Como o Blog Carlos Santos ‘cantou a pedra’ em primeira mão (veja AQUI), o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSB), antecipou sua permanência no cargo até o final da 62ª legislatura que começa nesta sexta-feira (1º), ou seja, dezembro de 2020.
Ele está na presidência da Assembleia Legislativa desde fevereiro de 2015. Completará quatro mandatos consecutivos no cargo, em duas legislaturas em sequência.
Tendo apenas a abstenção do deputado Sandro Pimentel (PSOL), a Casa elegeu uma mesa diretora para o biênio 2019-2020 e imediatamente após realizou a eleição para a mesa do biênio seguinte: 2021-2022. Esse segundo pleito interno só aconteceria no final de 2020.
Nunca antes na história da AL houve antecipação tão expressiva, com duas eleições à mesa diretora acontecendo no mesmo dia, logo após sessão de posse para uma nova legislatura.
A quase aclamação foi de difícil costura devido disputa por outros cargos. O de presidente nunca esteve ameaçado. A dupla vitória catapulta Ezequiel à condição do homem mais importante do novo ciclo de poder no estado, abaixo apenas da própria governadora Fátima Bezerra (PT).
Ninguém larga a mão de ninguém
A aliança improvável entre ambos e seus respectivos partidos marca essa fase da política potiguar. Fátima e o PT o apoiaram na empreitada. O lema é: ninguém larga a mão de ninguém.
A governadora tem nele seu principal aliado à aprovação de um elenco de matérias que tramitará nesse poder e para refrear insurgências, além de cerco da oposição ainda dispersa, tímida e sem referências maiores.
O protagonismo de Ezequiel Ferreira ganhou corpo pós-eleições no segundo turno ano passado. No primeiro turno, eles estiveram distantes e foram adversários, para se juntarem no mesmo palanque no segundo turno.
Veja como ficaram as mesas diretoras:
Biênio 2019-2020
Presidente – Ezequiel Ferreira (PSDB)
Primeiro vice-presidente – George Soares (PR)
Segundo vice-presidente – Vivaldo Costa (PSD)
Primeiro secretário – Galeno Torquato (PSD)
Segundo secretário – Raimundo Fernandes (PSDB)
Terceiro secretário – Albert Dickson (PROS)
Quarto secretário – Francisco do PT
Biênio 2021-2022
Presidente – Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB)
Primeiro vice-presidente – Galeno Torquato (PSD)
Segundo vice-presidente – Coronel Azevedo (PSL)
Primeiro secretário – George Soares (PR)
Segundo secretário – Gustavo Carvalho (PSDB)
Terceiro secretário – Kleber Rodrigues (AVANTE)
Quarto secretário – Francisco do PT.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI e Facebook AQUI.
Bandidos!!!