Há milhares de anos algumas civilizações convivem com geleiras, períodos de grossas camadas de neve, mas mesmo assim, sobrevivem com produção agrícola e outras atividades produtivas, sabendo conviver com o fenômeno.
No Brasil, seca – no semiárido – é um problema desde muito antes do seu descobrimento oficial, em 1500.
Vá aos países da Escandinávia, Japão, Estados Unidos e veja como eles administram essa relação com o tempo.
Nosso problema não é a falta de chuva, mas a falta de vergonha que assola o pindorama nativo há séculos e séculos.
“Alienação Política – incapacidade de um povo em se orientar politicamente conforme seus próprios interesses. Crença na operosidade de instrumentos inoperantes, de um lado; desinteresse total pelos fatos políticos, de outro. E, em sua forma mais grave – recusa em decidir o próprio destino, de raciocinar, de traçar seu próprio projeto; criação do mito do Chefe, do Messias, do Pai, do Salvador da Pátria. Compreender o significado destes fenômenos, ver neles o sentido que possam ter, tal é a grande tarefa de quem se preocupa com o problema politico do Brasil de hoje”.
A seca do Nordeste é um problema mais político do que climático…Israel resolveu o problema da seca, outra coisa lembro que certa vez fizeram estudos do nosso solo e foi provado que a agua é encontrada facilmente…um exemplo Israel,temperatura é ainda mais elevada, solo arenoso pior que do Nordeste e bem mais difícil, eles conseguem irrigar e encontrar agua, pq não o fazem aqui?
O que existe falta de vontade….
Penso que existe um cartel…….espécie de máfia que controla…. distribui água e cobra pelo serviço…como agora que o consumo de água é enorme, casas aí que um vasIlhame de 20 só dar para 3 tres dias.
Tem jeito?
ou é corrupção?
.