Ao participar da reunião do Fórum de Governadores do Brasil com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta terça-feira (13), a governadora professora Fátima Bezerra (PT) reforçou a necessidade do Ministério definir e cumprir um calendário com entregas semanais de vacinas.
A reivindicação da Governadora se dá diante da importância dos estados e municípios cumprirem as regras do Programa Nacional de Imunização (PNI) que prevê a vacinação das pessoas maiores de 18 anos até o mês de setembro próximo. “Solicitamos um calendário objetivo — quantas vacinas cada Estado vai receber e as datas —, para que possamos chegar em setembro vacinando todas as pessoas acima de 18 anos”, afirmou Fátima Bezerra.
Nota do Blog – A governadora foi precipitada quando divulgou um calendário de vacinação com base em informações e compromissos assumido pelo Governo Federal. Fez o anúncio no dia 15 de junho (veja AQUI) e poucos dias depois já tinha problemas para abastecimento (veja AQUI). Antecipamos no dia 15 logo, que dificilmente o calendário fictício seria cumprido.
Outros governadores menos ansiosos e mais sensatos evitaram esse procedimento: de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB); e Bahia, Rui Costa (PT) – veja AQUI.
Mais prudência, governadora. A senhora não pode definir calendário para algo que não depende exclusivamente de decisões suas.
Mais promessa
Marcelo Queiroga disse que o Ministério vai fazer o cronograma por semana e deliberar no PNI sobre a reivindicação de antecipação da segunda dose para os vacinados com AstraZeneca Oxford e Pfizer. O ministro informou que a previsão é de entregar, a todos os estados, 41 milhões de doses de vacinas neste mês de julho e de 60 milhões no mês de agosto.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário