é presidente pelo sexto mandato consecutivo. Uma das pessoas que mais contribuíram com a história recente do Rio Grande do Norte. Da mesma forma, agradeço cada um dos deputados estaduais por aprovarem a proposta. Quero expressar, também, meu carinho e admiração aos meus queridos amigos, todos ex-governadores: José Agripino Maia, Garibaldi Alves Filho e Rosalba Ciarlini”, citou, dentre outras figuras políticas
A respeito do seu trabalho como governador de Goiás, ele afirmou com muito orgulho que “governar é servir”.
“Amigas e amigos, em Goiás, tive a honra de governar meu estado por quatro mandatos. E sempre fiz isso com uma convicção muito clara: governar é servir. Servir com planejamento, com método, com resultados. Nossos governos são reconhecidos como estruturantes, modernizantes, que fizeram Goiás dar um enorme salto no PIB. Nossa educação atingiu o 1º lugar no Ideb. Construímos uma rede de hospitais digna. Contratamos 10 mil policiais, que tiveram os maiores salários do País. E sempre — SEMPRE! — cuidamos das pessoas, com programas de renda, de moradia, de crédito e de inclusão”, elencou o presidente do PSDB.
Na sequência, Perillo frisou que é a sua experiência, “construída com alguns erros e muitos acertos, mas sobretudo com muito aprendizado”, que lhe
Sobre o Rio Grande do Norte, Marconi Perillo disse que o estado “é um exemplo para o Brasil”.
“O RN é referência em energia limpa, em potencial turístico, em tradições culturais, em talento humano. É um estado que tem tudo para crescer ainda mais. Merece uma educação forte, gestão eficiente e união de propósitos. E podem contar comigo para somar. Não venho ensinar, venho aprender. Mas coloco minha experiência a serviço desta terra, para ajudar, trocar ideias, pensar caminhos. Sempre com respeito e fraternidade”, ressaltou.
Ao final do seu pronunciamento, o novo cidadão potiguar enfatizou que será um cidadão potiguar presente, participativo e comprometido.
“Que este título seja mais do que uma homenagem. Que seja um laço de irmandade entre Goiás e o Rio Grande do Norte. Do cerrado ao litoral; da Chapada dos Veadeiros às dunas; que possamos caminhar juntos pela mesma estrada do desenvolvimento, da justiça social e do respeito às pessoas. Hoje, diante de vocês, repito: receber este título é um compromisso. É a palavra dada de que continuarei sensibilizado por esta terra, participando da grande jornada de crescimento e de afirmação do Rio Grande do Norte. O futuro pertence a quem acredita e trabalha. E o RN acredita, trabalha e merece vencer. Muito obrigado, de coração. Que Deus abençoe o Rio Grande do Norte. Que Deus abençoe Goiás. E que Deus abençoe o nosso Brasil!”, finalizou Marconi Perillo.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
























Faça um Comentário